17 de outubro de 2018

Perigosa Amizade - O Começo, de Gisela Bacelar


Olá, ♥️

Vamos de mais uma dica de livros e hoje de um livro nacional. Perigosa Amizade - O começo, é um livro de Gisela Bacelar publicado pela Editora Planeta e reúne situações do cotidiano de um grupo de adolescentes na escola e fora dele, que traz atona a questão do machismo, do preconceito, das amizades tóxicas, entre outros temas.


 Eu gosto muito de histórias que trazem personagens adolescentes vivendo seu cotidiano e o ambiente escolar. Gosto de livros que abordam temas sérios e importantes, que me faz ter a sensação de que sou parte da história e que o ambiente criado também é aqui e agora. E foi exatamente assim que me senti durante a leitura de Perigosa Amizade, que inclusive tem uma narrativa confortável e linguagem pertinente para o contexto da trama.

Na história você vai conhecer um grupo de adolescentes ainda na escola vivendo os dramas da adolescência e a necessidade de curtir festas, viver a primeira vez, o primeiro beijo, além de descobrir novos prazeres e fazer novas amizades. Nem todos são amigos, nem todos se conhecem, mas em algum momento a vida desses personagens se cruza e é em meio a situações inusitadas, amizades tóxicas e decepções que eles entenderão a importância de valorizar as pessoas que mais amam antes que seja tarde demais. O que a gente deixa para trás e o que a gente leva com a gente nessa vida? Quem são as pessoas que estão ao nosso lado e aquelas que somente caminham do nosso lado e na primeira oportunidade muda de direção? 

Quando comecei a ler esse livro eu disse que leria apenas o primeiro capítulo, pois deveria priorizar outras coisas naquele momento do meu dia. No entanto, quando percebi já estava além do capítulo cinco. Como já disse a narrativa é agradável, os diálogos são muito bem contextualizados com o momento da vida dos personagens e os ambientes onde vivem os adolescentes da história e reforço a ideia de como "Perigosa amizade" é uma história que lhe dá a sensação de já ter vivido tudo isso. E de fato, qual adolescente nunca viveu incertezas e pressões relacionadas a sexo na adolescência? Quem nunca teve uma amizade tóxica, um amigo que teve contato com drogas? E quem nunca teve aquela amizade que parecia que duraria uma vida inteira, mas que em algum lugar durante a caminhada se perdeu?

Assuntos como uso de drogas, pressão familiar, primeira relação sexual, machismo, entre outros fazem parte da história que terá continuação. No final desse livro você terá uma ponte para a continuação, que promete seguir a mesma linha do começo, trazendo os confrontos com os quais nos deparamos na adolescência. 

Foi impossível não lembrar do programa "Malhação", que está na programação da Globo desde 1995. Os temas abordados no livro em questão sempre estiveram presentes no programa global e foi bom poder encontrá-los num livro cujo formato de narrativa me lembra muito uma novela. E também segue com um formato parecido com outros programas e novelas que trazem a vida adolescente à tona. No entanto, a quantidade de personagens da história pode causar uma confusão da cabeça do leitor. São diversos personagens, alguns com nomes parecidos e a cada corte de cena você precisa ficar atento para lembrar quem é quem e o que aconteceu com eles anteriormente. 

Mas isso é um ponto que acaba com a qualidade da história?

Não, de forma alguma. É só uma maneira de dizer que pode incomodar e que você precisará de atenção durante a leitura. O que trago com um lado não tão positivo para o texto e que algumas cenas poderiam ser melhor trabalhadas no quesito "não soou tão natural".  O que também para mim não incomodou tanto a ponto de abandonar a história, mas que causou sim aquele ruído que eu costumo não ignorar, mas que também sei que faz parte. 

"Perigosa Amizade" foi uma livro que me deu muita satisfação durante a leitura e me trouxe sensações agradáveis, principalmente a de nostalgia. Foi impossível não lembrar minha adolescência, meus conflitos com minha personalidade, as decepções com amizades e todas as dificuldades e preconceitos que sofri. Foi como regressar no tempo. E isso, dentre todas as outras satisfações, é o que mais fez com que a leitura valesse a pena. Porque pude me ver de longe e em seguida pude olhar para o agora e perceber o quanto evoluí como pessoa.

Eu indico a leitura para você que é adolescente e para você  que já saiu da adolescência. Para você que é mãe e pai e para você que gosta de histórias que lhe oferecem uma leitura rápida e envolvente.

Bju,
com carinho ♥️ 

10 comentários:

  1. Olá Diego tudo bem?
    Eu não sou muito de lê livros mais achei interessante o tema do livro, parece sim ser uma boa leitura!

    Beijinhosss ;*
    Blog Resenhas da Pâm

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Li muito esse tipo de livro em minha adolescência, e acho que os professores na escola deveriam dar atenção a esse tipo de literatura para trabalhar com os adolescentes de forma mais leve esses temas.

    bjs

    Inajara

    www.vintageandgeek.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Diego,

    Gosto muito de obras que abordem esta fase da adolescência com todos os conflitos existentes. Creio que isto sirva para nos aproximar do nosso passado, no caso de quem já passou por essa fase; ou rolar uma identificação. Os temas abordados são bem atuais e que causam dúvidas nesta fase, então foi uma escolha bem acertada abordá-los. Mesmo havendo uma mudança de narração rápida, acho que curtiria, pois gosto dessas trocas. Dica anotada, adorei a sua resenha!

    beijos!

    ResponderExcluir
  4. Nossa que incrível, fiquei cheia de curiosidade de ler e conhecer esse livro, vou procurar já, obrigada ❤

    ResponderExcluir
  5. livros que falam sobre adolescencia são meu xodózinhos, amo de paixão, me lembra muito a minha época de adolescente e de todos os dramas que eu imaginava ter!
    Adorei a premissa do livro, parece ser uma leitura bem gostosa, já quero ler!

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Quando comecei a ler a resenha fiquei preocupada exatamente com o ponto que você ressaltou, com a quantidade de personagens. Como autora, tomo cuidado, principalmente em séries, porque eu me confundo muito, ainda mais se autora não se aprofunda muito em cada. Não conhecia a história, fiquei bem tentada a leitura. Adorei a resenha! Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá Diego!
    Já tinha visto esse livros pelas redes e fiquei interessada, adoro esses livros com dramas adolescentes, são bem atuais e são ótimos. Essa coisa de muitos nomes, também me perco demais, mas quando a história envolve, você consegue se lembrar rs' Assim como você, quando leio livros assim, sempre me lembro da minha época de escola, das coisas que presenciei, das amizades e conflitos, e é um misto de sentimentos ótimos! Adorei a resenha, e quero conferir essa história!

    beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi Di,

    Adoro histórias assim que abordam temas tão importantes como preconceito, machismo e amizades tóxicas. Só o título já me chamou super a atenção.
    Mas essa questão de muitos nomes e nomes parecidos fez perder um pouco do brilho do livro, eu me confundo muito fácil. Mas valeu o aviso! Assim, quem for ler, presta uma atenção a mais para não se confundir rs

    Grande beijo,
    Letícia Franca | Além de 50 Tons
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  9. Que top sua resenha, e o livro abordar estes temas mais contemporâneos também é interessante acredito que seria mais facil ou direto se identificar com algumas questões dos personagens.

    ResponderExcluir
  10. Gostei da tua resenha, mostra como foi a leitura de uma forma bem real e objetiva, sem muita enrolação, assim que é bom. E gosto bastante dessas leituras que abrangem mais de um tipo de público. Beijo

    Mundo de Nati

    ResponderExcluir

"Agora que você já leu, que tal participar deixando seu comentário?"

© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger