19 de março de 2018

[#1] "Para você, com carinho"


Imagem ilustrativa, retirada da internet.

Olá,

Sei que não deve estar sendo fácil esse momento de solidão dentro do quarto, chorando, desejando que as coisas tivessem seguido caminhos diferentes. Eu também terminei um relacionamento, durou muito tempo, e eu queria que durasse uma vida. Mas nem sempre isso acontece. Fiquei recluso, não queria ver ninguém. Era um momento meu, eu precisava vivê-lo. Então, gostaria que você soubesse que você não está sozinhx e que não há problema algum se você quiser se trancar no quarto e chorar até se sentir renovadx, prontx para recomeçar. 

Sei que é incomodo escutar das pessoas coisas do tipo "arruma logo outro que passa", e até "ele não te merecia, parte para outra". Parece uma mensagem interna, algo que todo mundo deve aprender quando nasce; todos preparados para falar a mesma coisa quando não sabem o que dizer. E na verdade, não é necessário. Nem sempre é preciso falar. Qualquer coisa que nos digam, o momento será o mesmo, a situação será a mesma, os sentimentos de perda e frustração também serão os mesmos. E é assim que as coisas são agora, não vão mudar de repente, como num passe de mágica. Não quer dizer que vá durar para sempre, só que a gente não precisa de palavras bonitas ou frases de efeito, mas de abraços calorosos e ternos. Acredito que eles dizem mais do que qualquer palavra.

Então vou te dizer, chore mesmo. Deixe que as lágrimas saiam, pode ter certeza que depois disso você estará mais leve. E talvez amanhã ou mais tarde elas queiram voltar, não prenda. As lágrimas são nossas companheiras, depois que deixamos que ela saia e vivam sua liberdade imediatamente teremos a nossa. Esqueça isso de que chorar é para os fracos. Nunca foi. Corajoso mesmo é quem chora, é quem deixa o orgulho de lado e se dá a chance de viver esse momento desconfortável. Porque é disso que a vida é feita, de momentos bons e momentos difíceis; não é nenhuma novidade. Claro que você não viverá triste para sempre - e por favor, fique atentx quando seu corpo te der sinais de que é hora de levantar e seguir em frente. Mas você tem que entender que a gente só aprende errando e que esse clichê faz todo sentido. Você cai para aprender a andar, leva um soco para aprender a bater. Com certeza você vai saber depois dessa tempestade o que é saudável e o que não é para um novo relacionamento.

Quando a gente prende o choro começa a acumular sentimentos ruins e desconfortáveis. E na nossa caminhada passamos a carregar um saco cheio de coisas velhas, que de tanto acumulo se parte. Quando você se dá conta percebe o quão difícil será juntar tudo outra vez, porque você está numa estrada deserta e sem luz. Não que seja impossível de se levantar ou recolher tudo. Mas é tão exaustivo o processo, que pode fazer mal ao seu próprio corpo e refletir na sua saúde. Já foi comprovado, o choro faz bem. Então, por favor, não se prenda. Não neste momento. Nem tente fingir que nada está acontecendo, você não pode fechar os olhos, deve encarar. Porque quanto mais você foge mais difícil será se livrar disso.

Alguns vão dizer que é drama, que o mundo não acabou, que você está exagerando. Deixa pra lá. Cada um sente de uma forma, encara as coisas de maneiras bem diferentes, e isso não quer dizer que elas queiram seu mal. Será que você nunca disse - ou pensou em dizer - algo desse tipo a alguém? A verdade é que ver quem a gente gosta chorando não é legal. Mas é justamente porque fomos acostumados a pensar que o choro é sinônimo de fraqueza e não que colocar para fora poderá fazer o outro se sentir um pouco mais leve, se livrando de um futuro acúmulo de estresse. Pense nisso.

Como disse, você não está sozinhx. Milhares de pessoas no mundo rompem relacionamentos amorosos e até de amizade; milhares de pessoas podem também estar chorando agora, trancadas no quarto sem querer ver ninguém ou olhar o mundo para além das portas de casa. E isso me leva a pensar que talvez seja a vida fazendo uma seleção natural e deixando com a gente somente aquilo que importa para quem somos neste momento. E o primeiro passo é tentar entender e aceitar as coisas como elas são. Portanto, se você me perguntar se isso é comodismo direi que não; eu diria que isso é sabedoria.

Um beijo com carinho. 

16 comentários:

  1. É como dizem... A vida é feita de fases. Nada dura para sempre.
    Mas só entendi isso depois de muito sofrimento....

    beijos!
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  2. Que texto mais intenso, acho que tudo é feito de ciclos e quando algo não está fluindo tão bem é hora de se encerrar aquela caminhada por ali.. e tudo bem, o mundo não vai desmoronar. Muito pelo contrário, muitas outras coisas virão!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Diego,

    Ótimo texto, não cheguei a passar por um momento assim, mas imagino quais sejam os sentimentos daqueles que passam, ótima reflexão.
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?
    Eu amei o texto.E acho que o primeiro passo é entender e aceitar as coisas como elas são. Tudo passa!
    Adorei a reflexão, nunca passei por isso.
    Seu blog e lindo eu amei!
    Sucesso e boa semana!
    Beijos

    https://glamour-02.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Maravilhoso o texto, bem profundo e verdadeiro.
    A dor precisa ser sentida, só assim a gente consegue se reerguer e seguir em frente!

    ResponderExcluir
  6. Que texto mais lindooooo

    https://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Diih
    Só quem passa pela situação que sabe como é, os sentimentos são bem complicados e penso que faz parte querer ficar sozinho, chorar e depois levantar. Adorei o texto.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, Diego.
    Muito bem seu texto. Acredito que esse tipo de situação é igual a um luto e cada um tem que viver o seu momento e nada do que digam vai fazer diferença.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Oi, Di!

    Texto maravilhoso. Muitos dias passei com essa exata descrição, trancada soltando o choro, e acho que devo lembrar do seu texto nesses dias em que a vida está mais pra lá do que pra cá. Independente do motivo, seja namoro, seja decepção familiar, com amigos, consigo mesmo, o importante é colocar pra fora e não guardar a tristeza dentro de si.

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi, Di!
    Seu texto me lembrou quando meu ex terminou comigo. Muita gente disse que era melhor e tals, mas um amigo meu disse que se eu quisesse chorar, pra chorar tudo o que devia e depois seguir a vida porque algo melhor estava por vir.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  11. Oie Di =)

    Que texto lindo! Acredito que todo mundo que está passando por um momento complicado como esse, vai se sentir abraçado(a) por suas palavras.

    Tudo na vida é cíclica e infelizmente nem tudo dura para sempre como gostaríamos. Às vezes precisamos ficar um tempo só para curar as feridas e reencontrar a forçar para seguir em frente.

    Beijos ;**
    Ane Reis | Blog My Dear Library  

    ResponderExcluir
  12. Oi Diego! Preciso confessar que eu, dei a sorte do mundo, de casar com meu primeiro namorado. Claro que a gente passa por aquelas desilusões amorosas bobas, mas nunca passei pelo fim de um relacionamento. Então, só posso imaginar o quanto dói. E eu sou a favor da pessoa chorar sim, colocar tudo pra fora, sofrer aquele momento, até isso nos ensina. Uma hora irá passar e tudo aquilo irá se tornar lembranças.
    É um lindo texto! E acredito que pode tocar muitas pessoas, que possam estar passando por isso, nesse momento! Beijos.

    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  13. Adorei o seu texto, muito bom para uma reflexão, quando estamos em momentos assim, palavras como essas podem fazer a diferença. Bjs

    ResponderExcluir
  14. Oi Diego, tudo bem?

    Que texto incrível, cheio de sentimento e realidade. Qualquer rompimento é difícil, vai causar desconforto, vai fazer o coração apertar. O pior de tudo é ouvir comentários que não buscam ajudar e sim, criticar. Libertar as lágrimas é algo fundamental, pois como você colocou, é uma forma de lavar a alma, de libertar o que te prende. Amei o texto, espero ver mais pelo blog!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Oi, meu REI

    Bom, não sei nem o que escrever porque estou me debulhando em lágrimas agora, mas tudo bem...
    Só quero te falar obrigada. Obrigada por fazer com que eu me sentisse abraçada ao ler o seu texto. Ainda está muito difícil, mas sei que vou melhorar... eu ainda não consegui aceitar o que houve, mas o momento em que isso vai acontecer vai chegar. E eu vou ser muito feliz depois de todo esse sofrimento, ele não será em vão!

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  16. Uma verdade que descobri.
    Sempre fui chorona e isso me incomodava muito, mas conforme cresci descobri que precisava chorar porque somente assim eu conseguiria pensar da forma correta, conseguiria aliviar meus sentimentos, poderia aprender comigo mesma, então descobri que precisava chorar e hoje eu choro mesmo e assim me reergo e raciocino melhor.
    Texto muito legal!!

    https://garotaeraumavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

"Agora que você já leu, que tal participar deixando seu comentário?"

© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger