22 de janeiro de 2019

Aos Dezessete anos, livro de Ava Dellaira, autora de Cartas de amor aos mortos


Olá, ♥️
Estou de volta nesse finalzinho de férias e voltando com a programação normal do blog. Eu estava precisando dessa pausa e estou voltando renovado. Breve o blog será reformulado - pois fará 12 anos -, mas por enquanto vamos de resenha. É de um livro que li no início do ano passado, e que infelizmente não me empolgou tanto quanto eu achei que aconteceria. Então, decidi dar um tempo, reler e só então trazer minha opinião definitiva sobre ele.

Quer saber o que achei da leitura? Só vem!


Aos dezessete anos é o segundo livro da autora de "Cartas de amor aos mortos", e foi o primeiro livro de Ava Dellaira que li. Primeiramente o nome da autora já aclamado me fez ter interesse pela leitura imediatamente; depois a capa do livro tem muito a minha cara; e então, a presença de uma garota negra de cabelos crespos na capa me convenceu de uma vez.  Então eu li.

O livro traz à tona o passado e o presente e a ideia de que o passado diz muito de quem somos hoje. Sendo assim, Angie, uma garota de dezessete anos, caminha pelo passado e refaz os passos de sua mãe Marilyn enquanto ela tinha sua idade. Marilyn foi muito conhecida no passado quando passeava pelos holofotes gravando comerciais e fazendo sessões de fotos publicitárias. No entanto, nada disso agradava a menina. Na adolescência, precisou lidar com a pressão de entrar numa boa faculdade e com a família problemática. E além disso tudo, teve que lidar com o amor. Um amor bonito, mas muito difícil. Ao contrário da mãe, a vida de Angie é muito diferente e mais calma. Sempre muito bem cuidada,  é cercada por muito carinho. Vive seus passeios e suas festas como toda adolescente de sua idade, mas também encara os problemas da vida. E o principal deles é o olhar de estranhamento das pessoas. Tudo isso porque ao contrário da mãe - mulher loira de cabelos claros - Angie é negra de cabelos cacheados. 

Sobre a narrativa do livro.

 Para mim, infelizmente não deu. Eu comecei a ler e li novamente o prefácio e de forma alguma me senti tocado ou preso à leitura. Custei a mudar de página e quando consegui me deparei com uma narrativa leve e agradável, mas com um texto que não me apresentou elementos empolgantes a ponto de me prender na leitura. Entenda: não foi a escrita da autora que achei ruim, mas sim o texto que também não diria ruim, mas que também não tenho como espetacular. Afinal, custou muito para que eu finalmente pudesse me conectar e ter simpatia pela história.

Sobre a questão do racismo presente na história é um destaque que faço positivamente. Gostei muito da forma leve como foi colocada no texto sem ser forçado e que mesmo com toda a sutileza da abordagem não perdeu a força. Achei interessante também como o passado e presente se encontram revelando mais de cada personagem. Foi uma ideia muito bem colocada e justamente por isso acreditei que teria um texto mais interessante. 


O trabalho de capa da Editora Seguinte é espetacular. Dialoga perfeitamente com meu estilo, por isso me atraiu tanto quando finalmente a capa foi divulgada. A questão da fotografia, a garota com seus cabelos cacheados na capa em forma de colagem e a cor azul que traz toda uma leveza visual e que de alguma forma não pretensiosa também dialoga com a leveza da história.

De modo geral esperei mais do livro do que recebi. Para mim não foi uma experiência marcante nem tão boa quanto imaginei que seria. A leitura arrastada e que não me empolgou facilmente tornou toda a leitura do texto cansativa. No entanto, destaco o ponto forte que é a questão da representatividade muito bem colocada e que me deixou satisfeito. Não é um livro que indico de olhos fechados, mas parece que funciona muito bem para os fãs da autora e para qualquer outra pessoa, afinal cada um enxerga as coisas de uma maneira.

Lembre-se: essa é a minha opinião e isso não deve influenciar na sua vontade - ou não - de ler o livro. Então, se quiser ler siga em frente e tire suas próprias conclusões. 

Bjão,
Di ♥️

12 comentários:

  1. Olá!
    Eu que estou habituada a ler (muito) sei muito bem o que diz. Torna-se desmotivador quando apreciamos o trabalho de um escritor e de repente vem um livro que "estraga" tudo! De qualquer forma confie que o próximo livro será melhor.
    Um beijinho 😘

    Http://tudosoblinhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Dih
    Você teve o mesmo problema que eu. Eu senti a narrativa muito chata, cansativa e não gostei da Angie, preferi as versões com a mãe dela, mas nem isso me fez continuar a ler a história. Parei bem no meio do caminho. Espero poder dar outra chance e tentar tirar melhor proveito da leitura.

    Beijo
    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Realmente, nem sempre somos empolgados por certos livros tanto quanto gostaríamos, o importante é que façamos como você,apesar de tudo conseguiu encontrar algum ponto positivo! Acredito que darei sim uma chance à obra,fiquei curioso!

    Abraços! 😊

    ResponderExcluir
  4. Oi Diego,

    Este livro está na minha lista de leituras desse mês e devo começar em breve, então confesso que dei uma murchada ao ler a sua opinião. Li opiniões bem diversas dele, enquanto alguns gostaram, outros nem tanto. Essa questão da representatividade me agrada bastante, então estou ansiosa para saber como foi tratada dentro do enredo, já que foi um ponto positivo que você citou. Espero sinceramente que eu tenha uma experiência diferente em meu primeiro contato com a autora.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Acho que nem tudo agrada a todos. Quando ouvi falar que tinha esse livro, achei que seria ESPETACULAR, mas o felizmente não deve ser tudo isso. Talvez eu ainda compre e leia para ter minha própria opinião. Adorei a resenha

    ResponderExcluir
  6. Esse livro é realmente amor e ódio entre os leitores, já li algumas pessoas falando que gostou muito e outros igual você. Espero em breve conseguir ler e tirar minha própria opinião. Em geral, adorei o post.

    Beijos,
    Letícia do Garota Perdida nos Livros.

    ResponderExcluir
  7. Acho que eu seria do grupo que não se aventuraria em ler, porém, caso isso acontecesse eu não sei se conseguiria me ligar a leitura assim como você. Mas amo essa capa, e tenho uma certa curiosidade.

    ResponderExcluir
  8. Olá
    É sempre bem muito triste quando aquele livro que queríamos tanto ler não é bem o que achávamos que era. Para mim, o título não me atrai por me lembrar romances adolescentes o que me faz fugir rapidinho

    ResponderExcluir
  9. Admiro muito ter continuado a leitura mesmo o livro não atingindo suas expectativas, acho interessante a gente ler mesmo o que acaba não agradando tanto, porque sempre acabamos tirando algo de positivo, mesmo não sendo da maneira que esperava

    ResponderExcluir
  10. Oi Di,

    É difícil falar sobre um livro que não pega a gente de jeito, né? Quanto a leitura não flui, não atinge nossas expectativas e precisamos falar sobre ele bate aquela preocupação em falar sobre o trabalho do autor.
    Adorei a sua resenha, mesmo que a leitura não tenha te marcado, você falou com respeito e consideração. Parabéns!

    Grande beijo,
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  11. Não seria um livro que eu leria e saber que a leitura não flui muito é um ponto extra para que eu nem passe por perto.

    ResponderExcluir
  12. O engraçado é que o pano de fundo da história - racismo e preconceito - são bem interessantes, mas ainda assim e aparentemente não conseguiram montar um enredo que fisgasse os leitores. Uma pena. É péssimo quando isso acontece. Gostei da sinceridade na tua resenha.

    ResponderExcluir

"Agora que você já leu, que tal participar deixando seu comentário?"

© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger