9 de setembro de 2015

O Pequeno Príncipe – Uma leitura necessária.



Olá!
Você já cativou alguém ou foi cativado?

Certamente todos que leram a pergunta responderam um SIM – e se a resposta positiva não veio de todos, com certeza veio da maioria. Somos únicos e especiais para alguém, pelo menos uma vez na vida, e cabe a cada um fazer por merecer ser especial. O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint Exupéry, conseguiu cativar milhões e milhares de pessoas em todo o mundo e por isso é único até hoje.

“Tu não és para mim senão uma pessoa inteiramente igual a cem mil outras pessoas. E eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens necessidade de mim. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim o único no mundo. E eu serei para ti a única no mundo.”

Quantos príncipes habitam sua vida?


***
O pequeno príncipe ganhou vida em 1942 e conheceu o mundo em 6 de abril do ano seguinte. Quando li o livro eu era muito novinho – lembro que li na escola –, daí o motivo da minha pouca lembrança sobre a história, o que me levou a comprar um novo livro e reler.

Depois de cair no deserto, enquanto pilotava seu avião, um rapaz encontra uma criança com aparência frágil, que saiu do seu planeta – o asteroide B612 – para conhecer outros planetas além daquele que habita. A partir daquele momento a convivência entre os dois permite a eles repensarem valores, bem como encontrar o sentido da vida. Quando o rapaz encontra o pequeno, sua vida se transforma e ele aprende a observar a simplicidade do mundo ao seu redor e aprende a enxergar o essencial, aquilo que é invisível aos olhos.

Quando terminei a leitura do livro eu entendi que seria um ato de muita responsabilidade escrever sobre ele. Eu estou escrevendo sobre o livro mais traduzido da história depois do Alcorão e da Bíblia. Há muitas coisas e análises que eu gostaria de escrever e ainda assim, para mim, seria pouco e não expressaria de maneira competente a riqueza desta obra.


Amor, amizade, simplicidade e sensibilidade estão presentes no texto de Exupéry. Inicialmente parece uma história infantil, mas é tão cheia de metáforas e tem um cunho filosófico tão perceptível, que é impossível restringir a obra apenas às crianças. Os adultos devem ler também.

“Tu julgarás a ti mesmo – respondeu o rei. É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio.”

Eu me emocionei durante a leitura do livro e tenho certeza que não sou o único. É inevitável não se emocionar, não questionar a vida e algumas atitudes após a leitura desse Clássico. O Pequeno Príncipe é uma obra tão doce e tão cativante, que acredito ser capaz de adoçar o mais amargo dos corações, nem que seja por alguns minutos. Sem dúvidas é um livro necessário, todo mundo deve fazer essa leitura e escutar as palavras doces e atitudes delicadas que o little prince tem a nos dizer.


Contem-me suas experiências com o Pequeno príncipe e o impacto que a história causou em vocês, vai ser muito bacana saber as mudanças que a leitura trouxe no modo de agir e pensar de cada um.

Encontro vocês logo, logo.

Bjux do Diih .

20 comentários:

  1. Que post lindo Di, delicado e sensível, assim como o livro!
    A primeira vez que li O Pequeno Príncipe eu era muito nova, deveria ter por volta de 12 anos e certamente não consegui na época enxergar a grandiosidade das mensagens que ele trazia.
    Somente quando fui rele-lo alguns anos depois que ele realmente foi de grande impacto na minha vida.
    PS: que fotos maravilhosas!
    Beijinhos,
    Alice
    www.wonderbooksdaalice.com

    ResponderExcluir
  2. Di!! Você falou lindamente sobre O Pequeno Príncipe!!
    Ainda não tive a oportunidade de ler, mas os quotes que sempre vejo espalhados por aí mexem comigo. Penso que se esses pequenos trechos trazem tanto ensinamento, como será a leitura do livro por inteiro?
    Você trouxe um quote que eu ainda não conhecia "É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros". Essa é a mais pura verdade. Precisamos nos julgar mais e deixar de enviar críticas às pessoas a nossa volta.
    As fotos ficaram lindass!!!
    Beijos,

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, Diego! Tudo bem? Nossa, adorei o teu post! Ele ficou tããão lindo! *---* Então, como você sabe: eu nunca li "O Pequeno Príncipe", mas pretendo fazer isso o mais rápido possível, pois algo me diz que vou amar esta obra! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/2015/08/resenha-premiada-johnny-bleas-um-novo.html <- Tá rolando promoção do livro "Johnny Bleas - Um Novo Mundo" lá no blog! ;)

    ResponderExcluir
  4. É um peso ter essa responsabilidade de transmitir tudo o que um livro significa, né? Mas pode ficar tranquilo que você conseguiu isso super bem! Li pequeno principe há muuito tempo e nem lembro direito mais da história, mas a sua resenha me deu vontade de me aventurar novamente!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "O Despertar do Príncipe", vem conferir!

    ResponderExcluir
  5. Oie
    Esse livro é muito emocionante mesmo. Já o li várias vezes e me emocionei de verdade mesmo quando fui ao cinema assistir ao filme, eu achei que ficou fantástico e passou toda mensagem do livro.
    Quero muito comprar essa edição do livro.

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Pequeno Principe, é pequeno principe. kkkkk
    Esse livro está ligado a minha infância, foi meu primeiro livro, minha primeira leitura... amooo

    quando puder de uma passadinha lá no meu blog
    http://acidadeliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Leitura mais do que necessária!
    Amo a história de O Pequeno Príncipe e é realmente cheio de metáforas que, a primeira vista, não dá pra perceber muito, mas que depois de refletir conseguimos entender melhor. Post maravilhoso, adorei a nova versão do livro, simplesmente, perfeita :)
    Estante de uma Fangirl

    ResponderExcluir
  8. Oii Dii!
    Que maneira linda de escrever sobre O Pequeno Príncipe <3 Amei o post! Realmente é uma história que nos faz pensar muito e nos dá diversas lições. Li há alguns anos emprestado da minha prima e amei! Preciso comprar logo minha própria edição e reler agora que estou mais madura. Você descreveu muito bem o livro e acabou me tocando haha É uma história linda e mágica. Todos deveriam ler esse livro <3
    Beijos, Nathália
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, Di!!!

    Ai. Meu. Deus. Cada vez que vejo algo sobre O Pequeno Príncipe me dá uma dor no meu coração!!! Como eu ainda não li esse livro?
    Ainda mais agora que saiu o filme e eu estou vendo too mundo falando de como é lindo...preciso ler urgente!
    E suas fotos ficaram a coisa mais linda! ♥ Você arrasa!

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  10. Heey!
    O que falar sobre O Pequeno Príncipe?! Puro amor ♥♥♥
    A história é excelente, já reli duas vezes e essa edição em capa dura está maravilhosa <3
    Abraços!!
    Blog - Desbravando o Infinito

    ResponderExcluir
  11. Oi Di,

    Esse livro é lindo. Eu li ainda criança e pretendo reler em breve. Vi o filme nos cinemas e chorei horrores. HAHAHAHA

    Beijos!

    Cintia
    http://www.theniceage.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Foi um dos primeiros livros que li, tão logo aprendi a ler acredito tinha uns 5 ou 6 anos, ainda muito menino para entender que era mais que um conto para crianças. Voltei a ler aos 10 anos e comecei a perceber que ele era um livro que conversa com a alma da gente e não com a mente. Voltei a ler aos 14 (uma versão em espanhol que estava na biblioteca de um hotel no Chile) e decidi que aprenderia francês para lê-lo no original. Depois disso pude aprender suficiente do idioma para ver como em Francês a história além de profundidade tem musicalidade e aí ela não só te toca a alma como embala o coração. Deveríamos lê-lo a cada 5 ou 10 anos para que em cada fase de nossa vida, cada personagem nos fale e nos ajude a rever os verdadeiros valores da vida.

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Li esse livro esse ano, apenas. Me emocionei muito com a história, tem frases lindas e que faz nos corações se enxerem.
    Essa sua edição é muito linda, eu tenho duas e quero colecionar o máximo de edições que eu conseguir <3
    Beijos, lendocomabianca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. QUE EDIÇÃO LINDA, MEU DEUSSSS! Acho que foi o primeiro livro que li, mas eu só vim entender a história desse livro esse ano, e fiquei extremamente apaixonado por ela. Eu compreendi melhor o significado das "essências" e vi que isso é o que realmente importa.

    Abraços,

    http://paginou.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Nunca li o livro. Tenho vontade de ler e ouço positivas indicações, mas lembro de ter começado a ler "Cartas ao pequeno príncipe" ou algo assim e não curti muito não.

    devoradores2livros.blogspot.com.br

    Um xero.

    ResponderExcluir
  16. O livro é um dos meus favoritos e carrega uma mensagem tão simples, porém tão forte, que é impossível não se sentir tocado. Como você mesmo disse, difícil de não amolecer o coração.
    As fotos ficaram lindas! Tá aprendendo a fotografar com quem, hein? haha
    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Di, estou ba-ban-do com essas fotos do seu post.
    O livro é uma lição de vida, mas assim como a realidade, não é muito fácil de entender as lições que são colocadas para nós.
    De qualquer modo, encanta aos olhos e ao coração.
    Bjs*.*
    MaH

    O que disse, Alice?

    ResponderExcluir
  18. O livro é ótimo, fui convencido a ler e estou amando

    Forte abraço e boas leituras.
    - Anderson, Blog Comando Literário
    comandoliterario1.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Também sou apaixonada pelo livro, principalmente pela Raposa. De todas as lições apresentadas a da Raposa me são as mais especiais <3

    EntreLinhas Fantásticas

    ResponderExcluir
  20. Gente que post lindo!! Esse livro é completamente digno de ser feito um post. Ele é incrível e todos deviam ter a experiência de ler ele. Um abraço, Parabéns pelo blog, ele é lindo
    http://www.sabordelivros.com.br

    ResponderExcluir

"Agora que você já leu, que tal participar deixando seu comentário?"

© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger