13 de março de 2018

'Um de nós está mentindo' e suas armadilhas



Olá,

Há pouco tempo a Galera Record fez uma grande divulgação do livro "Um de nós está mentindo", suspense escrito por Karen M. McManus, e teve uma resposta provavelmente satisfatória. Foi uma aposta e tanto, que gerou respostas positivas pela maioria do público leitor, de uma história com uma proposta intrigante, que poderia ter funcionado melhor se não fossem as perigosas armadilhas espalhadas pela narrativa, de maneira sutil, mas visíveis aos olhos de leitores mais atentos.

Temos no enredo a história de cinco adolescentes, colegas de escola, juntos na sala do diretor por terem aprontado durante as aulas. Mas isso não é tão importante porque o que mais importa vai acontecer pouco depois - assim de repente, não mais que de repente: um dos colegas acaba tomando um líquido que contém pasta de amendoim. O problema é que ele, Simon, é alérgico e sua alergia ataca tão forte que o garoto acaba vindo a óbito. A partir de então, todos que estiveram presente na sala passam a ser suspeitos pela morte do garoto, que decide fazer a Gossip Girl e publicar grandes e absurdos segredos dos próprios colegas e ridicularizá-los para a escola inteira. Sendo assim, todos que estão próximo tem motivos para querer acabar com a vida do rapaz.

A partir de agora a narrativa gira em torno da tormenta pela qual os adolescentes passam durante a investigação da polícia. Temos uma CDF, a rica da cidade, o jogador garanhão da escola e o traficante de drogas. A ambientação finalmente é tomada pelo suspense que o narrador cria para o leitor, que começa a se  perguntar quem foi o responsável pelo acontecido (isso se o leitor não matar a xarada no logo no início e descobrir o final da história). E então o problema começa.

Não me senti confortável com os personagens, eles são fúteis, suas personalidades que poderiam ter sido bem trabalhadas e problematizadas foram apresentadas de maneira rasa e chata, através da narrativa em primeira pessoa de cada um deles - há uma alternância de vozes dentro de cada capítulo. Mas atenção, o problema não é só a futilidade dos personagens, pois isso pode ser algo proposital, mas esse clichê com esse tipo de personagem merece ser muito bem trabalhado e não foi. O tempo dentro do espaço foi aproveitado de maneira monótona e sem muitas surpresas. Junte a futilidade dos adolescentes - típicos dos filmes de terror, copiados e colados aqui - com a narrativa vazia de cada um deles e encontre a maneira que lhe cabe para comentar sobre a história.

Dos personagens, o único mais complexo e digno de ser apresentado é o rapaz que já foi preso por tráfico de drogas. Aliás, "o traficante" Nate, sendo mais preciso. Ele passa por uma situação difícil na família desde muito novo, vive num ambiente com pais alcoólatras e envolvidos com drogas, uma vida de verdadeiro caos. Por sinal, te incomoda me referir aos personagens de forma taxativa? Se sim, parabéns. Foi assim que me senti em algumas passagens da história. A "voz" e o tom da narrativa é taxativa demais. Inclusive, as vozes me deixaram confuso em alguns momentos. Uns personagens ganham mais espaços que outros, que estão ali apenas como um apoio para as demais e até mesmo para a história que parece desnorteada.

Não posso me aprofundar em detalhes, pois a UM DE NÓS ESTÁ MENTINDO não apresenta uma narrativa complexa, tão bem elaborada, e eu posso facilmente dar spoiler se o fizer. Mas é preciso ter cuidado com as supostas "pretensões" e representatividade mal elaborada. Não funcionam, são perigosas. Nas frases que parecem mais simples, bobas e sem nenhuma relevância é que estão o perigo, as grandes armadilhas que merecem ser observados para que o leitor não caia e reproduza tamanhos absurdos.

Para terminar, infelizmente "Um de nós está mentindo" se mostrou uma leitura decepcionante. Temos aqui uma premissa atraente, mas que se perde na caminhada e se mistura a acontecimentos desnecessários. 

25 comentários:

  1. Oi Diego, tudo bem? Nossa, é a primeira resenha negativa do livro que vejo. Uma pena vc não ter gostado, mas achei a premissa mega interessante! E suas fotos são lindas!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mi!
      De fato, a premissa é convidativa. Mas o desenvolvimento deixa a desejar.
      Bjux.

      Excluir
  2. Olá, Diego.
    Levei um balde de água fria agora. Eu fui uma das que fiquei doida por esse livro e até então só tinha lido comentários positivos sobre a obra. Com exceção de uma resenha onde a blogueira falou sobre essa descoberta prematura do culpado. Mas ainda quero ler. Mas vou sem muitas expectativas agora para não me decepcionar tanto.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil!
      Eu também estava muito ansioso para ler. Uma pena que não funcionou para mim.
      Mas sou o tipo de pessoas que acredita que cada um deve tirar a prova real. Eu não gostei, vocÊ pode gostar. O que posso dizer que você coloque um olhar mais crítico sobre a situação porque o problema não está só no enredo, mas sim em algumas ideias perigosas que existem dentro do texto.

      Bjux

      Excluir
  3. Olá Diego, uma pena que a história foi insatisfatório para você. É muito chato quando lemos o livro e vemos o que não é tão esperado o que imaginamos. Mas, gostei de ler o seu ponto de vista e gostei da resenha.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Acompanho vários booktubers e posso dizer que a divulgação desse livro foi pesadíssima. TODOS receberam esse livro, o que me deixou bem curiosa. Contudo, sua resenha me trouxe detalhes que eu desconhecia e que não aprecio nem um pouco, como a mudança de pontos de vista. Existem raríssimos casos em que gostei de tal artifício... É comum ver autores que não sabem trabalhar bem seus personagens e suas vozes próprias, e, por fim, todos parecem iguais ou rasos. Parece ser o caso desse livro... Aprendi a desconfiar de livros com muito hype e, infelizmente, acho que não vou ler esse.
    Obrigada pela resenha sincera e esclarecedora, gostei bastante :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jen! Eu que agradeço a você por ter compreendido tão bem meu ponto de vista.
      Um bjão.

      Excluir
  5. Puxa que pena que foindecepcionante, pois o contexto da história em si muito me interessou. Tinha tudo para ser um livro bem legal...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adriana.
      Infelizmente, nem sempre acontece como a gente espera, né? rs,
      Bjão.

      Excluir
  6. Olá, esse livro tinha tudo para ser uma leitura bem interessante a partir da premissa, mas que pena que o autor não soube trabalhar o enredo e os personagens. Adorei sua resenha, mas se tiver a oportunidade vou ler para tirar minhas conclusões, mas já sem as expectativas causadas pelas outras resenhas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Leia mesmo. A gente tem que ler e tirar nossas próprias conclusões.
      Bjão.

      Excluir
  7. olá... uma pena que não houve um melhor desenvolvimento dos personagens... a premissa até que me pareceu intrigante, mas nao ao ponto de eu querer o livro desenfreadamente...
    bjs...

    ResponderExcluir
  8. Oi Diego, tudo bem?

    Vi muitas pessoas falando muito bem desse livro, inclusive houve um próprio marketing fortíssimo da própria Editora, como você bem citou e estava bem curiosa para fazer a leitura. Saber que a leitura não é nada disto do que se espera e o livro se torna decepcionante, chega a me surpreender. Estava querendo realizar a leitura, mas acho que no momento vou passar!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Que pena que esse livro foi uma decepção para você, estava ansiosa para te-lo e agora já fiquei com o pé atrás, mas sua resenha está ótima e não preciso dizer que seu blog é maravilhosos.

    ResponderExcluir
  10. Que pena que esse livro decepcionou. Achei interessante a resenha, mas, como você comentou no fim, parece ser uma boa história que não foi bem explorada. Não conhecia esse livro nem o autor, mas gosto de leituras ricas.

    www.michelecezar.com

    ResponderExcluir
  11. Poxa, que pena não ter gostado! Eu estava com bastante vontade de ler, mas pelos pontos negativos que você apontou perdi a vontade, pois é uma coisa que eu não suporto em livros.
    Amei seu post, parabéns :)

    by: atravesdaescrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Diego, tudo bem? A narrativa desse livro é simplesmente incrível. Semana passada li várias resenhas sobre ele e já fiquei curiosa pra comprar. O meu gênero favorito sempre foi mistério então histórias que já começam nos fazendo pensar, e refletir sobre o que aconteceu com os personagens prendem minha atenção. Confesso que todas as resenhas que li foram bem positivas. Você foi o primeiro a discordar da narrativa atraente do livro. Acredito que cada pessoa quando lê analisa de uma forma, essa é a beleza da literatura. O bom é que a experiência é sempre válida. Vou ler e ver se concordo com você. Beijos da corujinha, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  13. Oi Diego. Eu to tão empolgada com esse livro desde que vi o anúncio na página da Galera. E lembro de ver que você ganhou a VIB. Enfimmmm... tenho lido resenhas boas e ruins do livro e isso me deixa confusa. Fico com aquela vontade de ser da turma que ama, mas com receio de ser da que se decepcionou. É tenso.
    O livro vai ser uma das minhas próximas leituras. Vamos ver como irei me encaixar. Gostei da sua resenha ser bem honesta. Beijos

    https://almde50tons.wordpress.com

    ResponderExcluir
  14. Olá Diego!
    É a primeira resenha negativa que leio sobre esse livro. A editora fez uma propaganda pesada e realmente tinha me interessado em ler, mas agora acredito que não lerei o livro. Não gosto quando os pontos de vista mudam e não aprofundam no personagem.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Uma pena que o livro não foi aquilo que você esperava, ainda não tive a oportunidade de ler este livro, apesar de que fizeram uma baita propaganda sobre ele. O livro tem um tema muito interessante, mas se sua narrativa é tão simples como você nos apresentou, realmente se torna uma leitura decepcionante.

    ResponderExcluir
  16. Oi, Diego!
    Nossa, finalmente encontrei um blog q dá resenhas negativas! Ufa... To zoando, tem muito blog bacana assim, apesar de ter alguns bem comprados.
    Bem, fica o desejo de melhores leituras!
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  17. Oi Diego!!
    Aiiiiii sério? Eu só vi elogios desse livro, principalmente quem recebeu a caixa V.I.B. Eu estou esperando o meu chegar, mas agora não sei vou passá-lo na frente dos outros livros que estão na listinha!!
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  18. É uma pena quando os livros não nos impressiona ou pior, nos decepciona.. Nunca li mas vi em outros blogs literários muitos pontos positivos sobre este. O importante é que você foi sincero.
    beijos Di.

    ResponderExcluir
  19. A história me parece surpreendente e os ocorridos nas escolas é sempre muito misteriosos a.ponto de ninguém ou quase ninguém saber o que realmente aconteceu...
    Ótimo livro que deve conferir em breve...Obrigado pela dica.

    ResponderExcluir

"Agora que você já leu, que tal participar deixando seu comentário?"

© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger