6 de janeiro de 2016

'Os dois mundos de Alice', criados por Lewis Carroll'




Em 1865 chegava às livrarias, para alegria dos leitores, o conto escrito por Lewis Carroll, que se tornou um clássico da literatura inglesa e mais tarde mundial. Em 1951 o conto foi transformado em desenho pela Disney. O diretor Tim Burton trouxe Alice de volta e a levou novamente ao mundo maravilhoso em 2010, quando a editora Zahar também lançou uma edição especial do livro com capa dura e ilustrações originais de John Tenniel.



Costumo dizer que Alice é uma leitura atemporal já que a cada leitura o leitor consegue encontrar uma nova interpretação, um novo sentido para todas aquelas coisas “loucas”, que parecem não fazer o mínimo sentido, mas que no fundo nos mostra um leque com opções para entender o mundo ao seu redor e o mundo dentro de si. Uma criança entende aquele lugar maravilhoso ao seu modo, ludicamente perfeito; um adulto consegue ir além se aprofundando na filosofia e na psicologia, entre outras diversas possibilidades. Mas todos chegam a um ponto especial: eles enxergam a beleza e a riqueza do mundo maravilhoso e da travessia para o outro lado do espelho.
Alice é uma garotinha ousada, digamos corajosa também e temperamental, com personalidade forte. Suas aventuras são marcadas por criaturas estranhas num universo paralelo. Em “Alice no país das maravilhas”, a menina corre atrás de um coelho falante e apressado até cair numa toca e vai parar em outro mundo, onde consegue encolher e esticar, tomar um chá maluco com um chapeleiro e sua gigantesca mesa e no final de tudo encarar a estressada rainha vermelha. Mas não para por aí. Mesmo acordando de um sonho, por conta do dia cansativo e da leitura de um livro sem gravuras que sua irmã lia você poderá encontrar Alice do outro lado do espelho.
Numa tarde calma e chuvosa, enquanto brinca com sua gatinha, Dinah, e seus filhotinhos, Alice consegue atravessar o espelho de sua casa e quando chega do lado de lá percebe que todas as coisas do mundo estão de cabeça para baixo - Ora, essa! Como pode? Na imaginação e nos sonhos da garota tudo é possível, até mesmo reencontrar a implicante rainha vermelha, os gêmeos Tweedledum e Tweedledee, o orgulhoso Humpty Dumpty, entre outras criaturas que abrilhantam mais essa aventura.
Nesta edição de bolso, linda e charmosa, lançada pela editora Zahar, podemos encontrar essas duas histórias num único livro especial de capa dura. Apesar de o livro físico, na primeira tiragem, ser um pouco maior que a atual (que contém as mesmas histórias e gravuras), continua com a diagramação linda e um trabalho muito bem feito. Você pode carregar na bolsa, na mochila, em qualquer lugar porque não ocupa um grande espaço. As folhas são de boa qualidade e o acabamento também, além disso, a impressão é leve e o tamanho da fonte não deixa a desejar.


Eu já disse aqui no blog o quanto sou apaixonado por essa história, acho ela incrível, fascinante. Foi a primeira que li e escutei quando comecei a ler e marcou minha vida e minha infância. Com certeza meus filhos serão incentivados a ler porque assim como outros clássicos marcantes e com conteúdos riquíssimos, Alice é uma leitura gostosa, necessária, ao mesmo tempo em que consegue ser ligeiramente louca.
Mas “as melhores pessoas são assim”.

“Mas não quero me meter com gente louca”, Alice observou.
“Oh! Isso é inevitável”, disse o gato; “somos todos loucos aqui. Eu sou louco. Você é louca.”
“Como sabe que sou louca? Perguntou Alice.
“Só pode ser”, respondeu o gato, “ ou não teria vindo parar aqui.



Um beijo para vocês e até já!
Diih.  

24 comentários:

  1. Essa história é maravilhosa mesmo, e como você disse, cada vez nos surpreendemos com um novo detalhe, uma nova perspectiva. E sua paixão pela obra é contagiante, parabéns <3
    Beijo, beijo.

    ResponderExcluir
  2. Que resenha fofa! Alice é um dos livros que me obrigo a comprar mas que sempre acabo deixando de lado. Acredito que quando ler, terei me arrependido bastante por ter demorado tanto.
    As edições são sempre tão lindas, da vontade de ter várias. Não é mesmo, Di? haha ♡
    Muitos beijos e abraços de um verdadeiro louco
    http://www.oclubedameianoite.com

    ResponderExcluir
  3. Cara, você arrasa!!! Você escreve muito bem, é até gostoso ler-te. Além disso, me bateu uma vontade enorme de adquirir o livro só pelos seus comentários. Show!!

    ResponderExcluir
  4. Diego,

    Eu amei seu post! Hoje chegouvem minha casa como você já sabe, minha edição deste livro maravilindo! Tive a chance de acompanhar desenhos e leituras da Alice na infância! Minha mãe lia para mim! Esse livro é muito importante para mim, contudo minha mãe fez o favor de dar minha cópia de quando mais novo.Amei o post!

    Arthur- literandototal.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. OI Diego
    Acredita que eu ainda não li este livro? Aliás quero muito comprar esta edição linda!! Amei saber sua opinião.

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Aiiiii quanto amor!
    Eu tenho uma edição identica a essa na minha estante, e sou apaixonada. A zahar arrasou nessa edição, e as ilustrações ai <3 Sem palavras!
    E Alice é sempre Alice <3

    Um beijooo,
    Paloma
    surewehaveablog.com.br

    ResponderExcluir
  7. Heey, Diego!!
    Eu li Alice ano passado e adorei, foi realmente incrível adentrar nesse universo tão famoso e fascinante.
    Essa edição da Zahar está realmente linda, eu também tenho e amo incondicionalmente ♥
    Abraços!
    Blog - Desbravando o Infinito

    ResponderExcluir
  8. Oi Diego!
    Que edição linda!!! Eu li Alice duas vezes já, mas foram outras edições e as duas foram emprestadas. Como não tenho o livro, acho que é uma boa desculpa pra comprar essa edição né? :)

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  9. Oi, Diego! Eu tenho essa edição de Alice e simplesmente amo. Toda vez que eu vejo uma diferente, ou com uma história spin-off, quero comprar. Minha mãe fica meio 'Mas você já não tem esse livro?" mas eu não resisto, hehe
    O que me chateou é que ele é bem pequeno e isso dificulta a leitura em alguns casos (tipo quando você tá deitada com a lanterninha do celular ligado), eu quero muito comprar outras versões
    Ps. Se quiser me indicar uns livros inspirados na história de Alice, fique a vontade.
    Mil beijos
    blogestrelasdepapel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Olá!!
    Essa edição parece linda demais mesmo, vc falou de uma forma tão empolgante que eu já quero.
    Beijos,
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Hey, man, tudo bem? Eu tenho esse livro e acho essa edição muito linda :) Comprei porque sou apaixonada por Alice, é uma história que fez parte da minha infância ;) Adorei a sua resenha.

    www.blogdahida.com

    ResponderExcluir
  12. Oiii
    Amei esse livro, sou fascinada por Alice, eu ainda não o conhecia, mas agora já esta na minha lista de desejados! <3
    Bjoos

    Jovem Literário

    ResponderExcluir
  13. oi, oi.

    que legal saber que tu gosta da Alice. eu nunca fui fã, mas sempre que sai algo eu acompanho, inclusive surtei muito com o filme de 2010, mas foi porque a trilha sonora tinha Avril Lavigne e All Time low. hahaha.

    essa edição de bolso deve ser tão fofinha, né? as ilustrações, então, deve ser um show de lindeza. <3

    p.s.: adorei o teu blog. invejinha desse cabeçalho. <3

    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir
  14. Oie...
    Eu também sou louca por essa história louca! Desde criança sou fã de Alice, já assisti o desenho da Disney e também a versão do Tim Burton e, é claro, li a história.
    Essa edição é simplesmente um luxo e coincidentemente é a que tenho na minha estante :)
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi, Di! Tudo bem? Ahhhh eu adoro Alice! <3<3<3 Quero muito essa edição, pois ela é linda. E quer saber? Será bom ler novamente essa história. Essa é uma história que eu posso ler umas 10 vezes que nunca vou me cansar... Adorei a resenha! Esse quote que você separou é demais! Gosto muito dele! <3

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Esse livro <3 Tanta s história quanto a edição, são excelentes. Acompanhei a história da Alice desde pequeno, e desde aquele tempo ela me intriga e me encanta, A citação do final do post, bem, não há o que falar, apenas sentir.

    Abraços,

    Blog Decidindo-se \o/

    ResponderExcluir
  17. AH, eu amo a Alice. Esse livro tem tudo para ser maravilhoso. To apx por essa edição e essa capa <3

    http://blogexplicita.blogspot.com.br/

    Tem sorteio no meu blog, venha participar!
    http://goo.gl/i03FzM
    <3

    ResponderExcluir
  18. Ahhhh, uma das minhas metas de vida é ler Alice, mas a história real, escrita pelo Carrol mesmo, já que quando eu era pequena só li as versões mais básicas, pra crianças mesmo...
    Adorei a sua resenha, só aumentou ainda mais a minha vontade hahaha
    Beijoss
    www.vidaemmarte.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi, Diego!
    Eu amo Alice, mas acredita que nunca li?
    Adorei essa edição da Zahar. Fiquei babando por ela.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  20. Olá Dih!
    Que post amor é esse? *-* Awwnn! Sou completamente apaixonada por Alice <3 Acho a história é fantástica e cheia de coisas que pode nos fazer refletir, pois não é uma simples história. Quero muito essa edição da Zahar <3 Amei esse post, Dih <3
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
  21. Oie, Di!
    Essa postagem está um amorzinho <3 Essas fotos estão incríveis!
    Tenho maior vontade em ter uma dessas coleções lindas, qualquer dia me presenteio com uma haha.
    Como você disse, Alice é uma estória atemporal, sempre é gostosa de ser lida, assistida, lembrada <3
    Abraços!

    ResponderExcluir
  22. Eu serei muito suspeita ao fazer qualquer comentário sobre esse post, né? Tá aqui a garota em que sonha em ser Alice!
    Eu tenho cá minha opinião sobre o que encanta tanto nesse mundo e personagens criados por Carroll... na verdade todo mundo quer fazer sua viagem, todo mundo quer parar em um mundo louco. Na verdade todo mundo sonha em ousar e quando ousa, acaba cheio de questionamentos sobre o certo e o errado, sobre o real e o que é projeção... Sei lá. Acho que todo mundo tem um pouquinho de Alice dentro de si e está louco pra cruzar com um coelho branco atrasado por aí que te leve para um mundo de infinitas possibilidades! E em um momento de fúria, quem nunca quis gritar: Cortem a cabeça!!!

    Divaguei, sorry. Mas estamos falando de Alice. Na verdade tanta coisa pra falar, tantos caminhos a seguir...
    Adorei o post Di! Me fez lembrar que eu tenho um mundo infinito de possibilidades a seguir e por isso que sou uma Alice na vida virtual! ;)
    Bjs*.*
    MaH

    O que disse, Alice?

    ResponderExcluir
  23. Oi, meu rei.

    Essa edição da Zahar realmente está muito linda.
    Como você já sabe, tenho lá minhas ressalvas sobre essa história. O autor não é uma pessoa muito bem vista por mim e por isso acho que a história perdeu um pouco da sua magia.
    Mas ao ler vc falando tão lindamente sobre o livro até me fez até esquecer minha pinimba com a história! ahahaha

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  24. Oii Diego, tudo bem?
    Estou louca por essa edição linda *-*
    Adorei seu blog, já estou seguindo :)
    Beijos!
    Isa – Night Phoenix Books

    ResponderExcluir

"Agora que você já leu, que tal participar deixando seu comentário?"

© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger