3 de outubro de 2017

E se eu quiser ir ao cinema sozinho?





 Olá!
Você já foi ao cinema sozinho, sentou numa cadeira com uma pipoca e um refrigerante na mão, riu sozinho, sentiu medo sozinho e viveu sua companhia?

♡ Eu já, várias vezes.

E ouvi comentários do tipo, "poxa, mas você está bem? Aconteceu algo?" e até: "Mas ir ao cinema sozinho? Nossa, Di, você anda tão solitário!"

E tudo o que faço é rir disso tudo.

Houve um tempo em que eu era uma pessoa totalmente dependente de outra para fazer qualquer coisa. E nesse período eu deixei e perdi de fazer tanta coisa legal, conhecer pessoas e locais maravilhosos. Tudo porque eu não me permitia sair sem a companhia de um amigo ou um conhecido. No final de tudo eu ficava em casa, enquanto o mundo estava em festa. Eu ficava sozinho e eu me sentia uma pessoa solitária.

Depois que fiz terapia - e eu não tenho vergonha alguma de dizer que fiz - eu passei a olhar para dentro de mim e me acostumar com a minha companhia. Diferente de ser egoísta ou me sentir uma pessoa auto-suficiente, eu apenas entendi que a gente pode e deve ter nossos momentos sozinhos. Quando eu entendi isso nunca mais eu deixei de ir ao shopping sozinho, nunca mais me privei de ver o mar sozinho, de ir à padaria sozinho, de sair por aí sem destino, sozinho. Ninguém é obrigado a sair com a gente para satisfazer nossa vontade. Certo que numa amizade alguém sempre cede, aliás, num relacionamento de amizade e amoroso isso é importante. Mas não é saudável que a gente exija do outro estar na sua companhia sempre, ou simplesmente deixar de fazer algo que realmente gostaria de fazer para agradar alguém. Há coisas que está ao nosso alcance; há coisas que não está porque simplesmente  porque para a gente não valerá a pena mesmo com a melhor companhia do mundo. 

Sinceramente eu nunca iria a um show de heavy metal para acompanhar um amigo. Eu não me sentiria bem e ficaria de cara fechada, e assustado com o som alto. Seria uma experiência péssima. Para quem gosta do som é ótimo, mas para quem não se identifica não funciona.

Certo dia, acordei cedo, era uma quinta-feita, e como de costume liguei para meu namorado (na época). Ele esta num dia estressante e acabou que discutimos feio porque não sou de me calar facilmente quando algo me incomoda. Cancelei o que já havíamos marcado para a noite e decidi que ficaria em casa. Mas não era em casa que eu gostaria de ficar, afinal era meu primeiro dia de férias e eu queria aproveitar isso. Foi então que acessando a internet vi que tinha um filme passando num bom horário, no cinema. 

"E por que não ir ao cinema sozinho?" - pensei.

Eu fui. E nunca mais deixei de fazer isso. Sempre que posso, marco um horário comigo mesmo (é preciso se dar prioridade) e vou. Inclusive, IT: A COISA eu assisti sozinho. Me senti aflito sozinho, dei risadas sozinho, até mesmo chorei sozinho - e estar ou fazer alguma coisa sozinho é diferente de ser solitário. Quando sai do cinema eu estava completo, não da boca para fora, mas porque era assim que eu me sentia. A gente precisa ser completo. Se a gente ainda não se sente assim é preciso buscar isso. Porque o tempo passa e não espera. É clichê dizer que a gente tem que se bastar, mas é uma verdade. Portanto, seja clichê, se baste. Tente se encontrar no meu da multidão.

Pare, olhe para você, converse com você mesmo(a). Entenda o que você quer. Se quiser sair para jantar sozinho ou sozinha, vá. Desafie seus medos e desvie dos olhares de pessoas que acham que você é uma pessoa fracassada. Há muita gente acompanhada que está mais sozinha do que imagina. E o que você prefere: ser completo ou repleto de pessoas ao seu redor, que mesmo estando junto está distante de você? 

Sabe aquela história de "tanta gente e eu me sinto tão só"? Muita gente se sente assim, eu já me senti assim. Feliz de quem não se sente assim. E isso acontece porque a gente se permite viver coisas que vão além da nossa capacidade - o exemplo eu já dei lá em cima sobre o show de Heavy Metal.

Pare e pense: e se eu quiser ir sozinho, qual o problema? E se eu me quiser, antes de qualquer outra coisa, qual o problema?

Se queira bem. 
E simplesmente vá! Não assista sua vida passando sobre seus olhos, participe dela. Ter seu momento com você mesmo não é motivo de vergonha, mas de orgulho.

XOXO,





18 comentários:

  1. Oi Diih
    Nunca fui ao cinema sozinha, mas acho que iria para ver um filme que eu queira muito.
    Eu gosto mesmo é de ir em feiras do livro, livrarias e eventos literários, e nestes na maioria vou sozinha, não tenho companhia que goste de ler. E na maioria das vezes eu demoro em feiras olhando tudo que tem, eu até gosto de ir sozinha.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca fui ao cinema sozinho, mas sinceramente? Eu até acho que ia gostar! Eu gosto de ter os momentos prazerosos sozinho, adoro ver filmes em casa sozinho porque não no cinema?! =)

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  3. Oi, Dih!
    Adorei sua reflexão!
    Eu vou DEMAIS no cinema sozinha e nem tenho problemas. Adoro porque ninguém fica falando comigo hahahhaha
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe das promoções em andamento e ganhe prêmios maravilhosos

    ResponderExcluir
  4. Olá! Direto vem gente me perguntar se eu to bem, ou se aconteceu alguma coisa comigo simplesmente porque eu resolvi passar um tempo sozinha. Seja na escola, na minha casa... enfim, é bom sair com amigos e tudo o mais, e como não gosto de sair de casa no geral, normalmente não saio sozinha para ir ao cinema ou coisa do tipo (Mesmo que esteja entre os meus planos fazer isso), mas sempre que posso eu aproveito um tempo sem ninguém.
    E é como você disse: Isso não significa ser solitário, isso simplesmente significa que você consegue apreciar sua própria companhia, e isso é muito importante.

    Abraço!
    AnaCarolina

    ResponderExcluir
  5. Oi, Di

    Menino, vou super ao cinema sozinha! Adooooo! A nossa melhor companhia somos nós mesmos, as outras pessoas são apenas adições. Hahaha
    Vou ao cinema sozinha, fazer compras sozinhas, vou andar no shopping sozinha... sou dessas!

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  6. Adorei seu texto, já fui muitas vezes ao cinema sozinha, sai para comer sozinha, qual o problema né? porque precisamos sempre ter alguém ao nosso lado? O importante é gostarmos da nossa própria companhia.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Amei sua reflexão, já fui sozinha ao cinema, porém as pessoas nos olham como se fossemos bichos de outro mundo hahahah. Amei seu texto. Bjos

    ResponderExcluir
  8. ola tudo bem ? seu post se encaixa perfeitamente para mim, tenho vontade e agora com a leitura estou decidida a ir ao cinema sozinha , pois sempre espero por uma compania para ir , e se eu quizer ir sozinha? eu vou . bJÃO

    ResponderExcluir
  9. Olá!Tudo bem?
    Uma coisa que gosto de fazer muito mas so privada a isso:ir ao cinema sozinho.As pessoas acham estranho eu querer ir sozinha e minha mãe principalmente não deixa,ela acha que estou ruim.
    Mas,na verdade eu gosto da minha companhia eu gosto de andar na rua só,gosto de ir ao cinema só,gosto de assistir uma serie sozinha.
    é algo que me faz bem.
    Adorei demais o seu texto.
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Olá, Diego.
    Amei seu texto, tem tanta gente que precisava ler hehe. Eu faço isso e muitas outras coisas sozinhas. Gosto da minha companhia e não vejo problema nenhum nisso. Tem gente que tem um medo de ficar sozinho que até parece que vai morrer se não estiver fazendo tudo junto com outra pessoa.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  11. Que lindo texto. Eu já fui muito assim dependente de companhia, talvez ainda seja um pouco.. quando era pequena (época de escola) fui sempre muito sozinha, tipo aquela excluída da classe kkk, aí acho que isso me afetou kkk.. mas como você, eu também estou aprendendo.. a gente vai evoluindo, e isso é ótimo.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  12. Eu acho que não tenho muita oportunidade de fazer algo sozinha.Porque tenho dois filhos daí quando falo em sair eles querem ir. São minha companhias frequentes. Mas não acho que teria dificuldade de ficar comigo mesma. Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi, DIh. Eu sou do tipo que pessoa que consegue muito bem lidar comigo sozinha, adoro ficar em casa tomando meu café tranquilamente sem ninguém para encher meu saco, e também já fui ao cinema muitas vezes sozinha, mas confesso que prefiro companhia, já que nestes momentos assim é sempre estar bem acompanhado, mas quando me dá na telha vou sozinha mesmo.
    Beijos
    http://www.leitoraencantada.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, Tudo bom?
    Nossa eu amei seu post, sou assim como você, teve um tempo que eu também era dependente de alguém, mas hoje faço tudo que eu quero só, já fui milhares de vezes ao cinema com ninguém mais do que apenas minha ilustre companhia.
    Beijos, Joyce de Freitas.

    ResponderExcluir
  15. Oi Di, tudo bem?

    Finalmente encontrei alguém tão livre quanto o eu e com um pensamento tão apurado. Eu sou a rainha de ir ao cinema sozinha. Quando estou com vontade, simplesmente pego a minha bolsa e vou assistir ao que quero comendo minha pipoca em paz. Confesso que nunca me importei para o que as pessoas possam estar pensando, estou sendo feliz e isso é que é o importante. Também fiz terapia e com certeza ela ajuda a nos gostar mais, a ver que para ser feliz só precisamos de nós mesmos. Amei seu post!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Oi, Diego.
    Eu adorei seu texto. Gosto muito desse tipo de postagem estilo desabafo. É uma boa forma de nós conhecermos um pouco mais do blogueiro.
    Eu gosto de ficar em casa sozinho, mas tem certos momentos que prefiro estar com meus amigos. Me sinto bem e feliz com eles.
    Contudo, também acho que devemos ter nosso tempo para fazer o que der na telha.
    Bela postagem.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  17. Olá! Quero começar dizendo que adorei a foto que acompanha o texto. Então, eu nunca fui sozinha. Uma vez tive o impulso de ir, mas em cima da hora uma amiga descobriu que eu estava indo ver o filme, que ela também queria ver e acabamos indo juntas. E apesar de namorar desde nova e hoje ser casada, consigo me ver indo ao cinema sozinha. Acho que não tem nada demais, sei que sempre surge aquela preocupaçãozinha "será que vão me achar solitária?", mas quem disse que ser solitárias, às vezes, não é bom?!
    Adorei o texto, beijos!

    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  18. Sinceramente não consigo sair sozinha pra lugar nenhum, acho q é trauma de infância, mas pensando sobre o assunto eu costumo me dar prioridade sabe, me por em primeiro lugar e acho q é bem parecido do q vc falou.

    ResponderExcluir

"Agora que você já leu, que tal participar deixando seu comentário?"

© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger