30 de novembro de 2018

Outsider, de Stephen King



Olá!

Você não sabe o prazer que é estar de volta para falar de Stephen King. Vem comigo.


Me permitir ler Stephen King há poucos anos foi um dos acertos literários que fiz. Além de ser um autor muito competente - ainda que em dado momento choque com os absurdos -, me apresenta uma escrita original, coloca tudo no lugar certo e junta todas as pontas que só parecem estar soltas em algum momento. Seus cenários únicos, desenhados com tanta precisão, e a ambientação de suas histórias só as enriquecem. E Outsider é mais um de seus textos que apresenta essas características.

Em Outsider nos deparamos com um crime indescritível e uma investigação inexplicável. O corpo de um menino é encontrado abandonado num parque em Flint City. O menino foi brutalmente assassinado e todas as digitais que são encontradas no cenário do crime é do famoso treinador da Liga Infantil de beisebol conhecido como Terry Maitland. que também é professor de inglês, é casado e tem duas filhas. As digitais, ao olhar do detetive Ralph Anderson, são suficientes para que ele possa ordenar a prisão imediata do treinador e de forma pública, o que faz com que em pouco tempo toda a cidade saiba que ele é o principal suspeito do crime. No entanto, Maitland possui um álibi, mas a convicção do detetive por causa das amostras de DNA exclui totalmente o que o suspeito tem a dizer. O caso então parece resolvido. Mas quando segue a investigação a história revela-se mais complexa do que aparentava ser no início e nem tudo o que parece ser realmente é. Terry Maitlland parece um bom marido, um bom pai também; um sujeito legal e admirado na cidade até então. Mas será que não existe uma máscara para esconder quem realmente ele é? 

Se prepare para muita tensão e uma mistura intensa de sentimentos durante a leitura de Outsider. Mais uma vez as palavras, os detalhes colocados no lugar certo e as imagens nítidas criadas por King envolverá você nessa investigação e nos perigos contidos nela. Não se assuste se você se sentir como um detetive fazendo parte disso. Nem se acanhe se em algum momento desejar uma justiça com as próprias mãos. A ficção pode muito bem se confundir com a realidade quando você reconhecer as problemáticas abordadas no texto. E quais são essas abordagens que pode muito bem fazer parte da nossa realidade?

Primeiro, todos os personagens têm personalidades fortes e muito reais. Sem muito enfeite, sem perfeições. É o ser humano como ele realmente é: com todas as falhas, defeitos, bondades e maldades. Diria até que seus pesamentos sujos estão ali marcando presença também. Diante disso, a justiça falha e policiais aparentemente pouco preparados para lidar com o caso. Na verdade, policiais levados pela emoção e agindo de maneira impulsiva demais. Será que você reconhece essa realidade em algum momento?

O olhar para o racismo também marca presença de maneira sutil no início da história. É como quando uma pessoa alfineta você da maneira mais discreta possível, mas no fundo você sabe que existe uma crítica ferrenha ali e que a gente não pode deixar passar. Outro tema que está presente e que esteve presente também na trilogia Bill Hodges é o suicídio. Coisas pesadas demais para serem carregadas sozinhas por pessoas com seus traumas e insatisfações, pressão muito grande em momentos tristes e diria também desesperadores. Uma lenda muito conhecida por nós e em outros países também marca presença na história. Divirta-se.
Dois garotos negros na calçada, um com um pé e um skate laranja velho, o outro com um verde-limão embaixo do braço, viram o carro entrar no estacionamento do Parque Recreativo Estelle Barga e se entreolharam.
Um disse:
- Tiras.
O outro respondeu, irônico:
- Não diga.
Eles se afastaram sem falar mais nada, dando impulso nos skates. A regra era simples: quando a polícia aparece, é hora de ir. A vida dos negros importa, seus pais tinham lhes ensinado, mas nem sempre para os policiais.
Outsider é dividido em pouco mais de sete partes, cada uma representando um local, uma situação relacionada ao caso - até mesmo das investigações -, a situação de alguém em especial. O título original foi mantido e em sua tradução remete ao modo como os personagens chamam o assassino. Assim como a capa, o título pode entregar muita coisa da história, sugiro que não tente decifrá-la antes de ler. Ao invés disso, se permita ter um reencontro com um personagem da trilogia Bill Rodges e aproveite muito a presença dele. E se sinta confortável com a presença de um autor famoso da literatura do gênero policial, de quem o treinador T. é muito fã. 


Há momentos em que o cansaço nos alcança durante a leitura, reconheço. Muitos detalhes que podem parecer desinteressantes. No entanto, mais para frente tudo se encaixa e você percebe o quanto isso foi necessário. 

Outsider é uma história aterrorizante sobre os fantasmas que nos assombram e nos induz a olhar ao nosso redor e perceber o quanto estamos lutando com nossos demônios e o quanto estamos lidando com monstros o tempo inteiro: alguns disfarçados, outros à mostra. Uma história sobre como a falha na justiça é real e sobre como agir tomado pela emoção pode desencadear grandes tragédias. 

Bjux,
e até mais! ♥️

13 comentários:

  1. Oi Diih
    Tenho muita vontade de ler algum livro do autor, até o momento só li contos e iniciei Sob a redoma, mas não terminei. Confesso que o enredo deste livro é um tanto pesado e não me chama muito atenção. Mas quem sabe no futuro eu dê uma chance. Gostei dos aspectos que ressaltou.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá, Diego! Confesso que nunca li Stephen Kink... preciso ler este autor. É tanta gente falando bem dele... O enredo parece misterioso e envolvente. Gosto muito de suspense policial e Frederick Forsyth é um dos meus autores prediletos. Você escreve muito bem, é articulado e desenvolve as palavras de forma elegante. Parabéns. Adorei saber que é escritor também. Sou escritora e poetisa. Escrevi uma poesia de sereias inspirada na música "O Príncipe dos Mares" da Sandy. Sou canceriana e tenho um blogue. Confira meu blogue: https://tatycasarino.blogspot.com/

    *A Poesia de Sereias que citei agora: https://tatycasarino.blogspot.com/2018/11/como-sonham-as-sereias.html

    Conheci o seu blogue no link que você deixou numa Crônica da Fernanda Rocha (blogue da Vanessa) em Diário de Incentivo à Leitura. Adoraria se você visitasse meu blogue ;). A Fernanda é minha colunista. Comente nos textos da Fernanda em meu blogue também, assim ela ficará bem feliz:

    A importância da espiritualidade em nossa vida

    https://tatycasarino.blogspot.com/2018/11/a-importancia-da-espiritualidade-em.html

    A importância da leitura em nossa vida


    https://tatycasarino.blogspot.com/2018/11/a-importancia-da-leitura-na-nossa-vida.html

    Abraço! Sucesso!

    Taty.

    ResponderExcluir
  3. Olá amigo, quanto tempo que eu não passava por aqui. Vou confessar que nunca li King, mas acho que você já deve imaginar isso hehehe. Ainda não tive coragem suficiente para me aventurar. Acho maluca de mais as histórias, muito aterrorizantes hehehe.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Nunca li algo do King, que vergonha :x A verdade é que não sei por onde começar, são tantos livros! Quero ter uma experiência boa haha Já ouvi muitas pessoas falarem bem desse livro. Parece ter uma trama envolvente, além que o enredo me deixou muito curiosa. Adorei a resenha, acho que irei colocar na minha lista :)
    Beijos!

    our-constellations.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Estou com "Cujo" e esse livro na minha lista de leitura do SK, não espero a hora de começar. O mestre manda muito bem quando o assunto é terror. e sua resenha me aguçou mais a curiosidade sobre esse livro.

    ResponderExcluir
  6. Oi! Estou doido pra ler esse livro desde seu lançamento. Amo a escrita do King e já fiquei animado quando soube que vai virar série!

    Ah, ali no final tá escrito Outlander ao invés de Outsider, só um toque haha

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Amo King, tenho até uma categoria no blog só para os livros dele, então é óbvio que quero muito ler esse livro também. Adoro a forma como o autor aborda os temas sociais, as questões raciais, femininas e negligência infantil são temas que ele aborda desde seus primeiros trabalhos lá na década de 70, e não algo só para seguir a onda atual.

    ResponderExcluir
  8. Adoro esse tipo de leitura que envolve mistério. Adorei a dica!

    ResponderExcluir
  9. Uma amiga minha está lendo este livro e está amando! Vou pegar emprestado com ela, assim que terminar de ler.
    Gostei muito da sua resenha.
    Beijos!

    https://blogmetamorfoses.com

    ResponderExcluir
  10. Amei a capa e sua resenha está ótima, super me deixou com vontade de ler o livro.

    ResponderExcluir
  11. Ola!

    Nao tive ainda a oportunidade de ler algum livro do King, mas tenho curiosidade, porem, não e coragem hahaha, resenha maravilhosa, amo essa capa, ela esta sempre me perseguido nos blogs que visito.

    ResponderExcluir
  12. Oi Dih!
    Amei sua resenha. Eu nunca li nada do Stephen King, mas a sua resenha me deixou super curiosa pelo livro. Achei o enredo eletrizante e com certeza vou dar uma chance. Eu ainda sou muito medrosa para ler tramas de assassinatos rsrs
    Lindas as suas fotos!!
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com

    ResponderExcluir
  13. Olá, sou fã do STEPHEN KING, junto do Saramago ele é o autor que eu quero ler toda a obra.
    Gosto muito dos livros "O cemitério" e 'A zona morta", dentre outros.
    www.garagemdebolso.com.br

    ResponderExcluir

"Agora que você já leu, que tal participar deixando seu comentário?"

© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger