19 de maio de 2018

A Guerra que me ensinou a viver, de Kimberly Brubaker Bradley


Olá,
Você leu A guerra que salvou a minha vida, de Kimberly Brubaker Bradley? Se leu, com certeza ficou surpreso e feliz quando a Darkside (Darklove) anunciou a continuação da história emocionante da pequena grande heroína, Ada. Assim como eu você também estranhou ou sentiu medo, com receio de que uma continuação não fosse tão boa quanto foi o início? Muitos questionamentos inundaram minha mente quando fiquei sabendo da continuação, um deles foi:"é mesmo necessário mais um livro?". A minha resposta você poderá conferir a seguir.


Continuação de "A Guerra que Salvou a Minha Vida", traz o mesmo estilo de capa do primeiro livro e os personagens continuam cativantes.

Ada poderia estar vivendo dias melhores ao lado da mãe e do irmão. No entanto, enquanto uma guerra eclodia em seu país, ela tentava sobreviver a outra batalha dentro de casa. E quem diria que o que salvaria a garota desses dias de infortúnios seria a guerra? Acontece que quando Ada e o irmão fugiram, encontraram abrigo na casa de Susan, uma mulher que estava vivendo o luto pela perda da grande amiga. Juntos eles viveram e sobreviveram a uma grande batalha em suas vidas. Até que a mãe de Ada e Jamie os encontram. Em "A Guerra que me ensinou a viver" você lerá a continuação dessa história tão triste quanto bela, sobre amor, sobre descobertas e acima de tudo sobre aprendizado. Nunca é tarde aprender sobre a vida e sobre os sentimentos que nos movem.
"O amor não é tão raro quanto você pensa, Ada", disse ela. "Podemos amar todo tipo de gente, de todas as maneiras possíveis. E o amor não é de forma alguma perigoso." (Pág.: 186)
No segundo livro dessa história você reconhecerá Ada facilmente. A garota continua com uma personalidade forte e muito bem desenhada - assim como Jamie e os demais personagens -, seus traumas e a maneira com a qual ela segue entendendo o mundo continua muito bem justificável. Não há o que estranhar, tudo está colocado em seu devido lugar. A ambientação também continua a mesma, e o que muda é o espaço onde se passa a história. Você saberá o por quê quando continuar a leitura. 

Novos personagens são inseridos no enredo, enquanto alguns personagens antigos ganham a cena nesse momento da história. Perdas e momentos emocionantes prometem fazer você chorar, mas não lhe faltará sorrisos nos momentos engraçados e de felicidade. 


Sobre a narrativa também continuamos com a voz de Ada numa descrição de sentimentos confortante. A leitura é leve, agradável, direta, mas muito forte. No que se refere a Ada existe uma complexidade grande, devido aos traumas que sofreu desde muito cedo e pela deficiência que tem. A forma como ela age, o medo que a toma, assim como suas atitudes são consequências do que sobrou e faltou durante o processo de formação da sua personalidade. Portanto, embora Ada possa ser desagradável e arredia em muitos momentos há uma justificativa plausível para isso. Esse é aquela momento que você pode muito bem praticar a empatia e colocar-se no lugar de uma pessoa que passa por adversidades desde muito cedo.

É uma história com uma verossimilhança assustadora, mas também necessária. Ao mesmo tempo que choca, afaga e envolve o leitor numa experiência de leitura agradável e enriquecedora. É uma das histórias mais humanísticas que já li, que nos convida a repensar pré-julgamentos e a querer entender melhor o sentimento do outro.
'"Ada", disse a Susan, " as pessoas escolhem as próprias crenças o tempo todo. O sr. Collins não está mentindo. Ele prega o que crê genuinamente ser a verdade. A Ruth acredita genuinamente em outra coisa. E tudo bem." (Pág.: 101)
Portanto, depois de fazer uma apanhado do que você irá encontrar em "A guerra que me ensinou a viver" - prefiro fazer isso para não gerar spoiler - posso claramente responder à pergunta que deixei no início deste texto. Sim, esse livro realmente foi necessário, não é uma continuação com informações irrelevantes e um dos maiores prazeres é perceber como aos poucos Ada vai aprendendo palavras novas, sentidos e significados para cada uma delas. E além de tudo isso, é lindo ver como aos poucos ela vai entendendo o mundo e suas diferenças, o amor e seu real significado.

Um Beijo
com carinho.★ 

13 comentários:

  1. Olá Diego eu penso que é exatamente que aprendemos a tirar proveito da coisas que acontece .E a partir de experiências ruins que aprendemos ...
    Ótima pedida.
    www.robsondemorais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá! Ainda não li nem a guerra que salvou a minha vida, mas já quero a guerra que me ensinou a viver haha. Fico feliz que seja uma ótima continuação e que não deixa a desejar. Quero muito ler

    ResponderExcluir
  3. U A U! Esse livro deve ser maravilhoso. Só o título já me deixou arrepiada. Lendo sobre o que você achou, já me apaixonei pela protagonista. A parte que você falou sobre praticar a empatia, me deixou com mais vontade ainda de ler. É algo que eu prezo muito essa tal da empatia...

    A capa não é algo que me levaria a ler o livro, mas a sua resenha me deixou intrigada.
    Vou colocar na minha listinha infinita rs

    Bjo

    ResponderExcluir
  4. Que espetáculo de enredo. Mesmo sendo continuação me parece que pode ser lido isoladamente. A tua resenha me trouxe uma série de curiosidades sobre os problemas de saúde dela e sobre isso problemas familiares. Vou procurar o livro!

    ResponderExcluir
  5. Esse livro é muito bom, estou incrivelmente chocada com tanta riqueza de detalhes, quanta entrega nessa resenha. Amei seu blog.

    ResponderExcluir
  6. Que livro incrível a história parece ser muito interessante. ameei conhecer um pouco mais sobre o livro

    ResponderExcluir
  7. Oi Di!!
    Muito legal quando uma continuação nos dá algo novo e não nos decepciona. Já peguei tanta continuação desnecessária que as vezes nem fico feliz quando vejo algo sobre continuações.
    Ótima resenha como sempre!!
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Assim como você tenho uma grande receio com continuações rs' bate um friozinho na barriga né?
    Eu sou doida para ler esse o primeiro livro, apesar de não gostar muito de livros com a guerra como pano de fundo, é bem triste demais e acabo ficando na bad,mas toda resenha que leio fico louca de curiosidade em conhecer essa personagem e história. ótima resenha!

    beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá Diego
    Eu não fiquei surpresa quando a DarkSide lançou a contínuação porque eu vi que tinha um segundo livro através do Goodreads hehe,mas fiquei super feliz quando soube que ia ser lançada no Brasil.
    Quero ler esse livro 😍😍só ouço elogios sobre ele e pelo que eu li não apenas na sua resenha ,mas em algumas outras ,o livro continuou incrível

    Ótima resenha

    Beijos

    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
  10. Oi, Di!
    Eu li o primeiro livro e não gostei taaanto assim. Por isso, nem fui muito atrás dessa continuação.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  11. Eu passando pelos blog vejo todo mundo falando de livros e leitura, adorei seu post e qnd li me inspirei muito p voltar a ler!

    ResponderExcluir
  12. Eu to namorando essa "Continuação" esperando preço baixar um pouquinho... O livro anterior foi a minha melhor leitura do ano!
    xoxox

    ResponderExcluir
  13. Tenho o primeiro livro, mas ainda não li, estou esperando comprar o segundo para ler os dois seguidos, pela sua resenha vejo que tenho que comprar logo esse livro, estou super ansiosa para embarcar nesse história que parece ser muito rica em emoções. Bjs

    ResponderExcluir

"Agora que você já leu, que tal participar deixando seu comentário?"

© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger