9 de março de 2016

A Sereia, Kiera Cass



Olá, ‘pípol’!
***
Quem já leu o livro “A Sereia”, da queridíssima Kiera Cass? Eu acabei de ler e vou contar agora pra vocês minha primeira experiência com a narrativa da autora – tenho a coleção da série A seleção completa, mas ainda não li. Lembrando que neste livro está uma cartinha que a digníssima escreveu para os fãs brasileiros.



Não posso negar que Kiera Cass possui uma habilidade com a escrita capaz de hipnotizar qualquer pessoa, assim como o canto das sereias que estão desenhadas no último livro publicado da autora. Você inicia uma leitura e a leveza da escrita carrega o leitor para longe.  No entanto, sobre a história tenho algumas ressalvas a fazer.

Para quem ainda não leu, A Sereia é uma releitura baseada no mito grego das sereias, como o título já sugere (dizem que essas mulheres encantadoras eram seres com corpo de pássaro e que elas cantavam nos oceanos atraindo os marinheiros que acabavam morrendo afogados, após bater os navios nos rochedos). Ser sereia quer dizer receber uma segunda chance de sobreviver durante um afogamento após um naufrágio. Ela se junta a uma irmandade, não se machuca, não envelhece nem sente dor e é extremamente linda. No entanto, paga um preço por isso: de tempos em tempos precisa usar seu canto perigoso para causar naufrágios e matar pessoas, a fim de alimentar a Água. Kahlen, uma garota considerada a sereia mais obediente que já existiu, estava num naufrágio que ocorreu no século 30, mas teve a chance de continuar viva sendo transformada em sereia. Admirada por suas irmãs, a garota mais disciplinada da família é também a mais querida pela Água, que para as garotas da casa é como uma mãe. Mas ser disciplinada, além de viver satisfeita não é tão fácil assim, já que Kahlen carrega uma grande culpa por todas as mortes que causou. A menina costuma sair por aí, a fim de esquecer os pesadelos que costuma ter durante o sono e quando vai buscar distração nos campos de uma universidade conhece o jovem Akinli, um rapaz que poderá mudar o rumo de sua vida e que de maneira única se apaixona pela garota, não pela sua beleza, mas por quem ela realmente é. Será que ‘vale a pena cumprir sua sentença até o fim e finamente alcançar a liberdade, ou é melhor sacrificar seu futuro para viver um grande amor?

O enredo é um verdadeiro conto de fadas das sereias, onde a água tem voz, sentimento e imperfeição. A Água é considerada um Deus, nesse caso a mãe que deu vida às garotas livrando-as da morte. As garotas podem se envolver com quem quiserem, mas não podem se apaixonar, são proibidas mulheres casadas e com filhos, já que elas precisam servir única e exclusivamente à Mãe que está em todos os lugares.


Eu entendo que na literatura encontramos a chave para sair do mundo real, criar coisas e histórias que fogem do comum, e eu realmente gosto disso e acho válido pelo simples fato de termos possibilidades de caminhar por lugares incríveis. Neste caso, no livro em destaque, somos carregados para o mar, para os oceanos, para conhecer a “água”. Mas se eu disser que a autora conseguiu me levar para o cenário que construiu de maneira fácil eu estaria mentindo. Como disse anteriormente, a escrita da autora é fácil, leve e hipnotiza o leitor, no entanto o enredo desse livro é fraco, bobo demais, nada empolgante.

Não consegui me enxergar no ambiente proposto pela autora nem mesmo os elementos inseridos na história são convincentes. Não consigo conceber uma sereia sem o corpo de pássaros, andando pela cidade, usando telefone celular. Ok, é uma releitura, é a imagem moderna dessas personagens, ainda assim em momento algum a autora descreve as garotas enquanto estão na água. Como elas se transformam? O corpo de cada sereia permanece humano durante o canto? Por que a Água precisa se alimentar dos corpos de pessoas mortas? Algumas perguntas ficaram sem respostas, um pecado na tentativa de escrever sobre esse mito lindo das sereias.

Os personagens também não são de total agrado. Kahlen é uma garota que não apresenta um brilho necessário para destacar uma protagonista. Suas irmãs, que poderiam ter um espaço maior na narrativa, ficam à margem e ganham pouco destaque – gostaria de saber mais sobre elas, sobre suas relações amorosas, sobre a história de vida de cada uma, que inclusive o narrador comenta em várias passagens do texto, deixa o leitor curioso e não desenvolve em momento algum. Assim também acontece com a vida de Akinli, o garoto apaixonado que nunca procurou saber o por quê dos sumiços repentinos de Kahlen e sempre estava de braços abertos para ela quando voltava.

Há algo de positivo que eu gostaria de destacar e tem mais a ver com a relação entre os personagens do que com a história em si. Acho muito bonita a união das irmãs, a noção de família imperfeita, mas unida que a foi desenhada na narrativa.

De modo geral A Sereia é um livro que tem um enredo raso, uma história linear e que não apresenta um cenário convincente. Também não é uma história que destaque a competência que a autora tem de criar uma narrativa empolgante, como aconteceu na série A Seleção. Mas uma coisa é certa, é mais um texto que reafirma a qualidade da escrita – que pode-se dizer divina – de Kiera Cass.

Bjux 1.000

Até mais!

42 comentários:

  1. Não tenho vontade de ler. E provavelmente não lerei mesmo depois de sua resenha. Mas ainda sou louco para ler A Seleção, e sua resenha me fez lembrar disso. Comprarei esse mês 💙 é chato quando os autores não desenvolvem os personagens. Ficamos com uma necessidade de querer mais que nunca é suprida, né?

    Adorei a questão da Água. Me fez lembrar um pouco Percy Jackson, haha

    Abraços!

    www.oclubedameianoite.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oie...
    Tenho muita vontade de ler algo dessa autora cheguei até a desejar esse livro, mas, após ler sua resenha fiquei um pouco desanimada por todos os pontos negativos mostrados :(
    Acho que vou tentar outro livro da autora...
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diana! Se tem vontade de ler, vá em frente! Vai que a sua experiência com a leitura seja diferente da minha?!

      Bjão.

      Excluir
  3. Eu gosto muito dessa autora, mas ainda não li esse livro e pelo o que você disse ele não é tão atrativo assim. A Seleção é ótimo, porém esse nem tanto né? haha
    Amei o seu blog.

    Beijos!

    Sonhos na Bolsa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thayná!
      Pois é, minha experiência com a leitura não das melhores, não pela narrativa, mas pela história em si. Mas tente ler, com você pode ser diferente.

      Bjão e fico feliz que tenha gostado do Vida & Letras.=)

      Excluir
  4. Oi, Di! Tudo bem? Adorei a resenha, mas discordo de quase tudo que você falou! rs Para mim a obra é excelente, os personagens também e a escrita da Kiera nem se fala... É um livro simplesmente incrível! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acontece, Ton!
      Que bom que pra você a leitura foi isso tudo. =)

      Excluir
  5. Oi Diego! eu não li ainda Sereia, é que ao contrário de tudo mundo eu fiquei com um pé atrás depois de A seleção rsrsrrss Quem sabe eu confiro e acabe concordando com vc que a personagem é sem sal rsrsrs

    Bjs, Michele

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michele!
      Eu estou/ ainda continuo a fim de ler A seleção mesmo depois de não ter tido uma experiência tão positiva quanto eu gostaria, com A Sereia.
      Espero gostar d'A seleção, já que minhas expectativas são enormes e tenho a série completa aqui.

      Bjão

      Excluir
  6. Oiii
    amei seu blog
    super lindo!!!!
    Não li esse livro....não curto muito esse gênero, mas gosto de conhecer novas leituras haha
    bjs

    http://diariodalulu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciana.
      Obrigado pelo elogio.
      Sempre bom buscar coisas novas, não é?
      Bjão.

      Excluir
  7. Olá, tudo bem?

    Eu esperava mais de A serie apesar de ter gostado da leitura, mas assim como você, não consegui me encaixar muito bem, entendo que por ser o primeiro livro da autora, haverá falhas, a personagem principal e tão deprimente que você começa a lamentar durante não pelo sofrimento dela, mas por ela ser assim, tão fraca, as irmãs são verdadeiro destaque, adorei *-* a comunicação com a aguá nem se fala! Mas o romance em si e muito fraquinho, mas não me arrependo da leitura, não demos sorte dessa vez não é? HAHAHAHAHA

    Beijinhos

    Te espero lá http://www.resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ingrid!
      Infelizmente não demos sorte. Mas também não me arrependi de ter lido, já que não foi uma leitura difícil, foi rápida também.

      Bjão.

      Excluir
  8. Olá, Diego.
    É uma pena que o livro tem todos esses pontos negativos. Mas amo a escrita da Kiera e estou muito curiosa com esse livro. E adoro livro de sereias, mas até agora não encontrei nenhum que me satisfizesse, tomara que seja esse.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil!
      A escrita da Kiera é realmente maravilhosa.
      Espero que encontre uma histórias de sereias legal. E quem sabe não seja esse?

      Bjão.

      Excluir
  9. Oie
    Fiquei feliz a perceber que não fui a única que não curti tanto.
    Eu tbm não consegui me conectar nesse mundo, sei lá. A releitura que ela fez não me agradou muito. Te confesso que nem terminei de ler, a leitura estava sendo lenta por não estar curtindo. Quem sabe um dia eu termine.

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nessa. Sim, vc não está só.
      Q pena que vc nem terminou de ler. Eu ainda consegui... (rs.).

      Bjão.

      Excluir
  10. Oi Diego!
    Estou ansiosa para ler esse livro.
    Vejo muitos elogios, mas confesso não ter gostado do último livro que li da autora, 'A Herdeira' e isso desanima um pouco.
    Depois te conto se achei a história rasa como você!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra.
      Isso mesmo, leia e depois me conte o que achou.

      Bjão.

      Excluir
  11. Oi Diego,
    Tambem adoro a escrita da Kiera, ela nos prende até o fim do livro.
    Porem acho as personagens dela muito sem sal. Não tem aquele ar de protagonista como você falou.
    Mas apesar disso esta na lista de leitura desse semestre.
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jessica.
      Pois é, a leitura é ótima, mas nesse livro a protagonista é sem graça. O livro realmente não me encantou.

      Bjão.

      Excluir
  12. Oi Dih! Não imaginaria este 'desvio' tão contemporâneo do mito da Sereia... Virou quase uma distopia então? rs
    Também não sei lidar com tanta adaptação assim...
    Vou esperar chegar lá na Biblioteca pra conferir a história então rs
    Bjsssss,
    Reb

    Ps: tem SORTEIO de livro rolando lá no Insta! @blogpapelpapel :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É quase, quase uma distopia, mas ainda não é. É só uma releitura que considerei fraca, do mito das sereias, Reb.

      Espere pra conferir e me conte o que achou.
      Bjux.

      Excluir
  13. Oi Diego!!!
    Eu adorei a Seleção, apesar de achar que ainda preciso ler muito, mas confesso que a capa de A Sereia é de babar doce de leite, mas ainda não li...
    Aho que e por isso que colocaram a sele~çao antes para publicar ne rsr mas quero ler sim apesar de ser um pouco raso

    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pam!
      Sim... é justificável o fato de ser o primeiro livro da autora. O bom é que ela como escritora não deixa a desejar, a narrativa é muito gostosa.

      Bjão.

      Excluir
  14. Olá!

    Eu adorei A Seleção, então estava super empolgada com um novo livro da Kiera, porém, me decepcionei. A escrita é ótima, mas muita coisa deixou a desejar. :(

    Estou seguindo seu blog. Se quiser conhecer o meu cantinho, será bem vindo. :D (http://psamoleitura.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Pois é... Que bom que publicaram primeiro A seleção então (rs.).

      Bjux.

      Excluir
  15. Oi, meu rei, tudo bem?

    Que pena que o enredo não conquistou você. Eu vou ler esse livro com a mente bem aberta, sabe? Sem esperar muito da história. Já li três livros da Kiera e sei como ela é competente no que faz. A Sereia é o primeiro livro dela, talvez seja por isso que a história seja tão rasa...vamos ver o que eu vou achar. O livro já está aqui, só falta ler!

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos ler isso logo, carioca! Quero saber sua opinião.
      Bjinhos.

      Excluir
  16. Oi Di,

    Sou apaixonada pela escrita da Kiera, levei um banho de água fria agora com sua resenha. Tenho lido resenhas muito positivas, ainda não li por falta de tempo mesmo. Agora vou com o pé no chão e sem criar muitas expectativas.

    Beijos!

    Cintia
    http://www.devaneiosdeumacindy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cintia!
      Que pena que te dei esse banho... Mas leia, vai que você gosta, não é?


      Bjão.

      Excluir
  17. Oi Di, acredita que ainda não li nada da Kiera?? Mas de um tempo para cá quero muito conhecer a escrita da autora, que parece ser divina mesmo. Mas conforme o que você falou esse livro não vai me agradar muito não, então vou tentar por a Seleção mesmo, amei a resenha.

    Até mais, Davidson.
    http://www.meninoliterario.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Davidson! Olha o Alisson gostou do livro, né... Vai que você goste!

      =)

      Excluir
  18. Nossa Di, eu curti tanto! kkk
    Embora também tenha achado a protagonista a personagem mais chatinha da trama, consegui mergulhar de cabeça no cenário que a kiera criou, e suas duvidas que realmente não foram bem esclarecidas, não me incomodaram.
    Beijinhos,
    Alice
    www.wonderbooksdaalice.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Alicinha!
      Pra mim não deu.
      Vamos par'A Seleção.

      Bjux.

      Excluir
  19. Alisson AQUI!

    Diego que resenha incrível, como falei para você gostei bastante desse livro, até favoritei, aos meus olhos ele está lindo assim, espero que você possa ler e amar A Seleção, leia com vontade e fique logo sabendo, seja #TemCeleste a garota arrasa! Abraços.

    Alisson B.
    www.meninoliterario.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alisson!
      Pois é, menino! Cada um tem um impacto diferente do outro né?
      Que bom que foi lindo pra vc.

      Abraço.

      Excluir
  20. Olá, Dih!
    Kiera sempre arrasa <3 Gostei bastante da série A Seleção a pensar de alguns pontinhos negativos. Eu achei bem legal ela escrever sobre Sereias, pois vejo poucos livros sobre esses seres. Estou curiosa pela leitura. Uma pena não ter sido convincente para ti. Espero gostar.
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia, Nathy. Depois me conte o que achou. Vamos trocar figurinhas.
      =) Bjux.

      Excluir
  21. Oi Di! Vale admitir que nunca li nada da Kiera? Eu até me sinto tentada, às vezes, em ler A Seleção, mas aí com essa historia de que era uma trilogia, que virou série e tal acabei dando uma desanimada. Quem sabe A Sereia seja uma maneira de conhecê-la, né? Adorei sua resenha, embora não tenha conseguido entender se você mais desgostou ou gostou do livro. Me conta? rs
    Bjs*.*
    MaH

    O que disse, Alice?

    ResponderExcluir
  22. e eu já amei i livro, mas entendo sua opinião!

    ResponderExcluir

"Agora que você já leu, que tal participar deixando seu comentário?"

© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger