21 de agosto de 2018

'A Vida Não Me Assusta', um poema de Maya Angelou


Olá! ♥️ 

Você conhece seus medos? Você conhece seus limites e entende que o medo é natural, mas se transforma num grande problema quando ele impede você de sair do lugar? Nunca li um livro sobre nossos medos de maneira tão direta e precisa como acontece com o livro de Maya Angelou publicado pela Darkside no selo Caveirinha. O livro tem edição especial de comemoração dos 25 anos de publicação do poema "A vida não me assusta" com pinturas originais de Jean-Michel Basquiat.


Organizado por Sara Jane Boyers e traduzido por Anabela Paiva, esse livro reúne dois artistas renomados, que viveram infâncias problemáticas, mas que ao longo da vida não se deixaram abater, enfrentaram seus problemas e mostraram seus talentos para o mundo. 
A Vida Não me Assusta é um pequeno livro de arte para crianças valentes, que enfrentam fantasmas e meninos brigões da escola com a cabeça erguida. É até difícil não se apaixonar por este livro. Publicado originalmente  há 25 anos, e até então inédito no Brasil, A Vida Não me Assusta reúne os talentos da poeta e Ativista Maya Angelou e do artista gráfico Jean-Michel Basquiat. Dois artistas com histórias de vida sofridas e infâncias problemáticas, mas que nunca se deixaram intimidar. Não importa qual obstáculo apareça no caminho, você sempre pode encontrar forças e formas para superá-lo."
Eu sou declaradamente apaixonado por livros voltados para o público infantil /infanto-juvenil, portanto quando recebi esse livro além de ter ficado feliz li imediatamente, e de lá para cá tenho lido sempre que posso. Assim como acontece com o livro "A parte que falta", de Shel Silvertein, A Vida Não me Assusta é indicado ao público infantil mas não subestima a capacidade de entendimento das crianças. E mais do que isso, o poema não se restringe apenas aos pequenos. Adultos leem também - e deveriam ler mesmo - já que o medo está para todos e as consequência do medo também. E por que comparei dois livros que parecem tão distintos? Cada um à sua maneira, traz questões que de alguma forma assombra: as "sombras e os monstros" e a busca incessante por algo que lhe falta, o que também pode ser assustador (algumas pessoas tem medo de ficarem sozinhas).

Esse poema é sobre os medos, é sobre encarar seus medos. É sobre viver em meio ao caos e dentro dele encontrar forças para seguir. Não é uma auto-biografia, mas acredito que a inspiração na escrita desse poema vem das adversidades de uma infância marcada e assombrada por situações complicadas e aterrorizantes, que se não enfrentadas ganham espaço e gera problemas maiores. E o medo é isso: um grande monstro que nos impede de seguir em frente, de arriscar, de enfrentar o mundo.
"Sombras dançando nos muros
Sons que brotam do escuro
Nada
na
Vida
Me
Assusta..."
O texto por si só já nos diz muito, mas as ilustrações de Basquiat nos permite uma experiência única de leitura, com as pinturas que representam os fantasmas e o caos perfeitamente. Eles representam a bagunça que o medo faz na nossa mente. São desenhos que dialogam perfeitamente com o texto, com traços e cores que fazem deles desenhos assustadores. O casamento entre texto e ilustrações se deu com louvor.

O livro conta com um posfácio de Sara Jane Boyers, que trabalha com arte. Ela é escritora, fotógrafa e seu foco permanece nas artes em geral, associado ao ativismo social. Basquiat também trabalha com arte, por muito tempo pintou paredes do Brooklyn, em Nova York, e sua arte refletiu as influências da cidade, junto das tradições africanas, francesas e latino-caribenhas, local de origem de seus pais e ancestrais. Angelou também além de cantora e de trabalhar com arte, com literatura foi ativista e lutou pelos direitos da mulher e do negro - ela lutou ao lado de Martin Luther King pela igualdade racial. Em uma das passagens do poema em questão, inclusive, há uma denúncia ao que chamas hoje de bulling e ao racismo. Ao final do livro você poderá conhecer o poema original, intitulado "Life Doesn't Frighten Me".

A Vida Não me Assusta é um livro no estilo foto-ilustrativo com artistas que amam/ amavam a arte e que lutam/lutaram contra as opressões e o preconceito. É para ser lido por qualquer pessoa independente da idade. É para a criança ler sozinha, é para o adulto ler, é para ser lido junto. As ilustrações merecem muita atenção, pois fazer a leitura deles permite uma experiência ainda melhor, levando o leitor além do texto. É um livro sobre enfrentar seus medos a partir dos problemas que surgem ao longo da vida ou das experiências traumáticas vividas. Merece muito ser lido! 
Bjux,
com carinho ♥️

10 comentários:

  1. Já deixei de fazer muita coisa por causa do medo. Esse livro, apesar de ser indicado ao público infantil/infanto juvenil, me deixou bem curiosa. O poema parece uma excelente leitura!! Que bom que ele é recomendado para todas as idades!

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida é um livro inspirador e encorajador, uma motivação para os pequenos não se deixarem abater e provarem seu valor. As ilustrações devem deixar a obra ainda mais rica, vieram pra acrescentar. Concordo, todas as idades vão ganhar muito com essa leitura tão especial ❤

    ResponderExcluir
  3. Mas que ideia mais criativa! Deveras, dá coragem de fazer algo no estilo quando leio sobre quem fez assim... As ilustrações parecem dar um show à parte... Que coisa linda!

    ResponderExcluir
  4. Sofri muito preconceito quando era criança/adolescente.Tudo devido a cor,cabelo e até mesmo minha condição financeira,pois nem mochila eu tinha pra ir pra escola.Tempos difíceis que só me fizeram crescer. Gosto muito desse tipo de livro,pois de certa forma,me motiva e me faz olhar pro passado de forma positiva,mesmo ainda guardando um pouco de ressentimento.

    ResponderExcluir
  5. lá, tudo bem? Lendo um pouco sobre o livro, acredito que o mesmo embora seja indicado ao público infantil, serve de fato para todas as idades. Eu mesma seria uma das pessoas que o leria! Precisamos de coragem e inspiração em todas as etapas da nossa vida. Parabéns pela indicação!
    Beijos
    www.cheiadeassunto.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Dih!!
    Nossa que livro interessante. Eu realmente não conhecia, mas já coloquei na lista de futuras compras para ler com a minha filha. Ela ainda não sabe ler, mas já tento inserir o mundo da leitura na vida dela. Obrigada pela dica.
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Diego, não conhecia o livro e o achei muito interessante e como gosto muito de literatura infantil e infanto juvenil, com certeza vou ler. O tema tratado é interessante e entendo que o medo por proteger a pessoa de muitas coisas, o excesso dele é ruim pq impede a pessoa de avançar e a quase ausência dele (meu caso), pode colocar a pessoa em risco.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  8. Oii, tudo bem?
    Já estou apaixonada por esse livro só pela forma que tu escreveu sobre ela. Dá para imaginar os olhinhos brilhando enquanto lia o livro e escrevia esse post.
    Eu sou uma medrosa nata! Sério mesmo! Então acho que esse livro me faria bem.

    Abraços <3
    www.psideboteco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá...
    Eu sou uma pessoa extremamente medrosa, tanto que muitas vezes deixo de fazer algo exclusivamente por causa do medo.
    Apesar do livro ser voltado para o publico infantil, através de sua resenha pude perceber que ele tem uma certa profundidade, já adicionei a lista de desejados e pretendo fazer a leitura em breve.
    Parabens pela resenha...

    https://pipocandolivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?

    Primeiramente parabéns pela foto, ficou linda. Eu nunca li o livro da Maya Angelou, mas tenho vontade, parece ser uma boa leitura. Gostei da sua resenha e foi possível perceber que não é uma leitura rasa. Dica anotada!
    Abraço!

    ResponderExcluir

"Agora que você já leu, que tal participar deixando seu comentário?"

© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger