28 de março de 2016

‘Como Eu Era Antes de Você’, Jojo Moyes



Olá, pessoal!
Hoje o meu i está mais apaixonado do que costuma ser, tudo porque ontem eu comi muito chocolate (e quer coisa pra deixar a vida de alguém puramente amor?) e por que, enfim, li Como Eu Era Antes de Você, da Jojo Moyes. Estou me perguntando até agora por que demorei tanto para ler esse livro. E sei que muitos já conhecem, mesmo assim quero contar para vocês minhas impressões sobre ele. Vocês deixam? Prometo que foi falar muito bem dele.


Como eu era antes de você é um livro da Jojo Moyes, autora britânica que tem seus livros publicados aqui no Brasil pela Editora Intrínseca. Moyes escreveu também “A Garota Que Você Deixou Para Trás”, “A última Carta de Amor”, “Um mais um”, “Baía da Esperança”, entre outros títulos que são sucesso aqui no país também.  

***
Louisa é uma garota comum, divertida, falante, sem muita vaidade ou muitas perspectivas na vida e filha mais velha da família Clark. Namora Patrick, tem um relacionamento de amor e ódio com a irmã que tem um filho pequeno. O pai, um rapaz desempregado; a mãe uma mulher tradicional, mas muito amável. Sua Família é de classe baixa e é ela quem ajuda a sustentar a casa, porém acabou de perder o emprego em uma lanchonete na cidade. Na tentativa de dar a volta por cima e continuar com a responsabilidade de ajudar os pais, Lou segue em busca de um novo emprego, quando consegue uma vaga para trabalhar na casa dos Traynor. Lá ela vai tomar conta de William, um rapaz mal humorado, por vezes arrogante, características justificadas pela condição de vida que leva: devido a um acidente ele ficou tetraplégico. Louise terá que cuidar desse homem que tanto aproveitou a vida enquanto tinha todos os movimentos do corpo - ele sempre gostou de se aventurar, de viver sua liberdade, viajar, conhecer o mundo – e vai descobrir que a vida lhe trará surpresas, um sentimento inesperado e um desafio. Além disso, terá a chance de conhecer um pouco mais sobre si mesma e crescer como pessoa com a ajuda dele.

Como eu era antes de você é realmente um livro para ter destaque. Com um romance cativante e uma história tocante e envolvente, somos envolvidos numa trama simples, com algumas reviravoltas e uma pitada sutil de drama. Além disso, a narrativa conta com personagens tão bem construídos e tão reais que nos sentimos parte do que está sendo contado. Isso não só pela construção surpreendente - provavelmente é uma surpresa para quem vai ler Jojo pela primeira vez -, mas também pela maneira leve e convidativa com a qual a autora narra a vida de Will e Lou e todas as situações em que vivem juntos.


Se eu fosse definir em uma palavra diria que Como eu era antes de você é uma história sutil. Tudo acontece de maneira natural e despretensiosa e o leitor consegue perceber a evolução dos personagens sem muito esforço. Jojo Moyes tem uma característica nessa narrativa – não sei se em outras porque ainda não li – que é justamente a de sugerir ao leitor o que está acontecendo sem escancarar de vez o que está acontecendo. Por exemplo, o amor entre Will e Lou não é a todo o momento citado, os personagens não declaram seu amor a cada instante, mas o leitor consegue perceber nos gestos de cada um o sentimento acontecendo.

Logo eu que adoro um drama, declarações, cartas de amor com aquelas palavras que nos partem o coração e toca nossa alma profundamente aqui não precisei de nada disso para me sentir apaixonado, tocado e para sentir meus olhos brilharem. Desde Um Dia, e o casal Emma e Dexter, não me sinto tão conectado e tão tocado por uma história como aconteceu com a de William e Louisa – embora eu já tenha lido romances maravilhosos desde então. Acontece que ambas as histórias e seus respectivos casais são construídos para a ficção, mas são tão familiares e reais, que parece que não são personagens dentro de um livro, mas amigos que estão vivendo suas vidas sob os nossos olhos. Quer interação melhor?

Se você deseja uma interação melhor aguarde pelo filme que tem data de estreia prevista para o dia 16 de junho de 2016 e traz Emilia Clarke e Sam Claflin (Ó, Sam ) como protagonistas. Estou ansioso demais para conhecer a adaptação e me emocionar nos cinemas e enquanto isso não acontece temos a parte dois do livro, intitulado Depois de você, que embora não seja sucesso de crítica, não dispenso a oportunidade de fazer a leitura também.


De modo geral é impossível ler Como eu era antes de você (Me Before You) e não se sentir arrebatado pelo desejo de abraçar Will e de rir com Lou. É uma história que nos mostra um pouco das dificuldades que pessoas deficientes encontram durante a difícil caminhada, uma história sobre a vida, sobre decisões que podem mudar o rumo de tudo, mas acima de tudo uma história amor despretensiosa e livre de qualquer preconceito. Leiam! Apaixonem-se!  

Bjux 1.000!
Diih

Esse livro faz parte da leitura do Desafio I Dare You do mês de março.

31 comentários:

  1. Só leio resenhas positivas desse livro e quero demais ler.
    Beijoos.
    http://www.amordeluaazul.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre me falara muito bem dele e eu só confirmei quando li. Leia sim!

      Bjux.

      Excluir
  2. Só vejo comentários bons desse livro.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é tão lindo., Bell. Se possível, caso não tenha lido, leia.
      Bjux.

      Excluir
  3. Que fotos lindas! Não faz meu estilo mas quero muito ler esse livro, são tantos elogios que fiquei curiosa.
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas - SORTEIO 250 SEGUIDORES! FALTAM APENAS 15 SEGUIDORES! NOS SIGA E PARTICIPE :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o tipo de livro pelo qual vale a pena arriscar sair do "estilo". Obrigado pelo elogio.

      Bjux.

      Excluir
  4. Oi Di. Já conversamos um pouco sobre essa leitura e opinões, realmente concordo contigo, principalmente no ponto em que você diz das coisas acontecerem naturalmente, de maneira sutil. A vida como ela é.... e nem sempre com finais felizes, mas por vezes o melhor final que se pode ter.
    Bjs*.*
    MaH

    O que disse, Alice?

    ResponderExcluir
  5. Heiiii Diih já disse que tu é top nas resenhas neh!! Foi tão bom ir lendo e relembrando as emoções que eu senti durante essa leitura. Esse livro é simplesmente incrível e confesso que eu não vou ler o segundo não kkkk, não quero quebrar meu amor pela Lou. E sabia que nunca li Um Dia, mas já vi tu falando dele demais, preciso ler para ontem.

    E essas fotos mais lindas, meu Deus!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Menino! Que bom que você gosta *---*
      Espero que leia UM DIA, espero mesmo. E Ame!
      Quanto ao segundo livro eu vou ler, mas não como prioridade, e sinceramente não tenho expectativas em relação a ele.

      Abraço.
      =)

      Excluir
  6. Adorei sua resenha e as fotos são lindas! Você me convenceu quando disse que a autora sugere e não escancara o amor entre eles, gosto quando as coisas acontecem sutilmente.
    Mon Ami Poirot

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Lisandra. Espero que leia o livro e que seja uma leitura agradável.

      Bjão

      Excluir
  7. Livro mais lindo da vida né?
    Agora tô suuper afim de assistir ao filme e parece que ainda está tããooo longe! haha
    Quero ler também a continuação!

    Beeijos

    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vejo a hora de chegar junho. Tô louco já e os trailers só aparecem e aparecem o tempo todo (rs.)..

      Quero ler a continuação também, mas não como prioridade.

      Bjux.

      Excluir
  8. Oi, Diego!
    Eu estou me preparando psicologica e emocionalmente para ler esse livro.
    Confesso que eu não tinha tanto interesse, até que vi o trailer e me vi encantada com a história a ser passada.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio Mês das Mulheres em Dobro
    Porcelana - Financiamento Coletivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Luiza! Espero que você leia, aposto que vai ficar encantada.
      Bjão.

      Excluir
  9. Oiee Diego,
    To com muitaa vontade de ler esse livro antes de sair o filme, tenho lido bem pouco sobre ele porque tenho a mania de querer ler sem saber quase nada do livro hihi.

    Abraços!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oie, tudo bem? Estou louca para ler esse livro, não vejo a hora de comprar e devorar ele, haha. Estou me preparando para chorar, pois já chorei até com o trailer! Parece ser muito bom, assim como outros livros da Jojo e indicados para qualquer romantico de plantão. Adorei a resenha e me deu ainda mais vontade de ler!
    Beijos, Resenhas da Day

    ResponderExcluir
  11. Aiii Di que resenha linda!
    Sou suspeita pra falar qualquer coisa, mas não tem como não ler esse livro e sair ileso.
    é uma história linda demais (chorando por anos hahah).

    um beijo,
    Paloma
    surewehaveablog.com.br

    ResponderExcluir
  12. Amo tanto, mas tanto este livro que só de ler tua resenha já me da aquele mini ataque cardíaco com vontadinha de chorar!
    Não sei oq será de mim no cinema, oremos! kkk
    Linda resenha e estupenda foto, Dizinho!
    Beijinhos,
    Alice
    www.wonderbooksdaalice.com

    ResponderExcluir
  13. Oi, Di! Tudo bem? Acho que esse será um daqueles livros que eu vou, mesmo não tendo muita vontade, acabar lendo. A obra parece ser bem tocante e talvez me marque de uma forma única. Ah e sobre o filme, confesso: estou com vontade de ver por causa desse elenco! <3

    Abraço

    Tem promoção rolando lá no blog -> http://tonylucasblog.blogspot.com.br/2016/03/promocao-aniversario-de-5-anos-do-tony.html

    ResponderExcluir
  14. Adorei sua resenha e as fotos são lindas! Você me convenceu estou super curiosa para ler o livro.

    Um abraço
    http://blogdaadilene.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Diih!
    Todo mundo se derrete de amores por esse livro. Eu até tinha curiosidade de conferir, mas li outro da Jojo Moyes (um dos primeiros que ela escreveu) e detestei tanto que acho que não leio outra coisa dela. Mas quem sabe um dia arrisco, pq tenho curiosidade de conferir o porque de tanto amor, rsrs
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi, bonito!
    Estou louca pra ler esse livro. Tanta gente falando bem dele e agora tem o filme, né? (Emilia Clarke e Sam Claflin <3)
    Vou ver se consigo ler em abril.
    Beijos!

    www.jeniffergeraldine.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Di!
    Esse livro é uma mistura de romance, amadurecimento e aprendizados, além de levantar um tema muito polêmico que pouco é discutido. Concordo quando você diz que a história acontece de maneira natural e achei incrível como a autora conseguiu cativar tantos leitores sem precisar usar o recurso de juras de amor e exagero no contato físico entre os personagens.
    Ele é um queridinho para mim e estou mega ansiosa para conferir como ficou o filme. Vamos aguardar!
    Parabéns pelas lindas fotos!!!
    Beijosss,

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Meu rei, finalmente, hein?

    Sua resenha ficou linda, linda, linda! A história é realmente sutil. Tudo acontece de maneira muito natural e essa foi uma das características que mais me agradou no livro.
    Olha eleeee, colocando Will e Lou em um patamar parecido com o de Dex e Emma! Nem gostei! Hahahahah
    Agora é esperar pra ver se a adaptação fará justiça ao livro!

    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  19. Oi Diego,

    Sou a única pessoa que não quer ler esse livro??? Não me matem, mas é que é tãooo triste, mesmo sendo bonito, que prefiro não ler. Eu me emocionaria muito, ficaria com o livro na cabeça pra sempre. Nem sei se verei o filme ainda.

    Mas sei que é um livro maravilhoso, ele não teria tantos fãs se não fosse. =)

    Bjs, @dnisin
    www.sejacult.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oie
    Eu lembro de ter lido este livro assim que foi lançado e me emocionei muito com a história. Estou bem ansiosa para assistir ao filme.

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Olááá, tudo bem?
    De uma hora para outra resenhas e indicações desse livro veio para mim, e to até me sentindo mal por não ter lido ele. Mas não vou demorar muito para ler, já vou até preparar meus lencinhos.
    Não preciso dizer que amei seu post e ainda mais seu blog <3
    xx Mari,

    devaneiosbm.blogspot.com


    ResponderExcluir
  22. Olá Diego! Tudo bem?
    Fiquei com tanta vontade de reler esse livro depois que li essa resenha! O livro é mesmo muito sutil, quando eu li, ele foi me conquistando aos poucos e eu me lembro que não conseguia parar de ler! Quando chegou no fim, eu tive dificuldade de enxergar as letras de tanto que eu chorava. É um livro inesquecível, para mim, é o melhor livro que eu já li. Me fez pensar no quanto ficamos tristes com coisas pequenas. Ver as dificuldades de um tetraplégico mudou a minha maneira de ver as coisas.

    A resenha está show! Beijos,
    http://queremosmaislivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Olá, Dih!
    Que resenha mais amor <3 Amei! Me deu ainda mais vontade de ler o livro *-* Parece ser mesmo uma estória emocionante. Quero!
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir

"Agora que você já leu, que tal participar deixando seu comentário?"

© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger