19 de outubro de 2017

'ECOS', DE PAM MUÑOZ RYAN + SORTEIO





Olá!

Se você gosta de música, contos de fadas, enredos que se desenvolvem em meio à guerra e edições lindas de livros, você com certeza encontrou a dica certa para uma leitura que tem tudo para ganhar você e seu amor. ECOS*, de Pam Muñoz Ryan (livro vencedor do prêmio Newbery Honor Book*),  lançado pela Editora Darkside é o livro da vez.

Seu destino ainda não está selado./ Até na mais sombria noite/ Uma estrela brilhará,/ um sino soará,/ um caminho será revelado.

Ecos é um conto de fadas moderno, que se utiliza de uma narrativa simples, mas muito criativa e elegante, para contar histórias de crianças que passam seus dias em meio ao caos da guerra, vendo todas as regras impostas pelos grandes governantes. Elas vivem em meio ao preconceito, a violência, a desigualdade, aos julgamentos e as dificuldades de vida, comum às pessoas de classes não privilegiadas. Elas têm uma infância dura, mas são salvas pelo amor que as unem a seus familiares e pela generosidade e pureza que carregam em suas almas. Mas além de terem histórias de vidas em que a irmandade, a fraternidade, o amor e a cumplicidade contribuem com a sobrevivência e paz em seus lares, há mais uma coisa comum entre eles: a música. 

A música que sai de uma gaita marcada por uma letra misteriosa é o que os mantêm vivos e dispostos a passar por todas as adversidades que enfrentam. Mas essa não é uma simples gaita, ela tem uma característica especial, que existe desde quando três princesas foram aprisionadas por uma bruxa. E a história dessas princesas, que também enfrentam uma guerra em suas vidas dá início ao "Era uma vez..." em Ecos, que além de emocionar tem uma forte capacidade de surpreender o leitor. 
"Música é uma linguagem universal. Uma espécie de religião universal. Com certeza é a minha religião. A música supera todas as distinções entre as pessoas." (Parte I, 61)
A narrativa de Pam Muñoz é excelente e cheia de referências a fatos históricos e citações a grandes nomes da política.  Ecos nos apresenta a quatro contos: ao conto das princesas, que dá início a tudo; ao do menino Friedrich e sua imagem incomum; ao dos irmãos Mike e Flannery, que vivem num internato; e ao de Ivy Maria, que vive se mudando com os pais em busca de oportunidade de emprego. Pelas genéricas descrições já é possível ter uma ideia de que todas as coisas pelas quais os personagens passam não foge à realidade de muitas crianças. 

A cada conto somos levados a um contexto e a um ambiente diferente, mas sempre num período de guerra. Como você acha que era a vida de uma criança com um rosto deformado, de família judia, na gestão de Hitler? Você consegue imaginar-se vivendo num internato com uma administração corrupta, sendo obrigado a trabalhar  e correndo o risco de se separar de seu irmão? Ou será fácil imaginar uma garota carente de amizades pelo fato de estar sempre se mudando com os pais, que estão em busca de emprego para o sustento da família, com medo de receber uma notícia ruim de seu filho ma guerra?
Friedrich estava com uma sensação estranha no estômago, igual a que sentia logo antes de alguém lhe bater no pátio da escola. Perguntas vagaram em sua mente: seu rosto era um crime? Ele não era nada mais que sua macha e uma doença que nem tinha mais? O que lhe aconteceria se os nazistas os considerassem medonho demais?" (Parte I, 71)
Não acredito que seja necessário descrever as sensações que tive durante a leitura desse livro, prefiro apontar razões para que o leitor se interesse e queira descobrir as surpresas de cada história que indico. Mas me senti na necessidade de dizer o quanto fiquei tocado e reflexivo com a leitura de Ecos. Eu amo crianças, então acredito que a presença desses personagens tem forte influência para os meus sentimentos perante o livro. Mas se não fosse a competência da narrativa, talvez nada disso existisse. 


Na vida tudo o que planejamos para nosso futuro dá certo? Talvez você diga que não. E também você concorde com a ideia de que existe a possibilidade de dar certo também. Finais felizes existem, isso depende muito da perspectiva de cada um. Em Ecos, somos dados a duas perspectivas: a que dá certo e a que não dá. As duas possibilidades estão presentes na história como um tempo, através de um artifício criativo, que se faz surpreendente e revelador. 

Ecos não se restringe aos adultos ou as crianças. A linguagem é acessível aos dois públicos, não subestima o entendimento dos leitores mais jovens, nem diminui o leitor mais experiente. A capa do livro tem uma arte linda, a diagramação não deixa a desejar, mas o mais bonito da história é a premissa que nos envolve, especialmente, num sentimento de compaixão e sensibilidade para lidar com a realidade de vida e os desejos das pessoas ao nosso redor. Leiam, vivam esse encanto. 
Newbery Honor Book é um prêmio literário concedido anualmente para o autor de maior contribuição à literatura infantil americana. ** O significado de Ecos se faz uma grande metáfora nessa história. Quão longe um Eco pode levar sua voz e te aproximar de alguém?
EU GOSTARIA DE PRESENTEAR UM DE VOCÊS com esse livro.

Se você ainda não conhece o instagram do Blog, acesse www.instagram.com/vidaeletras e participe do sorteio valendo 1 exemplar de ECOS, da amada DARKLOVE

Bjux, 










36 comentários:

  1. Sou louca pra ler esse livro não só pelo conteúdo mas ele em si é a perfeição né? Darkside nunca desaponta! <3

    Beijos
    Próxima Primavera

    ResponderExcluir
  2. Este livro é MARAVILHOSO, digo em relaçãoa capa, pois o que sei dele são somente as resenhas lidas e os comentários positivissimos. Deve ser uma históriaencantadora. Estou iniciando leituras dark e este certamente está na lista. Tua descrição emocionada da leitura sóaumenta a vontade de Teresa exemplar, por isso estou torcendoe participando. Sucesso e inspiraçãoao blog, sempre!!!

    ResponderExcluir
  3. Ai, esse livro é tão lindo <3
    Comprei ele e até hoje não li.
    Preciso ler, e sua resenha me deixou com mais vontade ainda de pegar logo para ler.

    Bjs :*
    Say My Book

    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  4. Gostei da resenha Diego. Achei a proposta bem interessante e intrinsecamente tocante, sem contar que as diagramações da Darkside são perfeitas. Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Di!
    Menino, outro dia que descobri que é um livro de contos. Amei! Essa edição está linda demais mesmo.
    Quanto a mandar o livro por email, o teu Kindle ele tem um email de identificação justamente para você enviar documentos através dele. Só tem que liberar nas configurações e pronto! Nunca mais conectar o aparelho no pc.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  6. Esse livro é encantador por dentro e por fora. Tenho outros livros da caveirinha, mas esse foi o primeiro que li, e já amei. A edição é linda, as histórias são maravilhosas, e elas são envolvidas por todo o encantamento e também os sentimentos de angustia e aflição dos personagens :)

    Suas fotos são lindas de mais. E sua resenha super completa :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  7. Que resenha mais linda, ainda não tinha lido nada desse livro e já estava curiosa. Adorei, já quero para ontem. A capa é linda e a história parece ser muito mais. Adoro contos de fadas modernos.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi, Di. Eu nunca li nada da editora Darkside, e muito menos algo com temática a guerra, e eu acho que isso conta muito para uma boa impressão sobre a história, já que os autores precisam fazer algo delicado e interessante, assim a leitura não se torna enfadonha. Tenho certeza que seria maravilhoso embarcar nessa leitura, vou até participar do sorteio por isso!
    Beijos
    http://www.leitoraencantada.com

    ResponderExcluir
  9. Hey
    Cara eu acho um maximo livro de contos, ainda mais esses que fogem total da realidade !
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Cara, eu fiquei maluca pela capa desse livro e depois que o Turista Literário lançou a mistery box desse livro, nossa... Aí foi mais apaixonante ainda.

    Amei a resenha

    http://www.cactusliterarios.com/

    ResponderExcluir
  11. Olá, Diego.
    Eu amo as edições da DarkSide. Eles capricham muito. Quanto a história a sua é a primeira resenha que leio do livro e mesmo sendo de contos, que não gosto muito, me interessei por ele. Eu já me vi aqui tentando sentir as questões levantadas por você na resenha. Acho que vou gostar.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bom?
    Eu conheci esse livro ja faz um tempo e quero muito ler, parece ser incrível!

    ResponderExcluir
  13. Oi Diego, eu ainda não li, mas uma amiga e colaboradora do blog tb amou a obra! Parece ser triste e tocante, daquelas que emocionam pra valer e essa edição, com essas folhas laranjas, linda demais! \o/ Adorei a resenha!

    BJs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  14. esse livro é maravilhoso
    li recentemente e adorei

    ResponderExcluir
  15. Também adoro livros com crianças e acho que Ecos vai me marcar bastante, por toda essa inclusão da música (que outra coisa que eu adoro). Quero muito conhecer o jeito de escrita da PAM, espero não me depecionar. Esse livro tem o trabalho gráfico lindo, tudo facilitando pra que eu goste da leitura!

    ResponderExcluir
  16. A Darkside é incrível. Eu não sabia muito sobre esse livro, mas agora, depois de ler seu post fiquei curioso!!
    By: CAio

    ResponderExcluir
  17. Oi Diego!
    Sabe que esse livro não me chamou muito a atenção quando a Darkside lançou, mas gostei do que li na sua resenha. Fiquei especialmente curiosa sobre o comentário "somos dados a duas perspectivas: a que dá certo e a que não dá. As duas possibilidades estão presentes na história como um tempo, através de um artifício criativo, que se faz surpreendente e revelador."
    Beijos,
    Alem da Contracapa

    ResponderExcluir
  18. Essa capa me chamou bastante a atenção, muito linda e bem feita, consegue traduzir o conteúdo do livro. Adorei sua resenha, fiquei com vontade de ler esse livro, achei muito interessante! abraços

    ResponderExcluir
  19. Oba sorteio, adoro, ainda mais pois não conheço o livro, adorei a resenha, vou lá participar.

    ResponderExcluir
  20. Oi Diego,
    Nossa que capa mais linda! E a premissa soa mais ainda e tocante.
    Eu adorei essa abordagem da música, mais o ambiente e as crianças. Creio que passará boas mensagens, idependente do tom juvenil ou não. Ótima resenha!

    tenha uma ótima quarta
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  21. Olá, Diego.
    A capa realmente é linda. Gosto muito quando o autor consegue colocar referências históricas, mas não sou tão fã de contos de fadas. Entretanto, acredito que deva ser uma ótima obra literária e merece total respeito.

    ResponderExcluir
  22. Olá, tudo bem?

    Já vi muitas pessoas falando bem desse livro e principalmente da edição, que parece ser uma daquelas maravilhosas, então minha vontade de lê-lo apenas aumentou com esta sua resenha linda. Gosto dessa mistura de contos de fadas com assuntos atuais, fortes e importantes. Com certeza deve ser um livro lindo, ainda mais com esse fundo musical. Já quero ler!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Tô muito loka por esse livro, nem sabia do seu sorteio, vou lá ver se ainda tá valendo <3 <3

    Beijinhos :*
    Sankas Books

    ResponderExcluir
  24. Oi Diego
    Sempre vejo esse livro em livrarias e pela blogosfera. Sempre achei lindo, como todos os livros da Darkside. Mas essa é a primeira resenha que leio. Adoro contos e assim como vc adoro crianças, histórias narradas pelo ótica delas sempre me intrigaram. Imagino como deve ter sido uma delícia ler esse livro lindo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. A capa é maravilhosa, sempre vejo ele por aí e tenho muita vontade de ler!

    ResponderExcluir
  26. oi, não conhecia o livro, amei demais a resenha, a cada é um trabalho impecável, o livro parece um desses que todo mundo deveria ser, aliás nada da darkside é de qualidade mediana né, fiquei bem interessada em adquirir o livro!

    ResponderExcluir
  27. Olá! Eu acho esse livro um dos mais lindos que já viii! E é bom saber que ele é bom de conteúdo também. Costumo ver muitos comentários controversos sobre os livros da Darkside e ainda não tinha visto resenha desse.
    Amei suas fooootos! Muito maravilhosas
    Posso só dar uma dica? Não sei se eu que dei o "azar" ou se é assim, mas pelo celular, foi uma leitura horrível :/ o site não se adequou ao mobile e dificulta muito. Acho que é legal pensar em como ativar essa versão.

    Arrasou no post. Beijos

    https://almde50tons.wordpress.com

    ResponderExcluir
  28. Ainda não conhecia esse livro. Gostei mito da premissa do livro, é uma obra que traz muitos detalhes e temas dos quais gosto bastante. Uma boa dica de leitura.

    ResponderExcluir
  29. Oi Diego, tudo bem? Li algumas resenhas sobre esse livro mas confesso que é a primeira que me trouxe tantos sentimentos bons. Histórias antigas, sobre a guerra, e momentos históricos que as vezes parecem tão distantes da nossa realidade sempre chamaram minha atenção. Compreender o que eles viveram, seus sentimentos e como se recuperaram de tantos traumas. As pessoas são diferentes então algumas simplesmente seguem em frente, outras ficam tristes para sempre, enquanto outras tiram grandes aprendizados. Já prestou atenção nisso? Interessante concorda? Quando falamos de crianças essa diferença de atitude é bem nítida, há crianças que mesmo em meio a tantas dificuldades mantém o brilho nos olhos e sorriso nos lábios. Ter música no livro me deixou ainda mais inclinada a ler. Essa capa é simplesmente inspiradora. é possível perceber o motivo pelo qual o livro ganhou o prêmio. Gostei muito da resenha e já estou participando do sorteio. É minha primeira visita ao seu blog e fiquei admirada com seu jeito de escrever, parabéns! Beijos, Érika =^.^=

    PS: obrigada pelas palavras de apoio e incentivo no recadinho lá no blog =)

    ResponderExcluir
  30. Oi Diih
    Que capa maravilhosa, a editora como sempre arrasando na diagramação. No inicio eu não tive interesse na obra, mas agora até fiquei com vontade de ler, achei interessante e eu adoro contos de fadas.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Oie Diih =)

    Sou louca por música e livros e só por isso já fiquei encantada com a premissa dessa história. Não conhecia o livro e nem a autora, mas fiquei curiosa com essa temática de contos de fadas que a narrativa possui.

    Já está na lista!

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  32. Oi, Di! Tudo bem? Estou encantando com a capa e a edição desse livro! É muita beleza pra um só livro hahahaha E eu achei a premissa muito original. Fiquei com vontade de ler! :)

    Abraço

    https://tonylucasblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  33. Oi Diego!!
    Que livro lindo. Uma das capas mais bonitas que já vi. Ainda não tinha visto, mas estou encantada!!
    Adorei a premissa da história e com certeza vai para a minha lista de desejados!!
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  34. aaah, bacana ter sorteio pra deixar os leitores esperançosos em ganhar hehehe particularmente, apesar de curtir historias de contos de fadas, não me empolguei com a premissa de Ecos... dificil um livro do selo Darklove me agradar, prefiro os de terror clássico...

    bjs...

    ResponderExcluir
  35. Oi
    mais uma resenha positiva que leio desse livro, que bom que gostou dos contos, pelo que andam falando a história parece ser bem envolvente.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

"Agora que você já leu, que tal participar deixando seu comentário?"

© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger