24 de fevereiro de 2016

Dias Melhores Pra Sempre, do autor Maurício Gomyde



Olá , PESSOINHAS LINDAS!
Hoje quero apresentar para vocês Dias melhores pra sempre, do autor nacional Maurício Gomyde. Em setembro do ano passado ele lançou o livro Surpreendente, pela editora intrínseca, mas por muito tempo fez um trabalho independente espetacular. A narrativa que vou apresentar para vocês é o quarto trabalho do escritor, uma história linda de superação, amizade, força de vontade e de amor.


O personagem que dá cor a história é Bruno, um estudante de medicina prestes a se formar. Pode-se dizer que o rapaz é do tipo cobiçado pelas garotas, é amante do surf, aventureiro. Um dos pensamentos fixos e inabaláveis dele é que “um dos grandes desafios da vida é conseguir provar que as teorias estão erradas”. Mas Bruno não está sozinho nessa e ao lado de Micaela, Karina e Dante o futuro médico encontra o real sentido da amizade e o apoio que precisa para os dias de tormenta que o apavora, após uma tragédia vivida por ele durante as férias. Amizade e amor se fundem na história quando o rapaz se apaixona por uma garota que já passou despercebida a seus olhos; gratidão e dedicação dão as mãos quando nosso protagonista tem que encarar mais um acontecimento trágico e terá que fazer com que o amor de sua vida lembre-se dele todos os dias.

Em mais um romance bem trabalhado, envolvente e cheio de sensibilidade, Gomyde nos leva a um passeio por Florianópolis e nos apresenta personagens marcados pelo otimismo e pela coragem. É admirável a leveza e a doçura com a qual o autor criou as situações, com a competência de não fazer da história uma narrativa comum. Engana-se quem pensa dessa forma. As histórias do Gomyde, apesar de apresentarem uma leitura fácil, são extremamente marcantes e impactantes. Você lê, para pra refletir, leva pra vida.

A arte – aqui está inserida não somente a música, mas as pinturas também – é outra característica marcante nos textos do autor, que dessa vez incluiu David Guetta na playlist de Dias Melhores pra sempre. E como em toda boa e bela história de amor, você também encontra Paris como palco das aventuras dos amantes. 


Quem assistiu ao filme Como se fosse a primeira vez, sucesso com Adam Sandler e Drew Barrymore (amo esse filme ), certamente terá uma boas lembrança ao ler esse livro. O ambiente havaiano do filme e seus surfistas, misturado ao amor pelo surf de Bruno e a situação dos pares românticos das duas tramas se encontram e se reconhecem. No entanto, na obra de Gomyde senti fata de um desenvolvimento maior em torno das situações vividas pelos personagens. Em vários momentos senti que a narrativa ficou corrida demais quando poderia ser mais desenvolvida. Um exemplo disso é a recuperação e a adaptação do personagem principal, tanto no lado físico quanto psicológico. Acredito que um pouco mais de drama cairia muito bem.

De modo geral é uma história maravilhosa e impactante, com tamanho potencial de ser publicada por grandes editoras e ser amada por milhares de leitores. Um livro para ler em família, para dar ao amigo, para comentar numa clube de leitura. Uma narrativa que nos mostra o quanto a família, as verdadeiras amizades e o amor podem nos ajudar a superar perdas e a encontrar novos caminhos a percorrer. Vale muito a pena ler.

B-jux 1.000 e até mais!
Diih.

A leitura desse livro fez parte do Desafio literário I Dare You do mês de fevereiro. O livro gentilmente autografado pelo autor.



22 de fevereiro de 2016

Sublinhando #2



Feliz segunda, gente!
Olá
todo mundo!

Aproveitaram o final de semana? Espero que tenha sido lindo para todos, apesar das notícias chatinhas da morte de dois grandes e queridos autores, Umberto Eco e Harper Lee. Nos deixaram histórias lindas e dignas de homenagens. Que tenham um bom e merecido descanso.
Mas, como o tempo não para, a vida continua para nós. E hoje é dia de destacar frases marcantes e refletir para começar a semana com todo gás. Antes gostaria de pedir desculpas pela falta de postagem durante a semana, estou com problemas com a conexão da internet, tentando resolver ainda.


♥.  Devo dizer que sempre fui uma pessoa muito sonhadora e extremamente romântica. E passional demais também. Isso me fez quebrar a cara tantas vezes, e por vezes culpar o outro pelas expectativas que eu mesmo criei, baseadas em histórias com finais felizes. Com certeza há muitas pessoas que passam por isso também. A parte boa é que uma hora a gente aprende a se amar. O filme “Ele não está tão a fim de você” fala muito bem sobre isso.

 
“Talvez o final feliz seja só seguir em frente. Ou talvez o final feliz seja isso: saber que mesmo com ligações sem retorno e corações partidos, com todos os erros estúpidos e sinais mal interpretados, com toda a vergonha e todo constrangimento, você nunca perdeu a esperança.”

♥. Será que o nosso primeiro amor será nosso último amor? Essa é uma pergunta que todos sabem a resposta, mas mesmo assim vivo refletindo sobre isso e deixo que vocês pensem sobre isso também, você encontrará uma resposta. Ou não. No caso de Alex e Rosie, de Simplesmente Acontece (romance de Cecelia Ahern) a amizade foi além e o amor também.


“Não foi uma amizade qualquer, éramos inseparáveis sendo sempre separados. Eu percebi que não importa onde você esteja ou com quem esteja; eu vou sempre, verdadeiramente, completamente amar você.”

♥. Você já parou pra pensar o que é a verdade? Cada um conta uma história, algo que já viveu, algo que aconteceu. Mas em que momento encontramos a tal da verdade?


“Nunca há apenas uma verdade, só um punhado de histórias, todas acontecendo de uma vez, em nossas cabeças, em nosso coração, uma passando por cima da outra. É tudo uma bela confusão desastrosa.”
(O céu está em todo lugar, Jandy Nelson)

♥. Você se considera uma pessoa medrosa? E se considera corajosa também? Uma coisa é certa: é PRECISO desafiar nossos medos ou nos tornaremos reféns deles.


“Ter coragem não quer dizer não ter medo, mas enfrentar os medos que a gente tem. E todo mundo tem medo de alguma coisa, não é?”
(Malala, a menina que queria ir para a escola; Adriana Carranca)

♥. Para você o que importa: o lugar onde você está ou quem está nesse ambiente com você?


“Como em qualquer jornada, com quem você viaja pode ser mais importante do que o seu destino de chegada.”
(Gossip Girl – A garota do Blog)

Espero que tenham gostado dos quotes de hoje.
Se você quiser me enviar frases que são especiais para você, envie um e-mail para vidaeletras@gmail.com com assunto SUBLINHANDO, o nome, idade, blog – se tiver – e o que essa frase representa para você.

Bjux 1.000.
© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger