4 de julho de 2015

[Especial] 150 anos de Alice – Dia de (Des) Aniversário no Mundo Maravilhoso.



 Sente-se, tome um chá com o chapeleiro maluco e seus amigos e vamos comemorar o dia de hoje. Comemoremos mais um desaniversário da nossa querida, doce e sonhadora Alice.


***
A primeira vez que escutei o grito estressado da Rainha de Copas  - “Cortem-lhe a cabeça!” - tinha apenas três anos de idade. Naquele ano, em 1993, ganhei um disco de LP com a história de uma garotinha que via um coelho falante e corria atrás dele, até que caia num buraco e indo parar em um mundo subterrâneo. Dali em diante Alice no país das maravilhas marcou a minha infância e é faz parte da minha vida até hoje.

A 4 de julho de 1865 o senhor Charles Lutwidge Dodgson saiu para um passeio de barco, levando em sua companhia Alice Lidell, uma garotinha que, a partir daquele passeio seria lembrada para sempre. O Senhor Dodgson foi um matemático, fotógrafo, contista, fabulista, desenhista e reverendo britânico que, sob o pseudônimo de Lewis Caroll, escreveu o conto/fábula Alice no país das maravilhas (Alice In Wonderland) e imortalizou a criança a quem fotografou várias vezes durante a infância.

Alice no mundo subterrâneo é um texto sobre uma menina que caiu numa toca de coelho e foi transportada para um mundo fantástico com criaturas exóticas e características peculiares. Hoje, 150 anos depois de publicada, a obra de Caroll ainda é sucesso absoluto. Pode ser um pouco complexa, visto que conta com dois livros – um infantil e um adulto – em que o autor conversa com os dois públicos, incluindo características linguísticas e matemáticas no seu enredo.

Para algumas pessoas o conto é uma metáfora a um ato de pedofilia por parte do autor e representa um conto de mal gosto. No entanto, nada nunca foi comprovado. De fato houve sentimento entre o matemático e a senhorita Lidell, nada mais. Dodgson gostava de fotografar a menina e chegou a tirar fotos escondidas dela para um acervo pessoal. Em seu livro intitulado “Eu sou Alice” (2010), Melanie Benjamin escreveu uma biografia sobre a vida da garota e nos conta com detalhes a trajetória dela, bem como a amizade com o rapaz, até a publicação do conto.


Sucesso absoluto desde a sua primeira postagem, em 1865, Alice no país das maravilhas foi transformada em desenho pela Disney em 1951, além de ter a história convertida em áudio para discos de LP com contos infantis. Além disso, foram feitas adaptações do conto para o teatro. Em 2010 ganhou uma releitura e adaptação para os telões de cinema. Em 2016 vamos poder assistir ao segundo filme, “Alice através do espelho e o que ela encontrou por lá”.

Eu sou perdidamente apaixonado pela beleza que há nesse conto e Alice está presente na minha vida desde muito cedo, como sempre digo aqui no blog. Foi a primeira estória que conheci na vida e o primeiro livro que li. Posso dizer que minha vida de leitor começou lá no mundo subterrâneo com o Chapeleiro maluco, o gato de Cheshire, a rainha de copas e todos os outros lindos personagens que dão vida a essa maravilha.

Leiam sem preconceito, procurem sempre a beleza e a graça escondida nas entrelinhas contidas a estória.


Mas antes de dizer que “vejo vocês logo, logo”, quero deixar um presente a todos os leitores que leem o blog e gostam do conto. Sempre faço montagens para postar no Instagram do Blog e sempre posto algo sobre Alice – quem acompanha sempre curte a imagem. Pois bem! Vou disponibilizar para download algumas capas – para enfeitar as redes sociais de vocês – com o tema ALICE.

Clique na imagem e faça o Download do conteúdo especial que preparei ara vocês. Espero que gostem.




Viva os 150 anos de (des)aniversário de nossa Alice!
Fiz essa postagem com muito amor e espero que tenham gostado.
Encontro você logo, logo.
Bjux do Dinho.

2 de julho de 2015

[Coluna] Atração Literária, mês de Junho.



'Rêllou, pípol!'
Chegamos ao início de mais um mês e a única coisa que consigo pensar é: “Meu Deus, como o tempo está correndo!” Estamos um passo a frente da metade do ano e parece que falta tanta coisa pra fazer, não é? Mas vamos esquecer isso para não enlouquecer. Se é para enlouquecer que seja com laçamentos de mais amiguinhos da gente. 



*.*.*

Hoje é dia de mostrar para vocês o que fez meus olhos brilharem no mês de junho. Devo avisar que sempre acontece de muitos livros me atraírem, mas os títulos que destaco aqui me tomam de um jeito avassalador. E devo avisar também que foram poucos os atrativos do mês passado porque fui poucas vezes à livraria. Ops! Mais um aviso: essa postagem era pra ser feita ontem, mas a minha conexão com a internet não deixou. E isso aconteceu mês passado também, não sei o que há por detrás disso. 
Oremos!


Para não perder meu instinto ‘retrô’, o primeiro livro que escolhi para destacar foi O céu vai ter que esperar!, da Cally Taylor. Esse livro foi lançado em 2011, pela Editora Bertrand Brasil, e quando cheguei à livraria me encantei com o título e a capa que é toda brilhante. Resultado, li alguns capítulos e adorei. Mas nunca terminei a leitura. E nunca comprei também. Mas então, mês passado, vi um exemplar muuuito estragado (pedi pra morrer!) na livraria e não dava para comprar aquilo. Fiquei na vontade outra vez, mas acho que terei que comprar o meu primeiro livro pela internet – e só pra constar eu não gosto. É um romance engraçado e lindo. Lucy Brown estava feliz porque iria se casar com seu amor, porém, nas vésperas de seu casamento ela sofre um acidente grave que a obriga a escolher entre ir para o céu e perder seu noivo de uma vez ou tornar-se um fantasma e viver com ele para sempre. E para ela essa é a escolha certa. Só que para isso terá que arrumar um amor perfeito para um completo estranho. Porém, a pressão só aumenta quando ela percebe que sua grande amiga está interessada em conquistar seu noivo.  Parece uma história triste, mas não é. Vale a pena ter na estante.


Esse livro me conquistou pelo título e capa, depois pela sinopse e, em seguida, pelas páginas com as fontes azuis do livro, ou seja, todo um aspecto de mar de lágrimas. Foi lançado pela Intrínseca, mês passado e é da escritora Letícia Wierzchowski. A personagem Heloísa é uma ex-editora que se muda para o Uruguai depois de alguns problemas que enfrentou para recomeçar a vida. Os donos da casa eram moradores que ela conheceu no passado. Mas chega um tempo que ela começa a ver cenas de anos atrás se desenrolarem no presente e aí já não sei de mais nada. Só quero ler para saber o que vai acontecer. Quem já leu? Tem alguma boa opinião?


Há um tempo leio resenhas sobre o livro e até gostei apesar de achar a história um tanto repetitiva. Mas alguns autores sabem fazer do clichê algo interessante, né? Quando li os dois primeiros capítulos do livro, na minha última passagem pela livraria, fiquei encantado com a narrativa e como a leitura estava fluindo. Isso, definitivamente, me deixou louco pra trazê-lo para minha estante humildezinha. O livro é da Carina Rissi e foi lançado esse ano pela Verus Editora.


Para todos os garotos que já amei me deixou ansioso desde a turnê intrínseca, quando foi apresentado. Achei a premissa tão legal! Me deixou ansioso demais pra saber o que acontece quando os garotos leem as cartinhas. Vi na livraria e quis levar pra casa mesmo, mas...  Minha gente o mês foi punk, a coisa estava “daquele jeito”! #ChegaChoro


Esse livro eu também conheci durante a turnê intrínseca e, inicialmente, não despertou tanto interesse assim. Até eu ler resenhas ótimas e ler algumas páginas lindas e cheias de suspense. Pronto! Acabou pra mim. Fui fisgado por um livro do gênero que quer me deixar de olhos vendados! Socorro!!! Preciso, viu!

..

Minha gente, esse foi mais um mês da coluna Atração Literária. Me digam se gostam, por favor! Mandem sugestões e tudo mais. Obrigado a todos pelos comentários nas postagens anteriores. Minha internet não está ajudando muito esses dias – acredito que seja por causa da chuva –, como já disse, por isso estou sem fazer aquele passeio pelos blogs lindos, que adoro, e sem responder aos comentários. Peço desculpas a todos. Espero regularizar tudo o mais rápido.

Está difícil. O relógio marcou 01h41 da manhã e eu ainda estava tentando publicar o que vocês estão lendo agora.  Que morte horrível!



Encontro vocês logo, logo.

Bjux do Dinho ♥.

30 de junho de 2015

[Parceria] 'Loja para Todo Leitor' & 'Blog Desbravando o Infinito'


Olá, gente!   
Hoje tem postagem extra. Uhhu!!!


*.*.*

Oba! =) 
Com muito carinho e alegria apresento duas parcerias para o BLOG.

Como digo na minha política de parceria, um parceiro vai além de um link no blog, implica em amizade e companheirismo. Aceito blogs que acredito passar uma mensagem linda de amor pelo que faz e também de respeito. Portanto, abro hoje – com essas duas parcerias de blogs e pessoas que passei admirar – os contatos de quem deseja fazer parceria com o VIDA & LETRAS.


A loja PARA TODO LEITOR é uma loja que vende mimos para leitores apaixonados. Chaveiros, colares, marcadores, post it fofos entre outros produtos para o fazer da ficção realidade na vida do leitor.

Vocês podem entrar em contato com a loja através da página no facebook e fazer seu pedido. Basta clicar na imagem e ela vai redirecionar você até a página.



E para me exibir vou mostrar dois dos produtos que a loja me enviou: um broche do livro Mockingjay e Post it com marcadores de animais lindinhos. Tudo com boa qualidade!

São lindos, não é?
Quem aí gostaria de ganhar um broche do Mockingjay? Aguardem que vai rolar um sorteio muito em breve. Fiquem de olho.

Outra parceria querida que firmei é com o querido Guilherme Dias, do Blog Desbravando o Infinito. Um cantinho muito legal, organizado e muito bem escrito. Eu adoro visitá-lo! Lá vocês encontram - além de resenhas - postagens sobre séries, música, filmes. 
Basta clicar na imagem e conhecer para conhecer o Blog.



.
Era isso, gente! Estou aberto a propostas de parcerias. 

Amanhã tem a coluna “Atração literária”, onde listo os atrativos literários do mês que passou, nesse caso o mês de junho.

Encontro vocês amanhã.

Bjux do Dinho.

28 de junho de 2015

[TAG] Amo/Odeio



Aff! Odeio sair na chuva!”
Ownt, eu amo ver a Sandy na TV.

E o que mais eu amo e odeio?

Vem
comigo!


*.*.* 
Hellow, pípol!
Como foi o dia de domingo de vocês? O meu foi recheado de guloseimas, frio, filmes e Gossip Girl – estou na 2ª temporada. E OK! Estou atrasado, mas é isso mesmo, vamos ao que interessa. A postagem de hoje é leve como os dias de domingo e como podem ver trata-se de uma TAG, indicada há um tempinho pelo Tony, do Blog Tony Lucas.
Vou indicar 10 coisas que amo e 10 coisas que odeio. Devo deixar o link de quem me marcou – já deixei o link do Blog do Tony - e marcar dez blogs para respondê-la também. Lembrando que é regra usar a imagem desta postagem.



* Livros
* Minha família
* Sandy
* Escrever
* Meu blog
* Fotografar
* Dançar
* Chocolate
* Estar com os amigos
* Ouvir música



* Preconceito
* Limitação
* Frio
* Injustiça
* Falsidade
* Estupidez
* Intolerância
* Rejeição
* Trilogia Cinquenta Tons de Cinza (#FaloMesmo)
* Saga Crepúsculo (#ProntoFalei)





É isso, gente! Tenham uma semana linda.
Boas leituras!

Encontro vocês logo, logo.
Bjux do Dinho


© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger