17 de abril de 2017

#GIRLBOSS: por que você deveria ler e assistir à série da Netflix




Futuros #GIRLBOSSes e #DUDEBOSSes,

Imaginem largar a escola durante o ensino médio porque você não consegue se adaptar a ela; depois, sair de casa após o divórcio dos pais e viver por conta própria; arrumar um emprego de checar RGs na portaria de uma escola de arte e abrir, no meio tempo, uma loja virtual; no fim, ser CEO de um negócio de mais de 100 milhões de dólares com um escritório de 4.600 m² em Los Angeles, um centro de processamento e distribuição em Kentucky e trezentos e cinquenta funcionários.

Parece pura sorte, mas não é. Sophia Amoruso, hoje CEO da Nasty Girl, conta toda essa história no seu livro de memórias (#GIRLBOSS) e ensina a aprender com os próprios erros, a saber quando parar e pedir mais e a identificar as próprias fraquezas e usar os seus pontos fortes. O que diferencia esse de outros livros de negócio (dos que eu li), é que a autora não se preocupa em apenas jogar frases bonitas e motivadoras, ela arrebenta e mostra como faz. 

(Atenção: caso você esteja se perguntando, como a própria autora afirma, este não é um livro que vai ensinar a ficar rico rapidamente ou como começar um negócio. E também não é um manifesto feminista nem uma autobiografia ou um autoajuda.)


Na próxima sexta (21/04), A Netflix lançará a série baseada na história da Sophia e, por isso, vou dar 4 motivos para vocês lerem e assistirem a #GIRLBOSS.

1. LEITURA RÁPIDA, INTELIGENTE E DIVERTIDA


Sophia Amoruso. (Foto: Arquivo Pessoal)
Minha história com #GIRLBOSS é curiosa. Eu já tinha ouvido falar do livro, mas só tive vontade de ler após assistir ao trailer da série da Netflix. O resultado é que na mesma tarde em que vi o trailer, peguei o livro para ler e não larguei antes de terminá-lo. (Sim, dá para ler 200 páginas em um dia de uma vez só.)

Isso se deve ao fato de que a Sophia sabe deixar o leitor instigado a descobrir como ela conseguiu criar um império partindo do nada. Com muito bom humor, a autora narra suas experiências e aventuras, apontando os erros e acertos durante o caminho. É muito inspirador ver como, mesmo nas piores condições, ela conseguia dar a volta por cima e mudar seu rumo. Outro um fator que ajudou no dinamismo da leitura foi a quantidade de fotos que ela colocou para ilustrar algumas situações e depoimentos de #GIRLBOSSes, mulheres que conseguiram seguir seus sonhos trabalhando duro para isso.

2. LIÇÕES QUE MUDARÃO O SEU MODO DE AGIR


(Aproveito o tópico para reforçar: #GIRLBOSS não é um livro de autoajuda.)
"Se eu, e este livro, temos alguma coisa a provar é que quando você acredita em si mesmo, as outras pessoas também acreditam em você."
Esse livro mudou, com certeza, meu modo de agir, inclusive com o dinheiro. Uma das coisas que não saíram da minha cabeça e que eu acredito que traduz bem a mensagem central do livro é que não basta esperar. Não basta dizer "eu quero isso!" e aguardar que o universo se mova para lhe dar aquilo que você pediu. No capítulo 6, ela comenta que "logo você vai ver que o destino favorece os audaciosos que põem a mão na massa" e o livro inteiro prova isso. No fundo, já sabemos disso, mas ter coragem para colocar em prática é diferente. E, como disse George Orwell em 1984, os melhores livros são aqueles que dizem o que você já sabe.

3. NÃO É SÓ PARA QUEM QUER SER UMA #GIRLBOSS OU UM #DUDEBOSS


Se você ainda não quis ler o livro porque pensou "ah, mas eu não quero abrir um negócio, vou ler esse livro para quê?", calma lá, pequeno gafanhoto. Apesar de servir de inspiração para aqueles que pensam em ter uma empresa, o livro vai muito além disso. Algumas das situações retratadas em #GIRLBOSS vamos, inevitavelmente, viver. Por exemplo, em um dos capítulos, a Sophia Amaruso dá preciosas dicas para entrevistas de emprego e montar um currículo e uma carta de apresentação - sendo ela dona de uma empresa de 100 milhões de dólares, acho que dá para confiar, né?

4. A SÉRIE DA NETFLIX ESTÁ CHEGANDO


A série Girlboss lança dia 21 (sexta-feira, feriado!) e foi criada por Kay Cannon, escritora de Pitch Perfect (A Escolha Perfeita). Não posso afirmar que ela é uma adaptação direta do livro, mas, tratando-se de uma não-ficção, acho que servirá, pelo menos, como completo deste.




O que acharam do livro e do trailer da série? Se vocês já tiverem lido, me contem suas impressões nos comentários!

P.S.: Sou novo por aqui, talvez vocês verão minha cara mais vezes no blog (nada certo ainda). Se quiserem entrar em contato, vocês podem me encontrar no Twitter.

10 comentários:

  1. Ai, que post maravilhoso, que blog maravilhoso! Amei tudo aqui e já segui <3 Eu sou louca pra ler #Girlboss desde o ano passado, mas sempre acabo comprando outro livro e esquecendo dele, agora que a Netflix vai lançar a série eu tô mais louca ainda querendo ler antes da série começar, mas acho que não vai dar tempo haha enfim, amei os motivos, só me deixaram mais louca pra assistir e ler!
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela dica! Fiquei com vontade de assistir...

    ResponderExcluir
  3. Alfredo, eu acho a capa do livro maravilhosa!
    Mas eu não sabia nada sobre a história e quando vi o trailer da série perdi um pouco o interesse. Principalmente por causa dessa atriz, já vi outros trabalhos dela e não curto muito a atuação :/
    Mas depois da sua resenha, acho que vou dar uma chance pra série. E se eu gostar, leio o livro.
    Vamos esperar pra ver.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Você e sua empolgação me inspiram! Até eu já senti vontade de assistir a essa série. Eu que amo dinheiro, mas amo gastar ilimitado e não consigo guardar nada para o futuro. Eu que quero tanta coisa e muitas vezes sei nem por onde começar. Vou dar uma "sacada" como dizem.

    Ficou show o post.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Alfredo! Primeira vez que li algo seu e já posso dizer que amei. Meus amigos da universidade vivem lendo livros de negócios e confesso que eu acho tudo maçante, nunca li nenhum mas agora que você falou dessa mulher, que por sinal eu não conhecia, eu já fiquei super interessada na proposta. Curso Administração, então acho que vou encontrar boas propostas e muitas dicas aqui.
    Beijo! https://leitoraencantada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Arrasou!
    Agora quero ler kkkk juro que não queria.
    Mas a série estou louca que comece logo.
    bjão
    www.jeniffergeraldine.com

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia essa série e nem o livro, mas adorei o enredo e fiquei com muita vontade de conhecer melhor essa história.
    Mil beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/2017/04/lady-night.html?m=1

    ResponderExcluir
  8. Já tinha ouvido falar do livro e já estava na minha lista, mas não sabia da série da Netflix! Fiquei muito mais curiosa e com certeza irei conferir. Um beijo!

    Ilmara F

    ResponderExcluir
  9. Eu encontrei algumas matérias sobre a série durante a semana e fiquei muito curioso sobre. Pretendo assisti looogo!

    http://obaucultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

"Agora que você já leu, que tal participar deixando seu comentário?"

© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger