7 de março de 2018

'Me chame pelo seu nome': uma explosão de sentimentos em mim




Olá,

Não, essa não é mais uma crítica de "Me chame pelo seu  nome" (Call Me By Your Name). Acredito que neste momento não saberia, não é meu foco, não é o que quero fazer. Gostaria apenas de desabafar, escrever sobre minhas emoções, dividi-las com você. É isso. Nada de técnicas, de falar de imagem, do que falta ou não falta. Falarei do que sinto.

Foi numa tarde dessas, recentemente, o filme já havia saído dos cinemas na minha cidade e eu não consegui assistir. Um amigo me chama para um banho de piscina na casa dele, então fomos curtir o inicio de nossas férias da faculdade. Após o banho, as fotos, as risadas, um filme. O escolhido "Me chame pelo seu nome". Uma qualidade ótima de imagem - graças ao torrent e a tecnologia. De repente o silêncio, a atenção está voltada para o tão comentado filme, baseado no livro homônimo de André Aciman. Fotografia linda, detalhes oportunos, atores representando muito bem. 

Como se não bastasse, a leitura e os grandes nomes da literatura marcam presença. Itália, França; o agora e o depois; as cores. Um coração que bate forte diante de uma história tão viva e tão real quase se materializa. Dos tons das cores das roupas às paisagens e os olhares confusos, me perdi, me encontrei, me vi e me reinventei. Era eu, era ele, Elio, a confusão e a saudade; a incerteza e a fantasia que costumava gritar, arranhar, delirar. Tamanho era o exagero, causas perdidas numa batalha contra e ao mesmo tempo entregue às armadilhas do amor, esse que não avisa quando vem, nem se mostra tão claro - um belo de um "traidor"!
Me Chame Pelo Seu Nome
E eu já não sabia quem eu era, em que tempo eu estava, se já estava. A cada diálogo e olhar amedrontado, às palavras que saiam cheias de fúria, e as esperas incessantes; o negar ser, o ser sem querer ser, a brutalidade de uma paixão que veio sem saber de onde, sem saber por onde, sem saber quando. De repente, minha idade já um pouco avançada, distante de quem eu era, me confundia o ser existente agora. O coração desritmado no peito, uma respiração mais forte, constante, apressada. Uma explosão que prometia acontecer, mas não acontecia. Mas ganhava força a todo o instante, e eu queria chorar, chorar até me livrar das consequências que essa explosão me traria, da bagunça que faria no meu espaço desconhecido, um fantasma assombrador a brincar no meu tempo.
Eu estava diante de uma poesia, uma voz que me dizia ao pé do ouvido palavras bonitas, palavras de amor, de desespero pelo amor, mas um desespero gostoso de sentir ainda que perigoso, arteiro, afrontoso. Era eu ali, o amor que foi embora. Era eu e aquela paixão que se foi, enrolou-se n'outros lençóis, gerou um filho e desapareceu. Era eu e minhas lágrimas no ontem, na fantasia, no real. Eu e minha paixão. Elio e sua paixão; nós dois e o amor. Nós dois e a descoberta da grande novidade assustadora. Dói por não saber por onde e como machuca, mas é dor e prazer que se fundem.

"Me chame pelo seu nome, que eu te chamarei pelo meu". 
E deitado sob o braço do sofá, encolhido com as mãos entre as pernas chorei, e finalmente a explosão aconteceu. Meus olhos refletiam lembranças de um passado que aconteceu, mas não se sabe em que mundo ou segundo. A respiração ficava cada vez mais forte quando finalmente me rendi e deixei que a emoção se revelasse e escorresse pela minha face, até que não houvesse mais curvas a percorrer e desaparecesse.

13 comentários:

  1. Que lindo, meu rei! É tão bom quando a gente se identifica tanto com algo, né? Quando a gente vê a gente refletido na história de terceiros... acho que a sensação é d compreensão, de saber que alguém tem empatia, que se importa...
    Eu ainda não assisti ao filme, mas quero muito!

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  2. Que opinião mais linda, ainda não vi o filme nem li o livro, mas quero muito, estão no topo da minha wishlist! E sei que vou ter essas reacções, as lágrimas vão correr com certeza...

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  3. Nossa, parece ser lindo mesmo, perfeita forma como você descreve o filme, parece que vc esta no filme...Venha conhecer meu blog, espero que goste.Parabéns pelo post.

    https://anjinhosdatiacidamarques.blogspot.com.br/2018/03/dobraduras-de-coelho-da-pascoa.html

    ResponderExcluir
  4. Achei linda a sua resenha tão emocionada. Existem filmes que tocam na alma, esses jamais esqueceremos. Já quero assistir Me Chame Pelo Seu Nome, certamente tb vou me sensibilizar.

    ResponderExcluir
  5. Apesar de muito belo o seu texto, para mim você não falou absolutamente nada a respeito do filme.
    Não consegui entender nada do que se trata, a não ser pela imagem, que deve ser um romance lgbt.

    ResponderExcluir
  6. Olá.

    confesso que não conheço a história, mas o seu texto é tão carregado de significados que chega a ser desnecessário saber a narrativa para poder ter uma interpretação dele. Gostei bastante dele, e você provocou uma ótima imersão que ocorre durante a leitura. Parabéns

    ResponderExcluir
  7. Nossa, que lindo! É maravilhoso quando nos conectamos com um filme, um livro... Não vi o filme e nem o livro, mas acredito que irei me sensibilizar também.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bom?
    A melhor coisa que pode acontecer quando estamos assistindo ou lendo algo é a identificação com a história, porque ela se torna real, tocável. Me chame pelo seu nome é um filme bem bom mesmo. Adorei o post.
    Até mais o/

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Já vi vários elogios a esse filme e ao livro que deu origem a ele e fiquei muito interessada. Ainda não pude ter contato com as obras, mas sei que trazem uma delicadeza e emoções muito fortes, como você mesmo vivenciou.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Diego, seu texto é digno de aplausos e parabéns. Adorei a paixão que expressou em cada palavra.

    Não li o livro ainda, mas quero ler assim que possível. Você já deve ser que a história é inspirada em um romance vivida pelo autor do livro, não? E o filme estou prestes a ver pois tenho o DVD, enfim, se tudo der certo, verei hoje mesmo. Você me convenceu, rsrs.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  11. Que lindo a forma como você escreveu! Cheio de sentimentos, amei! Quero muitoooo ler este livro! Parece ser muito bom.
    Parabéns pelo ótimo post :)

    by: atravesdaescrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Eu sinto que eu tenho um certo preconceito com filmes que tem a temática LGBTI por ele sempre se tornar o "mais do mesmo" ... Eu tive essa sensação quando eu li várias criticas desse filme.

    ResponderExcluir
  13. Oie Diego! Primeiramente quero deixar meus parabéns pelo novo layout do blog, está Maravilhoso! Te acompanho no Instagram e adoro suas publicações.
    Sobre o post fiquei maravilhada com sua escrita.. Apesar de não ter lido o livro e nem assistido (mas ouvir falar) fiquei super curiosa pra ver, tem livros que nos causam uma corrente de emoções que ninguém entende a não ser nós mesmo rs' . Meus parabéns novamente e sucesso!

    ResponderExcluir

"Agora que você já leu, que tal participar deixando seu comentário?"

© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger