2 de dezembro de 2015

‘E quando você descobre ser um guerreiro Jedi?’




“A força está com você e você está com a força. Você e a Força são um só.”


lá!
Hoje eu trago para você, que ainda não conhece e para você que já conhece e gostaria de reviver as aventuras de Star Wars, a apresentação de mais um livro da trilogia clássica, lançada pela Editora Seguinte. Vou falar um pouco sobre o episódio V, uma versão de Star Wars: O Império Contra-Ataca.

| LEIA a Resenha do episódio IV |

Então você quer ser um Jedi?
Essa é uma das perguntas que você deverá responder antes de começar a leitura. Primeiro porque você será treinado para ser um Jedi, depois porque você será o próprio Luke Skywalker. Se estiver pronto siga em frente e boa aventura.

Quando escrevi sobre o episódio IV decidi que faria uma resenha descritiva para que você pudesse conhecer e entender melhor cada personagem, seu papel e sua missão na trama. Pois bem! Agora que você já conhece quem é Luke, Han, Leia, C3-PO e R2-D2 vamos a um lugar chamado Horth, onde nossos amigos estão neste momento. 


Com a ajuda de Luke a aliança Rebelde conseguiu destruir a maior e mais poderosa estação bélica do império, a Estrela da Morte. Mas a guerra não acaba por aí. Agora que estão em Horth, um lugar com condição de vida nada agradável e muito frio, os rebeldes temem que as forças imperiais os encontrem. Isso não vai demorar a acontecer porque o poderoso Darth Vader já está planejando um novo ataque, o que obriga nossos amigos a saírem de lá. Luke, então, decide seguir o conselho do mestre Kenobi e vai para Dagobah, um planeta distante e selvático para completar seu treinamento Jedi, ao passo que Leia e Han escapam na Millenium Falcon, que sofrerá mais danos durante a fuga. Mas parar para fazer reparos pode não ser uma boa ideia porque o império já está atrás deles e logo Luke terá que decidir se continua treinando ou se segue seu coração e vai ajudar seus amigos. 


Adam Gidwitz é quem conta esse episódio da série e apresenta a história original aos novos leitores, além de oferecer uma nova perspectiva aos antigos e fiéis fãs de “Guerra nas Estrelas”. Ele já recontou grandes contos da literatura - um deles João e Maria - e agora nos presenteou com a ‘reprodução’ do cenário de Star Wars.

Então você quer ser um Jedi? é contada com um tipo de narrativa que ainda não é  muito comum nos textos aqui no Brasil. Contado em segunda pessoa você tem um narrador, além dos personagens, mas ele irá te inserir na história como se fosse uma sessão de hipnotismo. Quando você começa a leitura percebe que agora é o personagem e será induzido a pensar como ele e agir como ele. Inicialmente pode ser chato para quem não está acostumado e acredito que esse é um dos motivos de eu ter lido algumas críticas negativas sobre o livro. No entanto, o prazer está no fato de que a aventura/leitura se torna dinâmica e nada difícil de ser entendida. Já que a proposta é apresentar a história ao público da nova geração, nada melhor que fazer isso em bom estilo. 


“Você está usando uma jaqueta grossa de fibra sintética, um colete por cima, um gorro e óculos de proteção. Esse é o uniforme dos rebeldes quando estão patrulhando o planeta, montados num dos conhecidos tontons de Horth. (São aqueles lagartos imensos que andam com as patas traseiras. Você sabe disso porque é Luke Skywalker, certo? Mas estou te lembrando).”



Além da narrativa que merece atenção pelo seu dinamismo, o leitor encontra a cada novo capítulo uma missão a ser cumprida. Essas missões irão acompanha-los até o último capítulo e servirá como base para que você entenda o que é ser um Jedi, quais são seus sentimentos e suas limitações. Interessante, não é? Eu me diverti muito enquanto lia e tentava fazer os exercícios. É muito importante fazê-los, você vai ver como a leitura vai ficar ainda melhor e mais divertida. 




Em suma, Então você quer ser um Jedi? É um livro incrivelmente envolvente, não só pela história brilhante criada por George Lucas, mas pela criatividade, pelo diálogo fácil e cativante criado pelo autor. Além disso, as páginas do livro trazem maravilhosas ilustrações, fazendo dessa edição da Editora Seguinte um trabalho  mais do que especial, um presente com carinho ao leitor.

O episódio VI, Star Wars: Cuidado com o lado sombrio da força, é o terceiro livro da série e eu já estou lendo e empolgado. Portanto, antes do dia 19, quando o novo filme for lançado, trarei o capítulo ‘final’ da trilogia. Enquanto isso, leia o episódio V e volte para me contar o que achou dele. E se você já leu pode escrever suas impressões nos comentários, vou adorar saber sua opinião.

E lembre-se: somos todos guerreiros Jedi, lutando todos os dias por causas justas neste país. Nós somos a Força e a Força nos rodeia o tempo inteiro.  

Encontro vocês logo, logo.
Bjux do Diih .

42 comentários:

  1. Oi Diego!
    Eu adoro star wars, ainda não li estes publicados pela seguinte, mas estou bem curiosa.
    Parece ótima essas edições e com ilustrações e interativa. adoreii.
    Gostei de saber dessas missões que teremos que cumprir ao longo da leitura.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nessa, esses livros são livros e muito bem escritos. Vale a pena ler.

      B-jão.

      Excluir
  2. Que legal, achei as capas maravilhosas, e as gravuras também.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São ilustrações lindas, Bell. Tem mais e mais dentro do livvro, mas não quero estragar as surpresas. rs.
      Bjux.

      Excluir
  3. Olá!
    Amo os filmes de star wars, mas ainda não tive a oportunidade de ler nenhum dos livros, achei as capas tão lindas!

    Beijos,
    whoisllara.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lara! Espero que possa ler esses livros. Foi um trabalho lindo, a leitura é muito empolgante.

      B-jão.

      Excluir
  4. Nossa Diego, eu ainda não tinha visto o livro por dentro, que coisa linda!!! Só pela capa não dá para saber que ele é assim tão bem diagramado por dentro, cheio de ilustrações bacanas. Adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila!
      Você viu que lindo? E tem muito mais. Foi um trabalho lindo.

      B-jão!

      Excluir
  5. Olá Dih!
    Socorro preciso dessa coleção com urgência *-* Amo Star Wars e pelo visto vale muito a pena ler esses! As ilustrações e a diagramação estão perfeitas! Espero lê-los logo! Amei a resenha!
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nath vale muito a pena mesmo! Se você ama vai amar ainda mais. A edição é linda e as ilustrações nas páginas empolga mais ainda.

      Espero que tenha a oportunidade de ler.
      B-jão.

      Excluir
  6. Oi, Di! Tudo bem? Ah, sua resenha ficou incrível! *----* Conseguiu passar toda a essência desse livro maravilhoso! Agora que aprendemos a ser Jedi, vamos nos preparar para derrotar o temível Darth Vader de uma vez por todas, não é mesmo? haha Parabéns pela resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Toninho! Foi o livro que mais me empolgou. rs.
      Abraço.

      Excluir
  7. Oi Di!!
    Estas edições estão incríveis, principalmente para os fãs!! Espero dar uma chance algum dia e descobrir o motivo de tanto sucesso! rs
    Parabéns pela leitura :)
    Beijos,

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você se dê a chance de ler algum dia sim, Bah! rs.
      Bjão.

      Excluir
  8. Oi Diego!
    Eu não me empolguei em ler a trilogia, mas acho essas capas lindas. Na verdade, a edição está super caprichada, né?
    Deve ser mesmo divertido interromper a leitura para tentar fazer os exercícios, rsrs
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana, que pena! Mas ainda assim acho que se você começar a ler, com quem não quer nada, se apaixona.
      rs.
      Bjão.

      Excluir
  9. Oii
    Vi as resenhas de todos esses livros no blog do Tony, mas eu realmente não entendo nada de Star Wars hahaha
    Mas achei bem legal a proposta desses livros viu!

    Beijos
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raissa! Você vai entender quando ler o livro, é como qualquer outra série que você ler o primeiro livro e ele vai te guiando.
      Vale a pena fazer essa leitura.

      Bjux.

      Excluir
  10. Olá,
    Estou louca atrás desses livros, estava com um pé atrás por isso não solicitei, mas agora estou louca de curiosidade pra ler. Ótimo post.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora corre e solicita, Inês. Sério! Você não vai se arrepender!

      Bjão.

      Excluir
  11. Oi Diih!
    Eu preciso assistir e ler algo sobre Star Wars, né?
    Estou perdida nesses montes de posts sobre a história, HAAHHAA.
    Vejo tanta empolgação e eu ainda nem vi os filmes. Meta para 2016!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Vamos lá, vamos correr! rs. Vc vai gostar.
      Bjão.

      Excluir
  12. Oi Dinho!
    Gostei da resenha. Conheço pouco de Stars Wars e confesso que não tenho curiosidade de ler/assistir, mas por tudo que você falou parece ler uma leitura ótima e indispensável para quem gosta!

    http://blogquerida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lari, pena que não gera curiosidade. Mas se um dia puder, leia algumas páginas e quem sabe né? rs.

      Bjão.

      Excluir
  13. Oi Di!
    Essa trilogia que a Seguinte lançou deve estar muito boa mesmo, como te disse, sou meio noob em star Wars mas quero mudar isso. Provavelmente não vou ler esses livros por agora, quero ver os filmes, mas gostei da resenha, ótimas ilustrações :)
    leituraforadeserie.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gui sou todo gosto que você faça a leitura. Acho que você vai gostar.

      Abraço.

      Excluir
  14. Olá,Dinho!
    Eu nunca vi nenhum filme do Star Wars mas confesso que morro de vontade/curiosidade de assistir. Enquanto aos livros eu estou apaixonada pela edição! EU QUERO!


    http://blogexplicita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma ótima oportunidade, hein!
      Espero que me conte o que achou depois, caso leia rs.

      B-jão.

      Excluir
  15. Geeente, quero demais esse livro, até pra colocar na minha prateleira hahaha

    Beijos, Love is Colorful

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bárbara desejando o livro para enfeite! rs.
      Mas a edição é tão linda que fica um amor na estante mesmo (rs.).

      B-jão.

      Excluir
  16. Oie, tudo bem ???
    Poxa, se apenas me deparando com o livro que você resenhou eu já fiquei com um sorriso de orelha a orelha, imagine como eu não fiquei ao finalizar sua resenha maravilhosa e ver o quanto ela pode influenciar novos leitores e novas pessoas a ingressarem no fantástico universo de Star Wars !!!
    Sou apaixonada por essa saga, culpa toda do meu pai, desde que era pequena e assisti aos desafios de Luke pela primeira vez. Hoje sou ainda mais fissurada pela história e sempre que posso tento trazer novas pessoas para o lado sombrio da força, rsrsrs.
    Gostei de conhecer mais detalhes sobre esses livros, já tinha visto eles por ai mas não sabia exatamente qual era a abordagem do livro, fiquei feliz por saber que a edição está maravilhosa !!!

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Q coisa linda de ler! Fico feliz que minha resenha tenha causado um bom impacto em você. Obrigado pelos elogios. Realmente é uma série ótima e que passa uma mensagem linda de fé,força e luta pela paz.

      Bjão.

      Excluir
  17. Oi Diego!
    Nossa, que lindo esse livro! Adoro livros ilustrados. Fiquei curiosa para conhecer essa narrativa, que é tão diferente.
    Estou adoro Star Wars mas nunca li um livro relacionado, fiquei com vontade de ler!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sora! Vale a pena ler. Eu super indico. E as ilustrações faz com que a leitura fique ainda mais gostosa e dinâmica.

      -Bjão.

      Excluir
  18. Olá, tudo bem?
    Star Wars está liderando em todos os lugares, seja pelos livros, pela divulgação do filme, enfim, os fãs devem estar em surto.
    Não conheço muito a história para ter propriedade para falar ou ir muito a fundo na sua resenha, posso apenas dizer que gostei MUITO da forma como expressa sua opinião e te parabenizar por uma resenha muito bem escrita.
    Estou seguindo e adorando o conteúdo do blog!
    Beijos.
    Criei, recentemente, um blog para falar sobre filmes, séries, cultura e artes no geral. Se você puder dar uma conferida eu ficarei muito grata: http://cineleva.blogspot.com.br/ :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wilma fico feliz com seus elogios. Obrigado pelo feedback, é muito importante para que eu faça cada vez melhor para apresentar ótimos livros ao leitor. Eu vou visitar seu cantinho.

      Bjão,

      Excluir
  19. Oi, tudo bom?
    Sou a única pessoa do mundo que nunca leu/assistiu Star Wars? De tanto as pessoas falam bem eu estou muito curiosa para conhecer a história. Deve ter muita ação e fantasia, que nos faz viajar para outro universo, literalmente.
    Beijos, http://lendocomabianca.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia! Com certeza você não é a única. Até um dia desses eu tbm não conhecia nada, e olha só (rs!
      Espero que possa ler em breve.

      Bjux

      Excluir
  20. Mds que livros PEFEITOOS, pirei *ooo* me seguraaa!!! <3

    Bjaaao - Ewilyn <3

    www.brblackdiamond.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Star Wars é um amor. Ansioso pelo VII episódio. Ler essas resenhas só me faz ter vontade de assistir tudo de novo.
    A dinâmica do livro parece ser bastante interessante. Quando os meus de Star Wars forem devidamente lidos, irei pedir emprestado, haha.
    Abraços
    www.oclubedameianoite.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo eu acho justo você dar uma chance para esses livros também.
      E só! rs.
      Bjux.

      Excluir

"Agora que você já leu, que tal participar deixando seu comentário?"

© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger