23 de março de 2018

'Me chame pelo seu nome', de André Aciman: da poesia à obra de arte


Muitos são os livros que nos emocionam, isso é algo óbvio para qualquer leitor. Sabemos o quanto somos empáticos na maioria das vezes em que nos deparamos com histórias que abordam temas que nos parecem tão familiar: ligado à vida de um parente, de um amigo, da vizinha, até mesmo à vida que é nossa e diz respeito às lembranças que temos do passado. Uma história pode muito bem atrair você, mas há momentos em que ao invés disso ela te escolhe. Com Me chame pelo seu nome foi assim. Ela me escolheu e em vários momentos me confundi em relação a quem eu sou, quem eu estava sendo, quem eu fui; e mergulhei na história de amor de Elio e Oliver como quem cai num buraco e se depara com um mundo novo, mas ao mesmo tempo familiar.


Olá!

Talvez você já tenha assistido ao filme tão bem comentado, ganhador do Oscar de melhor adaptação, estrelado por Timotheé Chalamet e Armie Hammer. E talvez ainda não tenha lido o livro - ou pode ser a situação inversa também. Independente de qual seja o seu caso, uma obra apresenta diferenças mínimas em relação à outra. Quando a gente adapta um texto para o cinema estamos automaticamente recontando a história, e recontar a história exige um novo texto. Então, se você já viu o filme e ainda não leu o livro não corra, dê atenção a ele. É a mesma história, mas olhares diferentes. E o melhor de tudo: a essência não é perdida em momento algum.

Todos os anos o pai de Elio recebe na sua casa um estudante, a fim de ajudá-lo na pesquisa de trabalhos da faculdade e até na escrita de um livro ou tradução dele. E é no verão de 1983 que a família inteira se reúne para receber Oliver - um americano atraente e evasivo, que aproveita o clima para além de trabalhar se divertir e conhecer a Riviera Italiana nas horas vagas. Nesse período, entre encontros no jantar, banhos de piscina, passeios de bicicleta, festas, discussões sobre literatura e arte um sentimento novo e intenso se revela para Elio e o visitante. Ambos tentam se mostrar indiferentes, alheios ao que acontece. No entanto, chega um momento em que disfarçar e negar o que está acontecendo torna-se impossível. É preciso superar o medo e aceitar. Quando isso acontece os dois passam a viver uma troca tão intima e calorosa de desejo e paixão, que marcará para sempre suas vidas.
Com rara sensibilidade, André Aciman destrincha as facetas do desejo, da descoberta da sexualidade e do início da vida adulta, fazendo de Me chame pelo seu nome, uma crua e memorável elegia à paixão.
Oliver é estudante acadêmico, professor e escritor,  acabou de chegar na Itália para acompanhar a tradução de seu livro que será publicado no país. Ele ficará hospedado na casa do jovem Elio, que assim como no verão anterior cede seu quarto para o novo hospede, a fim de que ele possa se sentir confortável durante a estadia. Aos 17 anos de idade, Elio ocupa seu tempo fazendo leituras e transcrevendo músicas clássicas, que em seguida será tocada ao piano para os amigos que frequentam sua casa. No entanto, esse será um verão diferente. E o garoto sente isso assim que vê Oliver pela primeira vez e percebe que seu modo seco e direto de falar (Até depois!) já o atinge de alguma forma. 

Comecei a ler o livro mês passado. Durante a leitura não consegui me segurar e assisti ao filme. Foi uma emoção indescritível. O filme realmente me tocou profundamente, me fez regressar e viver um momento de confusão e descoberta na minha vida. Foi lindo reviver aquilo, me enxergando na história de Elio e Oliver. E por ter me emocionado tanto com o longa acreditei que a leitura do livro seria desinteressante. Me enganei.


A narrativa de André Aciman deve ser destacada acima de tudo. Tantos detalhes, tanta profundidade, tanto amor depositado em cada página e em cada palavra para descrever o sentimento intenso e tão único do personagem aproxima o leitor de tal modo,  que ele pode facilmente se confundir: Quem sou eu, quem é ele? Onde está a minha vida, aqui comigo ou misturada ao que Elio e Oliver vivem no verão. Afinal, quem nunca viveu uma paixão intensa, que tirou seu sono e causou uma confusão tamanha na mente e no coração? 

Narrado em primeira pessoa, ME CHAME PELO SEU NOME nos leva a mergulhar na doçura e ao mesmo tempo na acidez de um relacionamento que vai sendo construído aos poucos, em meio à negação, ao orgulho e ao medo dos personagens. Através do olhar e do ponto de vista de Elio, vamos conhecer ambientes e aflições do personagem, a partir das lembranças que ele tem do primeiro contato com Oliver. O início do livro é repleto de suposições em relação ao momento em que ele finalmente se apaixonou pelo rapaz. 
Pode ser que tenha começado logo que ele chegou, durante um daqueles almoços tediosos, quando sentou-se ao meu lado e finalmente percebi que, apesar do leve bronzeado adquirido durante a breve estadia na Sicília no início do verão, as palmas de suas mãos tinham a mesma cor da pele clara e macia da sola de seus pés, de seu pescoço e da parte interna dos antebraços, que praticamente não haviam sido expostos ao sol." [Pág.: 11]
É uma história levemente sexy e intensa, que nos leva de volta àquele momento de nossas vidas em que um novo - e desconhecido - sentimento toma a cena e nos tira do lugar comum. O exagero na devoção de Elio por Oliver, o romantismo exagerado e poético são características da narrativa que faz dela dramática e certeira, no modo como representa a paixão. No entanto, aqui estamos diante de uma relação homossexual, não podemos esquecer de que para a sociedade é uma relação atípica e por isso possui seus percalços não somente no que se refere a assumir e viver o que tem que ser vivido, como na questão de se aceitar e aceitar essa condição até então desconhecida. 
"Quero conhecer seu corpo, quero conhecer seus sentimentos, quero conhecer você e, através de você, conhecer a mim mesmo." [Pág.:146]
Todo o comportamento de Elio (arredio e frio, às vezes) e de Oliver (também frio e muitas vezes distante) é justificado não só pelo período em que se passa a história, como também pela diferença de idade entre os dois (17 e 24 anos). O novo assusta, o "proibido" atrai. Há uma luta interna e Elio vive isso a todo o momento, quando quer fugir do que não é bem visto e não é "comum" naquele período; mas ao mesmo tempo há um sentimento mais forte, diria que avassalador que quer e rompe todas as barreiras do "não", do que se diz certo, do se diz ser errado. E acredito que haja uma beleza muito grande nisso. Principalmente quando o ambiente familiar se apresenta de forma inesperada e surpreende.
Não era ele que eu odiava - mas o que tínhamos feito. Não queria que ele olhasse dentro do meu coração ainda. Em vez disso, queria sair daquele pântano de autoaversão e não sabia como."[Pág.: 160]
Uma poesia pode se revelar dramática; o drama tão real, vivo e cru de Elio e Oliver se faz poesia. E essa é uma poesia cheia de referências a clássicos da literatura, uma homenagem aos grandes filósofos que trabalharam suas ideias e também aos grandes artistas que esculpiram suas artes que transcenderam espaço e tempo. 

"Me chame pelo seu nome" carrega em suas páginas o amor em sua forma crua e transparente, mesmo nos momentos de negação. É uma história sobre descoberta, sobre aceitação, mas acima de tudo sobre como o amor está para todos.

20 comentários:

  1. Quando vi resenhas sobre o filme não tive lá muito interesse. Mas uma amiga que tem ótimo gosto literário leu o livro e disse ser lindo! Fiquei com imensa vontade de ler. Parabéns pela resenha tão completa!

    ResponderExcluir
  2. Adorei sua resenha do livro. O livro parece ser mais rico e detalhado que o filme. Eu vi o filme e até que gostei.
    Bom final de semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  3. Eu li esse livro w particularmente amei, achei foto e fiquei emocionada e também acho que ele carrega o amor, prima resenha

    ResponderExcluir
  4. Olá, Diego!

    Desde o seu lançamento, "Me chame pelo seu nome" tem sido um livro muito comentado. Digo isso não só com relação à mídia, mas aos meus próprios amigos, que têm lido e recomendado muito.

    Meu único contato direto com a obra fui numa livraria. Cheguei a folhear as primeiras páginas e, confesso, não me senti atraída. No entanto, o livro permanece certamente na minha lista, pois não posso simplesmente julgá-lo por meio minuto de leitura.

    Gostei muito da sua resenha. Não sei quão pessoal a leitura foi para você, mas deu para notar que você foi verdadeiramente tocado pelo livro. É muito bom quando isso acontece, não é mesmo?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá Diego!
    Que post maravilhoso *-*
    Eu não li ainda e nem vi o filme, mas está na minha lista desde que eu vi algumas cenas no Oscar.
    É uma temática que adoro ler.
    Beijos!

    Books & Impressions

    ResponderExcluir
  6. Ainda não conhecia esse livro nem o filme não assisti a cerimônia do Oscar rs Pelo que entendi eles recebem jovens para fazer intercâmbio nenhum dos dois personagens eram homossexuais assumidos mas acabaram por se descobrirem apaixonados isso mostra que o amor pode acontecer onde menos imaginamos...O amor pode quebrar barreiras e amansar o mais duro dos corações. Amei sua escrita parabéns

    ResponderExcluir
  7. VI muita gente elogiando o filme e acho que o livro deve ser maravilhoso de ler também. A questão da sensibilidade foi um dos pontos que mais se comenta sobre a história, o que eu acho interessante.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  8. Oi Diego.
    Confesso que não conhecia o livro, mas fiquei muito interessado. O filme é muito bacana e, apesar de não gostar de ler o livro depois do filme, como vi este primeiro, não vai ter jeito, vou ter q ler depois.
    PArabéns pela resenha, muito clara e precisa.

    ResponderExcluir
  9. Oi Diego tudo bem...
    Eu ainda não conhecia no entanto ja esta agendado tanto filme quanto livro para posterior conferir.
    Ótimo texto como sempre...

    ResponderExcluir
  10. Oi Diego!!
    Apesar desse livro ter ganhado Oscar, eu ainda não tinha parado para ler nada sobre ele, acredita?
    Fiquei tocada com a sua resenha. Me deu uma vontade absurda de conferir não só o filme como o livro. Já vou inclui-los na minha listinha de leitura e de filmes para ver.
    Amei as fotos <3
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  11. Nossa amei sua resenha, eu estou doida para ler o livro, não quero ver o filme ainda, mas confesso que estou como vc quase pegando para ver rsrsrs. Eu estou escrevendo uma história de amor e superação com a temática. Esses tipos de livros tem me atraído muito. Parabéns amei seu blog vou segui. Bjus Isa Miranda

    ResponderExcluir
  12. Olá!

    Nossa, que resenha! Pude sentir a sua emoção.
    Ainda não tinha lido nada sobre o livro e o filme e você vem com esse post que, além de falar sobre ambos, transmitiu uma emoção muito boa e despertou a minha curiosidade para ler (e assistir!). Já entrou pra lista!

    Abraços,
    Narah | www.lerantesdedormir.com.br

    ResponderExcluir
  13. Com toda certeza o livro é bem mais interessante que o filme. Sua resenha me deu vontade de -lelo de novo

    ResponderExcluir
  14. Oi Diego,
    Estava com bastante expectativa para ler Me Chame Pelo Seu Nome e, apesar de ter gostado do livro, esperava um pouco mais.
    Achei a narrativa do livro fenomenal. É incrível como o autor consegue mostrar como o Elio estava cego para tudo o que acontecia ao seu redor, exceto Oliver. Tbm gostei muito de ver como o autor conseguiu explorar as contradições dos personagens, os medos e receios de cada um deles.
    Mas para mim faltou algo a mais, que me fizesse conectar mesmo com a estória.
    De qualquer forma, ainda preciso assistir a adaptação.
    Já leu O Pacifista do John Boyne? Para mim, foi o melhor livro com temática LGBT que já li.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Diego, tudo bem?

    Conheci esse livro semana passada e desde então o coloquei na minha lista, pois tenho certeza que sua história irá me tocar e irá ser uma leitura maravilhosa. Agora, lendo a sua resenha, fiquei com a certeza de que preciso ler esta obra o quanto antes e como ela terá um pedaço em meu coração. Sua resenha, como sempre, está maravilhosa. E fiquei querendo ver o filme, não sei se tiraria a magia do livro.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Que lindo Dih, adorei sua resenha e pelo pouco que vi do filme é tudo muito sensível. Amei <3
    blogeuamo.com

    ResponderExcluir
  17. Oi
    Que bom que gostou, estou curiosa com a história, ainda mais porque o filme foi super bem comentado.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oie
    SEu post está lindo e perfeito como sempre. Eu estava bem curiosa para ler logo que foi lançado, mas ainda não comprei o livro. Parece ser um bom livro e só vejo comentários positivos e claro pretendo assistir ao filme.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Só posso dizer que você é arrasador, meu amigo!Amo todo seu empenho e amor nisso aqui 💙

    ResponderExcluir

"Agora que você já leu, que tal participar deixando seu comentário?"

© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger