26 de maio de 2016

‘Mr. Mercedes, Stephen King’ - #1 Trilogia Bill Hodges



Olá! pessoas!
Vamos de Stephen King hoje?

É com muito prazer que escrevo sobre mais um livro do autor, que como vocês já sabem é um mestre do terror e suspense. Na verdade, poderia dizer que King é um mestre da escrita em si, independente do gênero. O livro da vez é Mr. Mercedes, o primeiro da trilogia Bill Hodges, lançado esse ano, pela editora Suma de Letras.


Mr. Mercedes representa a grande novidade de Stephen King no Brasil em 2016. O livro faz parte da trilogia Bill Hodges, lançado em 2014 nos Estados Unidos, e narra a história de um psicopata que utiliza um Mercedes para causar uma tragédia.

Numa agitada cidade do Centro-Oeste centenas de pessoas desempregadas fazem fila numa feira de emprego, ansiosos para conseguir trabalho, quando de repente surge um carro avançando para a multidão. Oito pessoas morrem, muitas pessoas ficam feridas e o assassino consegue fugir. Meses depois, o policial Bill Hodges ainda está assombrado pelo crime bárbaro não solucionado, quando recebe uma carta, cheia de sarcasmo, daquele que causou a morte de pessoas inocentes naquela madrugada fatídica. O policial já aposentado decide então agir de novo para prevenir outra tragédia. Brady Hartsfield vive com a mãe e se sente orgulhoso de ter causado tantas mortes sobre quatro rodas. Apenas o policial Bill, com mais dois novos aliados, podem prender o Assassino da Mercedes, que agora tem um plano diabólico, que se não for impedido a tempo será bem-sucedido e vai matar ou ferir dessa vez milhares de pessoas. É preciso correr!

Se existe uma coisa que King sabe fazer perfeitamente é suspense. Com uma escrita que continua espetacular e um enredo que mesmo não apresentando grandes novidades é capaz de nos surpreender, o autor nos mostra que é possível escrever uma boa nova história, resgatando elementos de outras narrativas, dialogando com elas. Quem não lembra de IT, que tinha como personagem um palhaço que matava criancinhas? E quem não se lembra de “Christine” também, um carro que aparentemente possuía vida própria?


Mr. Mercedes não é um livro que apresenta uma narrativa diferente de tudo o que já foi escrito por King. Certamente você irá perceber de cara o diálogo entre outras obras do autor. No entanto, as referências estão enredadas de maneira sublime na narrativa, que em 2015 ganhou o prêmio Edgar Awards - dado anualmente pela Mysteri Writers Of America -, como melhor romance. Pudera! S.K. consegue prender o leitor facilmente, utilizando uma narrativa confortável, utilizando artifícios que vai além de fatos marcantes. Os detalhes nos momentos corretos, termos propositalmente interativos capazes de levar ao leitor a catarse, por exemplo.


- Quando você lê essa frase dentro do contexto, percebe o efeito emocional que o termo  "Elas estão lindas" lhe causa. 

A história se faz uma verdadeira luta contra o tempo e se desenvolve apresentando o ponto de vista de Hodges e Hartsfield, ambos personagens fortes e marcantes. Brady, o Assassino do Mercedes, como também é conhecido, impressiona pela mente doentia, pelo sarcasmo e pela frieza; o detetive aposentado, o solitário Bill Hodges, com sua personalidade espantosamente humana. Sem esquecer dos personagens secundários muito bem inseridos e contruídos, como por exemplo Jerome, que tem uma doçura na alma e uma simplicidade encantante. Esse personagem me fez lembrar muito o protagonista de Joyland.

Não sei se Mr. Mercedes pode ser considerado um dos melhores livros de King, mas com certeza mantém a mesma característica primorosa dos demais. Mr. Mercedes não é um simples suspense, é um relato do que há por detrás de uma mente doentia e o retrato fiel do bem e do mal, dolorosamente expostos numa ficção que não deixa a desejar.

O segundo livro da série, intitulado “Achados e perdidos”, será lançado no final de junho.


~ Bjux

24 comentários:

  1. Olá, Diego, tudo bom?
    Eu gosto muito da escrita do King e ainda não li
    nem metade de todos os livros dele que estão na minha
    lista de desejados (só eu que acho os livros dele os olhos
    da cara? Rsrs).

    As últimas obras dele que eu li foram contos e estou looouca
    pra embarcar num enredo de suspense. Ele é mestre em criar
    uma atmosfera sombria - tanto se tratando do espaço quanto
    se tratando dos personagens, e até agora eu não me decepcionei
    com ele.

    Adorei a resenha!

    Beijão e bom feriado :)
    Sala de Leitura

    ResponderExcluir
  2. Oie
    Estou vendo sempre bons comentários sobre este livro. Gosto muito do gênero e do autor. Estou bem curiosa para ler.

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Di.
    Nunca li nada do King, acredita?
    E sei que são tantos livros bons que fico meio perdida, sem saber por onde começar.
    Mas acho que vou de Mr Mercedes. Gostei das suas impressões e por ser um livro com pegada policial, me animo mais ainda.

    Beijos!
    www.jeniffergeraldine.com

    ResponderExcluir
  4. Comentei ainda a pouco em outro blog que tenho vários livros do King e ainda não li nenhum. Só leio coisas boas e morro de curiosidade, mas ainda não consegui encaixar na lista. hahahaha

    Beijos,
    Postando Trechos

    ResponderExcluir
  5. Oi, Diego!
    Eu quero começar essa trilogia do King. Vou esperar sair todos pra não ficar na ansiedade.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  6. Oi Diego,
    Confesso que nunca li nada do Stephen King.
    Tenho livros na minha lista dele, sempre recebo recomendações, mas esse especificamente, por ser uma série não será o primeiro que lerei do autor. Quero algo único para já ter uma opinião formada sobre sua literatura.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ai, que amorzinho de blog *-*
    Eu li dois livros do King, um eu amei, o outro foi difícil terminar, mas adicionei mais dois à lista. Quero muito dar outra chance a mim mesma e, quem sabe, gostar mais dos livros dele. Mr Mercedes me deixou curiosa agora, a partir de sua resenha... Adoro suspense.

    Beijo!

    www.arosadoprincipe.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oie,
    já conhecia o livro, mas confesso que nunca tive vontade de ler.
    Não é muito meu estilo de leitura

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  9. Esse SK não decepciona nunca mesmo! Junte psicopata, suspense e a escrita do SK, e tá feita uma história incrível e tenebrosa. Ainda não tive chance de ler Mr. Mercedes, mas quero muito, esse e Joyland! Adorei a resenha, você salientou bem o enredo e os elementos característicos do autor!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Diego, tudo bem?
    Adorei a resenha, você me deixou super curiosa pela obra.
    Do autor, só li À Espera de um Milagre, e amei. ♥
    Mas quero muito ler algum suspense/terror dele, que dizem ser o grande forte do autor!
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  11. Oi Diego!!

    Não li, mas King sempre merece nossa atenção, concordo que ele sabe fazer suspense como ninguém! É um tipo de livro que eu preciso ler nas férias, porque provavelmente ficarei acordada de madrugada pra conseguir ler tudo rsrsrsrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  12. Sei que muitas pessoas adoram, mas infelizmente Stephen King não faz meu tipo de leitura, na verdade passa bem longe heheehe.
    Apesar disso, gostei da sua resenha e dos quotes.. a história deve ser interessante para quem gosta do estilo :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  13. Tenho dois livros do autor para ler, mas queria mesmo era esse, parece ser bom pelo que tenho lido. Adoei a resenha.
    Abraços.❤
    http://www.amordeluaazul.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Dih! Saudades de você! <3 Passei aqui pra deixar um alô, e pra dizer que King é sempre impactante - e que meu coração de manteiga não consegue finalizar nenhum dos livros, então eu fico com tua apreciação nas resenhas mesmo viu kkkkk
    Bjocas!
    Rebeca

    http://blogpapelpapel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi,

    Amei o livro!

    Abraços...

    http://blogmichaelvasconcelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. GENTEEEEEEEEEEEEENEY, QUE LIVRO É ESSE? HASH TAG MEDOOOOO

    http://www.16primaverasblog.com/

    ResponderExcluir
  17. Confesso que os livros do Stephen King não são do gênero que costumo ler, sou medrosa demais hehe, mas gostei muito da sua resenha.
    Beijos
    Bluebell Bee

    ResponderExcluir
  18. Nunca li nada do Stephen King mas já sei que ele é um mestre!
    Ainda espero o dia em que vou fazer uma maratona de livros dele e esse com certeza estará na lista, já que me chama bastante atenção!

    www.booksever.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi, Di!!
    Que resenha maravilhosa!! É sempre um prazer ler suas opiniões literárias e essa me agradou tanto que até fiquei com vontade de conhecer a escrita do autor. Gosto de suspense, mas tenho sérios problemas com terror, como você já sabe.. Qual livro do SK você me indicaria para começar? Mr Mercerdes?
    Esse parece ser eletrizante, mas fiquei com uma dúvida. Ele é narrado em terceira pessoa ou em primeira? Parece que seria narrativas intercaladas entre policial e assassino..
    Beijos!

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Olá, não gosto muito dos livros do Stephen King, prefiro outro tipo de leitura.

    Beijos,
    Natália.

    www.doprefacioaoepilogo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Seja terror, suspense ou até com um toque de drama, King sabe muito bem o que faz.
    Tenho o livro e estou louco para lê-lo. Sua resenha me deixou ainda mais ansioso para o que eu vou encontrar.
    Excelente dica.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de maio. Serão três vencedores!

    ResponderExcluir
  22. Oi Diego, tudo bem?
    Resenha muito bem feita, parabéns.
    Eu nunca li nada do autor, mas sempre vejo pessoas falando positivamente referente aos livros.
    Eu amo suspense, e esse ano vou ler algo dele sem falta.
    Beijos
    Lost Words

    ResponderExcluir
  23. Oie...
    Não sabia que esse livro pertencia a uma trilogia... As resenhas desse autor são sempre carregadas de elogios e como ainda não li nada dele fiquei com bastante vontade de ler esse exemplar, mesmo não sendo o melhor, de acordo com você.
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Cara, fui ler essa resenha para roer as unhas enquanto não termino este livro. Eu já estava ansiosa quando soube que a Suma ia publicar o livro, e agora que o próximo já está em pré venda... Eu nem sei falar, apenas sentir. SK é o cara!!!!
    Beijos, Carol. http://carolthetwentiesgirl.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

"Agora que você já leu, que tal participar deixando seu comentário?"

© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger