23 de julho de 2018

'CARTAS SECRETAS JAMAIS ENVIADAS', DE EMILY TRUNKO


Olá! ♥️
Desejo que você tenha uma semana cheia de luz e acontecimentos edificantes. Que seja especial e proveitosa, de paz, amor e harmonia. Agradeça, faça reflexões, tira um tempo para relaxar e ter contato com seu íntimo. E se for optar também por uma leitura, eu indico "Cartas secretas Jamais enviadas", um livro organizado por Emily Trunko.



Antes de todas as maneiras de comunicação que temos hoje, com o crescimento contínuo da tecnologia, o uso de cartas e a constante troca de mensagens a partir delas era uma das poucas maneiras que tínhamos para nos comunicar ou enviar uma mensagem de carinho a alguém. Infelizmente, o uso de cartas, atualmente, é pouco utilizado. No entanto, mesmo que o e-mail possa dar conta do recado e enviar uma mensagem imediatamente, nada substitui o prazer que é receber um papel com a escrita de alguém especial. O fato de aquele pedaço de papel ter passado pelas mãos de quem a enviou faz da carta um meio mais íntimo e significativo.

É por isso que apesar do uso raro esse não é um meio de comunicação extinto. Um exemplo está nesse livro, cuja forma escolhida para enviar uma declaração ou um desabafo para si e para o outro é a carta. Ainda que não tenham sido entregues, ainda que tenham sido divulgadas num ambiente virtual. "Cartas secretas jamais enviadas" reúne em cada página uma emoção diferente de acontecimentos importantes na vida de pessoas, que amaram, se decepcionaram, deram a volta por cima, se despediram, encontraram um rumo na vida, entre outras coisas. Cada palavra foi dita com um amor imenso e eu digo isso porque ao ler, senti os relatos me atingirem de maneira positiva. mesmo quando as palavras serviram como facas a cortar meu coração.

Assim como em Últimas mensagens recebidas, esse livro também surgiu a partir do tumblr Dear My Blank, organizado por Emily Trunk, que reúne os desabafos dos leitores, que abrem seus corações e revelam muito de si, através de mensagens recebidas. Neste caso, de cartas que nunca foram de fato enviadas aos seus destinatários, mas que dão voz às pessoas que tem seus corações oprimidos e àquelas que não conseguem desabafar.


Publicado originalmente em 2016, o livro chegou ao Brasil esse ano e foi publicado pela Editora Seguinte. Com o mesmo formato do primeiro livro, CARTAS SECRETAS JAMAIS ENVIADAS cumpre o papel de tocar corações e de despertar empatia no leitor, que termina a leitura refletindo suas atitudes, seus excessos e suas faltas. As páginas são todas decoradas de acordo com o tema das cartas, é tudo muito bem contextualizado. O diferencial desse livro para o anterior é que as cartas são divididas por temas. Vamos ler cartas sobre traição, cartas para o eu, cartas sobre amor, sobre família, amizade, entre outras. Uma das mensagens mais tocantes, ainda que não diga muito, é a seguinte:
"Eu de dez anos,
A culpa não é sua.
Nunca foi,
e continua
não sendo.
- Seu eu de dezessete anos. 
Outra mensagem que por ser muito pessoal me emocionou bastante foi a seguinte:
"Queridas pessoas LGBT+,
Vocês são amadas (...),
Não deixem que o ódio desse mundo as faça acreditar que
não são dignas  ou merecedoras de amor. (...)
Você são dignas."
E para encerrar, uma mensagem em especial que me pegou logo de cara:
"Compre flores para a mamãe sem motivo. Diga a ela o quanto a ama todos os dias. Quando os rins dela pararem de funcionar, não saia de perto dela. Tudo vai acontecer muito rápido..."
E o texto continua forte, bonito, mas muito doloroso. 

CARTAS SECRETAS JAMAIS ENVIADAS é um livro que faz com que até a personalidade mais dura perceba um furacão de emoções a lhe tomar o corpo. É bonito, é reflexivo, é rico, mas também doloroso. É para que você entenda que há maneiras e maneiras de guardar tudo para você; é para que você entenda que você não está só. 

Bjão,
com amor ♥️

14 comentários:

  1. Oie Di =)

    Tenho esse livro, mas ainda não encontrei o meu momento certo para ler ele. Gostei muito do livro anterior que a editora Seguinte lançou da autora, o Últimas Mensagens Recebidas, porém ele me deixou mal por alguns dias e sei que com esse não vai ser diferente.

    Melhor está com o coração preparado rs...

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  2. OI, Dih
    Eu tenho o livro mas ainda não li, isso porque o primeiro da autora me tocou tanto que fiquei eufórica com o punhado de emoções que vi nesse livro, mexeu totalmente comigo, sendo assim ainda não estou preparada para ler esse, mas com toda certeza vou ler o quanto antes.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com

    ResponderExcluir
  3. Eu não conheço essa autora. É a primeira vez que leio algo sobre. Acho que alguém tinha me falado do livro. Eu aprecio livros que trabalhem sobre essa estrutura: textos pequenos, objetivos, com um propósito e que tocam, por isso adoro livros de poesias. Vou procurar o livro me pareceu uma boa indicação. Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. oi,
    não conhecia nem o livro nem a autora, achei um otimo livro para eu ler ele e um livro bem profundo ne que reunião a emoção da personagem com os sentimentos, pensamentos.. gosto de livros assim
    amei indicação , a resenha ficou otima bem explicada
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Ai, meu coração não aguenta um livro desses. Já me emocionei lendo essas mensagens que você mostrou. Se a intenção da autora era tocar as pessoas, acho que ela deve ter acertado em cheio.

    Obrigada pela indicação

    Beijos ♥

    Boas de Papo

    Instagram Boas de Papo

    ResponderExcluir
  6. Eu já vi esse livro em alguns blogs literários e sempre muito bem falado. Estou bem curioso para ler essa obra e já a incluí na minha lista de desejados.

    Gustavo
    http://www.leituraenigmatica.com

    ResponderExcluir
  7. Eu ainda não tinha visto nenhuma resenha sobre 'CARTAS SECRETAS JAMAIS ENVIADAS mais fiquei sabendo que é otimo eu estou louca para ler depois desta resenha,eu amo todas as resenha deste blog <3

    ResponderExcluir
  8. Oi Diogo ..
    Que livro mais sensível do tipo poesia e que nos prende atenção até ao final..
    Preciso de ler o livro inteiro pois acho que vou gostar..
    www.ronsondemorais.blopspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Gostei do inicio positivo do post! Eu já escrevi cartas e não enviei várias vezes. Também era a louca das cartas quando quase mais ninguém escrevia, tive amigas de correspondência. E hoje troco as vezes cartas com a Youtuber Luiza Costa do Pergunte a uma mulher que também ama cartas e coisas pessoais e energia positiva igual a sua.

    ResponderExcluir
  10. Eu não conhecia o trabalho da Emily, mas já estou pesquisando sobre o Dear My Blank. Achei a proposta muito linda e espero poder ter esse livro incrível na minha estante ♥
    Coisas Findas

    ResponderExcluir
  11. Oi Diego, tudo bem?

    Desde que vi a capa desse livro me apaixonei e desde então ele está na minha lista de desejados. Parece ser realmente uma daquelas obras que tocam nosso coração e ganham espaço em nossa vida. Sou uma pessoa bem antiquada, adoro trocar cartas, então creio que iria amar este livro. Se já estava na minha lista, vai para o topo. Adorei o post!

    beijos!

    ResponderExcluir
  12. Que fofuuura de livro :) quero!

    https://alegoriaprimavera.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem ?

    AH! Eu sinceramente estou louca para ler esse livro, já tinha visto sobre ele no site e instagram da editora, me apaixonei de cara e a proposta parece está linda. Amei conhecer um pouquinho mais sobre ele pelo seu ponto de vista, que reforçou muito bem o quanto é uma ótima dica de compra.

    ResponderExcluir
  14. Olá Diego!
    Esse livro é lindo, sempre que leio resenhas dele, fico apaixonada e louca para poder ler. Eu adoro escrever cartas, e acho tão lindo quem escreve, mesmo não entregando. Essas mensagens são lindas e meus olhos já brilharam rs' adorei a sua resenha e espero poder ler esse livro!

    beijos!

    ResponderExcluir

"Agora que você já leu, que tal participar deixando seu comentário?"

© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger