28 de setembro de 2017

Chimamanda Ngozi Adiche: 'Sejamos Todos Feministas' e 'Para Educar Crianças Feministas - Um Manifesto'






Você já leu Chimamanda? 

Se ainda não leu começo o post de hoje dando duas dicas de leitura para que você possa dar um pouco mais de atenção aos discursos dessa "feminista feliz e africana".  E em seguida direi as razões pelas quais vocês deveriam ler "Sejamos Todos Feministas" e "Para Educar Crianças Feministas - Um Manifesto". 

Estamos mais do nunca acordando para os problemas sociais que nos afetam desde quando o mundo passou a ser mundo e a cultura passou a se desenvolver: gays lutam  pela aceitação e espaço; negros lutam contra o racismo, mulheres lutam contra o machismo. Deixamos de lado nessa postagem a discussão sobre sexualidade e raça, para focar no discurso de Chimamanda (que de alguma forma acaba tendo uma ligação uns com os outros) sobre feminismo, a luta diária pela igualdade de gênero. 

Primeiramente gostaria de pedir desculpas a todas as mulheres que porventura virão a ler essa publicação. Perdoem-me caso eu use algum termo de maneira equivocada e que cause algum incomodo. Nasci numa sociedade machista e luto todos os dias conta as atitudes e pensamentos machistas que muitas vezes tenho sem nem perceber. Portanto, estou aberto às discussões, opiniões e ensinamentos.

Hoje quando desci do ônibus para ir ao trabalho decidi seguir caminho lendo "Sejamos Todos Feministas" e fiquei impressionado com o que li. Tão impressionado que li andando. E à medida em que lia e me atentava ao que estava ao meu redor também, pensava em tudo o que estava escrito e nas crianças e seus pais que passavam por mim. Como seria o pensamento deles? Como esses homens eram com suas esposas e como elas eram para eles. O que essa criança escuta em casa? Esse foi o primeiro passo para que eu pudesse dar ainda mais atenção ao que estava lendo e continuar a leitura. Já nas primeiras páginas as palavras de Chimamanda me fizeram olhar para o que estava ao meu redor e refletir. 

Em Sejamos todos Feministas nos é apresentada uma versão modificada de uma palestra que Chimamanda deu em 2012, numa conferência anual focada na África. A nigeriana nos leva a uma reflexão acerca do que é feminismo, apontando que a palavra feminista e a própria ideia de feminismo é limitada por estereótipos. No discurso inteligente e cheio de exemplos, a autora contextualiza o feminismo nas diversas situações reais e nos leva refletir sobre "O que é ser feminista no século XXI?".Nesse ensaio Chimamanda parte de suas experiências pessoais para se fazer entender e despertar nos ouvintes/leitores uma reflexão sobre como se comportam perante a sociedade machista, onde a mulher está sempre à sombra do homem. 
"Hoje vivemos num mundo completamente diferente. A pessoa mais qualificada para liderar não é a pessoa fisicamente mais forte. É a mais inteligente, a mais culta, a mais criativa, a mais inovadora. E não existem hormônios para esses atributos. Tanto um homem como uma mulher podem ser inteligentes, inovadores, criativos. Nós evoluímos. Mas nossas ideias de gênero ainda deixam a desejar." (Pág.: 21)
O discurso é elegante, direto e coerente. Chimamanda desconstrói o ideal de mulher criado pelas sociedades, aponta para as exigências sociais em relação a quem e o que a mulher deve ser e ao mesmo tempo provoca o leitor sobre o por quê de não cobrar ao homem também. E ela faz isso não de maneira aleatória. Ela apresenta fatos e argumentos muito bem desenvolvidos para justificar seus questionamentos. 

Uma situação na sala de aula, uma situação durante o passeio com um amigo, uma conversa com uma amiga ou um crítico. Todas essas situações nos são apresentadas e em todas elas são perceptíveis e preocupantes o machismo latente e a subordinação da mulher. É preciso dar atenção às palavras e compreender o significado de feminismo para lutar contra o que oprime as mulheres nessas culturas machistas. 
A cultura não faz as pessoas. As pessoas fazem cultura. Se uma humanidade inteira de mulheres não faz parte da nossa cultura, então temos que mudar nossa cultura." (Pág,: 48)
E temos que mudar nossa cultura partindo também da educação que damos às nossas crianças, o exemplo que damos a elas dentro de casa. É preciso falar com elas sobre feminismo. 


Em Para Educar Crianças Feministas Chimamanda responde a carta de uma amiga que a escreveu pedindo orientação sobre como educar sua filha como feminista. Nesse livro ela retoma a discussão sobre igualdade de gênero e dá quinze sugestões para criar uma criança dentro de uma perspectiva feminista. 

Uma das sugestões é que a mulher não se deixe ser definida pela maternidade. Há espaço para ser mãe e ser uma profissional. Ela também provoca o leitor para a importância da leitura, a importância de ler para e com as crianças. Ser bem resolvida com o emprego, ser "completa" e ter a humildade de pedir ajuda também são fatores importantes a serem levados em conta.

Outra sugestão de Chimamanda é a de fazer junto. O casal deve trabalhar juntos e cuidar dos filhos de igual para igual. E uma ideia interessante a ser frisada está na passagem em que ela diz que não se deve aplaudir o marido ou parabenizá-lo quando ele troca a fralda de uma criança ou ajuda a cuidar dela num dia qualquer. Ele está apenas fazendo o papel de pai, um dever que também é dele. 
E por favor abandone a linguagem da "ajuda". Chudi não está "ajudando" você ao cuidar da filha dele. Está fazendo o que deveria fazer.  Ao dizermos que os pais estão "ajudando", o que sugerimos é que cuidar dos filhos é território materno, onde os pais se aventuram corajosamente a entrar." (Pág.: 19, 20)
Um ponto muito, mas muito importante mesmo, está para o papel de gênero. Chimamanda sugere que não se deve nunca deixar de fazer ou simplesmente se sentir obrigada a fazer algo "porque você é menina". 'Porque você é menina nunca é razão para nada.' E aqui ela discursa sobre os brinquedos que são produzidos para meninos e os que são produzidos para meninas; questiona o olhar preconceituoso que se tem para uma garota que decide brincar com um avião, ao invés de uma boneca, entre outras situações.

O comportamento exigido pelas sociedades e as culturas que moldam as atitudes e formas de vestir de uma mulher também é questionado e criticado. Quando você dita o que uma pessoa deve ser, você está impedido que ela seja o que realmente ela é. E Chimamada só afirma isso com o exemplo que dá, de uma situação presenciada por ela.
"Uma jovem nigeriana uma vez me contou que passou muito anos se comportando "como menino" - gostava de futebol e não achava graça em vestidos -, até que a mãe a obrigou a abandonar seus interesses "de menino" e agora ela agradece à mãe por ajudá-la a começar a se comportar como menina. A história me deixou triste. Fiquei imaginando o que ela teve de abafar e silenciar dentro de si, o que sua personalidade perdeu, pois aquilo que a moça chamava de "se comportar como menino" era, na verdade, se comportar como ela mesma. (Pág.:26, 27)
As dica não acabam por aí, mas é muito importante que você entenda a importância de ler textos sobre feminismo, de buscar, de pesquisar e fugir do estereótipo de que a mulher feminista queima sutiã, odeia os homens, entre outros absurdos que ainda hoje é possível perceber no discurso de muitos. Compreender isso é o primeiro passo para sair desse lugar comum onde a mulher é colocada. 

Ler Chimamanda é inspirador. E libertador também.

Busque, entenda, falem, converse sobre feminismo. Reflita sobre o lugar que você ocupa, se é merecido. Onde você gostaria de estar? Onde você deveria estar. Atenha-se aos detalhes, porque por menores que sejam, eles podem sim fazer a diferença.

Bjão,


31 comentários:

  1. Oie Dih, tudo bem?
    Nossa, eu não fazia ideia de que esse livro era assim! Eu tenho muita curiosidade de entender mais o feminismo, me inteirar mais sobre esses assuntos, que são tão atuais né? Estamos em um momento de "crise social" muito forte, onde as pessoas tem lutado cada vez mais pelo seu espaço, igualdade, está muito explícito, e eu estou adorando isso! Vou com certeza ler esse livro!

    Com carinho,
    Ana | Blog Entre Páginas
    www.entrepaginas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aninha! =)
      Espero que você leia, abre muito a mente do leitor as palavras de Chimamanda.

      Bjux

      Excluir
  2. Oi Diih
    Li estes livros semestre passado, eu escrevi um artigo sobre o assunto. Eu não conhecia esta autora e foi uma sugestão da minha professora quando viu o tema que eu irai escrever. Li também alguns livros da Virgínia Woolf, são ótimos.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Nessa! Q bom que compartilhamos da mesma leitura e do gosto por ela.

      Bjão, linda.

      Excluir
  3. Oie Diego =)

    Dá autora eu só li Sejamos todos Feministas e adorei! Na verdade acho que esse livro devia ser leitura obrigatória para todo mundo. Estou bem curiosa para ler outras obras dela ^^

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Ari! Deveria ser leitura obrigatória sim. Concordo!
      Um Bjão.

      Excluir
  4. Apesar de conhecer a sua obra, ainda não me aventurei nela =)

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      espero que leia, aposto que vai gostar bastante e entender melhor o feminismo.

      Bjão.

      Excluir
  5. Oi, meu rei, tudo bem?

    Eu ainda não cheguei a ler nada da Chimamanda, mas acho os livros dela extremamente edificantes, principalmente aquele onde o foco é o de educar crianças. Acho que estamos vivendo um momento militante muito forte, mas muitas pessoas não sabem nem o que é ser feminista... ficam pregando o ódio aos homens e não é bem por aí. Esses livros deveriam ser adotados nas escolas com certeza!

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia, Tami! Outro dia apresentei esse livro a uma colega de trabalho e a resposta dela me deixou chocado. As pessoas realmente precisam entender melhor o feminismo.

      Por favor leia, e espero que goste.
      Bjux

      Excluir
  6. Oiiii Dih!
    Estou querendo muuuuuuuuuito ler essa obra.
    Está fazendo muito sucesso pelas redes socias, além de ser um tema muito importante e nexessário.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que leia. É bem curtinho, lê em menos de uma hora.
      Bjão.

      Excluir
  7. Oi Diego, antes de mais dizer que amei a sua resenha, a sua escrita é muito limpa, flui e nos prende a cada frase. Adorei mesmo.
    Quanto ao assunto em si, é verdade que estamos muito melhor que há uns anos atrás, no entanto ainda há um longo caminho por percorrer e, apesar de ainda não ter lido qualquer um dos dois livros, talvez fosse bom uma leitura obrigatória desses livros para modificar muitas mentes... fiquei com muita vontade de ler ambos os livros. Vou procurar em Portugal.

    BeijinhoBom
    Paula Cardoso
    Magia nas Palavras ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paula!
      Obrigado pelos elogios, querida. Espero que você encontre esses livros, pois são realmente maravilhosos, leituras obrigatórias.

      Um bju!

      Excluir
  8. Oi Diego!

    Eu sinceramente adorei o seu texto. Por enquanto, eu só li dela o "Sejamos Todos Feministas", mas depois que li, já quero ler tudo que ela escrever. Acho um livro bem essencial e que explica bem o que é ser feminista.
    Já o "Para Educar Crianças Feministas", eu já comprei ele, porém ainda não li. Mas pretendo em breve.
    Acho que os dois (mas principalmente o primeiro, que por enquanto foi o único que li) precisam ser lidos por todos - mulheres e homens.
    Parabéns pelo belo texto!
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carolina! São livros especiais mesmo. Difícil dizer qual eu mais gostei, porém realmente "Sejamos todos feministas" deveria ser leitura obrigatória.

      Bjão.

      Excluir
  9. Gentee! Feminismo dominando. Acho importante sim as mulheres aprenderem a viver nessa sociedade complicada e conhecer seus direitos. Amei real teu blog! Só sinto falta de uma versão pra celutar, foi complicado acessar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jéssica! Muito obrigado pelo elogio. Em breve terei um layout com configuração responsiva.

      Bjão.

      Excluir
  10. olá!
    Eu amei a sua preocupação em admitir que como uma pessoa que cresceu numa sociedade como a nossa, suas opiniões serão sempre influenciadas por ela, querendo ou não. É importante que, antes que tentemos nos posicionar de qualquer lado de discussões sociais tão importantes, saibamos quem somos e onde estamos na sociedade.
    É triste que um movimento tão bonito e tão necessário quanto o feminista tenha recebido uma conotação tão negativa em meio a pessoas que não são muito informadas quanto ao assunto. Por isso eu fico tão feliz quando percebo que pessoas ainda têm fé e ainda lutam pelo feminismo de verdade: Aquele que, assim como outros movimentos sociais importantíssimos, só quer justiça.
    Eu realmente gostei muito do seu post. :)

    meu canal: AnaCarolina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana! Acho que o primeiro passo para vender um problema é reconhecer que ele existe. E nós nascemos num mundo machista onde homens e até mesmo as mulheres vivem isso. Q bom que gostou do post.

      Bjão.

      Excluir
  11. Engraçado como a expessão "feminista" ganhou ao longo do tempo uma conotação ruim, como se não fosse bom ser feminista. Eu acredito que somos os maiores responsaveis pela mudança de pensamento das crianças.
    Aplicar o conceito de juntiça em uma sociedade que cada vez mais resalta as diferenças. Otimo post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jussara!
      Realmente o pensamento de uma criança, na fase de construção de sua personalidade, é guiada, com certeza. Se você ensina uma criança atitudes machistas ela vai reproduzir isso e quando adulto teremos o resultado. Q não é bonito. Mas assim acontece sempre e o ideal é mostrar aos poucos que a gente pode reconhecer onde está o erro para tentar acertar.

      Um Bjão.

      Excluir
  12. Oi, Di! Tudo bem? Desses eu só li Sejamos Todos Feministas, que achei maravilhoso! É um daqueles livros que deveria ser distribuído para todo mundo ler, pois as palavras da Chimamanda agregam muito. Adorei a resenha! <3

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Toni! Se pudesse ser distribuído para as pessoas, seria lindo.
      Bjão.

      Excluir
  13. Oi Dih! Puxa, nem acredito que ainda não li nada da autora, mas tenho uma imensa curiosidade e o tema é super importante e atual. Adorei sua abordagem, o post, tudo, ficou excelente. Parabéns

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mi!
      Você ler em menos de uma hora e ganha muito (tanto na reflexão, quanto no resultado dela). Espero que leia logo.

      Bjão.

      Excluir
  14. Oi Dih, tudo bem?
    Acredita que já tinha visto os livros dela, mas não tinha nem noção do que se tratava.
    Sua resenha me deixou com vontade de ler.
    Adorei!

    Beijos :*

    Say My Book

    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Denise, tudo bem?
      Pois então leia, você vai entender melhor muitas coisas, com certeza.

      Bjão.

      Excluir
  15. Essa mulher é maravilhosa demais! Estou com Educar Crianças Feministas - Um Manifesto" para ler e quero tentar fazer isso esse mês! Amei a postagem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mari! Por favor, leia!
      Espero que goste. Quero ler seu post também, viu.

      Bjão.

      Excluir
  16. Ah, eu simplesmente adorei o seu post! Devo confessar que eu ainda não conhecia essa autora, tampouco suas obras, mas depois do que li aqui, vou até anotar para incluir na minha lista de leituras! Abraços

    ResponderExcluir

"Agora que você já leu, que tal participar deixando seu comentário?"

© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger