16 de dezembro de 2015

'Cuidado com o Lado Sombrio da Força, episódio VI Star Wars'




Depois de termos conhecido nossos heróis, no episódio IV da série (A princesa, O Cafajeste e o Garoto da Fazenda), e acompanharmos o treino de Luke Skywalker no empenho de se tornar um guerreiro em “Então você quer ser um Jedi?” (episódio V), chegamos à fase final da trilogia inicial de Stars Wars, recontada por grandes autores, publicada pela Editora Seguinte. 
 
Olá para você que assim como eu já está por dentro dos acontecimentos iniciais de Guerra nas Estrelas, para você que está relembrando a série e para você que acabou de conhecer e ler um pouco mais sobre ela, através de resenhas na blogosfera literária. 

Para fechar o especial Star Wars aqui no blog vou comentar sobre o terceiro livro da série, correspondente ao episódio VI (Cuidado com o lado sombrio da Força) da novelização de O Retorno de Jedi, de George Lucas. Quem reescreveu o enredo foi o autor Tom Angleberger, autor da série Yoda de Origami, um best seller do New York Time.


Angleberger nos conta que após ter se salvado por um triz do confronto com Darth Vader, Luke tem uma nova missão: salvar Han Solo, que foi congelado e está sob o domínio de Jabba, o poderoso e asqueroso chefe dos contrabandistas.  Junto a Leia e aos dróides C-3PO e R2-D2, Luke consegue entrar no casarão do Hutt (como Jabba também é conhecido) e coloca seu plano em ação. No entanto, enquanto nossos heróis lutam para salvar o amigo, o império continua trabalhando na construção de uma nova Estrela da Morte – sim, aquela capaz de destruir um planeta inteiro. E você pensa que Luke vai desistir? Não mesmo! E ele também tem planos para derrotar o Império e um empecilho que pode dificultar tudo: seu pai. Será que Luke conseguirá levar esperança para a Galáxia?

Como já disse “Cuidado com o lado sombrio da força” é a última história da trilogia inicial e devo confessar que de todos os livros lidos a narrativa dele é a que mais me incomodou. Não é o tipo de escrita que toma você desde o inicio. Tom decidiu nos contar a história como se estivéssemos numa roda de amigos. Isso poderia ser um bom motivo para a coisa ficar melhor, dinâmica. Mas inicialmente aconteceu o contrário. Isso não puxa o leitor logo de cara. Você pode estranhar e ficar incomodado, mas existe a boa notícia: quando você se acostuma a leitura flui bem.

“Um deserto sem fim.
Dois robôs.
Dois robôs marcham lentamente por um deserto sem fim.
Não tema, leitor! A história vai melhorar!”

Um detalhe que se destaca são as notas de rodapé com comentários e curiosidades sobre determinados assuntos e situações. Isso fez muita falta principalmente na primeira história. Além disso, as ilustrações de Ralph McQuarrie e Jason Johnston continuam ótimas e também superam as imagens dos livros anteriores.




Muitas surpresas e emoções te aguardam e vão divertir e emocionar você durante a leitura. É o desfecho dessa grande aventura que marcou gerações e faz sucesso até hoje.

Star Wars vai além de uma simples história que se passa num mundo intergaláctico. Há toda uma crítica política envolvida, uma mensagem de fé, de força e de incentivo a lutar pelos nossos direitos. Além disso, a consciência das marcas que uma guerra pode trazer, mas a certeza de que é sempre possível recomeçar. Com certeza influenciou e influencia outras histórias que lemos por aí, em que podemos perceber essas influências. Estou apaixonado pela série e agradeço a Editora Seguinte por confiar na minha leitura e me deixar ser um dos que podem apresentar os livros aos leitores.

 Dia 17 de dezembro estreia o novo e tão aguardado filme da franquia, intitulado “O despertar da força”. Uma ótima dica de livro para ler antes de assistir ao filme é “Estrelas da morte”, que vai te dar uma visão geral de toda a história para que você possa entender melhor o filme.



Até mais, vejo vocês logo, logo!
Bjux do Diih♥.

26 comentários:

  1. Adorei o post. Não conhecia esses livros, pra mim existiam as side stories em forma de romance, sabia que a trilogia inicial também tinha sido transformada<3 to doidinha pra ler agora.
    Você já leu a série "Legends"?
    fairyfromerin.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois eu indico, viu! A edição da Seguinte para essa série está impecável.
      Nunca li a série legend...=/

      Excluir
  2. Olá,
    Preciso solicitar esses livros pra editora pra ontem, ainda não conheço direito a história e ando lendo tantos elogios que é impossível não ficar curiosa. Já quero <3.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inês por favor solicita mesmo! Não perde essa porque a aventura é muito gostosa e a versão de cada autor vale a pena.

      Bjão.

      Excluir
  3. Ahh toda vez que vejo resenha desses livros da vontade de comprar todos! Acho essa edição tão linda!

    Ah, tem sorteio de livro no meu blog, vem participar!
    http://goo.gl/i03FzM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A edição está realmente linda. Compre, você vai se divertir com essa trilogia.

      Bjux.

      Excluir
  4. Oi Di!!
    Ainda não fui convencida a ler essa trilogia, mas assistirei os filmes antigos e, quem sabe?
    Uma pena que você tenha estranhado a escrita inicialmente, mas se ela fluiu depois está ótimo. Às vezes só precisamos nos acostumar, certo? :)
    Beijos,

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bahzinha você só vai se convencer quando simplesmente começar a ler a primeira página, de maneira despretensiosa e ver que a leitura flui. Eu demorei de ler e assistir Star Wars por conta disso. Quando me vi desafiado eu li e adorei.

      Bjux

      Excluir
  5. Oi, Di! Tudo bem? Adorei a resenha! Realmente, a leitura no começo é meio maçante, mas depois de acostumarmos com a escrita do Tom, ela flui e o livro se torna excelente. Amei suas fotos! <3

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mais legal foi ver que tivemos opiniões parecidas durante a leitura. Foi bom ler os livros na sua "companhia".

      Abraço, Tom.

      Excluir
  6. Amei a resenha, achei essa edição super fofa *-*
    Adorei seu blog também, seguindo


    Abraços...
    http://comum-dois.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Fábio. Espero que leia.
      Abraço.
      Obrigado pelo elogio.

      Excluir
  7. Oie
    Li somente o primeiro livro e estou doida para ler os outros.
    Todas resenhas que eu li sobre este livro, percebi que as pessoas não curtiram tanto.
    Adoro essa diagramação e ilustrações.

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nessa esse livro é sucesso, viu!
      Espero que consiga ler a trilogia e se encante também.
      Bjux.

      Excluir
  8. Quero muito as edições! A capa e diagramação estão lindas e estou encontrando muitas resenhas positivas. A sua me deixou mais curiosa ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clayce que bom que minha resenha despertou curiosidade em você! A ideia é essa! A gente tem que passar adiante as coisas boas mesmo!
      Bjão.

      Excluir
  9. Quero muito essa edição, ela está linda. Eu ainda não li nenhum deles.

    Beijos ♥
    http://intoxicadosporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Nunca li nenhum livro, nem assisti nenhum filme de Star Wars (podem jogar todas as pedras do mundo). Achei as capas bem fofas e os objetos da saga fofos, mas não sou muito afim!
    Até mais.
    sonhardevaneios.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anne!
      Uma pena. Mas aposte em outras leituras, lê e se abrir ao novo, mesmo que rejeitemos aquilo, às vezes, cai bem.

      Bjão.

      Excluir
  11. Oi, meu rei, tudo bem?

    Não posso negar que a diagramação dessa trilogia ficou muito bonita.
    Eu estou tendo uma overdose de Star Wars, sério mesmo. Só se fala disso nas últimas semanas e isso tem surtido um efeito contrário em mim...eu sou aquele tipo de pessoa que, quanto mais a pessoa recomenda, menos eu tenho vontade de ler/assistir/comer/etc! Vc sabe, sou do contra! hahahahahaha

    Que bom que, apesar dos pesares, você curtiu e se apaixonou pela série!

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos precisamos sair da zona de conforto, não é meXmo dona Carioca!? rs.
      Se eu não saísse da minha não teria lido e me apaixonado até hoje.

      Bjux.

      Excluir
  12. Que resenha interessante, adorei (mesmo não fazendo meu tipo de livro). Também nunca fui fã do Star Wars, hahaha.

    Faz um tempo que estou seguindo seu blog, poderia me ajudar com meu novinho? rsrs grato

    http://comum-dois.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fábio! Obrigado.
      O gênero de Star Wars também nunca foi meu tipo de leitura predileto, mas, às vezes, é bom sair da zona de conforto e procurar o novo.
      E eu já te sigo desde o comecinho, hein!
      Abraço.

      Excluir

"Agora que você já leu, que tal participar deixando seu comentário?"

© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger