27 de agosto de 2018

'O Diário de Myriam', por Myriam Rawick.


Olá!
Tudo bem? ♥️

Você já leu O Diário de Myriam, relato de uma garota que sobreviveu à guerra na Síria? A Darkside lançou há poucos meses esse livro que traz o escrito de uma garota que começa com toda sua inocência e que ao passar do tempo vai adquirindo uma maturidade precoce por conta do caos da guerra.


O Diário de Myriam traz em suas páginas relatos de uma garota vivendo os infortúnios de um longo período de guerra na Síria. A menina Myriam começou a escrever um diário ainda muito novinha, tanto que é possível perceber a simplicidade nas suas palavras e no que está sendo contado, como o que ela fez no dia, para onde foi, o que gosta de fazer nos tempos livres, entre outras coisas. Os relatos começam a partir do de junho de 2011, Myriam ainda com seis anos de idade, com momentos calmos envolvendo família, amigos, passeios pela cidade, brincadeiras; até chegarmos ao momento em que as coisas começam a mudar e a escrita ganha um tom de melancolia e tristeza; às vezes, adquire também um tom saudosista.

Com fotografias fortes e prefácio do repórter, fotógrafo e correspondente de guerra, Yan Boechat, e tradução de Maria Clara Carneiro, o livro foi organizado pelo também repórter de guerra Francês, Phillippe Lobjois, que após a eclosão da guerra, decidiu ir até Alepo onde descobriu a história de Myriam e após encontrá-la trabalharam juntos para a organização desse livro que se tornou sucesso entre as crianças.

No início do livro, por exemplo, o leitor vai se deparar com algumas cartinhas fofas de crianças pedindo o lançamento do livro no Brasil, pois eles viram a notícia no Jornal do Joca, um jornal criado para Jovens e adolescentes no Brasil, e gostariam muito de conhecer a história de Myriam. 

À medida em que lê as páginas do diário, o leitor participa das alegrias e aflições presentes na narrativa. É quase impossível não se sentir tocado e não se colocar no lugar de uma garota que aos poucos foi perdendo o brilho de sua alegria para o medo, que teve que abandonar seu lar e seus brinquedos, teve que dar tchau a alguns amigos e que viu outras crianças e adultos passando necessidade, mas que nunca desistiu dos estudos, muito pelo contrário: Myriam arriscava a vida todos os dias indo para escola. Brincar na rua, ser livre já não podia mais. O que Myriam fazia era ficar em casa, muitas vezes sem energia, ouvindo sons de tiros e explosões ao lado dos pais e da irmã mais nova.
"Então, fui ao meu quarto.  Coloquei todos os livros da escola em minha mochila, uma bela bolsa rosa e branca com a Hello Kitty que mamãe tinha  há dois anos para a volta às aulas. Nós nos despedimos de todas as nossas bonecas , que juntamos e pusemos em uma grande mala aberta. Demos beijinhos nelas todas, dizendo-lhes que a gente esperava revê-las logo e que a gente não ia deixá-las muito tempo sozinhas." P. 172
Mas uma das coisas que também chamaram atenção, agora de um ponto positivo, é ver o quanto as pessoas em Alepo (cidade onde Myriam morava) se uniram e foram solidários uns com os outros no período de guerra. Eles dividiam lares, alimentos, comoções. Isso me fez perceber que ainda existem pessoas que se unem e se protegem. Pessoas que dividem, se abraçam, cuidam umas das outras. Infelizmente, muitas vezes só percebemos isso em momentos de infortúnios como aconteceu durante essa guerra. Acredito que isso é uma das coisas mais bonitas de recortar nessa narrativa.

Li há algum tempo o livro "A Guerra que salvou a minha vida", também lançado pela Darkside, e ao me deparar com o título pela primeira vez fiquei imaginando como uma guerra poderia salvar a vida de alguém. E foi após essa história que aprendi a extrair dos momentos de caos também uma razão para agradecer. Quando li Myriam e nos relatos em que ela contou sobre os vizinhos, sobre arrecadar alimentos e roupas para os desabrigados, entre outros atos de solidariedade, eu encontrei aqui o amor em meio ao ódio. E isso é o que podemos extrair de bonito nos dias cinzas de guerra que se seguiram por anos.

O Diário de Myriam é um livro emocionante sobre a guerra e sobre como ela pode transformar a vida de uma pessoa para o bem e para o mal, sobre como ela deixa marcas. Mas também é uma história sobre amar ao próximo, sobre solidariedade, sobre ter coragem. Uma história de pessoas tentando sobreviver em meio ao caos sem deixar que os dias cinzentos, os tiros e explosões retirem o principal de dentro deles: a vontade de viver seus sonhos e lutar pela vida.

Uma leitura para toda a família.

Um Beijo,
com carinho ♥️

9 comentários:

  1. Oi Dih!!
    Livros que retratam cenários de guerra sempre me comovem e quando é narrado por uma criança, eu fico de coração partido. É tão triste perceber quantas crianças conhecem o medo, a dor e a violência de perto. Nessa idade Myriam deveria está brincando e não num cenário como este.
    Eu já tinha visto esse livro, mas não sabia do que se tratava. Vou procurar para ler.
    Ótima resenha, como sempre.
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. Oláa Diego!
    Eu já sou apaixonada por livros que relatam a II Guerra Mundial e o Holocaustos, com certeza vou gostar da sua indicação. A gente sempre carrega um aprendizado conosco após de ler certos livros, e esse não será diferente né! Sua resenha está impecável, simples e objetiva! Beijoos!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que livro!! Também nunca parei para pensar em como uma guerra pode servir para o bem. Sempre pensei no mal que ela faz. É triste de ver que ainda existem tantos lugares como esses.

    Beijos ♥
    Boas de Papo
    Instagram Boas de Papo

    ResponderExcluir
  4. Oi Diego, tudo bem?

    Desde que este livro lançou, estou namorando-o, pois meu livro preferido da vida é o "O Diário de Anne Frank", por me proporcionar tantas sensações na leitura. Creio que este não fique atrás e também irá me proporcionar uma leitura fabulosa. A lição de que mesmo na guerra e com o ódio tão latente, ainda é possível encontrar solidariedade é o que realmente fica, pois é isso que devemos buscar. Adorei a resenha e me deixou mais ansiosa por essa leitura.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. to loooooooooouca pra ler esse livro!!!! me emprestaaaaaa kkkkk
    adoro livros com temas pesados assim, ainda mais quando a personagem é real, acaba mais ainda comigo, cada pagina do livro é tiro diferente kkkk

    adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  6. Ah gente esse livro deve ser muito lindo, adoro livro com o olhar das crianças sobre as coisas, ainda temos esse retrato da guerra, outro tema que sempre me atrai.

    ResponderExcluir
  7. olá Diego.
    Ahh parece ser uma história linda e tão comovente. Mesmo o assunto sendo triste, podemos perceber que as pessoas sempre tiram lições dessas tragédias e nos mostram que mesmo diante dessas coisas terríveis elas, não desistem de viver e sonhar. Já entrou para a minha lista de desejados e espero poder conferir em breve!

    beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi Diego,
    Eu adoro as edições da Darkside que são lindas por dentro e por fora. Fiquei encantada com a resenha e ainda com mais vontade de ter este livro. Sempre temos lições a tirar sejam elas Boas ou ruins das coisas que acontecem conosco. Beijoa

    ResponderExcluir
  9. Estou com o livro aqui e não vejo a hora de iniciar a leitura dele <3
    Adorei sua resenha.

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir

"Agora que você já leu, que tal participar deixando seu comentário?"

© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger