15 de julho de 2015

[RESENHA] A Playlist de Hayden, Michelle Falkoff


Olá, gente! Tudo bem com vocês meninos e meninas? Estou de volta e hoje vamos de resenha.
Uma vez – há muito tempo - li numa revista que a lista musical de uma pessoa revela traços de sua personalidade e que o estado de espírito dela pode ser traduzido pelas canções que escuta com maior frequência, num determinado tempo. Não sei se a autora d’ A Playlist de Hayden baseou-se nessa pesquisa, mas sei que a história norteia por essa teoria.


***
Quando Hayden e Sam se conheceram perceberam que agora não estavam mais sozinhos no mundo. Não esse mundo onde as pessoas maltratavam e tiravam sarro deles, julgando-os pelas roupas e aparência. Eles eram inseparáveis. No entanto, após uma briga, em uma festa, Hayden decidiu tirar a própria vida e deixou para Sam um bilhete com uma playlist que diz: "Ouça, você vai entender”. Agora o garoto se sente culpado pela morte do melhor amigo e tenta encontrar respostas na lista de músicas que Hayden deixou antes de morrer. Então ele conhece Astrid, uma conhecida de Hayden, e percebe que há mais coisas a descobrir do que ele pode imaginar.

A playlist de Hayden é o primeiro livro da autora Michelle Falcoff e foi lançado pela Editora Novo Conceito este ano. Tem uma arte linda e criativa na capa, a diagramação é bem trabalhada e os capítulos recebem nomes de músicas, o  que me motivou a baixá-las e escutá-las durante a leitura.


 Nas minhas primeiras impressões [pode ser lida clicando aqui] eu demonstrei uma ansiedade grande para continuar a leitura porque eu adoro livros que tratam de assuntos polêmicos - nesse caso fui arrebatado pelo grande problema do bulling. A playlist escolhida pela autora não poderia ‘ilustrar’ melhor o momento de melancolia dos personagens principais, além disso a narrativa da autora é tranquila e atraente. No entanto, foi um livro com o qual eu me decepcionei, me deixando atento apenas às críticas.

O Bulling é um problema que afeta boa parte dos jovens atualmente e, em alguns casos, as pessoas que sofrem com esse abuso acabam tirando a própria vida. Eu esperava que a autora abordaria o suicídio do protagonista de maneira mais profunda e tocante, no entanto, ao invés disso, Falkoff criou um mistério sobre a morte do rapaz, envolveu personagens nada convincentes na e direcionou o enredo de maneira previsível. Além disso, muitas perguntas ficaram sem respostas e quando houve explicações e quando aconteceu o contrário os motivos me pareceram bobos, o que  - para mim - tornaram o texto raso demais.

Apesar de sentir que a história se perdeu (achei que se desviou do foco inicial) nos capítulos finais, volto a repetir que existe uma crítica sobre as atitutudes das pessoas e o que as levam a cometer atos feios, que merece ser observada. E esse é o motivo pelo qual eu indico o livro.

Espero saber de vocês o que acharam do livro. Discussões e opiniões serão sempre bem vindas. E quanto ao grande problema do livro a gente não pode curar de imediato, mas se você conhece alguém que sofre algum tipo de chacota abusiva, amenize a situação se doando, dando amor sem pedir nada em troca.

Encontro vocês logo, logo.

Bjux do Dinho .
© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger