20 de outubro de 2011

Eu sou Alice (Melanie Benjamin)


Quando fiz três anos de idade, ganhei de minha mãe um LP que contava a história de uma menina de cabelos claros e corajosa, que caia num buraco e encontrava criaturas loucas e grandes aventuras. Sim, estou falando de “Alice no país das maravilhas”, de Charles Lutwidge Dodgson sob o pseudônimo Lewis Caroll. Desde então a menina que viajou pelo país maravilhoso não saiu nunca mais da minha vida. Ainda hoje sou apaixonado pelo conto e ando fazendo pesquisas sobre sua história, quem a criou e quando.
Em 2010 a escritora Melanie Benjamin, nascida nos Estados Unidos, lançou seu livro intitulado “Alice I have been” na tradução para o Brasil, “Eu sou Alice”. O livro conta a história de Alice Liddell, a garotinha em quem se inspirou Lewis Caroll para criar o conto “Alice no mundo subterrâneo”, logo depois transformado em “Alice no país das maravilhas”. O romance escrito por Benjamin retrata toda a infância de Alice; suas travessuras, dramas e tristezas. Passa pelos seus sete anos de idade, caminha pelo dia em que o Senhor Dodgson conta uma história, nos mostra o encontro, o amor pelo príncipe Leopold e a impossibilidade de dar continuidade ao romance, mostra também o relacionamento conturbado que Alice tinha com a mãe e continua a biografia narrando as mortes de seu irmão, sua tão querida irmã Edith, até o falecimento de seus pais e de dois dos seus três filhos, além da despedida do homem com quem se casou.
A biografia feita sobre a vida de Alice Liddell (contando, também, com uma grande parte ficcional como era de se esperar), nos mostra uma grande importância para o bom entendimento da Alice do conto publicado em 4 de julho de 1865 que, em muitas coisas se parece com a real, mas em outras não.  Apresenta o por quê da mente sonhadora e viajante de Alice, sua ousadia e coragem e, até mesmo, um pouco de insolência por parte da personagem . Todas as qualidades e defeitos influenciaram para que sua história fosse contada durante um passeio pelo rio, acompanhada de suas irmãs e do Senhor Dodgson.
Ao final do livro, encontramos uma Alice em seus últimos dias de vida quando, depois de perder dois de seus amados filhos, despede-se do marido e quase se encontra com a pobreza. Nesse tempo Alice Leiloa a cópia original do conto e refaz a sua vida, agora tranquila e cheia de fama até o último dia.
Um romance lindo, cheio de sentimentalismo e graça! Apaixonante como o conto, a história de Alice também nos dá como exemplo o dever de sermos simples e de alimentar sonhos, mesmo diante dos infortúnios da vida; apresenta uma lição de coragem e superação e, mais ainda, nos ensina a lhe dar com as lembranças da vida.


Acho que, em determinado momento, todos nós temos que decidir quais as lembranças queremos conservar, e quais as que vamos deixar de lado. (BENJAMIN, 2010)
 Copyright © 2011 Todos os direitos reservados a Diego França
BENJAMIN, Melanie. “Eu sou Alice” p. 340, cap.18. São Paulo; Planeta, 2010.

17 de outubro de 2011

Bienal, Luciane Rangel e os "Guardians"


Olá amigos (as), tem notícia boa aqui no blog! 



Chegando à sua 10ª edição, a bienal do livro, o maior evento cultural e literário do Estado, abrirá as portas no centro de convenções de Salvador neste mês de outubro. Do dia 28 até o dia 6 de novembro, crianças, adolescentes e adultos terão a chance de conhecer seus autores prediletos, descobrir novidades no mundo das letras e “participar de atividades culturais” relacionadas à leitura.


Nesse ano a Bienal do Livro contará com a ilustre presença da autora Luciane Rangel, escritora dos livros Guardians. Com 28 anos, formada em Direito, Luciane é professora e amante da cultura japonesa.

 Em sua participação no evento, a responsável pelos Guardians irá bater um papo com o público e distribuir autógrafos junto a outros autores do Selo brasileiro durante os dias 28, 29 e 30 (sexta, sábado e domingo). No estande da Editora Todas as Falas, localizado dentro do estande da Secretaria de Cultura da Bahia, também estarão à venda todos os dias do evento, os três volumes do livro.

Eu vou garantir meu ingresso já, já! Não percam! Convide os seus amigos, familiares e vamos viajar no mundo dos livros.

Mais detalhes sobre a Bienal no site: www.bienaldolivrodabahia.com.br

E conheçam um pouco mais os Guardians, acessando:
 www.livro-guardians.blogspot.com



Até a próxima!
Diego França.
© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger