12 de novembro de 2018

IMAGINÁRIO COLETIVO: UMA HQ DE WESLEY RODRIGUES



Olá! 

Depois de um tempinho afastado do blog - por motivos de falta de tempo suficiente para escrever - estou de volta. Estou num período tenso, embora gratificante. Estou finalmente terminando o curso de letras, já fazendo estágio supervisionado e relatório de estágio, por isso tem sido difícil vir até aqui sempre. Leio os livros no meu ritmo, mas já tenho alguns livros lidos para resenhar. Aos poucos trarei essas resenhas. Não desistam de mim, obrigado pela paciência. 
♥️
Uma das palavras que mais traduzem a minha personalidade é LIBERDADE. E embora não possamos ser livres sempre ou totalmente, eu sempre faço questão de falar sobre ela, de mostrar o quanto batalhar para alcançá-la é essencial. Por isso, quando li Imaginário Coletivo fiquei empolgado com o conteúdo que não só traz a liberdade como tema, mas que usou da liberdade poética para criar traços tão lindos e que ilustra muito bem o tom da narrativa de Wesley Rodrigues.


Primeiramente devo dizer que após a leitura dessa HQ você irá sentir ainda mais a vontade de voar. Sim! Seguir seu caminho, ser quem realmente é, alcançar voos mais altos. É uma das mais lindas histórias sobre ser livre que já li, mas também uma das mais complicadas de ser descrita. Porque se você não se libertar das amarras e do comum, se você não tirar o pé do chão, você simplesmente terá aqui alguns desenhos no papel acompanhados de palavras. E só. Mas Imaginário coletivo vai muito além disso.

A primeira HQ nacional publicada pela Editora Darkside, do animador Wesley Rodrigues, além de traços e pinturas que remetem ao absurdo e que tem características psicodélicas (exceto pela ausência de cor) nos envolve na grande explosão de um universo desconhecido - ou não -, com referências da bíblia no que se refere à criação. Fica claro no início da leitura que a história se trata de uma fábula  e temos aqui nesse universo almas esperando para conhecerem suas formas de vida na terra. Mas no meio de tanta confusão, aglomerados de partículas prontas para "Virem a ser" e ansiosas para pegarem suas senhas para descer para esse novo universo, nos deparamos com uma partícula que embora deseje revelar-se como um pássaro pegou a senha para ser vaca. Mas ela não quer ser vaca e tenta trocar de senha. No entanto, a recusam e por meio de muita força de vontade e ousadia ela consegue passar pela porta dos pássaros e chega ao mundo dentro de um ovo. É uma vaca com alma de pássaro. E quem a recebeu foi a fazendeira Jerusca e seu marido, o fazendeiro Agripino.

♥️
"Mas a vaca jamais esqueceu que queria ser um pássaro. 
Jamais esqueceu que queria voar.
Se imaginava em cima das nuvens."

O absurdo em que se faz a história nos traz muita graça com a trajetória da vaquinha-pássaro que a todo o tempo se esforça para voar. Você vai acompanhar sua evolução e seu treinamento diário com os pássaros até finalmente alcançar o céu e aprimorar seu voo sem desistir um segundo sequer de seus objetivos. Ela voará nem que seja preciso engolir todo o universo para isso.


Como já havia dito a liberdade é tema dessa HQ  e a beleza está em cada página e forma de pintura do trabalho do animador. Os traços remetem perfeitamente ao caos, cheia de traços imperfeitos, pinturas exageradas e caricatas. Eles se misturam com o ritmo da história e ambos dialogam perfeitamente. Nem sempre você verá palavras, mas sempre haverá imagens traduzindo a agonia, a pressa, a surpresa... dos personagens. É um verdadeiro desafio para sua imaginação. É para que você saia do mundo comum e perceba além do que está a seu redor. 

Imaginário coletivo é uma história que causa estranhamento, mas que consegue mostrar sua beleza dentro disso. Causa confusão, tédio, receio, sensações reais de desconforto quando nos deparamos com algo novo. Uma HQ com uma história atual, que traz à tona a importância de lutar pela liberdade de expressão e de ser quem realmente você é. Está linda e merece sua atenção.

Beijos,
com carinho ♥️

8 comentários:

  1. Oi Diego, tudo bem?

    Esse post chegou em boa hora, pois estava procurando boas dicas de HQ'S e essa com toda certeza me chamou a atenção, além do post ter sido uma grata surpresa.

    ResponderExcluir
  2. Que linda essa edição, socorro! Não conhecia a obra, justamente por não ler muito HQ, mas gostei muito dessa e vou adicionar a minha lista de leituras

    ResponderExcluir
  3. A Darkside nunca erra em nos encantar com a beleza e singularidade das suas edições. Sobre a história, eu fiquei muito muito curiosa e tentada a comprar essa HQ agora mesmo kkk

    ResponderExcluir
  4. Oi Diego! Confesso que estava com saudades do seu blog, apesar de sempre estar acompanhando pelo ig hahaha. Eu achei super legal ver a indicação de uma HQ nacional, ainda mais publicada por uma editora como a Darkside. Eu achei a capa incrível e a premissa melhor ainda, achei incrível a ideia de um pássaro com alma de vaca. É um dos melhores absurdos que já li rs. Fiquei aqui logo doida para saber se eu vou sentir vontade de voar também, no fim da leitura. Já coloquei na lista de dsejados, sim ou claro?! haha Adorei a resenha. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Di,

    Parabéns por estar terminando um ciclo importante aí na sua vida. Imagino a correria que você deve estar rs. Mas fica tranquilo que não desistiremos de você rs. Boa sorte nos seus estágios!!!
    Eu acho que nunca li uma HQ, mas ao ler o que você escreveu sobre Imaginário Coletivo me despertou uma grande curiosidade. Assim como com você, Liberdade é uma palavra que sempre teve um significado muito grande pra mim e eu gosto de pensar que ela me define muito bem, então acredito que iria gostar dessa HQ tanto quanto você.

    Grande beijo,

    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  6. Eu estou muito apaixonada pelo seu blog, real oficial !!!! Que layout mais maravilhoso do mundo !!!!!

    ResponderExcluir
  7. Amo as coleções da Dark Side, eles nunca erram e a capa que eles fazem sempre fica maravilhosa!
    Imaginário Coletivo me parece ser uma obra muito interessante, quero comprar um exemplar também!

    Beijos. <3

    ResponderExcluir
  8. Eu amo HQ e está que vc resenhou parece ser muito boa mesmo!
    Fiquei mega curiosa com sua resenha. Vou dar uma procurada pra ver se acho este livro. Bju

    ResponderExcluir

"Agora que você já leu, que tal participar deixando seu comentário?"

© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger