22 de setembro de 2016

O Ano Em Que Te Conheci, Cecelia Ahern



Olá,
Tudo bem? 

Uma semana praticamente sem postagem aqui no blog e meus pedidos de desculpas pelo sumiço não só do blog, mas também no Instagram. A culpa é sempre uma: correria na faculdade - que está chegando no tempo final do semestre. Dito isto vamos ao que interesse porque eu estava louco para poder falar sobre "O ano em que te conheci", romance da irlandesa querida Cecelia Ahern, autora de P.S. Eu Te Amo e Simplesmente Acontece. 

Nada melhor que fazer a leitura desse livro, que faz metáforas a partir das flores, neste dia, o primeiro da nova estação que começa hoje, a primavera. 

Você lembra o dia em que por algum motivo sua vida virou de ponta cabeça? Lembra em que momento você se perdeu de você mesmo e perdeu o controle das coisas? Lembra do momento em que, por ironia do destino, encontrou uma pessoa que foi como um reflexo para você e te ajudou a superar esse momento caótico da vida? 

Todos nós temos momentos marcantes em nossas vidas, períodos que influenciaram mudanças pequenas ou profundas dentro de nós. Posso pensar em quatro momentos transformadores para mim: o ano em que nasci, o ano em que soube que ia morrer, o ano em que minha mãe morreu e agora tenho um novo, o ano em que te conheci.

Jasmine e Matt são vizinhos, mas sempre estiveram ocupados demais com o trabalho a ponto de não se importarem um com o outro ou se falarem, muito menos desenvolver interesse para uma amizade. Jasmine nutre por Matt uma antipatia e não faz esforço algum para admitir, ela sabe o motivo que a faz não suportar o rapaz, um radialista com um programa famoso na cidade. Agora eles estão vivendo um período conturbado na vida: ambos estão afastados do trabalho, numa licença forçada. E como estão com tempo de sobra, nas vésperas do ano novo seus olhares se encontram pela primeira vez e nesse período dramático de suas vidas, com tantos problemas familiares os dois são obrigados a analisar suas atitudes e admitir que precisam de ajuda. Talvez eles sejam a solução um do outro e enquanto as estações do ano passam uma amizade acontece de maneira inusitada. Uma grande amizade pode ser encontrada nos lugares mais inusitados.

Mais uma vez fui tomado pela emoção com uma história escrita pela Cecelia Ahern. O Ano em que te conheci é uma história tocante sobre amizade e sobre como olhar para dentro de si mesmo e olhar ao redor pode mudar o rumo das coisas na sua vida. Parece que diante dos problemas nos fechamos dentro de nós, nos tornamos egoístas e esquecemos de observar nossas falhas. Nessa história o leitor vai perceber que Matt e Jasmine servem como um espelho um para o outro, e ambos, ao mesmo tempo, reconhecem suas falhas e tentam dar um novo rumo à vida que estão vivendo. Eles decidem fazer diferente e a partir daí, uma amizade verdadeira e acontece. 

Mas, quando baixei a guarda, suas palavras me deram calor. Foi bom não estar sozinho aqui fora, pelo menos uma vez. Quando você disse essas palavras, elas me confortaram. E então  também não em senti sozinha. - pág.: 109 

O livro é repleto de metáforas e totalmente poético. O drama mistura-se com diálogos cheios de humor e os personagens complexos torna o enredo ainda mais atraente. Quem são essas pessoas? O os levou a agir de tal maneira? Quais fatores influenciaram nas escolhas e nas atitudes deles? A narrativa em primeira pessoa justifica a "limitação" pela qual o leitor passa durante a leitura, quando as descobertas são feitas ao mesmo tempo: o leitor funde-se ao personagem, a sensação de catarse é uma constante e você começa a perceber coisas que podem ser melhor analisadas sobre suas próprias atitudes perante os problemas da vida. Diria que a narrativa desse livro - muito diferente das narrativas dos outros livros da autora - é como um monólogo.

A autora inseriu na história um personagem com síndrome de down, que é a irmã mais velha, e trabalhou a personagem de maneira leve, mostrando a naturalidade com a qual pessoas com down merecem ser tratadas. No livro, a protagonista tem atos de super proteção com a irmã, que leva uma vida normal, com um emprego, sabe o que quer e faz o que se propõe da melhor maneira. Claro que Ahern aborda a questão do preconceito contra essas pessoas, mas acima de tudo esclarece nesse sub-tema o quanto uma criança e um adulto com essa condição podem viver muito bem. 

Quando Heather compartilha seu conhecimento, as pessoas sempre se surpreendem e ficam impressionadas. E o que acontece quando elas percebem que estão impressionadas com ela? Como todos nós, ela floresce. - pág.: 87

O Ano em Que te Conheci é um livro sensível e tocante, que acima de tudo fala sobre amizade e descoberta. Uma história sobre recomeços e novas perspectivas, e como diria o jornal da Irlanda, Irish Independent,"uma história comovente sobre o que podemos aprender com os outros, se deixarmos de lado nossos preconceitos." Eu recomendo cheio de amor, a cada vez que lembro do quanto chorei emocionado e do quanto aprendi com a leitura desse livro.

Mas rosas como eu e você, também têm problemas. Rosas plantadas em solo onde outras foram plantadas por muitos anos tendem a sofrer com doenças. Se você plantar rosas novas nessa situação, é preciso trocar o máximo do solo antigo por solo fresco de outra parte do jardim onde rosas nunca foram plantadas antes (...) É melhor se mudar, arrancar as raízes e começar de novo; só então poderemos florescer. - pág. 326

XOXO,
Diih.




15 comentários:

  1. Oi, Di!
    Menino, esse livro conquistou praticamente todo mundo. Eu nunca li nada da autora e creio que irei começar por esse, de tantos elogios que já li.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio de aniversário Balaio de Babados e Postando Trechos
    Participe da promoção 1 Ano de Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  2. Di, esse livro parece ser maravilhoso, nunca li nada dessa autora, mas tenho uma listinha com títulos dela para ler...

    ResponderExcluir
  3. Oi Di. Eu só li Simplesmente acontece da autora que já me deixou completamente encantada com sua narrativa e seus personagens. O Ano em que te Conheci parece ser uma obra realista, que nos mostra o quanto as amizades podem surgir do nada. Sei que a Cecelia não decepciona e por isso o livro já está na minha lista.
    Beijo! Visite o Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  4. Oi,

    Amei o livro e sua resenha. Pude perceber que você gosta de um drama. Haha


    Abraços...

    blogmichaelvasconcelos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Di!

    Uma das minhas metas é ler todos os livros da Ahern, e estou bem ansiosa pra ler esse. Acho que vou gostar e chorar tanto quanto você!

    Beijos,
    Natália.

    www.doprefacioaoepilogo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Diih
    Todas resenhas que eu leio deste livro são positivas, sei que a autora é maravilhosa, e já estou curiosa para ler este livro. Adorei sua resenha e saber sua opinião sobre.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Di!
    Realmente, você escolheu um ótimo dia para publicar a resenha do livro.
    Sua resenha me cativou! Amo histórias deliciadas com metáforas, autodescobertas, sensibilidade, romance, amizade... Espero lê-lo em breve <3
    apenasumaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Diego!
    Final de semestre na faculdade? Sumiço mais do que justificado, rsrs
    Eu adoro livros que usam e abusam de metáforas, que tem um quê poético, que abordam a amizade como um dos temas....mas tenho trauma dos livros da Cecelia. Só li um, mas foi uma experiência tão ruinzinha que nunca mais quis pegar outro. Mas que bom que foi uma leitura tão tocante para você.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, Di! Tudo bem? Lembro como se fosse hoje de ouvir seu áudio bem emocionado falando da sua experiência com o livro. Ainda não pude ler "O Ano Em Que Te Conheci", mas espero ler ele logo e gostar da obra tanto quanto você gostou. Adorei a resenha! <3

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Di,
    Estou louca para ler esse livro.
    A capa é maravilhosa e vejo muitos elogios.
    A premissa é bem minha cara, rs.
    Beijos
    estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oii Dih!
    Mas você tem uma história de puro amor com essa Cecelia né?
    Não me lembro de ter lido nada da autora, mas acho que também não estou
    no momento certo pra tentar, minha amorosa está um caus, estou muito sensível, se eu ler esse livro vou me desmanchar em lágrimas haha
    Mas adorei a sua resenha e a foto como sempre!

    Beijos,
    Ana | Blog Entre Páginas
    www.entrepaginas.com.br
    Participe do SORTEIO DE 1 ANO do Blog!

    ResponderExcluir
  12. Oi Diih!

    Ainda não li nada da autora, mas quero ler, acho que vou chorar horrores, mas ainda lerei rsrsrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  13. Oi, mei rei

    Bom, você está cansada de saber que eu não gostei do livro, né? hahaha
    É engraçado o quanto a gente diverge de opinião, mas pelo menos nos damos bem, e é isso que importa. <3
    Espero que minha próxima experiência com a autora, que deve ser o YA que a NC vai lançar, seja melhor.

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  14. Infelizmente eu ainda não tive a oportunidade de ler livros dessa autora, mas creia: quero muito.
    Sua resenha aguçou a minha curiosidade. Gosto de histórias tocantes e que deixam a gente com um ar de reflexão a respeito da vida.

    beijo
    beinghellz.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Diih, tudo bem?
    Quero loucamente ler esse livro. Gosto muito dos livros da Cecelia. Como não gostar? Parabéns pelo blog, gostei super. Seguindo.
    Kiss.
    Insta @ericabferrao / www.dnabookz.com

    ResponderExcluir

"Agora que você já leu, que tal participar deixando seu comentário?"

© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger