4 de março de 2015

Haicai, Haikai, Haiku.



Um Olá
e um carinho meu a todos vocês. Espero que estejam bem e em dia com as leituras.
.♥.


Vocês costumam escrever haicais?

Após a minha última postagem, uma pequena apresentação do livro A MAIS PURA VERDADE, decidi criar um post sobre um modo conciso de se expressar, que faz parte da história de Germeinhart em o garoto Mark vive uma aventura e cria haicais para marcar seus pensamentos e desabafar (ver post anterior). É uma modalidade de escrita que ganhou destaque maior no Brasil nos últimos anos.

O Haicai (haikai ou haiku) é um poema curto – com apenas três versos - marcado pela objetividade, pela maneira sucinta e completa de escrever um determinado acontecimento.  A escrita surgiu no Japão durante o século 16 e se espalhou por todo o mundo no século 20, destacando, nesse período, o poeta Matsuo Bashô (1644-1694). Cada verso do poema deve seguir um número específico de sílabas tendo a primeira linha cinco, a segunda sete e no último verso cinco também (5-7-5).
Na expansão do haicai a outros países, as regras da quantidade de sílabas não são seguidas em razão das peculiaridades de cada língua. No Brasil já conta com vários estudiosos e pessoas que praticam essa modalidade de escrita, como o poeta Paulo Leminski:

“a água que me chama
em mim deságua
a chama que me mágua”

O haicai escrito está no livro, Toda Poesia de Paulo Leminski.


As características de um haicai inclui também uma referência à natureza e um acontecimento particular, além de marcar o tempo, referindo-se a um acontecimento no presente. Há diferentes categorias para classificá-los, dentre elas estão os haicais humorísticos, eróticos, apaixonados, satíricos, entre outros.

Escrevi muitos haicais na disciplina de Leitura e produção de textos, na faculdade, e fiquei apaixonado por esses versos tão pequenos, mas tão completos. Muitas vezes penso, anoto e até posto alguns desses versos no meu twitter particular ou do blog e serve como uma denúncia e um desabafo. Aconselho que vocês passem a escrever também. É como uma terapia libertadora.

Espero que tenham gostado da postagem. Até logo!

Bjão/ Abraço,
 Diego França

Haicai também retirado do livro "Toda poesia, de Paulo Leminski.

© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger