24 de abril de 2018

Quem disse que Literatura infantil é bobagem?



Olá!

O preconceito está no mundo para tudo e para todos, não há para onde correr. As opiniões divergem, o bichinho da ignorância prevalece e assim nós seguimos a viagem nesse planeta. Mas às vezes é preciso abrir a boca e falar, gritar as coisas com as quais nos sentimos incomodados e insatisfeitos. É um direito meu? Sim. É um direito seu também.


Sempre gostei de ler, sou um rapaz que gosta do lúdico, de coisas relacionadas a sonhos e situações surreais. Gosto de contos de fadas, de histórias voltadas ao público infantil. Sim, eu tenho 28 anos e livros infantis me encantam, me fascinam e eu ainda leio. Mas qual é mesmo o problema nisso? Será que um adulto ler livros infantis é perda de tempo? Será que livros voltados para o público infanto-juvenil não diz nada, não traz nenhum tipo de aprendizado para o leitor adulto, que "já passou da idade de ler esse tipo de livro"?

A leitura é uma das coisas mais bonitas que o ser humano tem. Ela abre portas, no faz sair por elas e explorar universos paralelos. A leitura é tão rica, que pode nos levar ao passado e nos fazer entender quem somos no presente; ela pode nos fazer, por alguns instantes, voltar no tempo e perceber quem estamos sendo e quem não gostaríamos de ser. A "pureza" de um texto voltado para o público infantil torna mais leve o peso que trazemos nas costas, de um mundo caótico, prestes a nos corromper de alguma forma. Então, por que não lê-los? Por vergonha ou puro preconceito?

Estamos num momento de desconstrução, e ato de desconstruir é muito complicado quando temos conceitos enraizados, prontos para moldar e definir. Ainda há quem diga que somente o clássico forma bons leitores; ainda há quem olhe para o outro com cara de desdém por ele nem sequer ter lido um livro que todo mundo "deveria ter lido", e há quem entenda que o grau de maturidade do outro ainda é mínimo porque ele ainda lê livros infantis. E isso é lamentável. Se a leitura é também um ato de libertação, por que se trancar numa gaiola e se negar a enxergar o que bons textos, muitos deles simples, mas ricos, tem a dizer?


Ainda na minha vida acadêmica me deparo com olhares de desdém, com gente impressionada com minha felicidade em ler um livro infanto-juvenil. Nas aulas de produção de texto, por exemplo, enquanto todo mundo quer escrever textos difíceis e chocantes, que se aproximam do que poderia ser dito clássico, eu levo toda minha simplicidade de palavras e é perceptível que não agrada à maioria. Por vezes já cheguei a pensar que estava no lugar errado e me coloquei abaixo dos demais. Mas isso foi no inicio da graduação, agora não me importo de não ter lido uma quantidade considerável de livros clássicos ou de ser visto com uma pessoa imatura por ainda ler livros infantis.

Um texto simples pode trazer com ele riqueza de detalhes e percepções que fazem toda a diferença. É claro que é importante ler clássicos, é importante ler livros voltados para nossa faixa etária. Não é viável que esqueçamos de voltar para lugar onde nos é mais apropriado no momento. No entanto, se negar a ler livros infantis porque todos eles são carregados de bobagens é um deslize que o leitor pode cometer. Livros infantis não são bobos, eles carregam uma pureza perdida por nós, de certeza forma, na metade do caminho.

Negar-se a ler um livro infantil por achar que ele não tem serventia alguma para a nossa formação como leitor é o mesmo que acreditar que uma criança não tem nada a nos ensinar, nada relevante a acrescentar na nossa existência. Pensei nisso.

Um Bju meu,
com carinho.

13 comentários:

  1. Oi Diih
    Adorei sua reflexão. Eu adoro ler livros infantis e infantojuvenis, até porque no meu trabalho é importante eu conhecer as literaturas. Já trabalhei em biblioteca escolar e é meu foco agora depois de me formar bibliotecária. E eu adoro trabalhar com crianças e incentivar a leitura, é muito bom. E as crianças sempre pedem dicas de livros, sabe. Adorei o texto. Suas fotos estão muito lindasss.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá...
    Seus textos como sempre maravilhosos e me impressionando...
    Recentemente falei sobre preconceito literário e fiquei impressionada com a repercussão que o post teve, e ao ler seu post me lembrei que infelizmente muitas pessoas tem um certo preconceito com esses livros mais juvenis, o que é uma pena, pois, assim como você, também os amo <3
    Sou completamente fã de Alice no País das Maravilhas e não escondo isso de ninguém, inclusive tenho um exemplar igualzinho a esse da foto <3
    Concordo com você e acho que a leitura é uma das coisas mais lindas do mundo, não importando o que cada um leia... Simplesmente devemos ler e apreciar os benefícios que esse hábito nos proporciona <3
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá! Menino do céu, estou chocada com esse texto, e ele vai ser o incentivo a começar a ler teus outros textos.
    Acho essencial ler todos tipo de livro, já fui muito de julgar as leituras dos próximos, e desse mal não sofro.
    Esse pensamento mudou quando realizei um projeto na faculdade que fala justamente em contos de fadas, em como é importante para a formação infantil, e por que não para os adultos?
    Parabéns pelo texto, e continua a ser assim na faculdade, você não está abaixo de ninguém.

    Um abraço.
    www.johanymedeirosutopia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá, eu amo livros infantis e infanto juvenis, mas os clássicos são os preferidos, as histórias de Lewis Caroll e dos Irmãos Grimm podem nos trazer gratas surpresas se lermos as entrelinhas. Adorei o post. Bjs

    ResponderExcluir
  5. OII adorei seu texto, amo livros infantis, e é de super importância nos dias de hoje"

    ResponderExcluir
  6. Oie,

    Eu amo literatura infantil. Inclusive "O Pequeno Príncipe" é o livro que mais amo na vida. Creio que a literatura infantil nos ensina tanto com palavras tão simples e ao mesmo tempo tão emocionante. ♥

    Abraços...

    http://submundosliterarios.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. A literatura infantil sempre me encantou, independentemente da idade. Li para meu filho, li com os alunos e hoje leio para minha neta. Leio sempre que tenho oportunidade!!

    ResponderExcluir
  8. Olá
    Adoro livros infanto-juvenil, e não me acho nem um pouco infantil por isso, aliás acho que muita gente deveria lê-los pois suas mensagens (moral) são passadas de maneira bem mais simples. Já que lendo clássicos e livros 'complexo' eles não conseguem entender que julgar os outros não é legal, quem sabe lendo um infantil aprendem.

    ResponderExcluir
  9. Olá Diego, tudo bem?

    Sempre senti que existe um preconceito em relação a literatura infantil, as pessoas querem impor que jovens e adultos não podem ler esse gênero, o que para mim é algo impensável. Eu sou apaixonada por livros infanto-juvenis e as leituras sempre foram maravilhosas. Adorei o texto, pois compartilho do mesmo pensamento e ideias.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Adorei o texto, como sempre!
    E concordo d+ com tudo, apesar de desconfiar de alguns livros infantis: por vezes, eles não trazem a "pureza perdida", mas tratam as crianças como simples idiotas. Agora, os clássicos que vc apresenta na foto (já li todos) certamente possuem muito para nós!
    Enfim, grande abraço.

    ResponderExcluir
  11. Olá
    Também amo livros infantis, acho que as histórias mais simples e vista pelos olhos de uma criança é de um encanto. Isso sem falar que as morais e lições são passadas de uma foma mais fácil de entender, acho que muitas pessoas hoje em dia está precisando ler livros infantis.

    ResponderExcluir
  12. Livro infantil é vida. Eu amo ler esse tipo de "literatura" e sempre fico feliz depois de ler algo do gênero. Sempre que posso incluo um deles nas leituras do mês ^^
    Tudo que Motiva

    ResponderExcluir
  13. Adorei sua reflexão, Diego. Disse tudo!
    Eu adoro todo tipo de livro e isso inclui os infantis. Acho de extrema importância mantermos contato com esses livros, pois eles têm muito a nos ensinar independente de idade. E olha que eu já li uns que foram melhores que muitos best seller por aí rsrsrs

    Abraço!

    ResponderExcluir

"Agora que você já leu, que tal participar deixando seu comentário?"

© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger