6 de maio de 2016

Todo Dia + Outro Dia, David Levithan



Olá, Olá,
Vamos brincar de ler resenha e de falar de livros? Vamos, sim! Porque hoje trago David Levithan, esse lindo, em dose dupla. Quer motivo melhor para ler isso aqui até o final?

A primeira vez que escutei alguém falar em Levithan foi na Bienal do Livro de Salvador, em 2013, quando uma garota conversava com a amiga sobre o prazer que sentiu ao ler “um livro maravilhoso de um autor chamado David Levithan”. E esse livro foi “Todo Dia”, lançado naquele mesmo ano aqui no Brasil. Hoje, depois de ter lido essa história brilhante, entendi que ele realmente fez um ótimo trabalho, diria memorável. E para não deixar dúvidas ou perguntas sem respostas, escreveu o segundo livro, intitulado “Outro dia”.


Dispa-se de todo e qualquer conceito ou ideal estabelecido pela sociedade durante a leitura desse livro, que traz um personagem “incomum” e uma premissa inovadora. Em Todo Dia o protagonista não tem nome, ele apenas é conhecido como A (é uma referência, digamos, como fazemos para identificar os genes na biologia) e acorda todos os dias em um corpo diferente, num lugar diferente, com uma família diferente. Em apenas 24 horas, A consegue conhecer a realidade da vida do corpo que está habitando, mas sem interferir em nada. Essa é uma das regras que ele estabeleceu desde quando aceitou sua condição de vida. A outra regra é não se apegar a ninguém. No entanto, quando acorda no corpo de Justin, um garoto mal humorado, rebelde e um tanto egoísta e misterioso, as coisas começam a mudar. E como dizem que regras são para serem quebradas, bastou conhecer a namorada de Justin para que A se apaixonasse por ela e todas as regras estabelecidas deixassem de fazer sentido. Ele agora quer ficar e não pode; quer estar a todo o momento ao lado de Rhiannon, quer acordar no dia seguinte e saber que ainda está no mesmo lugar. Mas como explicar à garota que todo dia ele adquire uma forma diferente e se apaixonou por ela? Será que ela conseguirá ficar com alguém que muda de corpo todos os dias? Será que o amor realmente é capaz de vencer tudo?


“Todo Dia” é um livro que está longe de ter uma narrativa comum, em que o autor viajou nos acontecimentos. Pelo contrário! Eu diria que o autor ousou e inovou. Com uma escrita fácil, metafórica e dramática, Levithan escreveu uma história que aponta de maneira competente as convenções sociais, as imposições acerca do que é certo, do que é errado, e o reflexo que isso causa nas pessoas e na sociedade. Questionamentos sobre o “ser e existir”, o preconceito com a sexualidade, a questão da beleza e de como somos vistos aos olhos dos outros também são pontos importantes, tratados no livro.

Enquanto A aparece a cada dia ocupando um corpo diferente, Rhiannon vive sua relação estranha e conturbada com Justin. A garota se mostra uma pessoa submissa demais e com uma estima baixíssima, ao passo que Justin é egoísta e indiferente. Mas há algo que “prende” a garota ao rapaz, embora lhe falte carinho e ternura. E aqui temos mais uma problemática sendo apontada: será que as pessoas não estão se acomodando demais e vivendo uma vida mentirosa? Será que essa ligação de Rhiannon a Justin não é apenas apego e sentimento de incapacidade de encontrar alguém melhor?

Homossexualidade, obesidade, problemas na família, suicídio e religião são também assuntos discutidos. Através de A, vamos conhecer vários tipos de família e de pessoa, desde aquela pessoa arrogante que se acha o centro das atenções, àquela mais doce e carente; aquela que vive uma vida regrada, sendo dominada pelos pais, que fecham os olhos e dizem amém para tudo o que é pregado nas religiões, entre outras. Vamos da família feliz e bem estruturada àquela que sem união, que carece de amor. Veremos o pobre, o muito pobre e o rico.


Todo Dia foi lançado em 2013 aqui no Brasil pela Editora Record e a narrativa em primeira pessoa nos limita a conhecer apenas os pensamentos do personagem principal e tudo o que acontece acerca da vida dele, deixando uma certa curiosidade, até mesmo perguntas sem respostas em relação aos outros personagens da história. E esse seria meu ponto negativo se o autor não escrevesse o segundo livro, que a Galera Record lançou este ano, intitulado “Outro Dia”, e me não me mostrasse as respostas que eu busquei quando acabei a leitura do primeiro livro.


Não se engane! Outro dia não é um livro continuação, a história de A e Rhiannon não continua de onde parou. Ler Outro dia é como estar do outro lado do espelho agora, assistindo à mesma cena de outro ângulo.

Eu prefiro não escrever uma sinopse de "Outro Dia" porque de alguma forma darei spoiler do primeiro livro. Mas posso adiantar que esse não é um livro ruim. Na verdade não há possibilidade de ser um livro ruim, porque conta a mesma história, mas agora a partir das perspectivas da Rhiannon. Muitas coisas das quais eu gostaria de saber no primeiro livro, como quando a garota tomou tais decisões, como ela se acertou ou não com Justin, está aqui. Aqui Justin está mais presente e de alguma maneira tem voz. 

Eu li “Outro Dia” logo que terminei o primeiro livro e creio que me senti um tanto apático em relação a ele por conta dessa leitura simultânea. Para mim a história se tornou repetitiva e consequentemente cansativa demais. E o fato de eu não simpatizar com a Rhiannon desde o primeiro momento também ajudou. Caso você tenha acabado de ler “Todo dia” recentemente, espere um pouco mais para ler Outro Dia porque com certeza vai valer a pena.

De modo geral continuo achando essas histórias uma escrita ousada e inovadora. O autor soube pontuar bem as questões, e apresenta as duas perspectivas (de Rhiannon e de A) de forma brilhante.

São duas histórias que se fundem em uma, que nos mostra o quanto é importante de questionar informações que nos são dadas nessa sociedade da desigualdade, onde somos taxados e de alguma maneira moldados a todo o momento. Somos seres humanos antes de termos um nome e um sexo. “Eu” não sou homossexual, eu não sou o obeso, o suicida, eu o SER que habita um lugar que é meu por direito nesse mundo.  

Quem ainda não leu os livros tenho certeza que vai se surpreender questionar também.

Um B-jão, pessoal.




5 comentários:

  1. oi mininoooooo amei seu espaço,e os livros tb!
    passando pa deixar bjinhos!

    ResponderExcluir
  2. oi, oi.
    eu ainda não tive a oportunidade de ler nada do David, mas to super ansioso. todos dizem que ele escreve bem e a leitura é super leve. <3 a tua resenha veio só pra me deixar ainda mais ansioso. colocando os dois livros na listinha agora!

    abç!
    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir
  3. Meu deus Diego, que resenha dupla mais maravilhosa foi essa? Ainda não li nada do David Levithan, mas quero muito. Principalmente agora, nossa fiquei bem surpresa porque não conhecia a história de Todo Dia!

    Beeijos, Paola
    uma-leitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu acho o fato do personagem não ter nome bem viajante, não sei como me adaptaria a uma história assim, mas é no mínimo curioso. Esse negócio de mudar de corpo, de família...é tudo bem interessante.
    Confesso que até semana passada eu não sabia absolutamente nada sobre o livro, juro! Mas li uma resenha e fiquei com a pulga atrás da orelha pra saber como tudo isso funciona. Entretanto, não é uma leitura que eu quero fazer pra já, sabe?
    E que pena que vc se sentiu assim em relação a continuação, meu rei. Mas acho que eu também me sentiria.
    Vamos ver se eu leio um dia...outro dia...todo dia... hahahahahha!

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  5. Nossa parece muito interessante e intrigante esse primeiro livro, o segundo já conhecia é muito bom, autor maravilhoso..Gostei muito do seu blog e conteúdo, vou deixar aqui uma dica/convite, é sobre uma plataforma de divulgação para bloggers no Brasil muito interessante, ela é espanhola e esta no Brasil apenas dois meses e já tem muitos blogs cadastrados.. ..Dá uma olhada vale muito a pena..Bjuss
    http://www.feedhi.com
    https://petitluxo.com/2016/03/01/feedhi-no-brasil/

    ResponderExcluir

"Agora que você já leu, que tal participar deixando seu comentário?"

© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger