16 de outubro de 2015

Cuidados que você deve ter com os livros ♥



Oi!
Hoje eu trouxe uma postagem diferente, algo que nunca fiz aqui, mas que, há algum tempo venho sentindo a necessidade de fazer. A ideia deste post, “Cuidados que você deve ter com seus livros”, surgiu a partir do momento em que passei a observar as pessoas – próximas a mim ou não -, e a forma como elas manejam seus livros. E posso dizer: boa parte delas ainda cuida muito mal do livro que está lendo. E isso não é legal porque os livros uma hora vão parar em outras mãos e todo leitor merece fazer uma boa leitura num livro bem cuidado.


Pensando nessas situações desesperadoras, decidi criar essa postagem com algumas dicas de como manter os livros novos por mais tempo. Lembrando que são dicas baseadas nas minhas experiências, na forma como eu cuido dos meus livros. Elas podem ser acrescentadas na maneira de cada um ou simplesmente adotadas por completo.


♥ Poeira é algo que dá em qualquer lugar e entra na nossa casa, ainda que as portas do universo estejam fechadas. Portanto, a cada sete dias reserve um tempinho para passar um pano ou um espanador na estante onde ficam os livros e até retirar aquela poeira que fica grudada na capa porque isso estraga e retira a cor natural dela, sem contar que fica aquela coisa grudenta. Limpe as laterais também.


♥ Há pessoas que gostam de levar um livro para ler no ônibus quando vão trabalhar ou resolver algo no centro da cidade - porque ler livro é o melhor passatempo da vida –, e então simplesmente saem com ele na mão. Não aconselho ninguém a fazer isso. Primeiro porque é desconfortável você sair com uma carteira no bolso e um livro na mão apenas. Depois porque a poeira do mundo todo vai grudar no livro, suas mãos suadas podem danificar a capa dele em algum momento, as folhas podem ficar pretas por causa do suor das mãos também e em algum momento você pode deixar cair ou amassar. Ao invés disso, escolha uma ecobag (há cada uma linda vendendo por aí e com estampas criativas) e coloque seus livros, ou então leve sempre uma mochilinha carregando seus companheiros. 


♥ Essa é uma das atitudes que eu tenho e que as pessoas me julgam: ‘Você está ficando neurótico!’ Ok! Sou um neurótico feliz. Eu costumo sair sempre com uma mochila com lápis, caneta, chave, etc. Certa vez uma caneta estourou dentro da minha sacola e eu acabei perdendo um livro porque manchou a capa toda de tinta vermelha. Se o livro estivesse protegido com um saco de pano ou uma capa para livros nada disso teria acontecido. Então, caso não possa comprar uma capa protetora para livro – andei pesquisando umas com preços assustadores -, vai numa loja de presentes e compra aqueles saquinhos de pano que servem para fazer aqueles embrulhos lindos para presente. São baratinhos, têm várias cores, você pode personalizar e ainda protege o livro.


♥ Se te uma coisa que o leitor ama depois de seu livro é o marcador que te diz onde você parou a leitura. Todo leitor apaixonado ama um marcador também. Porém, é preciso saber escolher o estilo do marcador que vai usar. Hoje em dia há vários modelos de marcadores lindos surgindo por aí – a criatividade alheia está maravilhosa -, porém alguns podem estragar a página dos livros. O pior deles é esse da foto do tipo elástico. É lindo? É. É de corujinha? É. Diih ama corujas? Com certeza! Mas ele usa este marcador? NÃO. Até usei algumas vezes, mas... Ele estragou as páginas do meu livrinho que amo (O céu está em todo lugar). Não aconselho ninguém usá-lo. O elástico prende as folhas sim e as deixam amassadinhas. Escolham marcadores de imãs (I Love) ou os tradicionais mesmo. 


♥ A imagem já diz tudo! Não risque seu livro jamais! E se riscar, caso não consiga resistir, se o desespero for maior que você utilize lápis. Mas EVITE ao máximo riscar as páginas de um livro. Pra isso que existem os post-its e os caderninhos à parte: para você não ‘canetar’ seu amiguinho. 

Então é isso, minha gente! Essas são algumas dicas para que você cuide um pouco melhor, trate melhor do seu livro porque, como já disse, o ato de cuidar bem é uma linda declaração de amor feita em silêncio. Portanto, declare seu amor pelo seu livro, cuide bem dele. 

Aceito sugestões e dicas de vocês também!

Até logo, pessoal.
Bjux do Diih

18 comentários:

  1. Oi, Di! Tudo bem? Ah, adorei as suas dicas! Eu sempre faço de tudo para cuidar bem dos meus companheiros, mas a gente sempre deixa algo passar despercebido, né? Vou anotar tudo que você falou no post! <3

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/2015/10/resenha-premiada-muito-mais-que-5inco.html <- Tá rolando promoção do livro "Muito Mais Que 5inco Minutos" lá no blog! ;)

    ResponderExcluir
  2. E aquelas pessoas que usam marcador neon para separar os quotes??? Fico louuuca com isso! haha
    Nunca emprestaria meu livro pra alguém que não tem esses cuidados básicos!!

    Beijos
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  3. Fico incomodado quando vejo pessoas a "maltratarem" os seus livros. Escrever ou sublinhá-los está fora de questão e quando ando com eles na mochila tenho sempre um "saco" específico para os proteger. Boas dicas!

    Ricardo, The Ghostly Walker.

    ResponderExcluir
  4. Oi Di, tudo bem?
    Eu fiquei muito feliz de ver já sigo todas essas dicas. Só não uso um saco de pano, estou usando sacos plásticos, mas me parece que sacos de pano são uma boa e não são caros.
    Abraços.

    Minhas Impressões

    ResponderExcluir
  5. Oi, oi!
    Sou eu, o "raffa_insta" do Instagram! =)
    Queria deixar, aqui, os parabéns pelo post.
    Sem dúvidas, seria bem melhor se todo mundo cuidasse melhor dos livros...
    Eu sou meio neurótico também...haha Quando viajo, gosto de embalar o(s) livro(s) num saquinho e guardar num compartimento da mala onde eu sei que não vai correr o risco de machucar, amassar ou coisas assim.
    Mas é aquela coisa né? Vai muito de pessoa pra pessoa...
    Tem gente que é bem descuidada mesmo e não tá nem aí pra isso.
    O "Destrua este diário" inclusive nos "ajuda" a querer rasgar páginas de livros, fazer orelha nas páginas, rabiscar...haha
    Mas, olha, confesso que só consegui fazer isso no "Destrua" mesmo...Porque NUNCA marquei um livro fazendo orelha na página. Uso marcadores!
    Ah, isso que você falou é verdade. Ganhei um marcador de metal uma vez (formato redondo). Super lindo, chique...Mas quando você põe pra marcar a página, ele realmente "marca" pra sempre, pois o metal machuca a página e deixa a marca certinha lá...Parei de usar. =(

    Mas é isso...Mais uma vez, parabéns pelo post! =D

    ResponderExcluir
  6. Olá!!
    Detesto quando empresto um livro e ele vem com a dobradura na capa e a pessoa usa para marcar a página, tô até pensando em sempre que emprestar já dar um marca páginas de presente!! hahahahh
    Abraçosss

    http://leitoracretina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo post Di! (posso te chamar assim? hahaha) <3
    Ótimas dicas e as fotos também!

    Faltou a dica NÃO EMPRESTE SEUS LIVROS. Brincadeira kkkk falo isso somente por experiência, já emprestei livro e ele veio com a lombada meio riscada e outra vez com migalhinhas de biscoito dentro dele. Então tenho receio... MAS NADA CONTRA hahaha

    Confesso que tenho preguiça de limpar a estante, mas faço (por amor aos livros e meu bolso kkk), inclusive, amanhã é dia! Costumo usar uma capa de pano quando levo ele na bolsa. Protege bem a capa e é bonitinha <3

    E não risco meus livros por medo de arrepender mesmo :(
    E quanto a marcadores... AMO os diferentes, mas só uso os tradicionais, de editoras mesmo para marcar onde parei.

    Bjo
    Tamyres
    @umamordelivro
    Um Amor de Livro

    ResponderExcluir
  8. Oi, meu rei! ♥

    Ótimas dicas! Eu ri com a parte que vc escreveu 'porque a poeira do mundo todo vai grudar no livro"! hahahah
    Sobre marcar os livros com caneta, eu não faço, mas não critico quem faz. Acho que se a pessoa quer escrever no livro ou sublinhar ele todo com marca texto, que mal tem? Acho até que fica vintage! hahahaha

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  9. Ótimas dicas!
    Eu sou dessas que guarda os livros em estantes fechadas para evitar a poeira e todos os dias abro as portas um pouco para ventilar, mas não chego a ter o cuidado de espanar os livros.
    Também sou neurótica feliz! rsrs. Carrego um livro comigo para todos os lugares, mas sempre dentro de uma caixinha.
    Riscar livro ou dobrar a página para marcar são pecados imperdoáveis!
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Dih, tudo bom?
    Posso dizer que sou mais desapegada quanto á esse negócio de livro sempre impecável. Sempre que posso, tiro pó da minha estante, porém eu não tenho esse cuidado todo. Na minha opinião, um livro tem que mostrar que passou por alguém. Não to falando que o livro tem que estar amassado, mofado, etc. Mas é ótimo quando eu compro livro em sebos e vejo uma dedicatória ou algo que a pessoa notou enquanto lia. Essa é a minha opinião, super respeito a sua :D
    Muito legais essas dicas, essa do marcador de elástico é muito válida, sempre imaginei que eles amassariam as páginas.
    Beijos, lendocomabianca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Adorei suas dicas! Confesso que amo livros mas não sou a pessoa mais cuidadosa do mundo no quesito guardar. Demoro muito a limpar a estante e tirar todos do lugar, pois são muitos. Mas percebo claramente como a poeira danifica os livros, além da umidade que é uma grande vilã. Outra dica que já peguei e que gostei muito é de tirar os livros e colocar próximo de uma janela pra pegar sol periodicamente. Realmente dá pra notar a diferença.

    Beijos,
    Bia.

    www.nasuaestanteblog.blogspot.com | @NaSuaEstante_

    ResponderExcluir
  12. eu gostei da ideia dos saquinhos de pano. Acho que irei aderir a ele.
    Quanto ao marcador... eu nunca usei sabia, leio desde os sei la... 10 anos (eu conto aos 10 pq foi quando comecei a ler livros grandes antes disso, era aqueles finos de escolinha mesmo) e nao precisava, eu consigo lembrar onde eu parei, pagina, fala e etc.... mas eu vivo tendo surtos de esquecimento '-' tipo, eu to no quarto e de repente com um copo de agua na mao e nao lembro que havia o pegado '-' mas os livros haha esses eu lembro de cor e salteado kkkkk e olha que antes eu lia varios ao mesmo tempo... mas agora nem tanto ç.ç
    eu ja risquei um... na vdd passei marca texto *O* Eu sou paranoia com livro mas nem tanto, mas geralmente eu passo lápis mesmo, só tem um livro que tem marca texto e... todos meus livros tem na capa meu nome completo e um pequeno aviso ameaçador caso alguém pegue emprestado :3 hahha o que é dificil mas as vezes rola.

    † Inocentemente Ingênua †† Inocentemente Ingênua †

    ResponderExcluir
  13. ótimas ficas, principalmente a de não levar livro na mão porque tenho essa mania
    Post it & Livros

    ResponderExcluir
  14. Ai sem or!!! Eu sempre levo os livros na mochila e nunca pensei que a caneta poderia estourar porque isso nunca aconteceu com minhas canetas (ao menos não, nos últimos dez anos)... e agora vou ficar pensando nisso e surtando de medo! Vou acabar levando eles dentro de um saquinho também, por via das dúvidas... oh lord!
    Anna - Letras & Versos

    ResponderExcluir
  15. Arrasou nas dicas.
    Eu estou procurando os sacos protetores ou as capas (já vi algumas lindas mas são caras =/).
    Tb tenho um marcador corujinha de elástico e uso muito pouco porque eles machucam mesmo.
    Às vz uso lápis para escrever algo no livro. Poucas vezes. Quando estou sem post-it.
    Beijooos!
    www.subindonotelhado.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi Dig, tudo bem?
    Eu sou bastante cuidadosa com meus livros, eles estão sempre envoltos em papel filme por causa da grande concentração de poeira. Quanto a riscar ou fazer anotações eu não tenho nada contra, para mim, um livro em branco é sinônimo de livro pouco aproveitado, eles devem está cheios de post'its e por que não, anotações sobre a leitura?

    Beijos.
    www.notamentaal.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Agonia da vida riscar livros! Os de estudo, na faculdade de direito eu até consegui, em determinado momento superar e riscar, mas era livros de estudo! Agora meus lindos livros, nunca!
    Outra dica sua que eu faço também e as pessoas me chama sim de neurótica, é carregar o livro dentro da bolsa ou mochila em uma capinha... eu uso a minha de neoprene do netbook que não existe mais. Tamanho certinho e perfeito e super protege!
    ótimo post, Di. Essas dicas são super essenciais pra galera cuidar bem dos livros!
    Bjs
    MaH*.*

    www.oquedissealice.com.br

    ResponderExcluir

"Agora que você já leu, que tal participar deixando seu comentário?"

© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger