7 de junho de 2017

A Livraria Mágica de Paris - Nina George




 
Feliz dia para você, leitor que assim como eu nutre um amor inexplicável por Paris, sendo esse o motivo inicial para o meu desejo de ler o livro A Livraria Mágica de Paris


O livro de Nina George foi lançado no ano passado pela Editora Record, e a história apresenta o Sr. Jean Pardu, livreiro parisiense, que sabe perfeitamente como amenizar o sofrimento da alma de seus clientes com o livro certo para cada uma deles. No seu "barco-livraria" chamado de "a farmácia literatura", Pardu vende seus livros como se fossem remédios. Mas uma desilusão no seu passado o fez sofrer por todo esse tempo . A bela e reservada Manon o deixou enquanto Pardu dormia. A mulher foi embora deixando somente uma carta e nada mais. Mesmo assim, ainda sem forças e coragem para seguir adiante, o livreiro em tempo algum se viu impulsionado a ler as palavras que estavam escritas no papel, que ainda tinha o perfume de sua amada. Anos se passaram e só então a carta finalmente é lida e é a partir daí que novos acontecimentos mudam para sempre a vida do simpático homem. 

Soube que gostaria de ler A Livraria Mágica de Paris no mochilão da Record do ano passado e logo de cara me vi empolgado para ler a história: primeiro pelo título que me diz que o palco da história é Paris, () depois pela sinopse e premissa. Meu desejo foi aguçado e minhas expectativas foram alcançadas já que o livro não me decepcionou, muito pelo contrário, me deixou com vontade de mais. 

A ligação do personagem Pardu com os livros sempre foi muito forte, por isso tem um barco-livraria, às margens do rio Sena, em Paris. O homem gostava de vender seus livros como se fossem remédios para curar a alma triste das pessoas. Seus clientes eram classificados em: 
Os clientes que eram como sopro de ar fresco no sufoco do dia (seus clientes preferidos);
Os clientes que compravam cartões postais, livrinhos e miniaturas dentro de potinhos;
Os clientes que se consideravam Reis e Rainhas (apesar de não serem).

Pardu nunca errou: as palavras acalmavam as pessoas e o que elas estavam sentindo. Ele dava às pessoas o que elas precisavam, mas o mais irônico disso é que apesar de enaltecer as palavras elas nunca ajudaram na cura de sua dor. Como diria Pardu: "memórias são como lobos"

Desde o dia em que Manon o abandonou, Pardu se fechou e tornou-se uma pessoa triste, amargurada e perdeu a esperança de uma vida bela. Tanto que aos cinquenta anos ainda não conseguiu mudar seu modo de ver o futuro sem ser descrente, reservado e taciturno. Porém, tudo mudou quando o homem finalmente leu a carta que por tanto tempo evitou, uma simples carta que o prendeu no seu passado por tanto tempo. 

Com o desenrolar dos fatos, Jean Pardu decide viajar com seu novo amigo, o escritor Max Jordan, que por motivos pessoais está com bloqueio criativo. A bordo de seu barco Pardu e Max seguem viagem para viver novas aventuras. Eles buscam respostas para seus questionamentos e a cura para a alma. Essa viagem também fortalece muito a amizade dos dois. 

A problemática do livro é justamente o que nos prende e nos faz questionar: como pode um ser tão entendido em amenizar e curar as dores alheias com seus livros não conseguir livrar-se da dor que há tanto tempo machuca o próprio coração? Contudo, aqui está a magia da história. O fato de Pardu não livrar-se dessa dor faz com que ele seja essa pessoa tão obstinada e observadora, fazendo seu trabalho com tanto afinco. O personagem causa sobre as pessoas um efeito positivo. Quem lê sua história de vida baseia-se num amor tão intenso, por ora não correspondido. A Livraria Mágica de Paris tem realmente um enredo cativante, à medida que o leitor vai lendo a história descobre as razões pelas quais eu digo o quanto é uma história cheia de beleza.

A aproximação entre o protagonista e Max, seu amigo, se dá de um jeito simples, sincero e emocionante, deixando o leitor totalmente envolvido com as experiências dos dois. Nesse tempo, o aparecimento do cozinheiro italiano, Cunio, deixa o enredo ainda mais empolgante, no entanto não vou correr o risco de comentar mais sobre isso para não gerar spoiler. A viagem e seus encontros inesperados fazem com que Pardu reviva sensações que há muito não sentia. O homem se permitiu viver e tentar coisas novas, além de experimentar coisas que jamais sentira antes. 

A livraria mágica de Paris nos leva numa viagem sensacional, nos mostra belas paisagens e nos faz refletir a partir das experiências dos personagens. Uma excelente história, que nos apresenta uma narrativa fácil e consequentemente gostosa de ser lida. Vale a pena viajar nesse barco-livraria. Faça uma ótima viagem! ♡

XOXO, ♥

3 comentários:

  1. Oi, Di!
    Eu não sabia muito do livro. Sua resenha está tão maravilhosa e dá pra perceber que o livro realmente te encantou. Vou dar uma chance.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio Dois Anos de Família Hallinson
    Sorteio Três Anos do blog A Colecionadora de Histórias

    ResponderExcluir
  2. Oi Diih
    Eu já tinha vontade de ler este livro, mas sua resenha me deixou mais curiosa, tbm gosto deste pano de fundo Paris, parece ótimo.

    Bjs
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Diih,
    Adorei a dica de hoje, confesso que eu sempre namoro a capa e sinopse, mas não tinha coragem de comprar a obra, rs. Até agora!
    Beijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

"Agora que você já leu, que tal participar deixando seu comentário?"

© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger