16 de janeiro de 2018

TROFÉU LITERÁRIO 2017 [FINAL] ★ AS SENSAÇÕES & OS MAIS


★FINALMENTE VOLTEI PARA A PARTE FINAL DO TROFÉU LITERÁRIO 2017★


Primeiramente quero dizer, que além de concluir o Troféu Literário - que por sinal eu amo escrever, pois é uma maneira de reviver momentos de leitura - há algumas resenhas de leituras que conclui em 2017 a serem publicadas. Portanto, o mês de janeiro será para concluir de vez o que ficou do ano que passou e finalmente começar tudo novo de novo e viver novas histórias em 2018.

Veja também:

And the oscar goes to...

AS SENSAÇÕES

O BEIJO QUE ME FEZ SUSPIRAR
+ O beijo de Ari e Dante, em "Aristóteles e Dante descobrem os segredos do universo".

O TRECHO QUE MAIS ME MARCOU 
+  Eu disse na parte 3 do troféu, que Chimamanda e os livros dela que pude ler me surpreenderam e me impactaram. Eu pude aprender muito e repensei muitos modos equivocados que eu tinha que pensar. Então, uma das frases que mais me marcaram foi uma sobre gênero - assunto muito discutido na atualidade - e sobre ser quem realmente somos.

"Uma jovem nigeriana uma vez me contou que passou muitos anos se comportando 'como menino' (...) até que a mãe a obrigou a abandonar seus interesses 'de menino' e agora ela agradece à mãe por ajudá-la a começar a se comportar como menina. A história me deixou triste. Fiquei imaginando o que ela teve de abafar e silenciar dentro de si, o que sua personalidade perdeu, pois aquilo que a moça chamava de 'se comportar como menino' era, na verdade, se comportar como ela mesma." (Para educar crianças feministas, pág.:26)

A HISTÓRIA QUE MAIS ME INSPIROU
+ Sem dúvidas, Ecos. Conto de fadas, música, criança, amor... tudo reunido num lugar só. Como não se inspirar?

O LIVRO QUE ACABOU COM AS MINHAS LÁGRIMAS
+ Sem dúvidas, "Caderno de um Ausente", de Carrascoza, livro 1 da Trilogia do Adeus, publicado pela Editora Alfaguara. Na primeira página meu coração deu um pulo; da segunda em diante foi impossível me segurar. E foi assim até o fim.

☆  TRAMA QUE ME CAUSOU ARREPIOS
+ Não tenho uma opção para essa categoria. 

O LIVRO QUE  ME DEIXOU MAIS CURIOSO
+ Os dois livro da Chimamanda que li me deixaram curiosos não só para conhecer mais sobre feminismo, como também curioso para ler outros títulos lançados por ela.

A OBRA QUE ME FEZ GARGALHAR
+ Sem dúvidas "Antes de Casar", de Bárbara Machado.  Foi uma leitura gostosa e muito divertida, não me faltou risos no ônibus, em casa, no banco, em qualquer lugar. 

A HISTÓRIA DA QUAL EU SINTO MAIS SAUDADES
+ Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo ♡

O CRIME QUE ME PEGOU DE SURPRESA
+ Como não enlouquecer com aquele desenrolar final, com aquela surpresa em Suicidas, de Raphael Montes?

OS 'MAIS'

A LEITURA MAIS DIFÍCIL
+ Mrs. Dalloway, de Virgínia Woolf. E acreditem, ainda não consegui terminar de ler. É uma leitura que veio de 2017 para 2018. A narrativa apesar de bonita é muito confusa, às vezes atrapalha pela visão panorâmica dos acontecimentos ao redor da personagem.

A LEITURA MAIS FÁCIL 
+ Mais fácil, rápida, e uma das mais agradáveis também: "Nossas Noites", de Kent Haruf.

O LIVRO QUE LI MAIS RÁPIDO
+ Sejamos Todos Feministas, de Chimamanda.

O LIVRO QUE MAIS DEMOREI PARA LER
+ Prisão do Rei, de Victoria Aveyard, terceiro livro da série "A Rainha Vermelha".

E por fim...
EM 2017, MINHA META ERA LER (?) E TERMINEI O ANO COM (?) LEITURAS.

+ Não estipulo metas de leituras, não gosto, me sinto preso numa obrigação. Prefiro deixar as coisas irem sem pressa. Não sei a quantidade exata de leituras no total, mas foi para mais de 30, menos do que ano passado.

PARA 2018, MINHA META É LER (?) LIVROS

+ Como disse acima, meta de leitura comigo não rola. Se eu tiver que seguir uma meta, eu quero poder simplesmente ler livros. 

Espero que tenham gostado do Troféu, ano que vem tem mais. 
Até a próxima,

Bjux,



20 comentários:

  1. Oi, Di!
    Nossa, eu tinha síncopes de risos com Antes de Casar. SOCORRO!!!
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. Oi, Diego. Eu acho que só conheço dois dos livros que citou, infelizmente :/ acho que preciso aumentar meu conhecimento de alguns livros e você deu algumas indicações bem interessantes. Eu tenho Suicidas mas ainda não li, espero poder gostar como você.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Diego! Ai, acompanhei esse troféu literário e adorei! Peguei várias dicas, sei que preciso ler Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo o quanto antes e to apaixonada por essa capa de Antes de Casar.
    Foi muito bacana ver esse troféu, que abrangeu os melhores e piores livros e em várias categorias <3
    Beijos

    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Eu não conhecia nenhum dos livros que você citou e fiquei com muita vontade de ler alguns. Principalmente "Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo". Pensei em fazer um "oscar" no meu blog também, mas acho que já passou da época hahahaha

    https://notasmentaisparaumdiaqualquer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Diego, tudo bem?

    Adoro ler poster sobre os Oscar literário, pois sempre tento colocar os livros que li no ano, nas escolhas de vocês. Dos livros citados,só conheço 3, mas não li ainda.
    Mas quero muito Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo, e graças ao grupo que participo vou ganhar ele de niver, não queria ler ele em pdf, pois amo a capa.
    Parabéns pelo poster.

    Abraços

    https://culturapocket.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. OI Di, adorei os comentários que acompanharam e justificam suas escolhas. Diferente de você eu faço metas... e em 2017 eu consegui ultrapassar a meta. Adoro seu post.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. O melhor livro de 2017 para mim foi Tirza, vc leu?

    ResponderExcluir
  8. O único que li dessa lista é do da maravilhosa Chimamanda. Pretendo ler todos dela, a escrita é mara demais e os assuntos <3 Amei a ideia do seu poste e como ele foi montado.

    ResponderExcluir
  9. Oie! que lista maravilhosa! Confesso que o beijo de Ari e Dante me arrancaram muitos suspiros (reli algumas vezes tbm haha) e tambem sinto saudade, fico indicando pra todo mundo pra ter motivo pra falar sobre haha
    Me interessei muito pelo livro "Somos todos feministas" e ainda mais pelo livro "Para educar crianças feministas" pela citação emocionantes que você colocou no post!

    Amei as fotos e peguei muita indicação de livro aqui, espero que não incomode!!

    ResponderExcluir
  10. Olá...
    Eu AMEEEEI esse post! E, é claro, aproveitei para anotar várias dicas de leituras por aqui <3
    Dos livros mencionados o que mais me fez desejar a leitura foi ECOS... acho que tem tudo a ver comigo ;)
    Parabéns pelo post!
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá...
    Eu AMEEEEI esse post! E, é claro, aproveitei para anotar várias dicas de leituras por aqui <3
    Dos livros mencionados o que mais me fez desejar a leitura foi ECOS... acho que tem tudo a ver comigo ;)
    Parabéns pelo post!
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Diego, tudo bem?

    Adorei acompanhar os seus posts sobre o Troféu Literário, pois pude conhecer muita coisa maravilhosa. Ainda não li nenhum dos livros que você citou, mas fiquei bem curiosa por alguns. De tanto que você falou da escrita da Chimamanda, já estou louca para embarcar nos livros dela, pois sei que irei gostar bastante da leitura e da escrita. "Caderno de um ausente" parece ser maravilhoso, e fiquei bem curiosa por lê-lo. Já o livro da Bárbara é outro que desejo muito ler! Adorei o post, maravilhoso!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Coloquei na minha lista para comprar o Sejamos Todos Feministas, de Chimamanda. E vi q foi o que vc leu mais rápido, acho que vou gostar, curto livros de leitura rápida!

    ResponderExcluir
  14. Olá Diego tudo bem?
    Já te disse que eu fico apaixonada por seu blog toda vez que entro aqui? Mas vamos ao post, adorei a ideia haha, não li nenhum livro que você citou mas + Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo já está na minha estante e fiquei curiosa para ler antes de casar. Alias já tinha escutado alguns booktubers falando dele mas acabei esquecendo.
    Parabéns pelo post
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Amei o post, e as fotos estão maravilhosas, como sempre! :)
    Já queria ler Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo, agora então... Preciso!
    Fiquei animada pra ler Ecos também! Amo esse universo de fantasia!
    Obrigada por contribuir com a minha wishlist!
    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  16. Olá tudo bem, conheci o seu cantinho através do blog Conta-se um livro e já estou apaixonada pelos seus posts.Dê todos os livros que você mostrou o que mais tenho interesse em ler é Nossas Noites.

    Beijos e abraços!
    http://vickyalmeida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Muitos livros dessa lista, não conhecia, mas fiquei curiosa e já quero poder obter para ler ou melhor devorar

    ResponderExcluir
  18. Oláaa, que grata surpresa ler este post.
    Adorei as respostas e as categorias.
    Confesso que sou a louca das metas e que crio metas para tudo, sem metas minha vida nem sai do lugar.
    Chimamanda eu estou com você e não abro, precisamos ler mais coisas dessa mulher, se rolar leitura conjunta me convida em !!
    Dos demais livros citados tenho muito interesse em Mrs. Dallowey e seu tão famoso fluxo de consciência.
    Beijos

    http://maetoescrevendo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi Diego adorei sua matéria, alguns livros da lista eu ja li outros nem sabia que existia. Bjos.

    ResponderExcluir
  20. Parabéns! O post foi muito bem feito e os livros são perfeitos, alguns até vou colocar na minha lista de 2018.

    ResponderExcluir

"Agora que você já leu, que tal participar deixando seu comentário?"

© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger