31 de agosto de 2016

[DICA DE LEITURA] O DISCURSO 'FAÇA BOA ARTE', DE NEIL GAIMAN



Olá, pessoas! 

💬

Como andam as leituras? A coisa aqui está louca, louca, viu! Mas tô tentando chegar lá - este momento estou tentando concluir uma leitura que está sendo muito - mas muito mesmo! - gostosa. Breve trago a resenha. Mas vamos ao que interessa: Neil Gaiman e seu discurso.

Neil Gaiman é autor best-seller e já escreveu livros de sucesso, um escritor premiado e aclamado pela crítica, que conquista leitores e mais leitores com suas obras - só neste ano a Editora intrínseca já publicou dois livros dele. Em maio de 2012, Gaiman foi convidado para discursar numa festa de formatura, de estudantes de Arte, da University Of The Arts, na Filadélfia. O discurso fez tanto sucesso que foi transformado em livro. Mas também, não é para menos. O discurso sábio de Gaiman, atrelado à simplicidade das palavras e o bom humor com que expôs suas experiências podem ter influenciado muita gente a querer e a ser melhor. 

Num momento em que o lucro é o grande mérito a ser conquistado, boa parte das pessoas escolhem profissões que te deem um salário que seja satisfatório, mesmo que isso implique em fazer aquilo que nunca quis. Mas será que isso não vem a ser perigoso para a qualidade do trabalho? Gaiman tem uma resposta para isso. Se ele é bem sucedido na sua arte? A resposta está no discurso "Faça boa arte" e no sucesso dos trabalhos já publicados pelo autor. 

A todos os que se formam hoje: eu lhes desejo sorte. Sorte é útil. Muitas vezes você vão perceber que quanto mais trabalham, e quanto mais sabedoria dedicam ao trabalho, mais sorte têm. Porém, existe a sorte pura e simples, e ela ajuda.

Neste pequeno grande livro você vai encontrar um conteúdo útil e especial para você - seja estudante de arte ou não -, lições sobre criatividade, bravura e força. O que Gaiman fez foi encorajar os jovens alunos a dar o melhor de sim, a agirem com coragem, quebrar regras e inovar sempre nesse mundo de transições contantes. 

As regras do possível ou impossível no mundo as artes  foram criadas por gente que não desafiou os limites do possível  tentando ultrapassá-los. Você pode fazer isso.

Quem criou o design do livreto foi Chip Kidd. Ele atua como designer gráfico e escritor em Nova York. Tenta fazer boa arte, mas na maioria das vezes só comete erros. Se eles são interessantes, impressionantes, gloriosos ou fantásticos, só o público por dizer.

XOXO
Diih


29 de agosto de 2016

A Literatura Juvenil e o que ela tem a nos dizer


Olá, pípol! 
Feliz segunda-feira!

Resolvi começar a semana com uma postagem trazendo o conteúdo que apresentei no clube do livro, do dia 20 de agosto, que teve como tema "A literatura Juvenil e o que ela tem a nos dizer". 


Quando recebi o convite para apresentar o clube, na Livraria Leitura aqui da cidade, busquei um tema que pudesse acrescentar algo na consciência das pessoas, que não fosse apenas uma tarde falando sobre livros. Quis tratar de um tema que pudesse ser leve, mas preciso no que tange a tocar o leitor. E acredito que a literatura juvenil tem trazido muitas problemáticas importantes e tocantes, que estão gritando na nossa sociedade, aos nossos ouvidos, e que merecem plena atenção. Por isso optei por livros que tratam de bullying, homossexualidade, gravidez na adolescência, HIV, entre outros assuntos, para que nós leitores pudéssemos discutir, trocar ideias e refletir. 

Quando escrevemos algo estamos escrevendo para alguém; todo texto que escrevemos é para alguém, sendo assim, consequentemente os textos que nós lemos estão aí para nos dizer algo. A literatura juvenil, também conhecida como young adult está aí para passar um recado aos jovens, através das histórias publicadas. Por isso, selecionei cinco livros atuais que trazem um conteúdo leve, mas capaz de te dar um arranhão na sua consciência de alguma forma. Talvez você já tenha lido, talvez não. E talvez decidam reler para ter uma nova visão das coisas. Mas todos os livros são úteis na ajuda para fazer o outro perceber onde está o problema e soltar a voz.


Em "Três coisas sobre você", da Julie Buxbaum, publicação da Editora Arqueiro, você encontra: bullying - diferença entre classes - homossexualidade - Drama Familiar - Primeira vez - Ambiente escolar.  |RESENHA


Em "Encrenca", da Non Pratt, publicação da Verus Editora, você encontra: Ambiente escolar - drama familiar - gravidez na adolescência. |RESENHA|


Em "Por Lugares Incríveis", da Jennifer Niven, publicação da Editora Seguinte, você encontra assuntos como: depressão - suicídio - amizade - drama familiar - ambiente escolar - Bullying


Em "Simon vs. a agenda homo sapiens", da Becky Albertalli, publicação da Editora Intrínseca, você encontra assuntos como: homossexualidade - descobertas - bullying - chantagens - conflito - amizade - aceitação.


  Em "FAKE", do autor Felipe Barenco, produção independente, você encontra assuntos como: homossexualidade - drama familiar - amizade - primeiro amor - relacionamento - HIV. |RESENHA|


Em "A Lista Negra", de Jennifer Brown, publicação da Editora Gutenberg, você encontra assuntos como: bullying - tragédia - violência - suicídio - ambiente escolar - drama familiar 


E esses também são títulos que abordam a questão do bullying e as consequências desse ato feio e extremamente violento, que tanto vem crescendo na sociedade, principalmente dentro das escolas.


XOXO
Diih 

© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger