29 de janeiro de 2019

RYDER CARROLL EXPLICA O BUJO EM 'O MÉTODO BULLET JOURNAL', PELA EDITORA FONTANAR


Olá!
♥️

Dizem que o ano começa definitivamente após o carnaval. Então, já que o carnaval ainda nem chegou, dá tempo de começar a encontrar maneiras de organizar seu dia-a-dia durante o ano de 2019. E a dica que trouxe para esse momento é fazer a leitura do livro "O Método Bullet Journal", de Ryder Carroll - o também criador do BuJo - e em seguida adotar o método e se organizar.

Ainda não sabe o que é? Então vem comigo.


Sou aquariano e no quesito "não ser organizado" eu me encaixo perfeitamente. Sou muito aleatório e por isso acabo me passando em vários compromissos que deveria comparecer ou simplesmente marcando mil coisas para o mesmo dia. Sendo assim, não dou conta. Mas quando conheci o Bullet Journal comecei a me interessar (já que amo personalizar minhas coisas) e bati o martelo: naquele ano eu iria comprar um caderno e criar meu próprio BuJo. Não virei a melhor pessoa do mundo no quesito organização, mas já evitei muita confusão na minha agenda.

O Bullet Journal é um método utilizado para organizar seu dia, sua semana e seu mês com facilidade e precisão. É um "livro" para chamar de seu. É versátil e nele cabe aquilo que você julga importante e necessário para alcançar suas metas. São páginas que vão sendo preenchidas para registrar o passado, organizar o presente e planejar o futuro, como diz na capa do livro lançado no final do ano passado pela Fontanar.
"O método bullet journal vai ajudar você a realizar mais, trabalhando menos. Ele ajuda a identificar o que é importante e se concentrar nisso, eliminando o que é irrelevante".
Na correria da vida temos uma grande disposição a querer fazer tudo de uma vez só para que possamos dar conta de tudo. Até mesmo daquelas coisas que não são importantes e não merecem seu desgaste nesse momento. É uma realidade na minha vida e é um dos assuntos que o autor e design Ryder Carroll vai abordar no texto desse livro, que nos mostra "o que" é o BuJo e "para que" serve. É um livro muito útil e esclarecedor sobre como produzir seu caderno e acima de tudo, um livro que vai te ajudar a se organizar e priorizar as coisas certas no momento certo do seu dia.

Antes de começar a produzir o meu próprio BuJo pesquisei sobre o método e vi coisas lindas na internet. Até encontrei um livro lançado por outra editora, que mostra como fazer e as partes que você poderia adotar ao longo do ano no seu caderno. Mas, sinceramente, não achei que o livro atendeu minhas expectativas e a maioria de minhas perguntas ficaram sem respostas, que por sinal foram respondidas aqui no livro de Carroll. 

Em O Método Bullet Journal o autor e design - criador do método de organização mais utilizado no mundo nos últimos anos - não joga na mesa modelos e seções para o seu BuJo, mas nos situa sobre o que é, para que serve, quais os benefícios, além de dicas do que também pode ser utilizado. Por isso, o livro é dividido em partes: a preparação, o sistema, a prática, a arte e a conclusão. E ainda podemos contar com páginas de exemplo do que foi dito.


Na primeira parte, o autor nos situa sobre o que é o método e nos conta experiências pessoais e de outras pessoas que começaram a utilizar esse método também. Então, vamos nos deparar com reflexões acerca do que estamos fazendo do nosso tempo, o que estamos priorizando e o que estamos deixando para depois. Uma das partes mais interessantes é quando ele sugere um recorte do que a gente deseja e do que a gente realmente necessita. O que a gente necessita deve ser mantido e o que a gente deseja, pode ser descartado por hora. O autor também nos dirá como é importante que sejamos fiéis a quem somos e ao que queremos, e nos incentivará na busca pelo auto-conhecimento.

Em alguns momentos o livro conta com um Q de auto-ajuda, como aqueles livros empresariais que nos incentivam a ser um grande investidor, por exemplo. Mas acredite, vai valer a pena. No final de tudo você acaba percebendo que isso se faz necessário, pois entender o método e ter um propósito é essencial antes de fazer seu bullet. Quando você compreende que o fazer BuJo está para o planejando de formas pelas quais você correrá atrás dos seus sonhos você faz melhor uso do que tem. 
"Não podemos ser fiéis a nós mesmos se não soubermos o que queremos e, acima de tudo, por que queremos, portanto é aí que devemos começar."
O autor vai dizer também que você pode considerar o Bullet Journal uma espécie de autobiografia viva. Ele lhe permite enxergar com clareza o que a correria da vida tende a encobrir.

Na parte dois, o sistema, nos será apresentada a estrutura: quais partes você deseja para o seu caderno, quais as seções relevantes para o seu planejamento? São partes que lhe ajudarão a estruturar bem de forma a ser melhor visualizado quando você precisar. Uma das características do bullet é a flexibilidade de suas estruturas.
"Você é livre para misturar e combinar as peças, personalizando o sistema de acordo com suas necessidades. Já que é inevitável que elas mudem com o tempo, essa flexibilidade permite que o método permaneça relevante nos mais diferentes momentos de sua vida. A função e a estrutura de seu Bullet Journal evoluem à medida que você evolui". 
Nesse capítulos entenderemos os conceitos chaves, como, por exemplo, o índice, o que são os registros mensais, diários e rápidos, coleções e migrações também. Além disso, nos será explicado o que são os "eventos", as "notas", entre outras coisas. 

Agora que você já conhece as definições e o fazer, bem como a estrutura; e sabe o por que e para que fazer um Bullet Journal, passará para as seguintes partes, aquelas que lhe permitirá praticar e começar a usar seu BuJo. Como isso vai funcionar eu vou deixar para você descobrir quando fizer a leitura. 

O Bullet Journal é um método prático, preciso, estiloso e terapêutico também - por que não? Foi escrito pelo próprio criador do método, o que faz dele um livro mais esclarecedor do que todos os outros sobre o tema. Se você gosta e quer se aprofundar no assunto esse é o livro que indico. Sou daqueles que acreditam que a prática ajuda a melhorar, mas também acho muito necessário que entender sobre o assunto é mais do que necessário. Um norte para onde correr até que finalmente aprendamos a caminhar sozinhos. 

Se você se utiliza do método e gostaria de mostrar posta no IG (pode ser nos stories ou no feed) e me marca para que possa divulgar. O instagram é @vidaeletras. Vou adorar ver os BuJos.

Bjão,
Di ♥️

14 comentários:

  1. algum tempo estou atrás desse livro, mas infelizmente cá ta dificil de o achar disponível. Esses é daqueles livro que estou a procura para me ajudar a guiar ... alias otima resenha

    https://www.luartico.com/

    ResponderExcluir
  2. O bullet journal veio para ficar. Não sabia da exkstexist desse livro, mas já vi que ele é ótimo pra dar um norte aos perdidos. Ainda não consegui me ater ao bujo, entao sigo na boa e velha agenda.

    ResponderExcluir
  3. Eu prático o método do BUJO e foi o que me fez não perder a cabeça com tantas coisas para serem feitas. Eu tinha visto que eles lançaram esse livro e até me interessei para ler.

    Blog Covil Dourado | Facebook

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Já indiquei o livro lá na minha série de posts sobre o bujo, acho que o pessoal complicou muito algo que era para ser simples então o autor fez muito bem em tomar as rédeas de sua criação e explicar como realmente são as coisas.

    ResponderExcluir
  5. Oie
    Que legal este livro. Eu já fiz um bujo, mas ultimamente ando preferindo planner e tem uns com preços bem bons da Tilibra. Pretendo comprar um em breve.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Muito bom seu post, estou precisando me organizar, todo ano tenho mil planos mas não executo porque não me organizo.
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Que maravilha. Eu sou bem organizada, coisa de capricorniano, mas quando se trabalha em casa e tem que dar conta de muitas tarefas, organização é essencial. Fiquei super curiosa pra conhecer esse método.

    ResponderExcluir
  8. EU acho a proposta muito boa, esse ano quero me organizar melhor e acho que vou fazer um. Já me interessei pelo livro!

    ResponderExcluir
  9. Oi,

    Sensacional seu post, incrível como se encaixou perfeitamente para esse meu momento, preciso me organizar melhor e com esse livro de sua indicação vai me ajudar bastante, adorei o post abs.

    ResponderExcluir
  10. Eu gostei muito de como você explicou com detalhes e organzação o post sobre o livro. Já deve ta praticando haha. Eu já ouvi muito sobre o método, mas até que o livro, e quero muito ler. Mas estou totalmente desorganizada com as minhas funções. Quero demais praticar esse método, principalemente pela flexibilidade. Eu adoro organização, principalmente dos meus planos, e faço sempre que posso. Apesar da ansiedade, eu amo essas metodologias práticas. Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Eu to louca por esse livro! Comprei meu primeiro Bullet Journal esse ano e estou louca para planejar e colocar toda minha criatividade artística nele <3

    ResponderExcluir
  12. Acho lindo o método BuJo!! O que me chamou a atenção é que no livro o autor mostra reflexões acerca do que estamos fazendo do nosso tempo e isso acaba nos motivando. Adorei seu post!!

    ResponderExcluir
  13. Oi
    ótimo post eu adorei você explicou tudo perfeitamente viu,quero muito esse livro para mim pois vai me ajudar muito mesmo.

    ResponderExcluir
  14. Esse livro é uma excelente dica para quem deseja se organizar com suas tarefas diárias. Adorei a dica e irei anotá-la.

    ResponderExcluir

"Agora que você já leu, que tal participar deixando seu comentário?"

© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger