20 de junho de 2017

Antes de Casar - Bárbara Machado




Olá! 

Nem todas as pessoas têm o sonho de casar, porém, boa parte delas sonha com o casamento. Eu mesmo sou uma dessas pessoas apaixonadas, que querem muito isso. Mas é cada desilusão que a gente sofre, que às vezes preferimos deixar de lado, não é mesmo? A Catarina, personagem de Antes de Casar, livro da Bárbara Machado, é um exemplo disso. Ela sofreu uma desilusão tamanha e decidiu seguir sua vida, viver seus momentos com os amigos e redescobrir os caminhos do seu próprio mundo. No início não foi tão fácil, mas com o tempo ela foi aprendendo muito mais sobre ela mesma e adquirindo uma maturidade admirável.
"Sabe, muita gente encara o fim de um relacionamento como uma coisa assustadora. Mas assustador mesmo é perceber que você se perdeu. Colocar alguém num pedestal e abandonar a sua essência." (pág.: 104)
Catarina é uma jovem independente, querida entre os amigos, bem sucedida na carreira e muito divertida. Até conhecer Arthur e se privar das coisas que mais ama fazer. Por exemplo, devido aos ciúmes do namorado (muito machista, por sinal) ela deixou de sair com os amigos (os rapazes do paintball) e de dançar nas festas como adorava. Abriu mão de tantas coisas por conta de uma relação que não fora tão saudável como imaginava. No dia do aniversário de namoro - quando já estava com uma vida toda planejada - após passar um dia inteiro se arrumando e se preparando para a noite em que achou que seria pedida em casamento, o rapaz termina o relacionamento da forma mais fria possível e some. Agora solteira, Catarina está sem norte, em busca de respostas, vivendo seus dias tristes, seus medos. Mas quem tem amigos e uma família muito bem estruturada nunca está sozinho, e é com o apoio deles que Catarina vai levantar da cama e encarar o mundo em busca do tempo perdido e do grande encontro com ela mesmo, que por um bom tempo vivera perdida dentro de um mundo que não era o seu.

Antes de casar é um livro para rir, para refletir e se inspirar. Através da trajetória de Catarina o leitor embarca nas aventuras de uma personagem muito divertida, decidida e empoderada. A personagem de Bárbara Machado é uma protagonista totalmente atípica, se você observar as características das mulheres dos romances românticos de pouco tempo atrás e por que não algumas da atualidade, não é mesmo? No início do livro você vai se deparar com uma jovem que sonha em se casar com o homem que ama, que escolheu se afastar de coisas que ama para viver essa relação, mas que depois percebeu que essa atitude não valeu e não vale a pena.

Uma das melhores sacadas do livro é justamente a volta por cima da protagonista, que se permite viver o período de "luto" pelo final do relacionamento, mas que pela sua força de vontade se reinventa e se mostra uma mulher madura. O que ela quer ela vai lá e faz! E não tem essa de princesa romântica, de menina recatada e do lar. Catarina é uma personagem real! Uma personagem totalmente fora dos moldes sociais de como uma mulher deve ser. Ela xinga, ela se aproxima dos caras por quem está a fim, tem um emprego, é bem sucedida no trabalho. Catarina é uma mulher livre.

Se você gosta de filmes de comédia romântica, como Ele não está tão a fim de você, Bridjet Jones, Vestida pra casar, entre outros, certamente vai se apaixonar por Antes de casar. O livro não fica devendo nada às grandes produções americanas. E sabe o que é melhor? É totalmente nacional, como você pode perceber. E quando falo totalmente nacional é porque você vai conhecer também um pouco da cultura do país, e fazendo um recorte nisso vai conhecer um pouco mais sobre a cidade de Vitória, no Espírito Santo. Um conteúdo nacional para ninguém colocar defeito. O riso é garantido, a emoção também. Tem muita música e a que melhor representa o poder da mulher e da personagem principal é "Garota Nacional", da banda Skank. Essa é uma das melhores cenas do livro e você só vai descobrir quando ler.
Aos poucos eu percebia que a maneira como me comportava transformava a maneira como as pessoas olhavam para mim. Mais especificamente, como os homens olhavam para mim. Quanto mais confiança eu demonstrava, mais atraente eu parecia. E o fato de eu não me importar se eles me queriam ou não, provavelmente era uma das coisas que chamava a atenção deles. (pág,: 134)
O enredo de Antes de casar se faz uma rica narrativa sobre o relacionamento romântico e os tipos de relações: as que dão certo - e as possíveis razões para que isso aconteça -, as que está fadadas a dar errado - e as possíveis razões também. As amigas de Catarina ganham a cena e junto a personagem nos apresentam situações diversas das relações que se permitem viver, bem como suas desilusões e insatisfações sobre as atitudes dos homens. As mulheres aqui dizem o que querem, o que esperam e como elas são sem medo. 

Devo destacar também a ideia de amizade entre homem e mulher, que se dá através da amizade das personagens com os garotos, sem nenhum tipo de interesse sexual aparente. 

Terminar uma relação realmente não é fácil, por isso existe aquele momento da história, que facilmente vamos nos reconhecer, principalmente quem já viveu um relacionamento duradouro. É aquele momento de se fechar, de viver o luto, de se reencontrar como pessoa. Mas a narradora também nos envolve de maneira forte nos momentos de superação, de se levantar, se reerguer e viver a liberdade e perceber coisas que até então não percebia. 
Se eu fosse me casar um dia, teria de ser com uma pessoa que me aceitasse. E quando eu estivesse preparada. Somente uma pessoa bem com ela mesma e que se ama de verdade é capaz de dar o amor  saudável e puro que seu parceiro merece. Enquanto isso, eu reunia experiências, me divertia e fazia o que me trouxesse alegria. (Pág.: 121)
Tem clichê? Tem sim, e toda aquela conversa de amor próprio. Mas nenhum clichê é negativo quando colocado de maneira única. E isso acontece em Antes de Casar. A autora tem personalidade e uma escrita única, que não se compara nem mesmo nas frases e momentos repetitivos, quando você parece estar lendo um manual de como superar o fim de um relacionamento e se superar como pessoa. 

Há algo que poderia dizer de negativo e é sobre Catarina. Apesar de a personagem ser muito querida, especial, empoderada e ter um astral maravilhoso, em alguns momentos a autora pesa a mão e exagera. Senti um tanto de exagero que beira a superficialidade da personagens em alguns momentos. No entanto, não é algo que afeta o enredo, que faz do livro ser ruim ou estraga a personagem. 
Antes de Casar tem uma edição linda, o trabalho de revisão e diagramação é excelente e foi feito pela própria autora, que é publicitária, formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e mora em Vitória - ES. 
Com uma narrativa simples e linguagem bem popular Antes de casar é um livro que apresenta personagens satisfatórias, gente como a gente, e que traz possibilidades diversas de problematizar assuntos como relacionamento abusivo, machismo, homossexualidade, entre outros. Uma leitura que vai acrescentar muito ao leitor e diverti-lo também, com muita música e referências a grandes histórias contemporâneas. Um nacional para ninguém colocar defeito.


 Adquira seu exemplar:

LOJA VIRTUAL

Acompanhe nas redes sociais:

SKOOB
GOOD READS
TWITTER
SPOTIFY

Bjux,

17 comentários:

  1. Oi, Dih! Já tinha ouvido falar do livro e até sigo a autora no Instagram mas ainda não tive oportunidade de ler. Eu acho muito legal a autora mostrar esse lado da mulher que quer casar com o amor da sua vida mas que também não quer perder as amizades e tudo aquilo que ela conquistou por causa desse amo, vejo muito isso nos relacionamentos de hoje e acho isso tão ultrapassado, mas infelizmente é algo que realmente acontece e que muita gente não percebe.
    Fiquei mais animada ainda para ler a história, espero gostar.
    Beijo.
    Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  2. Oi Diih
    O livro parece ser leve e divertido, mas que ao mesmo tempo passa uma mensagem muito boa. Adorei.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Diego! Gostei da indicação da leitura ♥ Parece ser um daqueles livros gostosos de ler. Nossa, faz tanto tempo que não assisto comédias românticas, mas confesso que adoro.
    Abraços
    Blog do Ben Oliveira

    ResponderExcluir
  4. Olá!!
    Eu sou uma das pessoas que não pensa em casamento hahaha
    Eu gosto muito desses livros levinhos! E ver comédia romântica é uma das coisas preferidas da vida, falou em Bridget Jones então! hahaha
    Adorei a resenha!
    seessemundofossemeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oie Di =)

    Já li uma resenha desse livro e achei a premissa dele divertidissima. Eu confesso que tenho um pouco de medo de compromisso série, então casamento é uma palavra que me dá muito medo mesmo XD

    Espero ter a oportunidade de conhecer melhor a história.

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  6. É a primeira vez que ouço falar deste livro e no início da resenha achei que não fosse gostar por a personagem se submeter as vontades do namorado, mas gostei de saber que isso não é romantizado e que a protagonista é empoderada. Achei interessante e parece trazer uma escrita jovem com assuntos cotidianos, mas sérios. Fiquei realmente interessada. Adorei a resenha!
    P.S.: Seu blog é lindo!

    Magia é Sonhar

    ResponderExcluir
  7. Tenho muuuita curiosidade em ler esse livro! Comédias românticas são sempre maravilhosas e perfeitas pra descontrair, e faz tempo que não leio um livro do gênero. É compreensível a protagonista ter seu tempo de luto, de ver todo o futuro que imaginou e planejou junto da pessoa desmoronando, mas o mais bonito é ver como se ela se ergue novamente e segue em frente mais forte do que nunca!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Di! Eu ainda não li, mas o livro está na minha lista de leituras! Gostei de saber que os personagens são gente como a gente, apesar da Catarina! Tb me interessou pelos temas abordados! Espero ler em breve!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  9. Olá Diego, tudo bem?
    Eu ainda não li esse livro e conheci esse livro essa semana rs(quase comprei rs)
    Depois da sua resenha eu quero muito ler.
    Quem nunca sofreu aquela decepção amorosa e com o tempo foi superando tudo??
    Acho que esse livro serve para todos porque promete nos ensinar muitas lições e uma delas é que o amor próprio deve ser o mais admirado.
    Super beijo e muito obrigada por essa indicação.

    www.meumundosecreto.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá, Diego.
    Eu me interessei por esse livro desde que vi a capa dele. E o gênero é um que eu gosto muito, mesmo sendo clichê. Eu conheço várias garotas como ela que se anulam a favor do namorado e que só acordam para vida quando acontece algo do tipo. E achei bem legal ele ser bem nacional, porque mesmo os nacionais a maioria deles se passam em outros países.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  11. Oi Diego,
    Acredita que não conhecia a obra?
    Parece ser tão divertida... Quero ler!
    Beijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi, Diego. Tudo bem?
    Ainda não conhecia essa obra, mas, achei a premissa mega atrativa e divertida e agora, obviamente, estou louca pra ler! Gostei de saber que além de divertir a autora permeia na narrativa assuntos importantes como relacionamento abusivo, machismo e homossexualidade... Sua resenha me convenceu e agora que ler!
    Amei sua resenha. Obrigada pela dica!
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Diego! Não conhecia o livro, mas achei super interessante. Tão bom ver mocinhas fortes e desconstruindo aquela imagem clichê em relação as mulheres. Hoje em dia precisamos de mais leituras assim para nos inspirar.

    Adorei a resenha!

    Beijos

    Vivian

    Saleta de Leitura

    ResponderExcluir
  14. Di, você é um tchuco! *___* Muito obrigada pelo carinho e a dedicação. Sua resenha ficou maravilhosa, suas fotos também! Eu penso que o riso é uma das maiores dádivas que nos foram dadas, sabe? Toda vez que alguém compartilha comigo que Antes de Casar foi capaz de provocar risadas, eu me sinto muitíssimo feliz!

    ResponderExcluir
  15. Dii você é maravilhoso! Amei o blog haha' Sucesso pra você meu bem :3
    #TiihReboucas

    ResponderExcluir
  16. Oie Dih, tudo bem?
    MEEEEU DEEEEUS, que livro é esse, que resenha é essa? Você conhece a minha história, então imagina como eu me identifiquei né? Quero muito muito ler esse livro, e a sua resenha só aumentou essa minha ansiedade haha.
    Suas fotos ficaram lindas como sempre!

    Com Carinho,
    Ana | Blog Entre Páginas
    www.entrepaginas.com.br

    ResponderExcluir

"Agora que você já leu, que tal participar deixando seu comentário?"

© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger