8 de outubro de 2017

O SORRISO DA HIENA, DE GUSTAVO ÁVILA: POR QUE LER?



Gustavo Ávila é o autor; O sorriso da Hiena é seu primeiro "trabalho" e já teve os direitos comprados pela Rede Globo de Televisão. O livro ficou conhecido em 2015, quando lançado de forma independente. E de maneira independente conquistou os leitores de todo o país. Até chegar no Grupo Editorial Record, pelo selo "Verus Editora".


★★★

Inicialmente lançado de forma independente, o livro de estréia do autor Gustavo Ávila alcançou sucesso rapidamente e merecidamente. Logo após seu lançamento não faltaram elogios empolgados, amedrontados, horrorizados, mas todos sinceros sobre o que foi lido nesse texto que aborda a questão ética e psicológica do ser humano. Até onde você vai para conseguir o que quer? Haveria alguma justificativa para um ato de maldade?

SOBRE O LIVRO:  

Davi assistiu à morte dos pais quando tinha apenas 8 anos de idade. O ato violento despertou nele um sentimento de ódio e vingança, que ele alimenta até hoje assassinando pessoas na presença de uma criança, como lhe aconteceu no passado. Tudo está muito bem arquitetado na mente do jovem: ele vai envolver o famoso psicólogo William, profissional muito bem sucedido na carreira, convidado a cuidar de crianças traumatizadas por causa dos assassinatos constantes que estão acontecendo na cidade. Quando o assassino envia um e-mail para o psicólogo, com um discurso insano e uma proposta absurda, ele se vê tentado a não ceder à oferta, que se for aceita pode acarretar no desfecho dessa história, mas que também pode ser resposta para a pesquisa que faz há anos na área de psicologia. Mas David é esperto, William não vai conseguir se livrar dele tão facilmente. Será que às vésperas de se casar o psicólogo vai querer abrir mão do que lhe foi ofertado, quando isso lhe traria o tão esperado sucesso e destaque na sua carreira? Será que valeria a pena continuar com a pesquisa, quando isso custaria a vida de mais e mais pessoas?

POR QUE LER O SORRISO DA HIENA 1

A resposta para essa pergunta é bem óbvia: porque a história é realmente muito boa. Quem me conhece e já é acostumado a ler minhas postagens sobre as leituras que faço, sabe que eu não meço esforços para dizer que não gostei de um livro ou quando realmente gostei. Portanto, é com extrema sinceridade que eu digo o quanto o enredo e a premissa dessa história são ótimos e podem facilmente tomar sua atenção. 


POR QUE LER O SORRISO DA HIENA 2

O livro é nacional, com personagens brasileiros, com um cenário muito bem construído e um texto excelente. A crítica ao sistema não passa despercebida. A questão ética do ser humano, a ganancia e o egoísmo também. A narrativa lhe envolve e a cada acontecimento lhe permite questionar, problematizar e mais tarde refletir sobre tudo o que foi lido. "Por que? Como? Será...?" são perguntas constantes que o leitor pode fazer durante a leitura. E a tomada da consciência existe a partir de perguntas como essas.

POR QUE LER O SORRISO DA HIENA 3

Originalidade é uma característica da história. Não é somente um romance policial, é uma voz gritando os problemas do nosso país e as falhas nas resoluções dos problemas.

POR QUE LER O SORRISO DA HIENA 4

Se você gosta de ler o grande mestre Stephen King e seu terror psicológico...; 
Se você gosta dos diálogos inteligentes e suspense de Harlan Coben...;
Se você gosta e se assusta com os absurdos e a brutalidade dos personagens de Raphael Montes...

... com certeza vai gostar também de O Sorriso da Hiena.

POR QUE LER O SORRISO DA HIENA 5

Teve os direitos comprados pela rede globo de televisão, o que quer dizer, que, em breve, você vai poder ver e ouvir a história sendo contracenada por grandes atores globais, e observá-la de outro ângulo. 


O Sorriso da Hiena foi relançado este ano pela editora Verus, que manteve a capa original, mexendo em alguns poucos detalhes da arte. O que posso dizer ser um ponto muito positivo, pois melhorou e destacou o que já era muito bom. No entanto, a Editora perde para a edição independente no quesito diagramação. Não está legal! As impressões das páginas são muito fortes (o que já é uma marca da editora) e o tipo de folha também não é agradável. No mais, o conteúdo é o mesmo e merece muito ser apreciado.

XOXO,


29 comentários:

  1. Oi Diego,
    Tenho ouvido muitos comentários positivos sobre esse livro. Gosto da literatura policial, mas acho que não temos nenhum grande expoente do gênero no cenário nacional.
    Fiquei intrigado pela comparação com o Mestre King, mas a comparação com Raphael Montes me deixou com um pé atrás. Só li Dias Perfeitos e achei absurdamente forçado e mal construído.
    Abraço,
    Alê
    Alem da Contracapa

    Não deixe de participar da Promoção de Aniversário do blog, serão 23 prêmios para 12 vencedores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alexandre! =) Experimente ler "O sorriso da Hiena", aposto que não vai se arrepender. Pelo menos assim espero.
      Bjão.

      Excluir
  2. Adorei os cinco motivos para ler o livro. Quando fui no encontro da editora vi eles falando muito bem da história.Como sempre sua resenha ficou diva e suas fotos lindas de mais :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá, Diego.
    Eu fiquei sabendo desse livro quando a edição já estava esgotada. Mas assim que saiu pela Verus corri comprar meu exemplar. E mesmo com as expectativas lá no alto eu amei o livro. A história é unica e seus personagens também.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba! Q bom que não te decepcionou. Fiquei feliz quando li e me senti satisfeito.

      Bjão. = )

      Excluir
  4. Respostas
    1. Oi, Lu! =) Pois, saiu essa notícia e eu fiquei feliz também. Só aguardando uma coisa bem legal deles.

      Bjão.

      Excluir
  5. Oi, meu rei!

    Esse livro é puro amor, super orgulhosa da proporção que esta história está tomando! Estou mega ansiosa para saber notícias da adaptação, espero que divulguem algo em breve.

    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tami.
      Também quero saber mais sobre a adaptação, estou ansioso com isso. Bjux, Carioca.

      Excluir
  6. Oi, Dih. É impossível não ficar fascinado com essa história porque todas as resenhas positivas que o pessoal vem fazendo a respeito da obra do autor. No começo eu não tinha entendido bem o que a história contava, mas agora consegui captar bem a essência dela. Adorei e com toda a certeza vou procurar para ler.
    Beijos
    http://www.leitoraencantada.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Miriã! Q bom que ela despertou vontade em você. Agora só precisa ler e contar para a gente sua opinião.

      Bjão.

      Excluir
  7. Você conseguiu me convencer já no segundo motivo rs. Amei esse livro parece realmente muito bom. Que legal que ele será adaptado, é bom saber que estão valorizando nossos autores.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ariane! Q bom que consegui fazer isso. Quanto mais opiniões de leitores, melhor. Espero que leia mesmo a história.

      Bjux

      Excluir
  8. Oi Di! É impressionante como todo mundo que lê esse livro adora! E vc é sempre mega sincero nas suas resenhas, se vc gostou é pq é bom mesmo! E ainda vai ter série! Sensacional. Adorei o post!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mi! Pois é, menina. Nas minhas pesquisas muita gente quer ler e somente uma pessoa me disse que não gostou. Pense!

      Bjão.

      Excluir
  9. Eu já li esse livro e ADOREI!!
    Acho que o autor é maravilhoso no que ele escreve.
    Adorei os seus porquês.

    Bjs
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sue! Lindo demais essa coisa boa do Gustavo né?
      Um Bju.

      Excluir
  10. Muito bom e funcional o seu Blog, e o artigo foi bem direto, parabéns.

    ResponderExcluir
  11. Oii Diego

    Nem sabia que os direitos já haviam sido comprados, que legal, espero que caprichem na adaptação. Tenho esse livro pendente pra ler aqui e realmente tem uma boa pinta, só escuto elogios.

    Beijos

    aliceandthebooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. OLA,GOSTO MUITO DA INTENSIDADE QUE SUAS PALAVRAS MESMO QUE O LIVRO FOSSE TERRÍVEL(QUE NÃO É O CASO) VOCÊ CONSEGUE DESPERTAR A VONTADE DE ADQUIRIR E LER O LIVRO. FALANDO SOBRE O LIVRO, A HISTÓRIA JÁ ME EMPOLGA PARA LER E FAREI O POSSÍVEL PARA ISSO.

    PARABÉNS! PELO BLOG EM GERAL.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo carinho e pelos elogios. Espero que leia mesmo, <3

      Excluir
  13. Oi, Di! Tudo bem? Você está fazendo um jogo comigo, garoto? A minha vontade de ler o livro já é grande, aí você vem e me faz ficar com ainda mais vontade aaaaaaaaaaaaaaa QUERO DINHEIRO RS

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. já tinha ouvido falar do livro mas nao sabia que ia ganhar adaptação... a temática me interessa... gosto dos elementos inseridos na narrativa... sugestão anotada :D
    bjs...

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem?

    Já vi muitas pessoas falando deste livro, e tenho muita curiosidade de ler a obra, pois parece ser maravilhoso. Adorei todos os seus motivos para nos convencer a obra e fui convencida. O fato de ter um fundo no terror psicológico é o que mais chamou a minha atenção. Adorei, vou colocar na lista!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Olá! Já vi muito sobre o livro, mas ainda não li. </3 A cada novo post que vejo sobre ele só aumenta minha vontade de ler! Parece ser tão incrível! Amei seu post, parabéns!
    by: atravesdaescrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oie! Não li o livro ainda, mais já fiquei interessada em ler, amo livro Policiais, Amei as 5 dicas porque ler o livro. bjos

    ResponderExcluir
  18. Olá,

    Estou acompanhando alguns comentários sobre esse livro. Porém, só a sinopse já me chamou a atenção, adoro livros de suspense/mistério. Além disso, com tanta crítica boa é impossível não sentir curiosidade. Confesso que não li sua resenha completa, porque não quero saber muito sobre a história, pretendo lê-la logo, logo.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

"Agora que você já leu, que tal participar deixando seu comentário?"

© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger