14 de novembro de 2018

LEVE-ME COM VOCÊ, DE CATHERINE RYAN HYDE


Olá!
♥️

Se pudesse cantar a frase de uma canção para o livro sobre o qual escrevo hoje, eu cantaria

"Oh! Seu moço do disco voador
Me leve com você
Pra onde você for
Oh! Seu moço
Não me deixe aqui
Enquanto eu sei que tem
Tanta estrela por aí..."


Agora que já lhe dei uma canção para ouvir, lhe darei motivos de sobra para dar atenção a esse livro que tem uma beleza que vai além da arte de capa e das cores escolhidas. A beleza de "Leve-me com você" está nos personagens dessa história, nos lugares por onde vão e no tom ingênuo que também precisamos para manter o equilíbrio. "Leve-me com você" é um livro de Catherine Ryan Hyde, provavelmente o primeiro da autora publicado no Brasil. A narrativa conta a história de August, um rapaz vivendo o luto pela morte do filho e que encontra uma família que mudará sua vida e o ritmo de sua viagem.

August precisava consertar seu trailer para seguir viagem e felizmente conseguiu encontrar uma oficina na estrada. O destino da viagem é Yellowstone e o grande motivo dessa viagem é viver o luto e jogar as cinzas do filho que morreu há pouco tempo nos lugares por onde o adolescente desejava passar. Mas além de um mecânico competente o rapaz conhece seus filhos, Seth e Henry, duas crianças que farão August testar seus limites e reconhecer suas fraquezas ao mesmo tempo em que aprenderão com ele que não se deve limitar-se e pedir desculpas por ser quem realmente são. August mostrará e conhecerá também um mundo novo através de uma viagem cheia de beleza e desafios.

Leve-me com você é como a cor colorindo uma parede cinza e sem vida. Sensível e emocionante, a narrativa de Hyde nos coloca num lugar confortável e nos desperta sentimentos diversos quando nos apresenta a personalidades tão complexas e tão carismáticas, e nos convida a fazer uma viagem por lugares belos junto a elas. A história é leve, os diálogos são envolventes, os personagens são intrigantes e cada um ao seu modo desperta no leitor a vontade de conhece-los um pouco mais. E à medida em que o enredo se desenrola, vamos descortinando cada um deles e nos tornando mais próximos. Seja pela vontade de abraçar e não deixá-los sozinhos, seja pela vontade de ajudá-los a passar por um momento tão difícil e certamente tão real no nosso mundo. E isso não se aplica a apenas um personagens, mas a todos. Cada um se apresenta com suas limitações e barreiras a serem vencidas.
"Mas cada um de nós tem alguma coisa que causa tristeza, (...). E ninguém p ode nos salvar de todas elas." Pág.: 226
O livro traz à tona questões de relacionamentos familiares e problemas com alcoolismo, um assunto pouco abordado nos livros que já li e que me surpreendeu positivamente nessa história quando eu esperava um motivo comum e clichê para o que viria acontecer nos capítulos seguintes. Sem dúvidas os irmãos Seth e Henry são personagens marcantes e que abrilhantam ainda mais a história. Isso porque ao mesmo tempo em que se mostram como crianças espertas vivendo seus dias num lugar pacato e sem oportunidades, eles mostram uma sabedoria incrível. Seth é aquele que age; Henry o que observa. Mas ambos possuem seus medos e limitações. August também tem suas limitações pelo que aconteceu na sua família. O pai dos meninos, Wes, vive um dilema não tão fácil de ser resolvido - esse último é o tipo de personagem que mais te desafia a colocar-se no lugar do outro. E isso é incrível!

E por falar em colocar-se no lugar do outro o despertar da empatia é um dos pontos positivos da história, que conta com a vida dramática dos personagens, mas que mostra um tom ingênuo muito forte acredito e que acredito ser necessário. Há situações em que no mundo real seriam bem duvidosas, mas é bom pensar nesse momento no "com deveria/poderia ser". A autora foi muito feliz ao escrever uma trama com a problemática do alcoolismo, a negligência familiar, o luto, entre outros assuntos colocados levemente na história ainda assim, eficaz. Não choca, mas cutuca; te faz perguntas, mas não força a barra. A naturalidade e a verdade da história revela o segundo ponto positivo.

O relacionamento entre August e as crianças na história me reaproximou de Ada e Jamie, me fez lembrar o quanto os dois garotos levaram beleza para a vida de Suzan no livro "A Guerra que Salvou a minha Vida". Em ambos os livros fica claro o quanto a troca de afeto, de diálogo, de confiança e desabafo faz com que aos poucos eles se aproximem mais e se sintam mais confortáveis para vencer seus medos e frustrações.

Leve-me com você é uma história cativante que só reafirma o quanto o amor e a empatia são sentimentos que podem mudar tudo na nossa vida. E sobre como a presença e os ensinamentos muitas vezes despretensiosos de uma pessoa pode colorir nossa vida. E para além disso, uma história que deixa claro o quanto podemos ensinar ao outro e aprender com ele também.

Beijos,
com carinho ♥️

12 comentários:

  1. Com essa descrição tão linda sobre o livro fica impossível não se interessar haha, fiquei bem curiosa, já anotei na minha lista sua indicação e espero ler logo :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Diego, tudo bem?

    Desde o lançamento que estou com muita vontade de ler esta obra e ler sua opinião sobre ela, só me fez ter a certeza de que preciso lê-la, pois com certeza irei me encantar com seu conteúdo. Parece ser o tipo de narrativa que vai tocar meu coração, pois adoro quando os autores trazem o amor e a empatia como forças transformadoras. Os assuntos abordados também são do meu interesse. Sua resenha ficou linda e tocante e já quero esse livro!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Que lindo, já fiquei emcionada com a história só de ler a resenha (muito cativante por sinal), imagino que o livro seja inspirador e a leitura de grande delicadeza. Vai pra minha lista, adorei a sugestão!

    ResponderExcluir
  4. Acho bastante detalhista tuas observações sobre o livro, e acredito que leu com muito apreço. A história não foge muito dos temas que costumo ler, mas ainda sim achei interessante como revela sobre temas importantes de se ouvir e discutir. Eu gostei muito da capa e das cores. A história também cativa, lidar com sentimentos tão distintos como empatia e luto, alcoolismo e confiança em uma única história requer uma pegada bem diferente e um estilo mais pessoal de se escrever. Fiquei interessada. Obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  5. Olá Diego,
    Que posto maravilhoso. Curto, mas bem exposto o sentido da leitura. Estou doida por esse livro, sua resenha me deixou mais afim ainda, e na lista já a guerra que salvou minha vida. Darkside arrasa nas edições. ParabePa.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá, gostei do seu post, ele é bem direto ao assunto. Não sabia da existencia desse livro, mas fiquei muito curioso para ler. A darkside sempre cria edições incríveis para seus livros :) Mais um livro para acrescentar na lista de compras

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Nossa parece mesmo um livro muito bonito, o King costuma tratar esses temas como alcoolismo, luto, e o luto paterno, mas com certeza de um jeito bem mais violento, e ter uma visão mais sutil e doce deve ser incrível

    ResponderExcluir
  8. Olá. Gostei do blog e da empatia que nele apresenta, a resenha do livro também é ótima, esse problema com álcool chega a parecer irrelevante nos grandes meios de comunicação e é preciso mais obras como essa para que as pessoas tenham ideia do tamanho real desse problema.
    A editora DarkSide têm ótimos títulos, inclusive tenho alguns.
    Emerson Lemes

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem Diego?

    Gostei do seu blog, está bem bonito e organizado. Eu confesso que gosto da Darkside, mas perdi um pouco do encanto com ela, é claro que os livros da editora são lindas e ela traz novidades, livros inéditos, mas ainda assim acredito que o conteúdo da editora poderia ser melhor.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Gosto de livros assim, que conseguem nos transportam para dentro da história, trabalha assuntos pouco explorados na literatura como você citou sobre o alcoolismo. E me pareceu uma leitura sensível e cativante, e eu fiquei ainda mais curiosa para ler, já que este livro já esta na minha listinha. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  11. Livros que debatem sobre assuntos sensíveis e não tão falado como o alcoolismo é sempre Bem vindo!
    Obrigado pelo post

    ResponderExcluir
  12. Dark side e suas capas maravilhosas...

    ResponderExcluir

"Agora que você já leu, que tal participar deixando seu comentário?"

© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger