16 de janeiro de 2016

O Conto: ‘Miguel & Manuela, de Tony Lucas’


, O, pessoas!

Vamos comemorar o dia de hoje porque o dia de sábado é bom e todo mundo gosta. Esse é o meu primeiro final de semana depois da volta às aulas, e por isso fiz uma leitura leve e rápida – na verdade reli -, porém muito gostosa. É sobre ela que escrevo e compartilho com vocês no dia de hoje.


Repararam no nome coloridinho? É para homenagear o romance dos personagens, colorido pelas cores da banda internacional MS MR.
O conto foi escrito pelo meu querido amigo e parceiro, Tony Lucas, e conta a história de Miguel e Manuela. Ambos adolescentes vivendo problemas familiares e fãs da banda MS MR.
Miguel é um rapaz educado, tem uma boa qualidade de vida e vive um dilema dentro de casa: ele não se dá bem com o pai e não se sente orgulhoso dele – problema que envolve valores morais, que quando você ler saberá do que estou falando -, por isso vive inventando mentiras sobre quem ele é. Manuela não vive a mesma realidade financeira de Miguel. Ela trabalha numa farmácia e mora com a mãe, o irmão o padrasto por quem não tem bons sentimentos. A convivência com o marido beberrão de sua mãe submissa dentro de casa faz com que Manuela se sinta sem norte em vários momentos. Mas isso vai mudar. A banda MS MR de alguma forma é a grande culpada disso. Ela vai ser trilha sonora de um encontro e trará toda sua mistura de cores para um possível novo romance que está prestes a acontecer.
Miguel & Manuela é um conto POP e posso escrever três motivos para isso; o primeiro é que se desenrola com o tema de uma banda popular, depois porque os acontecimentos, o relacionamento e os sentimentos dos personagens acontecem muito rápido. Além disso, cultura da tecnologia e o uso de redes sociais, que está cada dia mais aproximando pessoas ou separando-as – neste caso afasta os personagens dos infortúnios das relações conturbadas no ambiente familiar – está claramente presente no texto.
Por todos esses motivos eu poderia dizer que essa é uma história boba e não é o tipo de desenvolvimento que gosto de ler, que me atrai. Porém, o autor conseguiu fazer do conto algo tão atual, que essa construção ligeira, com um relacionamento e sentimentos intensos e imediatos dos personagens funcionou perfeitamente na proposta da narrativa.  
Contada em primeira pessoa – um capítulo narrado por Manuela, outro por Miguel e assim por diante – a narrativa faz uma viagem no tempo: vivemos o presente e relembramos o passado, a partir da realidade de cada um. É contada de forma leve, a escrita do Tony é agradável e a capa do conto é linda demais. 
Fiquei muito feliz de poder acompanhar o progresso e o processo de escrita de Miguel & Manuela de alguma forma. O resultado foi lindo e eu indico que façam essa leitura tomando um chocolate quente – caso esteja chovendo – um café, um suco..., escutando MS MR como eu fiz (a prova está na ilustração da postagem). O conto é tão gostoso de ser lido que você com certeza vai pedir mais da história. 
Você pode baixar o conto pelo site Amazon, é só clicar na imagem abaixo e será redirecionado para a página. E para saber mais e conhecer mais o autor, basta acessar o blog:
www.tonylucasblog.blogspot.com.br

http://www.amazon.com.br/gp/product/B019P9KX8A

Até logo!
Um abraço do Diih

13 comentários:

  1. Oi, Di! Tudo bem? Awnnn que resenha mais fofa! <3<3<3 Adorei ela, cara! :) É tão bom saber que (mesmo contra todas as possibilidades) eu tenha conseguido te agradar com minha história e meus personagens. E o que dizer desses elogios a minha escrita? Muito obrigado! haha Adorei a resenha, as homenagens a Miguel, Manuela e MS MR e essa foto linda que você tirou! <3

    Obrigado pelo apoio, carinho e resenha linda! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá Di!
    Que legal o Tony ter lançado um conto!, mal vi pois estou estudando para o vestibular então minhas habilidades sociais estão escassas (disse isso no blog da Gabi).
    O enredo do conto parece ser bem legal, aquele romance que todo mundo gosta de acompanhar. Pena que não tenho conta na amazon :/.
    Abraço!
    Leitura Fora De Série

    ResponderExcluir
  3. Oi, Di!
    Essa é a segunda resenha que vejo hoje sobre o conto do Tony. Sinal de God pra eu ler logo.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  4. Super concordo com as sua opinião sobre o conto do Tony. Achei tudo bem adequado e na medida certa para a proposta da narrativa.
    Vale a pena.
    Bjs*.*
    MaH

    O que disse, Alice?

    ResponderExcluir
  5. oi, oi.

    eu já li o conto e adorei. acho que se ele arrumar umas coisinhas aqui e outra ali, acho que dá pra montar um livro. um bom livro, na verdade.

    e sim: a gente tem que continuar apoiando blogueiros-escritores, pois só assim, talvez, as editoras abrirão mais espaço pra gente.

    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir
  6. Oie
    Que legal, vc tbm leu o conto do Tony, estou vendo que só eu ainda não li. Preciso logo conferir este conto que parece ser ótimo, estou curiosa.

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oláá
    Já li maravilhas sobre o conto do Tony, estou mega curiosa e fiquei ainda mais agora! kkkk
    Espero poder ler, amei essa capa! :3
    Bjoos

    Jovem Literário

    ResponderExcluir
  8. Parece ser um ótimo conto, gostei muito da sua resenha e fiquei bem curiosa pela leitura, cliquei na imagem mas fui redirecionada para uma página que protege o link e não consegui sair dela hahaha vou procurar mais sobre o conto depois. Ah, não conhecia a banda MS MR, curti!

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  9. Oi Dinho, meu querido!!!
    Sou suspeita para falar do conto, pois também amei! É uma história ótima e contada de forma excepcional em, relativamente, poucas páginas.
    Amei a sua resenha!!
    Bjs!

    http://blogquerida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, meu rei da Bahia!

    O conto do Tony! ♥

    Ainda não consegui reler, estava lendo os livros do I Dare You e depois comecei O Sorriso da Hiena...mas ainda esse mês eu leio!
    O Tony merece todo o carinho que vem recebendo e tomara que M&M ainda conquistem muita gente!

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  11. Ta todo mundo postando sobre esse conto, e eu ficando cada vez mais interessado ueheuheue A premissa é muito interessante e sua escrita, como sempre, é muito boa.

    Abraços,

    Blog Decidindo-se \o/

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bom? Está todo mundo falando desse conto haha Estou louca pra ler, mas minha lista de livro está imensa e minhas férias já acabaram ^^ Espero ler em breve *_*

    Primeira vez qui no blog, adorei <3
    Beijos
    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oii, Di :D
    Gostei bastante da sua resenha! Ao contrário de você o conto do Tony tinha tudo para ganhar meu coração e foi exatamente isso que aconteceu <3
    Beijos!
    apenasumaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

"Agora que você já leu, que tal participar deixando seu comentário?"

© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger