2 de maio de 2018

MENTIROSOS, DE E. LOCKHART


Olá,

"Bem vindo à bela família Sinclair.
Ninguém criminoso.
Ninguém é viciado.
Ninguém é um fracasso."


O que você pensa ao ler as primeiras páginas deste livro? E o que você pensa quando liga essa primeira frase ao título do livro, um dos livros mais comentados da autora E. Lockhart, que teve Fraude Legítima lançado há poucos meses aqui no Brasil?

O livro nos apresenta à história de Cadence e seus amados e inseparáveis amigos, Gat, Mirred e Johnny. Membro da família Sinclair, uma família renomada e conhecida por todos ao redor de uma grande ilha, a  garota tem que conviver com fortes crises de enxaqueca e a falta de lembrança sobre como aconteceu o acidente que a fez perder parte de sua memória. Quando Cady, como é carinhosamente chamada, volta para a ilha no verão em que completa dezesseis anos, percebe que existem mais coisas sobre as quais ela não sabe, ou simplesmente não lembra, do que ela imagina.

 Falar de complexidade, "suspense" e um final surpreendente se tratando de MENTIROSOS é para mim tão mentiroso quanto dizer que amei o que li. Com uma escrita brilhante e leve (que não se pode negar), Lockhart escreveu uma trama simples e descomplicada sobre a vida de quatro amigos, uma família aparentemente perfeita e uma tragédia que mudou a vida da personagem principal, a adolescente Cady. Simplicidade é a palavra que eu uso para definir a história que começa arrastada, que se mostrou pouco atraente, que carece de mais reviravoltas, ação e fatos marcantes e que não queiram se apoiar na reviravolta final.

E sobre o desfecho, para ser sincero, acredito que não se sustenta. É injusto "julgar" uma trama apenas pelo seu final - marcante ou não. A história é de qualidade de for julgar no todo, embora os ruídos que vão sempre existir em qualquer texto; se não é medido no todo é mediana. E se não for mediana sinto muito, não vale a pena. Diria que mentirosos está na segunda opção. Não pelo final nada surpreendente, me arriscando a dizer previsível (basta ler o título e as primeiras linhas da história com força para sacar a trama), mas pelas referências a contos de fadas famosos e clássicos, como O Rei Lear - que está muito bem colocado na figura do avô da família Sinclair e sua vaidade - pelo tom muitas vezes poético e pela narrativa que flui muito bem, e que volto a dizer sobre: sobre a autora é algo incontestável.


Me apoiando nos comentários que li e nas coisas que escutei de outros leitores ouso dizer também, que não, Cadence não é uma personagem complexa. Não encontro complexidade numa garota que reconta, revive seu passado, com situações tão monótonas mesmo no momento da grande revelação, em que as razões pelas quais suas atitudes e as de seus amigos também não convencem. Com certeza é possível encontrar outro thriller psicológico que tenha um desenvolvimento melhor nessa questão, poderia até mesmo citar Fraude legítima da própria autora. O desfecho da trama, quem é Cadence e quem são seus amigos está bem claro e não espera chegar ao último capítulo para se revelar. Inclusive o livro me fez lembrar a trama de um filme com a atriz Nicole Kidman - prefiro não dizer o nome, poderia ser spoiler sobre o livro.

MENTIROSOS é um livro que cai na simplicidade e em situações rasas e insustentáveis ao meu ver. Qualquer detalhe a mais para explicar a crítica negativa é um risco que corro de contar o final porque não há muito a ser dito sobre a trama. É lenta, é chata, não convence.
Sei que a maioria das pessoas tem um carinho especial pela história. No entanto, prefiro me manter fiel ao que senti durante a leitura. Portanto, essa é minha opinião e ela mão é uma verdade absoluta, mas é minha e merece também ser respeitada.
Um Beijo meu,
com carinho

19 comentários:

  1. Esse é um daqueles livro que li na hype e não gostei 100%. Eu meio que deduzi onde a autora queria chegar e o final não foi tão surpreendente. Devo ressaltar, no entanto, que a autora escreve de uma forma bem intrigante e que mesmo assim vale a pena a leitura.
    Tudo que Motiva

    ResponderExcluir
  2. Olá, Diego.
    Eu li esse livro logo que lançou e diferente de você amei a história. E não falo só do final, afinal eu devorei ela em menos de 3 horas então não foi só o final que me prendeu. Mas cada um tem sua opinião e cabe a todos respeitar o que cada um achou. Li uma resenha que a pessoa falou o nome do filme que lembrava o final hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Oi Dih! Caracas, eu vou ter que ler esse livro por cada hora eu encontro uma opinião diferente rsrsrs Mas eu acho que se a história é arrastada, sem complexidade e nada atraente, por mais que o final seja incrível, realmente não sustenta obra. E é bom saber disso pra não criar muitas expectativas rs

    Bjs, Mi


    Oi Leslie, tudo bem? Que bacana a parceria, eu adoro um bom romance e adorei a descrição do protagonista, já me diverti com o trechinho da sinopse!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Oi, Dih
    Eu acho que quando o livro tem um hype muito grande, a gente sempre imagina que ele deva ter algo muito diferente do comum ou ser realmente muito bom pelos comentários, o que nem sempre acontece. Vejo várias resenhas maravilhosas da trama e a sua é a primeira que ouço falar mal, porém, sinto ser uma das mais sinceras. Eu não sei se leria o livro porque apesar de ser adolescente, eu não gosto do suspense, mas coloco na lista.
    Beijos!

    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
  5. Obrigado, Diego. Uma questão. Quando você coloca: "Cadence não é uma personagem complexa", o faz em sentido depreciativo? É uma curiosidade genuína, pois no meu julgamento, personagens simples fazem o contraste perfeito quando a intenção é mostrar a complexidade do ambiente, e vice-versa. Claro, a não ser que a intenção seja implicar que a personagem se tornou complexa por causa do entorno. Qual é sua visão?

    ResponderExcluir
  6. Oi Diego,
    Que pena que você não gostou! Concordo com você em relação a um livro não se sustentar apenas pelo final, mas eu me envolvi bastante com essa história, mesmo a Cadence me irritando as vezes, rs.
    beeeijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Nunca tinha visto este livro, você não gostou e concordo cm tudo que disse mesmo sem ler. Estou curiosa para entender mais. Bjs ^

    ResponderExcluir
  8. Oi, Di!
    Acho que você é a primeira pessoa que vejo que não curtiu muito esse livro. Eu estou com ele pendente na lista de leitura tem uma vida...
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  9. Olá, Adorei a sua resenha, deixou bem claro sua opinião.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Di

    Bom, você já sabe a minha opinião, né? Então nem vou gastar meus dedinhos porque não cabe a mim defender o livro, pois cada leitor é único e gosto não se discute. hahaha
    Ao contrário de você, acho a Cadence extremamente complexa. Sua confusão psicológica é nítida e a maneira como ela foi se dando conta do acontecido foi, para mim, excelente.
    Uma pena que você não curtiu, mas acontece.

    Beijo
    - Tami
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  11. Nao conhecia esse livro, mas já gostei pelo que comentou. Vou ver se compro (minha lista de livros está crescendo).

    ResponderExcluir
  12. Nossa que chato é sempre ruim fazer uma resenha negativa, juro pra você que a primeira impressão ao ler o título é que a leitura tem algo que vai fazer o leitor vidrar, porém é o que vem acontecendo muitos autores capricham no titulo, sinopse e capa e esquece do enredo em si.

    ResponderExcluir
  13. Olá, Que pena que não gostou, mas não fique chateado por isso, eu adorei e conheço muita gente que também não gostou... Acontece, alias talvez se eu lesse este livro hoje eu não sei se gostaria tanto quanto gostei quando li há uns dois anos atras, eu ando meio chata e exigente com o gênero. Adorei sua resenha!
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Nunca li essa história mas já tinha ouvido comentários positivos sobre ela.. uma pena que para você não funcionou. Não convenceu.. É triste quando temos expectativas e no final.. não rola..

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  15. Já tinha visto bem pouco sobre esse livro. Confesso que pela sua resenha e seu ponto de vista, não leria e não lerei o livro...Não me agradou!

    ResponderExcluir
  16. OI Diego, tudo bem?

    Ainda não li esta obra, mas confesso que tinha muita curiosidade sobre a mesma, pois os comentários em relação sempre foram muito positivos e retratavam que era uma obra "magnífica, esplêndida, espetacular". Ao ler sua resenha, percebi que talvez não seja tudo isso e que talvez não vá me agradar tanto. Amei sua opinião sincera!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Nossa, não faltaram oportunidades para ler esse livro. Sempre acabo empurrando com a barriga, e penso seriamente em tira-lo da lista. A premissa me parece batida, e não me empolgo nadinha. A vida é curta pra ler livros em que não estamos interessados, né?
    Adorei seus comentários!

    Abraço,
    Lupi Literatus

    ResponderExcluir
  18. Diego, eu senti exatamente isso lendo a obra.
    Cara, incrível como você conseguiu descrever meus sentimentos.
    Achei a história chata, com uma narrativa cansativa e um desfecho que não engoli até hoje.

    Abraços
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi, Di! Tudo bem? Ah, seu blog tá tão lindo! <3 "Mentirosos" é um dos livros mais superestimados que já vi. Falaram tanta coisa boa dele, que achei que era espetacular, mas é mediano e só. Bem chatinho e com alguns furos.

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

"Agora que você já leu, que tal participar deixando seu comentário?"

© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger