16 de agosto de 2017

A pequena livraria dos corações solitários, de Annie Darling




♥ Olá!

Certamente você já conhece esse livro e se ainda não leu provavelmente já ouviu falar nele ou no quanto essa capa é linda. Estou certo?

"A livraria dos corações solitários" é o primeiro livro de uma série da autora Annie Darling, foi publicado esse ano pela Editora Verus e a ambientação da trama é bem familiar para nós, leitores, apaixonados por livros e por passar algumas horas dentro de uma livraria. É um chick-lit engraçado, mas de longe uma leitura especial e marcante.

A jovem Posy Morland, de apenas 28 anos, ficou responsável pela criação de Sam, seu irmão mais novo, quando seus pais morreram num acidente de carro há alguns anos. Atualmente os dois moram de favor na parte de cima da livraria Bookends, onde Posy trabalha e passou boa parte de sua vida entre os livros, curtindo seus romances prediletos. A dona da livraria, a simpática Sra. Lavínia, sempre teve os dois como netos e sempre cuidou muito bem deles. No entanto, infelizmente Lavínia acaba de morrer e essa tragédia oferta a Posy e Sam um futuro incerto. Durante a leitura do testamente a funcionária descobre que herdou de Lavínia a livraria cheia de dívidas e uma missão complicada de tirar a Bookends do buraco. Ela tem apenas dois anos para fazer isso, caso contrário a livraria irá para Sebastian, o neto grosseiro e arrogante de Lavínia, por quem Posy nutriu uma paixão secreta quando mais nova. 

Sebastian é rico e dono de uma péssima reputação, o total oposto de nossa protagonista, que é uma mulher romântica e amorosa.  No entanto, mesmo não gostando um do outro - diria até que se detestam - há algo oculto entre eles e uma divergência de ideias também. O plano de Posy é fazer da Bookends uma livraria especializada em livros de literatura romântica. No entanto, Sebastian acredita que as coisas podem melhorar se a livraria se especializar na vendagem de romances policiais.

Entre o amor e o ódio, um clichê e outro, e todas as características dadas a um chik-lit, "A livraria dos corações solitários" nos apresenta uma história instigante, mas que de certa forma decepciona.

A história é encantadora? Sim. Até o momento em que se desenvolve e o leitor pode perceber que não há nada de muito novo, que o clichê é conduzido com a mesma fórmula dos demais (o que você diria daquele casal que briga o tempo todo para descobrir que se amam em seguida?), o que torna a coisa muito previsível. A consequência disso? O drama que acaba se instalando não gera o sentimento que poderia causar no leitor e o resultado é um romance sem muita graça.

A capa do livro é maravilhosa, a personagem Posy também. E para não dizer que não falei das flores... O enredo fica mais interessante quando a personagem começa a escrever seu romance de época, com um titulo ridículo, diga-se de passagem. A história até que fica engraçada. São boas também as referências literárias, de autoras consagrados. Por exemplo, Julia Quinn e nossa querida Jane Austen.

Se não fosse a escrita impecável, leve e clara da autora talvez a história passasse totalmente despercebida. No entanto, a narrativa, que é apresentada em terceira pessoa, é suportável, mas volto a dizer: não é marcante. Não há muito o que esperar dela. É OK! 

A história de Posy é a primeira da série A Livraria dos Corações Solitários, que vai retratar cada um dos funcionários da livraria, um "alegre bando de desajustados", que por uma razão ou outra desistiram do amor e, ainda assim, o encontram quando menos esperam. 

Bjão,

9 comentários:

  1. Oi Diego, adoro seu blog, mas faz tempo que não passava por aqui!
    O que vc disse é pura verdade se não ouvimos falar da história com certeza já ouvimos falar da capa ou do título, nos amantes da literatura adoramos um livro ambientado em uma livraria, que pena que não é uma história marcante, mas só pela capa, título e ambiente tenho certeza que vale a leitura rs.
    Abraço

    Divagando Palavras
    www.divagandopalavras.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Di!
    Eu acho essa capa um amor!
    Eu vi mesmo que a história é aquele clichêzão, mas quem não gosta ne?
    Beijos
    Balaio de Babados
    Concorra ao livro Depois do Fim autografado

    ResponderExcluir
  3. E ai Diego! Tudo bem?

    Já li algumas críticas desse livro e achei bem interessante a história no geral, a capa bem fofinha também me causou uma certa curiosidade apesar de não ser minha praia ler livros assim.

    Parabéns pela resenha.

    Grande abraço,
    www.cafeidilico.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Diih
    Adorei saber sua opinião sobre o livro. Eu estava bem curiosa para ler, mas com dúvidas sabe? Pelos teus comentários não sei se eu iria gostar, mas ainda sim tenho vontade de ler. Esta capa é linda.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oie Dih, tudo bem?
    Nossa, minha prima leu esse livro e teve a mesma impressão!
    Achou o livro sem graça, o romance fraco, disse que só tinha mesmo a capa linda, até trocou no Skoob haha!
    Amei a sua resenha, mas esse infelizmente não vai entrar para a minha lista...

    Com Carinho,
    Ana | Blog Entre Páginas
    www.entrepaginas.com.br

    ResponderExcluir
  6. Só por seus comentários, acho que vou prever o livro todo. Mas apesar disso, achei o título e a capa interessantes e quero ler o livro para tirar minhas próprias conclusões.

    Aninha|Blog JoAninha Literária
    https://joaninhaliterariaa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Di! Tudo bem? Sério que você achou a capa do livro maravilhosa? Eu a odiei. E a premissa também não me chamou a atenção. Esse eu passo. Adorei a sinceridade na resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Esse livro é simplesmente adorável e encantador, um combo perfeito, desde a capa fofa, uma narrativa envolvente, apesar das controvérsias! Enfim, me cativou o/

    E tô começando um novo projeto, tem pouco mais de um mês, se puder deixar a sua visitinha! Abraços

    http://www.bananices.com/

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem? Não sabia que era uma série... Me parecia ser uma história muito boa, é uma pena que não tenha nada de muito inovador no romance... Adorei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir

"Agora que você já leu, que tal participar deixando seu comentário?"

© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger