29 de agosto de 2016

A Literatura Juvenil e o que ela tem a nos dizer


Olá, pípol! 
Feliz segunda-feira!

Resolvi começar a semana com uma postagem trazendo o conteúdo que apresentei no clube do livro, do dia 20 de agosto, que teve como tema "A literatura Juvenil e o que ela tem a nos dizer". 


Quando recebi o convite para apresentar o clube, na Livraria Leitura aqui da cidade, busquei um tema que pudesse acrescentar algo na consciência das pessoas, que não fosse apenas uma tarde falando sobre livros. Quis tratar de um tema que pudesse ser leve, mas preciso no que tange a tocar o leitor. E acredito que a literatura juvenil tem trazido muitas problemáticas importantes e tocantes, que estão gritando na nossa sociedade, aos nossos ouvidos, e que merecem plena atenção. Por isso optei por livros que tratam de bullying, homossexualidade, gravidez na adolescência, HIV, entre outros assuntos, para que nós leitores pudéssemos discutir, trocar ideias e refletir. 

Quando escrevemos algo estamos escrevendo para alguém; todo texto que escrevemos é para alguém, sendo assim, consequentemente os textos que nós lemos estão aí para nos dizer algo. A literatura juvenil, também conhecida como young adult está aí para passar um recado aos jovens, através das histórias publicadas. Por isso, selecionei cinco livros atuais que trazem um conteúdo leve, mas capaz de te dar um arranhão na sua consciência de alguma forma. Talvez você já tenha lido, talvez não. E talvez decidam reler para ter uma nova visão das coisas. Mas todos os livros são úteis na ajuda para fazer o outro perceber onde está o problema e soltar a voz.


Em "Três coisas sobre você", da Julie Buxbaum, publicação da Editora Arqueiro, você encontra: bullying - diferença entre classes - homossexualidade - Drama Familiar - Primeira vez - Ambiente escolar.  |RESENHA


Em "Encrenca", da Non Pratt, publicação da Verus Editora, você encontra: Ambiente escolar - drama familiar - gravidez na adolescência. |RESENHA|


Em "Por Lugares Incríveis", da Jennifer Niven, publicação da Editora Seguinte, você encontra assuntos como: depressão - suicídio - amizade - drama familiar - ambiente escolar - Bullying


Em "Simon vs. a agenda homo sapiens", da Becky Albertalli, publicação da Editora Intrínseca, você encontra assuntos como: homossexualidade - descobertas - bullying - chantagens - conflito - amizade - aceitação.


  Em "FAKE", do autor Felipe Barenco, produção independente, você encontra assuntos como: homossexualidade - drama familiar - amizade - primeiro amor - relacionamento - HIV. |RESENHA|


Em "A Lista Negra", de Jennifer Brown, publicação da Editora Gutenberg, você encontra assuntos como: bullying - tragédia - violência - suicídio - ambiente escolar - drama familiar 


E esses também são títulos que abordam a questão do bullying e as consequências desse ato feio e extremamente violento, que tanto vem crescendo na sociedade, principalmente dentro das escolas.


XOXO
Diih 

7 comentários:

  1. Oi Diih
    Muito legal o post, e conhecer mais deste universo juvenil e livros que tratam de diversos temas.
    Sou curiosa para ler Amor amargo, não tenho muito conhecimento do livro, mas já vi vários comentários positivos sobre.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Muito legal esse tema. E parabéns por ter apresentado isso no clube do livro.
    Acho que o assunto é super pertinente, e é bem legal para as pessoas receberem assim a informação que vários livros tratam de um jeito diferente, sobre assuntos parecidos, e que é muito legal de os adolescentes (principalmente) lerem. :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  3. Adorei demais o post, quero demais ler fake, parece ser bem interessante.
    Beijoos.❤
    www.amordeluaazul.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oie...
    Adorei o seu post!
    Confesso que ultimamente ando impressionada com a literatura juvenil, pois, ela vem trazendo temas que precisam com urgência ser debatido. Li vários desses mencionados e ainda tem vários deles que estão nos meus desejados :)
    Recentemente li AMOR AMARGO e ele me marcou muito! Penso nele até hoje :)
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Di,

    Que post bacana, acho muito importante falar desse tipo de conteúdo.

    Suas indicações são sempre incríveis.

    ResponderExcluir
  6. Diih, fizemos um transmimento de pensação aqui, lembrei da maioria dos livros que você logo depois citou quando bati o olhar no título do post. Eu acredito que todos esses livros sejam inclusive mega indicados pra escolas. Toda a literatura antiga é importante e tal, mas o que os jovens realmente precisam é de livros que tratem de temas da realidade, temas que aliás eles possam se identificar com alguns dos casos. São problemáticas que precisam ser discutidas. Já li Por lugares incríveis, Três coisas sobre você, Encrenca, A lista negra, Os 13 porquês, Extraordinário, e foram todos muito impactantes. Daqueles que você solta o ar que nem percebeu que havia prendido quando acaba a leitura. E quero muito ler os outros que você indicou!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá, Di!

    Amei essa postagem, de verdade! Eu estava conversando com um amigo justamente sobre isso, uns dias atrás. Confesso que queria morar perto de você para participar desses clubes de leituras maravilhosos. Concordo com tudo que você mencionou na postagem, os livros estão aí para falar algo com a gente. O que acho mais incrível é essa mensagem, muitas vezes, ser flexível: eu possa entender de um jeito, você pode apurar um conhecimento diferente. Alguns dos livros destacados eu já li e amo, os outros já estão na minha lista de desejados!

    Beijo!

    apenasumaleitura.blogspot.com.br/ | gotitmaju.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

"Agora que você já leu, que tal participar deixando seu comentário?"

© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger