6 de novembro de 2015

{Resenha} ‘Surpreendente!’, Maurício Gomyde


~♥~

Sem sombra de dúvidas Maurício Gomyde já pode ser considerado um dos melhores escritores da literatura nacional da atualidade, e ele mostra o por quê com a publicação de “Surpreendente!”. A história conta com um enredo cativante e a maneira como ela foi conduzida com certeza vai surpreender você.


“Acho que o cinema, a boa música e a literatura são instrumentos da Santíssima Trindade para salvar o ser humano da derrota como espécie.”

Pedro é um cara espetacular. O cinema lhe alimenta a alma e aos 25 anos, recém-formado, ele usa a arte como um instrumento para melhorar o mundo. Mas existe um sonho e um problema, como não poderia deixar de ser: Pedro foi diagnosticado na adolescência com uma doença degenerativa, que condenaria o jovem à cegueira. No entanto, num dado momento da vida, a perda de sua visão estaciona, contrariando a medicina de maneira inexplicável, dando a ele a possibilidade de correr atrás do prêmio mais importante do cinema brasileiro. Ao lado de seus amigos Fit, Cristal e Mayla, Pedro embarca numa aventura para filmar o que seria o filme Surpreendente, levando consigo um segredo que o atormenta. O que Pedro esconde? Qual o resultado dessa aventura que os aguarda com sentimentos imprevisíveis e encontros inesperados? 

Surpreendente! é o sexto livro escrito por Maurício Gomyde (A máquina de contar histórias) e foi lançado pela Editora Intrínseca em Setembro deste ano. É perceptível o amadurecimento do Gomyde como escritor, que a cada novo trabalho presenteia o leitor com um enredo cativante e uma competência incrível de fazer com que uma história que tinha tudo para ser uma narrativa comum, torne-se algo grandioso. Basta ler um livro seu para perceber que ele sabe conduzir a história de uma maneira espetacular.

O drama de Pedro Diniz está longe de ser um drama qualquer ou mais uma história com um personagem deficiente visual – e é bom lembrar-se de outras obras especiais, como Ensaio Sobre a Cegueira, José Saramago e Dançando No Escuro (Lars von Trier), em que nas duas histórias os personagens não nascem cegos, mas, por alguma razão, vão perdendo a visão. Surpreendente se afasta do espaço comum (o ‘ser mais um’) para ser ‘o livro’ com uma originalidade admirável, mesmo com as referências de outras histórias que o próprio autor dá no seu texto. 

E por falar em referências, Gomyde sabe como ninguém juntar elementos da santíssima trindade para enriquecer ainda mais uma história. No livro em destaque estão inclusas boas músicas, além de títulos de grandes sucessos cinematográficos e literários (dos clássicos aos mais recentes), o que já é uma marca do autor – quem conhece sabe que a arte em si está sempre presente nas suas obras. 


O protagonista é um personagem especial, admirável e com um coração enorme. Humildade, carisma e ousadia (suspeito que Pedro seja um geminiano nato), marcam os traços da personalidade dele. Seus amigos e personagens secundários também são encantadores e, acima de tudo são pessoas do nosso dia-a-dia, vivendo ou presenciando situações comuns da nossa sociedade - violência, preconceito, exploração, desigualdade, etc. Em alguns momentos enxerguei atitudes exageradas em Pedro e situações que poderiam ser prolongadas, que poderiam nos dizer e nos mostrar mais, no entanto ficaram corridas. Mas, ainda assim, não faz com que o enredo perca a essência.

'Você pode acabar tomado pelo desejo súbito de subverter a lógica natural da vida e abreviá-la, mas se tiver amigos isso nunca acontecerá. Porque serão exatamente eles que irão puxá-lo da beira do abismo.'

Surpreendente é uma história sobre superação, adaptação, de busca pelo sonho, da amizade que nos puxa da beira do “abismo” e, acima de tudo, sobre amor. Não importa o que aconteça recomeçar e buscar novos caminhos para a realização pessoal é essencial. E foi isso que o Pedro fez. Ele é um exemplo de coragem e suas ações um exemplo a ser seguido. O livro é uma mensagem de Pedro para você, através do seu filme Surpreendente.  

A grade novidade é que Surpreendente logo, logo vai ser lançado fora do Brasil - direto pra Portugal. Maurício assinou contrato com a Editora Presença, uma das grande editoras do país, responsável pela publicação de livros da J.K. Rowlin, Kiera Cass, John Green, Markus Zusak, entre outros. Muito amor por isso
O autor já começou a escrever seu novo livro e amanhã vai estar aqui em Salvador lançando Surpreendente! e vai bater um papo com os leitores. Prometo contarei tudo para vocês! E aos que moram aqui na terrinha, esperamos vocês lá.


Até mais!
Bjux do Diih

17 comentários:

  1. Não conhecia o livro nem o autor, mas gostei tanto do resumo da história que tenho que ir pesquisar mais. Fiquei mesmo curioso, vai para a lista de próximos livros a comprar :)

    Ricardo, The Ghostly Walker.

    ResponderExcluir
  2. Heey, Di!
    Eu ainda não li nada do Gomyde, mas espero poder realizar esse feito em breve haha.
    Eu acho histórias de jovens com doenças degenerativas muito tristes, porém se forem bem desenvolvidas têm potencial para se tornarem um excelente livro, e acredito que foi isso o que aconteceu em Surpreendente! ^^
    Quero muito conhecer Pedro e seus amigos, mas vou começar por outro livro, para poder acompanhar o amadurecimento do autor =)
    Abraços!!
    Blog - Desbravando o Infinito

    ResponderExcluir
  3. Surpreendente também é este encanto próprio ao texto do Maurício! A cada nova leitura me impressiono com o alcance de suas histórias, e fico mesmo feliz em ler as incontáveis percepções e experiências de seus leitores compartilhadas em tantos blogs. E fato: poucas são as obras que nos despertam essa imensidão toda <3 Como bem disse Valentina, quando a obra boa, a gente quer mais é virar melhor amigo do autor, né rs :) Que 2016 seja um ano ainda mais Surpreendente!

    Dih, mais uma vez: obrigada por me apresentar a obra do Maurício <3 Sério, mudou minha vida literária :)

    Bjs,
    Rebeca

    ResponderExcluir
  4. Oi, Diiii, meu rei!

    Você é meio suspeito para falar dos livros do Gomyde, né? hahahaha

    Tô brincando, eu sei que suas resenhas são totalmente imparciais e que você sempre dá sua opinião sincera, sendo assim, fiquei bem contente com o que li.
    Você sabe que eu não li nada dele ainda, mas sabe também que estou pensando seriamente em fazê-lo.
    Eu perdi a oportunidade de falar com o Gomyde lá na Bienal, ele até olhou pra mim quando a Bah foi lá nele meio que "pode vir, eu não mordo" mas fiquei com vergonha de ir lá sem nunca ter lido nada dele e nem saber sobre os livros...bobeira, né?

    Diiiiiiiii, seu evento vai ser um sucesso! Arrasa!

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  5. Oi, Di!
    Tudo ok?

    Ótima resenha de Surpreendente! o livro é realmente incrível :D Fiquei empolgadíssima com a novidade do sétimo livro... Com certeza será um sucesso :D

    Seu blog é muito fofo <3 Passarei por aqui sempre que puder.

    Bjs, Mel.

    ResponderExcluir
  6. Olá Dih!
    Estou louca para ler esse livro! Parece incrível <3 Tudo nele chamou minha atenção e pelo visto é algo que toca o leitor. Amei sua resenha e espero ler o livro em breve!
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.worpress.com

    ResponderExcluir
  7. Olá Di!
    Adorei a sua resenha! Quero muito ler essa obra. A capa me chamou a atenção desde quando bati o olho nela ^^
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas

    ResponderExcluir
  8. Oi Diego!
    Esse autor sempre tem uma grande repercussão, morro de vontade de ler algum de seus livros! Esta é a primeira resenha que leio deste e gostei muito, parece ser envolvente e emocionante. Vai para a lista <3
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Esse é um dos livros que está na minha lista a um tempo e só estou adiando a leitura, sua resenha me deixou curiosa.
    Post it & Livros

    ResponderExcluir
  10. Apesar de considerar algo meio vergonhoso de se confessar, nunca li nada deste autor, mas já ouvi bastante e sua resenha me deixou ainda mais curiosa. Acho a capa de Surpreendente lindíssima e, considerando o que já sei das obras dele, essa é uma das que mais me instigam. Espero poder ter minha própria opinião em breve. Parabéns por indicar autores nacionais aqui, adoro conhecer autores da nossa terra. Abraço!

    ResponderExcluir
  11. Oi Di!!
    Que resenha mais linda!! :)
    Você já sabe minha opinião sobre "Surpreendente!", mas falo de novo: a escrita do autor me cativou e a jornada do Pedro me inspirou a valorizar mais a vida.
    Esse foi o primeiro de muitos livros do Mauricio que lerei a partir de agora. E, preciso agradecer você pela maravilhosa dica!!!!
    Beijos,

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá, Diego! Tudo bem?

    Cara, achei a resenha muito legal.
    Não sei se irei ler este livro... mas quem sabe eu ainda o leia. :D
    E vi na fotografia, você tem todos os livros do Maurício? Que show!

    Abraços!
    Danny
    Participe do sorteio #SomosTodosIguais no Irmãos Livreiros

    ResponderExcluir
  13. Oi Di, tudo bem?
    Não sabia que o Gomyde era o mesmo autor de A Máquina de Contar Histórias, um livro que é tão bem falado. E que bom que ele amadureceu como autor, é sempre ótimo ver o ator evoluindo e ficando melhor do que imaginávamos.
    Eu com certeza leria esse livro, a premissa é bem diferente e achei muito interessante.
    Beijos, lendocomabianca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, Di! Saudades desse blog lindo <3
    Você não sabe o quanto eu estou louca para ler esse livro. Adorei sua resenha e minha curiosidade e expectativas para leitura aumentaram! Que bacana o trocadilho da santissíma trindade ahaha. Vou fazer um esforço para ir no evento de lançamento aqui em Fortaleza e garantir meu exemplar autografado <3
    Abraços!
    http://apenasumaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi, Di! Tudo bem? Ah, adorei a resenha! :) "Surpreendente!" é um livro que quero muito ler. A premissa é ótima, a capa é linda e os comentários pra lá de positivos só fazem com que eu queira lê-lo o mais rápido possível! :D

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/2015/10/resenha-premiada-muito-mais-que-5inco.html <- Tá rolando promoção do livro "Muito Mais Que 5inco Minutos" lá no blog! ;)

    ResponderExcluir
  16. Oi
    eu não li nada do autor, mais tenho interesse.
    essa foi a primeira resenha que li do livro e quero ler, parece ser legal
    e o protagonista parece ser um personagem muito forte e que luta para conquistar algo,

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Eu era louca para ler "A máquina de contar histórias", mas com o lançamento desse, acho que vou me apaixonar mais. Acho que tem mais a ver comigo... Amei o que li aqui, e agora tenho mais certeza de que escolhi o livro certo para conhecer o Maurício e me surpreender com o autor! há!
    Bjs*.*
    MaH

    O que disse, Alice?

    ResponderExcluir

"Agora que você já leu, que tal participar deixando seu comentário?"

© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger