28 de junho de 2016

[TAG] Hábitos de Leitura 📖



Olá, 💖
todo mundo!

Há quanto tempo não posto uma TAG aqui, gente?! Já vejo na minha parede mental o balãozinho na cabeça de vocês com um NÃO SEI enorme. Mas tudo bem, eu também não lembro. Porém, hoje é o dia em que isso muda porque achei essa TAG no Blog Book e Cia, da Thayane, e gostaria de responder para contar um pouco sobre os meus hábitos de leitura para os coleguinhas – e quero conhecer o de você também, é claro!


💭 Quando você lê? Manhã, tarde, noite, o dia inteiro ou quando tem tempo?
💬 Eu não tenho um horário específico para fazer a leitura. Gosto de quando que a vontade chegue a mim, acho mais prazeroso, mais natural. Sou temperamental demais e quando tenho que fazer algo forçado, de alguma forma, perco a vontade na hora e quando faço não é com qualidade. Então se eu forçar a leitura provavelmente não vou entender nada, não vou prestara atenção em nada e vou durante a leitura.

💭 Você lê apenas um livro de cada vez?
💬 Hoje em dia já não leio um livro apenas. A quantidade de livros aumentou, a responsabilidade com eles também. Misturando isso aos horários carregados da faculdade a leitura de um livro por vez acaba atrasando tudo, então reservo um livro para cada momento do dia. Por exemplo: Durante a ida para a faculdade alguns capítulos de um até chegar ao local desejado; no intervalo da faculdade leio alguns capítulos de outro livro; na volta para casa leio outro. No máximo três livros por vez.

💭 Qual seu lugar favorito para ler?
💬 Não tenho um lugar favorito, não. Leio em qualquer lugar, o que me prende mesmo é a história. No entanto, nada melhor do que nosso cantinho, nosso quarto, nossa casa para fazer isso, não é?

💭 O que você faz primeiro: lê o livro ou vê o filme?
💬 Com certeza, na maioria das vezes, leio o livro. Acho muito melhor, gosto dos detalhes, sou detalhista demais e adaptações não permitem a quantidade de detalhes que eu preciso e gosto para me sentir satisfeito. São poucos os filmes que conseguem isso, então prefiro assisti-los depois de ler os respectivos livros.

💭 Qual formato de livro você prefere? E-book, áudio-livro ou livro físico?
💬 Sou tradicional, gente! Não abro mão do livro físico, do cheio dele, da emoção de tê-los em mãos. Até tenho um kindle, mas uso apenas para textos da faculdade porque todos os livros que baixei lá e tentei ler acabei comprando o físico de cada um em seguido.

💭 Você tem um hábito exclusivo ao ler?
💬 Tenho alguns, mas acho que todo leitor deve ter:

- Eu gosto de ler um livro com seu respectivo marcador. Me sinto melhor, me sinto leve, me sinto mais satisfeito. E quando não tenho o marcador do próprio livro, procuro um marcador neutro, desses atuais, em que tenha algum elemento que me lembre o livro;

- Ainda sobre o marcador, não gosto, não indico, não uso a orelha do livro para marcar;

- Costumo escrever frases dos livros num caderninho à parte, mesmo quando uso post-its;

- Cheiro os livros várias vezes antes da leitura.

💭 As capas de uma série devem combinar ou não importa?
💬 Com certeza devem combinar! Sou metódico quanto a isso. Me sentiria enganado comprando um livro com uma história, quando a capa me mostra outra. Acho que nunca li um livro assim.

E vocês, me contem! Quais seus hábitos de leitura? Vamos trocar figurinhas para eu não me sentir sozinho no mundo.

Bjux do Diih.

💖

9 comentários:

  1. Oi Dih!!
    Essa tag é muito legal e adorei saber mais dos seus hábitos na hora de ler.
    Sabe eu tbm já tive leitores digitais, mas sempre acabo comprando livro, ou terminando de ler no físico, prefiro o físico.
    Ah, adoro cheirar as páginas enquanto leio, fico lendo as orelhas, olhando a capa, eu meio que admiro o livro até terminar de lê-lo.

    Sabe que isso é curioso, mas eu tbm prefiro ter o marcador do próprio livro e quando não tenho, pego algum outro que combine com a história. Por exemplo, romance de época, pego algum marcador que seja do mesmo tema.

    Adorei o post.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Alguns dos meus hábitos de leitura são bem parecidos com os seus.
    Eu também prefiro livros físicos, também costumo ler mais de um livro por vez, e também não tenho um horário especifico para ler.
    Mas prefiro assistir o filme antes de ler o livro hahaha Comigo isso da mais certo, eu me decepciono bem menos com o filme quando ainda não li o livro.

    Beijo
    Epílogo em Branco

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Adorei a tag. Eu também não tinha o hábito de ler em e-book, mas após o Kindle, não consigo mais ficar sem. No começo achei que não ia me identificar, mas foi ótimo. Claro que não abro mão de um livro físico, mas o Kindle é sensacional. Arrisque mais vezes. ;) E sério, como você consegue ler vários livros ao mesmo tempo? Às vezes acho que não dou conta nem de um haha.

    Beijos!
    http://psamoleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oii

    Respondi essa tag também e achei ela bem criativa.
    Saudades de quando eu lia um livro, imagine dois ao mesmo tempo hahaha
    Também leio em vários lugares se a estória me prende, mas bom mesmo é ler no nosso canto, na santa paz né? haha

    Beeijos

    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, rei do acarajé

    Eita que vc tem esse probleminha com marcadores, é? Eu pego o primeiro marcador wue tem na minha frente e às vezes nem uso marcador, marco com a cartela de post-its! Hahahaha
    Acho que a unica mania que eu tenho é a de só conseguir parar a leitura quando termino o capítulo. Não consigo parar antes.


    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  6. Di,

    Amei essa tag. Achei interessante a questão dos marcadores, eu não ligo para isso, mas concordo em não usar a orelha para marcar a página, eu fico aflita quando vejo alguém fazer isso.

    Antes eu lia um livro por vez, agora estou me permitindo ler mais de um.

    ResponderExcluir
  7. Oiêee!
    Ah, mas que postagem mais linda! Fiquei tão empolgada enquanto lia suas respostas que acho que vou responder no meu blog também! ♥ Temos gostos e manias literárias bem parecidas! Uma das coisas que mais gosto de fazer enquanto leio é anotar as minhas quotes preferidas, mas costumo usar bastante o bloco de notas do celular porque na maioria das vezes estou sem papel e caneta pra anotar ><'' Eu queria ter mais tempo pra ler quietinha no meu quarto (que é meu verdadeiro refúgio!), mas com a vida tão corrida, acaba que a gente tem que se virar por aí em nossas leituras, nem que seja sacolejando no ônibus! kkkkkkk. Ah, e e-book pra mim não desce! :( Livro físico é o que há, faz até disparar o coração ♥

    Um beijo meu querido, parabéns pelo post!
    Débora
    http://amorlivronico.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Diego!
    Adorei a tag, os seus hábitos de leitura são bem parecidos com os meus.
    Também tenho esse problema com os marcadores, mas eu sempre tenho um marcador em branco e acabo desenhando e customizando ele conforme a leitura, quando não é assim, usa a amada vita... conseguir marcadores tá difícil pra mim heuhuehe
    Beijos! :D
    Borboletas de Papel | Fanpage

    ResponderExcluir
  9. To querendo responder essa tag!
    Dei risada quando você falou dos marcadores. Eu não tenho nenhum tipo de apego com marcador. Acredita?
    Semana passada recusei vários da Saraiva hahaha
    beijos, Di!

    ResponderExcluir

"Agora que você já leu, que tal participar deixando seu comentário?"

© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger