15 de janeiro de 2017

A Palavra é 'NOVIDADE'


Há poucos dias estávamos festejando a chegada do novo ano, com muita festa, brindes, família e reunião de amigos. Um novo tempo começou e já estamos a 15 dias dele, mas você já parou pra pensar o que mudou? O que você gostaria de mudar? Já parou pra pensar sobre o que você quer para esse ano?

Vai ano, vem ano e parece que a única referência que marca isso é a última da data antes do recomeço representado pelo número 1. Aquele momento em que estamos para começar um novo jogo, o início da primeira de longas partidas que enfrentaremos nos próximos 365 dias. Porém, no início tudo parece muito tranquilo, os obstáculos são raros, mas eles estão apenas escondidos só esperando para tomar a cena. E não é por isso que nós, jogadores, vamos desistir de jogar, é? É preciso parar para pensar nas estratégias do jogo e seguir em frente. Caindo, levantando, mas fazendo valer a ideia de que chegamos a um ano novo e por isso temos por obrigação nos presentear com novas metas, novas ambições, além de renovar nossa força para as novas batalhas. 

Você já traçou suas metas e já fez sua primeira jogada?

Para cada ano eu escrevo uma palavra e guardo, decretando que essa é a palavra cujo sentido é o que vai movimentar meu novo ano. E para 2017 eu escolhi NOVIDADE. Cada um conhece suas necessidades e sabe do que deseja para si. Eu quero e estou em busca de coisas novas, e vocês? 

A gente começa o ano criando metas de leituras, de quantos livros vamos ler em cada mês e quais. Que tal organizar uma meta para a vida também? Sei que muita gente já faz isso, mas também sei que há pessoas que vivem no ritmo "deixa a vida me levar". Pode parecer clichê, algo como auto-ajuda, mas da mesma forma que sinto necessidade de ler palavras de incentivo eu tenho muito prazer em escrevê-las também. Então responda para você mesmo: O que você tem planejado para esse ano? Que lugares você deseja conhecer? O que você gostaria de aprender de novo? Em que âmbito da vida você deseja se desafiar?

Temos uma chance para fazer diferente e compensar o erro todos os dias, bem como temos o prazer de comemorar os acertos. Os acertos nos atiçam a querer mais, logo fabricamos novos sonhos para correr atrás; enquanto o erro atiça nossa vaidade e nos impulsiona a querer mostrar a nós mesmos o quanto podemos vencer, o quanto podemos ser melhor. Aproveitar essas duas vertentes é ser inteligente e uma pessoa inteligente tem planos, é ambiciosa. Que tal focar num grande projeto e lutar o melhor que você pode para realizar o que deseja?

A gente sabe que não é fácil, né! Eu já tentei desistir de tudo tantas vezes: o blog eu já quis apagar, a faculdade eu já quis largar, quando trabalhava quis mudar de emprego várias vezes. Como bom aquariano que sou só queria voar e fazer uma coisa diferente todos os dias. E não poder fazer isso muitas vezes foi desesperador. Mas então eu descobri que eu não poderia voar, mudar de emprego todos os dias, largar a faculdade e abandonar meu cantinho virtual, no entanto eu poderia fazer do meu trabalho um lugar melhor, reorganizar minhas táticas de estudo e dar uma cara nova ao blog. Eu descobri que para cada coisa que faço, quando elas simplesmente parecem chatas demais, eu posso vesti-la com uma roupa nova, escrever esse capítulo da vida de forma diferente. Você nem sempre pode mudar o que tem ao seu redor, mas você pode trocar as coisas de lugar e substituir outras.

NOVIDADES é a palavra de ordem para minha vida esse ano. E eu já comecei: ao invés de pedir pizza de calabresa (eu só pedia desse sabor) eu pedi uma de sabor suprema; ao invés de comer no Mc Donald, eu encarei a Burger King (e agora tenho certeza que sou team MC). Eu decidi que vou ler mais o que quero, postar fotos quando quero, me dedicar a fazer coisas como pintar e treinar caligrafias decorativas (coisas que eu fazia quanto tinha 15 anos e de repente parei), entre outras coisas. Quero ir mais a festas, conhecer mais pessoas, ousar mais, relaxar mais. E não para por aí. 

EU QUERO NOVIDADES para mim e para vocês. Portanto, se ainda não listou o que desejam e o que não desejam para esse ano ainda é tempo. Na verdade é sempre tempo de tentar fazer as coisas valerem a pena. É sempre tempo de inovar. 

XOXO,


14 comentários:

  1. Olá, Diego. Tudo bem?

    Eu já listei algumas coisas das quais desejo e vou lutar para conseguir em 2017. Mas confesso que ando sentindo um desânimo em relação a tudo, infelizmente. Mas vou tentar mudar isso, esse seu texto me fez enxergar o quanto é necessário buscar por mudanças, compreender que estamos tendo a oportunidade de fazer desse novo ano, algo de fato novo.

    Espero que você conquiste muitas novidades boas este e nos demais anos.

    Até mais. https://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu não costumo criar metas no começo do ano porque geralmente, eu não cumpro nenhuma delas.
    Mas amei a sua ideia de experimentas coisas novas e acho que vou começar a fazer isso também. Amei as dicas!
    Mil beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/2017/01/resenha-do-livro-quatro-vidas-de-um.html

    ResponderExcluir
  3. Oiii
    Concordo contigo! Também estou louca por novidade, de preferência é claro, as novidades positivas! haha

    Beijos
    ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, Diih! Adorei teu texto e a forma como expressou teus pensamentos. Acho que todo dia a gente se renova, todo dia aprendemos alguma coisa diferente, e claro, há novidades em nossa vida o tempo inteiro. Eu super apoio você ser team MC porque também sou, então bate aqui! Espero que 2017 seja para você um ano de grande desenvolvimento pessoal, não somente seu mas de todos!
    Beijo, Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  5. Vemk me abraçar ♥ que texto lindooo! Cheio de sentimento e inspiração. E de fato, nós blogueiros principalmente sempre pensamos em traças metas literárias, mas e de resto? Não dá pra deixar no modo "deixa rolar" sempre, por mais que queiramos isso. Esse ano também quero novidades, e já tô dando um passo grande pra isso, indo morar em outra cidade. Cada um sabe o que deseja fazer, a novidade que deseja introduzir na vida, e o importante é isso. Traçar metas também pra vida que vivemos fora dos livros.

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Diih
    Não me coloquei metas em numeros de leitura este ano, mas quero coisas novas para o blog, tbm quero novidades pra mim ehehehe. Este ano quero fazer mais videos e muitas fotos.
    Adorei o post.
    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá, Diego.
    Adorei seu texto, me fez pensar. Eu procuro não fazer metas, prefiro fazer o que vai aparecendo no meu caminho. Mas vou tentar mudar o de sempre e conhecer outras coisas.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Oi, Di, meu rei supremo!

    Antes de mais nada, linda postagem, bem inspiradora! Mas sabe que eu não sou dessas que fica planejando muita coisa. Esse ano eu tracei alguns planos sim, como aprender alemão e finalmente entrar em forma, ser fitness estilo panicat HAHAHA parece bobagem, mas pra quem já pesou quase 100 kilos é um plano a ser pensado, já que eu jamais quero ser obesa novamente, Deus me livre. Também pretendo fazer algumas outras mudanças, mas prefiro não pensar em tudo de uma vez, sabe? Eu gosto de ir etapa por etapa! hahahaha

    Beijos
    - Tami
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  9. Oi Di! Se eu te contar qual é a palavra que eu escolhi pra 2017 vc nem vai acreditar, pq é um palavrão kkkkkkkkkkkk Mas adorei a sua escolha, espero que vc consiga em 2017 alcançar seus objetivos!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  10. Oi Diego,

    Eu não costuma fazer metas para o ano, pelo menos não aquelas que fico realmente motiva para concluir, mas em 2017 eu tenho 3 que farei de tudo para cumprir. Boa sorte pra gente nesse que será bem loco!!

    Bjs, @dnisin
    www.sejacult.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi, Diego.
    A maioria das pessoas não fazem planos de vida.
    Outras tantas fazem planos, mas logo desistem.
    No fim do ano, vemos que muita gente faz isso, mas quando o ano começa parece que se esquecem das promessas da virada do ano.
    Acho legal fazer planos e ano passado tracei algumas metas e espero cumprir.
    Mas realmente é bom inovar e espero que você consiga realizar as suas metas.
    Abraço.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
  12. Oi, Di!
    Esse ano a minha meta é não focar que cheguei nos 30! Ai, ai...rs
    E ler mais e não abandonar o blog e nem meus amigos, pode ser?
    Bjs*.*
    O que disse, Alice?

    ResponderExcluir
  13. Oi, Diego! Tudo bem?
    Tudo o que eu mais quero é uma vida com novidade.
    Sabe quando a gente deseja por mudança, por guinadas?
    Então, estou nessa. E é um processo de autoconhecimento puro.
    Um beijo,

    Hida

    www.blogdahida.com

    ResponderExcluir

"Agora que você já leu, que tal participar deixando seu comentário?"

© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger