2 de dezembro de 2015

‘E quando você descobre ser um guerreiro Jedi?’




“A força está com você e você está com a força. Você e a Força são um só.”


lá!
Hoje eu trago para você, que ainda não conhece e para você que já conhece e gostaria de reviver as aventuras de Star Wars, a apresentação de mais um livro da trilogia clássica, lançada pela Editora Seguinte. Vou falar um pouco sobre o episódio V, uma versão de Star Wars: O Império Contra-Ataca.

| LEIA a Resenha do episódio IV |

Então você quer ser um Jedi?
Essa é uma das perguntas que você deverá responder antes de começar a leitura. Primeiro porque você será treinado para ser um Jedi, depois porque você será o próprio Luke Skywalker. Se estiver pronto siga em frente e boa aventura.

Quando escrevi sobre o episódio IV decidi que faria uma resenha descritiva para que você pudesse conhecer e entender melhor cada personagem, seu papel e sua missão na trama. Pois bem! Agora que você já conhece quem é Luke, Han, Leia, C3-PO e R2-D2 vamos a um lugar chamado Horth, onde nossos amigos estão neste momento. 


Com a ajuda de Luke a aliança Rebelde conseguiu destruir a maior e mais poderosa estação bélica do império, a Estrela da Morte. Mas a guerra não acaba por aí. Agora que estão em Horth, um lugar com condição de vida nada agradável e muito frio, os rebeldes temem que as forças imperiais os encontrem. Isso não vai demorar a acontecer porque o poderoso Darth Vader já está planejando um novo ataque, o que obriga nossos amigos a saírem de lá. Luke, então, decide seguir o conselho do mestre Kenobi e vai para Dagobah, um planeta distante e selvático para completar seu treinamento Jedi, ao passo que Leia e Han escapam na Millenium Falcon, que sofrerá mais danos durante a fuga. Mas parar para fazer reparos pode não ser uma boa ideia porque o império já está atrás deles e logo Luke terá que decidir se continua treinando ou se segue seu coração e vai ajudar seus amigos. 


Adam Gidwitz é quem conta esse episódio da série e apresenta a história original aos novos leitores, além de oferecer uma nova perspectiva aos antigos e fiéis fãs de “Guerra nas Estrelas”. Ele já recontou grandes contos da literatura - um deles João e Maria - e agora nos presenteou com a ‘reprodução’ do cenário de Star Wars.

Então você quer ser um Jedi? é contada com um tipo de narrativa que ainda não é  muito comum nos textos aqui no Brasil. Contado em segunda pessoa você tem um narrador, além dos personagens, mas ele irá te inserir na história como se fosse uma sessão de hipnotismo. Quando você começa a leitura percebe que agora é o personagem e será induzido a pensar como ele e agir como ele. Inicialmente pode ser chato para quem não está acostumado e acredito que esse é um dos motivos de eu ter lido algumas críticas negativas sobre o livro. No entanto, o prazer está no fato de que a aventura/leitura se torna dinâmica e nada difícil de ser entendida. Já que a proposta é apresentar a história ao público da nova geração, nada melhor que fazer isso em bom estilo. 


“Você está usando uma jaqueta grossa de fibra sintética, um colete por cima, um gorro e óculos de proteção. Esse é o uniforme dos rebeldes quando estão patrulhando o planeta, montados num dos conhecidos tontons de Horth. (São aqueles lagartos imensos que andam com as patas traseiras. Você sabe disso porque é Luke Skywalker, certo? Mas estou te lembrando).”



Além da narrativa que merece atenção pelo seu dinamismo, o leitor encontra a cada novo capítulo uma missão a ser cumprida. Essas missões irão acompanha-los até o último capítulo e servirá como base para que você entenda o que é ser um Jedi, quais são seus sentimentos e suas limitações. Interessante, não é? Eu me diverti muito enquanto lia e tentava fazer os exercícios. É muito importante fazê-los, você vai ver como a leitura vai ficar ainda melhor e mais divertida. 




Em suma, Então você quer ser um Jedi? É um livro incrivelmente envolvente, não só pela história brilhante criada por George Lucas, mas pela criatividade, pelo diálogo fácil e cativante criado pelo autor. Além disso, as páginas do livro trazem maravilhosas ilustrações, fazendo dessa edição da Editora Seguinte um trabalho  mais do que especial, um presente com carinho ao leitor.

O episódio VI, Star Wars: Cuidado com o lado sombrio da força, é o terceiro livro da série e eu já estou lendo e empolgado. Portanto, antes do dia 19, quando o novo filme for lançado, trarei o capítulo ‘final’ da trilogia. Enquanto isso, leia o episódio V e volte para me contar o que achou dele. E se você já leu pode escrever suas impressões nos comentários, vou adorar saber sua opinião.

E lembre-se: somos todos guerreiros Jedi, lutando todos os dias por causas justas neste país. Nós somos a Força e a Força nos rodeia o tempo inteiro.  

Encontro vocês logo, logo.
Bjux do Diih .
© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger