15 de agosto de 2016

[Desabafos inconstantes #'] Não é o que você diz, é como você diz


Olá, gente!
Você que acompanha o Vida & Letras a partir de hoje vai encontrar alguns desabafos por aqui. Senti a necessidade de me expressar, de "falar", de dar a cara a tapa. Há muitas coisas acontecendo no mundo, há muita injustiça, há muita discussão sobre o mundo literário e eu gostaria de dialogar sobre tudo isso com vocês. Prometo que tentarei escrever de maneira bem tranquila para não parecer chato. Mas quero conhecer também o ponto de vista de cada um.



Concorde, discorde, acrescente algo. SE EXPRESSE sem medo.

Sempre fui uma pessoa cheia de ideias e de vontade de opinar sobre tudo. Sei quando tenho que me manter quieto e outras vezes ficar quieto é uma escolha. No entanto, quando as coisas se tornam escandalosas demais eu também não consigo me calar. Quero e gosto de falar mesmo. Sempre fui educado a respeitar o que o outro diz (não confunda respeito com concordar com o que se diz), a deixar que o outro se expresse; consequentemente também entendi que se o outro pode eu também posso. É tudo uma troca. Aquela velha questão dos direitos e deveres que aprendemos nos livros da escola e na vida.

Mas existe um limite na hora de expor uma opinião? Será que é necessário dizer tudo sem abrir mão de uma palavra sequer, apenas por questão ética?

Há uma linha tênue entre sinceridade e estupidez, que nos mostra a grande diferença entre os dois conceitos. Enquanto a sinceridade está para a franqueza e ao caráter a estupidez dá as mãos à grosseria e a indelicadeza. Você pode ser uma pessoa sincera e dizer tudo o que pensa, mas não tem o direito de ser estúpido e grosseiro, afinal de contas o termo discussão está aí como uma ideia para somar e não para diminuir - pode até parecer utópico o que digo, mas enquanto existirem pessoas, o mínimo que seja, que pensam na discussão como uma forma de aprendizado eu sempre vou bater nessa mesma tecla.

Acontece que a tecnologia avança muito rápido e todos os dias surgem novas plataformas, que permitem as pessoas expressarem sua opiniões e dizer mesmo o que pensam. Isso é lindo! Mas isso também é triste. É lindo porque todo mundo tem o direito de falar e triste porque as pessoas precisam saber o que falar, porque algumas opiniões surgem sem nenhum fundamento. Nem todo mundo tem consciência disso. A quantidade de ódio por detrás do discurso das pessoas na internet e nas conversas na esquina da rua ou dentro dos ônibus é espantosa. E é aqui que eu vou responder a uma pergunta que me fiz alguns anos atrás e que escrevi ali em cima: existe sim um limite no seu discurso.

Quando digo "limite" não estou falando que você tem uma cota de palavras e alguns tópicos sobre os quais você não deve comentar (não esqueçam da liberdade de expressão). Eu não estou falando do que você escolhe citar no seu discurso porque o problema não é o que você diz, mas sim como você diz.

Por exemplo, trazendo para a nossa realidade, eu como um blogger, e de alguma maneira formador de opinião, tenho lido em alguns lugares resenhas e vídeos acerca de algumas obras de autores nacionais ou não, que me incomodaram profundamente pelo tom das opiniões e algumas pela maneira rude de falar e se referir à obra. A gente não precisa gostar de tudo o que lê, tão pouco dizer amém para tudo o que está escrito nas páginas dos livros, mas fazer crítica requer, além de conhecimento e sinceridade, ética. Quando a ética deixa de fazer parte do discurso, o resultado raramente é positivo e a confusão é maior, causando um efeito contrário à proposta da crítica.

Você tem todo direito de gostar ou não do que lê, do que ouve, e tem todo o direito de discordar ou concordar com a opinião alheia. Mas seu discurso - seja ele escrito ou falado - precisa realmente apresentar bons argumentos e uma postura ética perante a opinião do outro. Eu sou a favor da crítica que induz o outro a ser melhor, a dar sempre o melhor de si.

XOXO,
Diih.

7 comentários:

  1. eu realmente tbm adoro dar minha opinião em tudo.. porém na maioria das vezes não sou ouvida e obvio que não sou bem aceita nos grupinhos de escola!! mas sabe.. eu realmente comecei a não ligar para os outros... e sim apenas de pessoas q me amam e que eu amo e agora posso dizer que sou muito mais feliz :)
    realmente as vezes expressar uma opinião não é fácil!!
    já estou seguindo seu blog :3 se vc puder dar uma passadinha no meu e deixar seu follow se vc gostar te agradeço desde já :)
    bjs u3u
    http://fallingflowersofficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olha sou favor da expressão mas temos que saber que nem todo mundo tem a mesma ideia e opinião. Podemos ser criticados e perseguidos sim.
    Então eu uso do bom senso, procuro não me aprofundar em assuntos polêmicos.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  3. Hey!!

    Concordo contigo!
    Acho que dar opinião é uma coisa e discurso de ódio é outra bem diferente!
    Já fiz resenhas negativas no meu blog, mas sempre me esforço para mostrar tanto o lado positivo quanto o negativo. Tento evitar denegrir a imagem do escritor, deixando claro que aquele é apenas minha opinião. E, claro tento não ofender ninguém.
    Muito bom seu texto!!


    Beeijos

    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  4. Que legal esse post! Estou nessa fase de desabafos no meu blog também... na verdade, criei o meu blog pra desabafar. Fico impressionada como as pessoas não medem as palavras que usam. Obrigada por compartilhar esse texto! :)

    ResponderExcluir
  5. Estou digitando com os pés, pois estou aplaudindo muitoooo. Adorei. Amei. Achei tudo.

    ResponderExcluir
  6. Um outro problema é que as pessoas por vezes são grossas quando na verdade apenas se acham sinceras. Vivendo e aprendendo, não é? As coisas apenas acontecem...
    Ótima postagem!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Já desfiz alguma amizades justamente por isso, existe sim um limite mas infelizmente as pessoas não conseguem enxerga-lo e acabam ultrapassando.
    As vezes é comum nos mesmo sermos um pouco mais duros, mas tem os momentos certo e as pessoas cada pessoa reage de uma forma, eu sou frágil e para falar comigo tem que saber.

    Adorei o seu blog e mais ainda esse post. Parabéns! Sucesso!

    https://petalasdelicadas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

"Agora que você já leu, que tal participar deixando seu comentário?"

© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger