8 de fevereiro de 2016

'Espada de Vidro', Victoria Aveyard - Da Série ‘A Rainha Vermelha’, volume 2


Lembrem-se: Todo mundo pode trair todo mundo.

***
Olá, pessoal! 
A espera e a ansiedade para a leitura do segundo livro da série “A rainha Vermelha” está chegando ao fim. No dia 12 deste mês Espada de Viro chega às livrarias de todo país e eu vou contar para vocês (sem spoilers) um pouco dessa história que promete tirar o fôlego de vocês, assim como levou o meu.

“Quando finalmente consegue escapar do palácio e do príncipe Maven, Mare descobre algo surpreendente: ela não era a única vermelha com poderes. Agora, enquanto foge do vingativo Maven, a garota elétrica tenta encontrar e recrutar outros sanguenovos como ela, para formar um exército contra a nobreza opressora. Essa é uma jornada perigosa, e Mare precisará tomar cuida para não se tornar exatamente o tipo de monstro que ela está tentando deter.”


Espada de vidro é a continuação de a Rainha vermelha, logo começa exatamente de onde a primeira parte da história acabou. Mare conseguiu escapar do palácio junto a Farley, o príncipe Cal e seu irmão, dado como morto, Shade. Agora eles partem para outro local em busca de segurança, traçando planos para encontrar os sanguenovos, pessoas de sangue vermelho que possuem poderes tão bons ou melhores e mais fortes que os poderes dos prateados. Mas a paz está longe de ser plena na vida dos personagens. Armadilhas e traições os esperam pelo caminho e um dos maiores desafios de Mare é controlar o ódio e a sede de vingança que cresce dentro dela, à medida que os vermelhos com poderes, vão sendo capturados e boa parte dos cidadãos das cidades locais são mortos cruelmente a mandado de Marven.

Quando li A Rainha vermelha estranhei um pouco seu desenvolvimento – embora tenha gostado muito da premissa - pelo simples fato de encontrar referências explicitas de outras histórias no enredo. Foi um ponto negativo juntamente com meu incômodo por achar a história devagar demais e a personagem principal não ser cativante. De modo geral achei um livro bom, mas fiquei um pouco insatisfeito por não apresentar a originalidade esperada. No entanto, em Espada de vidro minha visão é totalmente diferente da anterior.

As referências a outras histórias ainda continuam - por exemplo, todo o conflito de Luke Skywalker em deixar-se dominar pelo bem ou pelo mal está presente em Mare Barrow -, porém, neste livro, Aveyard as trouxe de maneira sutil, com elementos e características peculiares, o que fez dele um livro com uma história mais bem desenvolvida, original e atraente. Além disso, as reviravoltas durante a narrativa não são previsíveis, nos deixam dúvidas - sobre o que irá acontecer a seguir - e expectativas, além de inserir o leitor num cenário com mais ação, o contrário do que aconteceu em A Rainha vermelha.


O livro continua narrado em primeira pessoa e o amadurecimento de Mare é perceptível. Agora a personalidade fria e egoísta da garota começa ser justificada pelas situações vividas por ela. Mas Mare é extremamente dramática e essa dose exagerada de drama é incômoda e totalmente contrária à Mare impiedosa em quem ela se transforma em determinados momentos.

Como todas as narrativas têm seu ponto negativo e seus momentos de glória também, com certeza em Espada de Vidro os momentos mais empolgantes são aqueles em que os sanguenovos apresentam seus poderes, nos mostrando do que são capazes de fazer. O romance, apesar de ter uma apresentação sútil ao leitor, também o cativa – mesmo estando claro que não é o ponto principal. Há também aqueles momentos tristes em que precisamos nos despedir de personagens queridos, os que quais nos apegamos de alguma forma. É uma guerra e alguém sempre fica para trás, infelizmente.

Espada de vidro é uma história que coloca à prova a confiança, a força, o poder. É uma batalha e quem não for forte, inteligente o suficiente para fazer escolhas certas, sucumbirá. A luta para se manter no poder e a busca pela igualdade acompanha a guerra entre prateados, vermelhos e sanguenovos. Agora sim, Aveyard conseguiu construir uma narrativa distópica cheia de personalidade, sem fugir das características do gênero e sem parecer forçada demais.

Dia 12 de fevereiro corra para a livraria mais próxima de você e garanta seu exemplar de Espada de Vidro.  Juntos nos “levantaremos, vermelhos como a aurora”

Beijos e até mais!


Só para lembrar tem promoção do livro de contos de, Coroa Cruel, aqui no Blog, até o dia 20. CLIQUE e participe. 

43 comentários:

  1. Esta nova capa está muito linda! Adorei suas fotos. Ainda não li A Rainha Vermelha, mas estou muito ansiosa para ler!

    Beijos.
    Blog Não Vivo Sem Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ler! A história só promete se superar a cada livro.
      Bjux.

      Excluir
  2. Adorei a resenha! e ja comprei meu ebook pq sera minha próxima leitura! e quando chegar aqui nas livrarias vou comprar tb pq não sou obrigada! :)

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei pra caramba de A rainha vermelha, embora concorde com alguns pontos tipo a falta de originalidade e tudo mais, adorei a resenha, tô com uma invejinha branca de você ter lido antes de todo mundo desde que vi no instagram, mas fico feliz por você também, haha
    Um beijo
    blogestrelasdepapel.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Letícia! kkkk. Fica não, boba!
      Espero que leia logo e quero ler resenha dele no seu blog. Bjux.

      Excluir
  4. Estou muuuuito empolgada para ler esta continuação, fiquei mais animada ainda ao ver que você curtiu, já que não tinha se apegado muito ao primeiro livro!
    Certeza que este livro vai furar a fila das minhas outras leituras!
    Beijinhos,
    Alice
    www.wonderbooksdaalice.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Curti muito, Alice. Espero saber sua opinião sobre ele logo.
      Bjux.

      Excluir
  5. Oi Diego!
    Confesso que você ter me dito que existem mais referencias de histórias já existentes, me decepciona um pouco para ler a continuação.
    Esperava uma Mare mais forte e decidida. Talvez eu leia, mas não por agora.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As referências não são tão expostas como no primeiro livro, Alessandra. São mais sutis, esse foi um dos motivos que me fez gostar mais desse segundo livro.

      Bju.

      Excluir
  6. Olá, Diego.
    Eu tenho o primeiro livro aqui mas ainda não li. Gosto de esperar para ter todos comigo para começar a ler hehe. Essa capa está ainda mais linda do que a do primeiro.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh ! Espero que você goste e se divirta, Sil.
      Bjão.

      Excluir
  7. Oi, Di! Tudo bem? Ai, não sei... O livro parece ser melhor que o primeiro e eu até consegui ficar empolgado com sua resenha, mas sei lá... Algo me diz que não vou curtir essa série. Mas enfim, adorei a resenha! <3

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Estou doida para ler esse livro e já estou contando os dias para ter ele em mãos.
    Vamos aguardar :D
    Bjs e seguindo de volta
    Diário dos Livros

    ResponderExcluir
  9. Oi Diego! Tudo bom, cara?

    Nunca fui fã de histórias de reis, rainhas, príncipes ou princesas, mas essa é outro nível com um enredo totalmente interessante e que eu pretendo ler em breve! :3

    Parabéns pela resenha, ficou muito boa e mesmo com os spoilers inevitáveis - afinal, trata-se do segundo volume -, fiquei mais curioso ainda para ler o primeiro volume da série :3

    Abs!

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi John!
      Verdade, para que não leu o primeiro volume é complicado ler a resenha do segundo. Prefiro não arriscar.
      Abraço e obrigado pelo elogio.

      Excluir
  10. Olá, tudo bom? Confesso que primeiramente A rainha Vermelha não tinha me chamado muito atenção, eu até tinha descartado a leitura.... só que vendo todo mundo falar tanto, eu estou curiosa haha já adicionei à minha lista mas vou esperar ter todos lançados pra começar a ler ^^

    Beijos
    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sarah, o livro um apesar de tudo o que apontei não chega ser um livro péssimo, insuportável de ler. A história é interessante e pelo que i vale a pena continuar porque tende a melhorar.

      Um Bjão.

      Excluir
  11. Oi oi, tudo bem? Bom, pra começar, A Rainha Vermelha me chamou extrema atenção desde o dia que descobri que se tratava de uma distopia, e esse nome junto com essa capa maravilhosa me deixaram louca por esse livro, toda essa coisa de sangue vermelho e prateado me deixaram muito curiosa. É a minha próxima leitura (sem dúvidas), e assim que eu ler, vou correndo comprar a continuação!

    Um super beijo!

    Lendo Distopias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol! Já leu? Me conta o que achou. Boa leitura. Bjux.

      Excluir
  12. Oie...
    Eu estou louca para iniciar a leitura dessa série, pois, já li ótimos comentários...
    Ainda não comprei meu exemplar, mas, pretendo fazer isso em breve.
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi, meu rei.

    Ai, ai...não sei não, hein?! OK, vc disse que o segundo livro tem personalidade e eu vou acreditar em você. Eu gostei do final do primeiro livro, pois achei que ali a Victoria começou a ser original. Se ela conseguiu manter o ritmo nesse segundo volume acho que será uma leitura bem agradável! Vamos ver, né?

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  14. Oi Diego,

    A rainha vermelha foi um dos melhores livros que li ano passado e não vejo a hora de ler a continuação. Também vi muitas referencias no primeiro e já imaginava que a autora seguiria esse mesmo caminho.

    Tomara que eu goste, não sei quando lerei, mas espero ser em breve.

    Bjs, @dnisin
    www.sejacult.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi, Diego!
    Confesso que não gostei muito de A Rainha Vermelha, mas estou ansiosa por Espada de Vidro porque vai ser nesse livro que a história realmente vai começar.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  16. Oie
    Eu iniciei a ler Rainha vermelha e parei. Preciso me animar para voltar a ler. Estou curiosa.

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Adorei esse livro, apesar de nunca ter ouvido falar dele mas com certeza leria <3 Seguindo também, gostei daqui (:
    http://www.16primaverasblog.com/
    https://www.facebook.com/16primaverasblog/

    ResponderExcluir
  18. Olá Diego,

    Essa é uma série muito bem comentada entre os blog, parece interessante e as novidades alegram os leitores da série....abraço.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Olá, Dih!
    Desde que terminei o primeiro livro estava necessitada desse próximo haha Gostei demais de Red Queen e estou muito empolgada para esse segundo. Ainda bem que tudo melhora! QUERO!
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
  20. Não li o primeiro livro, mas já vi algumas resenhas sobre ele e parece ser interessante. Gostei da sua resenha do segundo livro também, pena que nunca consiga ler séries, não tenho muita paciência.
    Obrigada por seguir meu blog, já estou seguindo o seu também.
    Beijos
    Bluebell Bee

    ResponderExcluir
  21. Oii, gostei da sua resenha. Queria muito ler essa série, parece ser demais!

    Beijos,
    Natália

    www.doprefacioaoepilogo.blogspot.com

    Participe do sorteio do blog!

    ResponderExcluir
  22. Cara, sempre quis ler esse livro, apesar de ser famoso, onde nunca esteve foi em minhas mãos. Vou tentar comprar assim que possível :D
    http://blogmichaelvasconcelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi Dinho!
    Não li a Rainha Vermelha e no momento não tenho muita vontade de faze-lo a lista das prioridades só cresce rs
    Mas com tanto entusiasmo não dá pra não ficar sem uma pontada de curiosidade né? E por tudo que você falou do segundo livro parece que a história deu um up incrível e deve valer muito a pena.
    Amei a sua resenha! Parabéns!
    Bjs!

    blogquerida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Oiiii *--*
    O que falar desse livro ?? Que nunca li <3

    www.seteprimaveras.com

    ResponderExcluir
  25. Nice Blog!
    Please check my Blog!! :)

    http://www.alessabernal.com/

    Alessa Bernal :)

    ResponderExcluir
  26. Oi Diego,
    Ainda nao li a rainha vermelha, mas sempre vejo muitos elogios ao livro.
    Mas acho que vou esperar a série terminar de ser publicada para nao ficar naquela angustia esperando o volume seguinte.
    Abraço,
    Alê

    ResponderExcluir
  27. Que demais Diego!
    Morro de vontade de ler, mas perdi um pouco do brilho depois de algumas resenhas negativas. Bom sabe que a continuação nao decepcionou, porque a vontade bateu de novo rsrs
    Se fizer o troninho me mostraaa rsrsrs
    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
  28. Oi Diego, tudo bem?
    Adorei a resenha! Estou curiosa com essa série e fico feliz por saber que a história evoluiu e se tornou mais original. Não tem nada mais frustrante do que uma má continuação. :(
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  29. To querendo suuuper ler esse livro ^^
    Amei o blog, seguindoooo!!! Beijos s2
    www.mentedistantee.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Confesso que quando li A Rainha Vermelha eu fiquei apaixonada porque, mesmo que houvesse muitas referências a outras histórias do mesmo gênero, eu não li aquelas que os leitores comparam (honestamente, esqueci qual o nome da outra série, mas comparam demais e eu nunca li, então por mim ficou de boas nesse quesito, haha). Mas é bom saber que ela teve um pouco mais de originalidade e foi mais sutil nessa continuação. Se eu já adorei o primeiro, espero gostar deste também. Eu tendo a ter sérios problemas com os segundos volumes, sempre me empolgo demais e quando leio não acho que ficou no nível do primeiro (acho que Em Chamas foi o único que não caiu nessa categoria). Estou realmente empolgada para ler esse, já que você gostou!

    Beijos!
    Hels, The Blue Blog

    ResponderExcluir
  31. Oiee Diego,
    Eu estou com bastante vontade de ler o primeiro livro, porque vi muitaaa gente falando, até vocês mesmo do grupo, então quero muito ler!

    Abraços!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

"Agora que você já leu, que tal participar deixando seu comentário?"

© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger