3 de setembro de 2015

{Coluna} ‘Atração literária, Mês de Agosto’



Olá!
Feliz Setembro para mim e para vocês!

 Eu adoro o mês de setembro, sabiam? Quando penso nas flores, nas cores e percebo que é primavera, a estação mais romântica do ano, fico mais apaixonado do que já sou. Mas deixa essa parte para lá e vamos ao que interessa.

***
Como diria minha amiguinha Mariana, do Blog Apenas Uma Leitura, “o século chamado agosto” acabou e isso significa que é dia de mostrar para vocês aqueles livros que me puxaram como imã no último mês – ou neste caso século (risos). E sim, estou atrasado. Essa postagem é pra ser feita todo dia primeiro de cada vez, porém, estive atolado de coisas para postar (agosto foi punk maravilha) e isso acabou fugindo às regras. I’m Sorry.

Observação: Essa coluna lista apenas os livros que eu desejei no mês passado, não foram as minhas leituras. São livros desejados e que a cada mêstento comprá-los para excluir da lista.

Vem comigo!


Esse livro é uma novela do escritor argentino Julio Cortázar e foi escrito em Paris (AhParis!) e publicado na Espanha, no dia 3 de outubro de 1963. Não conhecia a obra e fiquei encantado quando peguei o livro pra ler a sinopse. Uma história que discute os questionamentos do homem diante de seu destino, conflitos, dúvidas e paixões. Dividido em três partes pode ser lido de diversas formas. Cada leitor cria seu próprio ritmo de leitura e livro. É da Editora Civilização Brasileira.




Eu ‘xonei’ pela capa desse livro, com esse saxofone. Eu amo histórias que envolvem música e teatro no enredo e logo fui atraído por isso em O ensaio, de Eleanor Catton. Numa escola de ensino médio na Inglaterra, o envolvimento entre um professor de música e uma aluna do último ano causa alvoroço entre os alunos. Uma das três alunas que causam todo o auê em torno do fato é a irmã mais velha da garota envolvida no caso. Nesse meio termo, os calouros da escola de teatro vizinha acabam sabendo da história e ela torna-se inspiração para a peça de final de ano. Nesse momento realidade e ficção se chocam. E eu preciso entrar nessa história, gente! Quero demais esse livro. É da Editora Record.



Em Atenas, num modelo político, desenvolveu-se a democracia e no modelo cultural o teatro, a história e a filosofia. Neste livro escrito pelo professor da Universidade de Bari, vamos estudar Atenas a partir dos textos originais. Eu gostaria muito de ler esse livro, quando vi fiquei encantado e acredito que ajuda muito no meu curso de letras. Sem contar a capa maravilhosa que envolve o conteúdo dentro do livro. A Companhia das Letras está de parabéns. Agora só preciso ler!



Gostei do nome e a atmosfera da capa me chamou atenção, por isso fui lá e li a sinopse. Uma premissa ótima que me prometeu ser um livro com um enredo maravilhoso e cheio de tensão e ainda cita Shakespeare e envolve o leitor numa atmosfera teatral e caótica. Eu gostei do pouco que li, eu quero ler inteiro. É da Editora Intrínseca e tradução de Rubens Figueiredo (esse lindo Passageiro do Fim do Dia). Uma gripe se da Geórgia se espalha na terra e o noticiário informa que o índice de mortos é de 99%, então a população se desintegra e todos tentam sobreviver nesse cenário despedaçado onde tentam reconstruir apresentando peças de Shakespeare. Quero porque SIM!




Esse livro tem a cara, o título e o drama que eu adoro. Quem me conhece sabe e vê de longe que esse é aquele tipo de livro que eu leria em apenas um dia e não pensaria duas vezes em comprar. E eu quero mesmo! Eu desejei mesmo um mês inteirinho. Como não pude trazê-lo para casa, me despedi dele prometendo: eu volto pra te buscar, amor. Uma mulher está prestes a se casar e nas vésperas do casamento pega o seu noivo numa situação comprometedora com uma sócia. Agora ela não sabe o que fazer porque tem um amor profundo por ele, mas também está sentindo um ódio avassalador nesse momento.



 Foi um livro que me cativou nos últimos minutos do segundo tempo. A capa é um amor, o título é de deixar qualquer um curioso e a sinopse é o que te puxa de uma vez. O livro é do querido – - Vinícius Grossos, colunista da revista todateen, e só leio coisas lindas sobre a estória. É sobre um garoto que sofreu com um terrível acontecimento e decidiu escrever um diário que o inspira a recomeçar, a fazer algo novo todo dia. Ele vai entender durante esse recomeço que estar vivo e viver são coisas absolutamente diferentes. Breve trarei uma entrevista com o autor aqui no blog. Aguardem. E quem quiser pode me dar de presente o livro. 



É isso minha gente linda, muitas flores e aromas doces para vocês nestes dias de setembro.

Encontro vocês logo, logo.

Bju do Diih

33 comentários:

  1. Olá,
    O Garoto Quase Atropelado eu recebi e estou louca pra ler, parece ser incrível e os comentários estão a meu favor. Os demais não conhecia.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Sou louca para ler O Ensaio. Estação Onze já está no meu kindle. Muita gente falando bem do livro.
    Beijos
    Boas leituras!
    www.subindonotelhado.com.br

    ResponderExcluir
  3. "Eu odeio te amar", gostei do título, adorei a sinopse e já quero aqui comigo!
    Você sempre faz minha wishlist crescer com estas dicas bacanas, Di!
    Já estão anotados!
    Beijinhos,
    Alice
    www.wonderbooksdaalice.com

    ResponderExcluir
  4. Que tudo o seu blog! Não conhecia, mas já estou seguindo.
    Agosto pra mim passou voando, até estranho quando o pessoal acha que domorou a acabar, hehe.
    Eu não conhecia nenhum dos livros apresentados aqui, mas fiquei bem interessada pelo O ensaio, de Eleanor Catton. Minha família é de músicos (meu pai mesmo toca saxofone, hehe) e, crescendo nesse ambiente, é impossível não gostar de tudo que seja relacionado a música. Já quero!

    =)

    Suelen Mattos
    ___________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  5. Olá ...
    Livros incríveis , heim ?
    Gostaria muito de ler "Odeio te amar " , já li lindas resenhas sobre ele .
    Ps : respondi sua perguntinha lá no comentários .

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi tudo certo?
    Quero ler "Estação Onze" achei interessante o seu comentário sobre o livro, também quero ele porque SIM.
    http://estantedoluiz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oie
    Minha primeira vez aqui e curti muito o seu blog, já estou seguindo!
    Uauu, vc leu vários livros este mês, gostei de suas leituras!! Estou curiosa para ler O garoto quase atropelado, que capa linda!!

    Obrigada pela visita lá no blog e volte sempre!!

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. kkkkkkkkk Eu gosto de "agostos". Significa mudanças, é o mes dos ventos. Bom, setembro é lindo, claro! Pelo inicio da primavera.
    Enfim. Curti o blog e o layout, gostei da diagramação da postagem e o conteudo dela. Você leu muito. Que vergonha! Só li um livro e tiveram meses desse ano que não conclui um único livro. RsRs

    http://gabryelfellipeealgo.blogspot.com.br/
    Seguindo seu blog também. Nice to meet you!

    ResponderExcluir
  9. Olá, Di *-*

    Adorei a referência à minha pessoa ahaha... Nada contra agosto, mas esse mês demorou demais a terminar. E como não é novidade, já acrescentei mais livros à minha lista depois de ver a sua ahaha. Estou louca para "O Garoto Quase Atropelado" e "Estação Onze"... Esse setembro tem tudo para ser maravilhoso também...

    Boas aquisições e boas leituras.

    Beijos!

    http://apenasumaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Ois!
    Estou louco para ler O Garoto Quase Atropelado e Eu odeio te amar. Boa sorte no ação literária e até a próxima. (OBS : O mês de agosto demorou mesmo bastante pra acabar!).

    Abraços :)

    bookdan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oii, tudo bom?
    Gostei dos livros que citou porem não li nenhum deles, algumas pessoas falam bem do livro Estação Onze e não sei se vale a pena ler, amei as capas de O Garoto quase atropelado e Estação Onze <3 Muito foto seu blog *---*
    Beijos
    www.doceliterario.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Diego,
    É a segunda vez que "venho aqui" mas acho que da outra vez não cheguei a comentar, então vamos nessa:
    1° Adorei a ideia do post, nunca tinha visto algo assim, normalmente as listas de início do mês são de leituras ou de compras.
    2° Incrível eu ter gostado do seu blog (sério, estou realmente surpreso), não só por eu ser incrivelmente chato e irritadiço (pergunte pra qualquer um que me conhece, se eles não confirmarem estarão sendo demasiadamente simpáticos) e você é totalmente o oposto de mim, você esbanja amor pelos poros, já eu sou famoso pelo coração lacrado e enterrado em lava resfriada :p
    3° Nunca li nenhum desses aí, e o que mais me interessou foi Estação Onze, mas ainda assim não tenho muita intenção de lê-lo....

    Enfim,
    Grande abraço pra ti.

    Leitor Antissocial

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas gente...! Devo me sentir feliz? Devo!
      =) Obrigado pelos elogios, meu querido. Muito bom ler comentários desse tipo.
      Faço tudo com muito carinho.

      Abraço.

      Excluir
  13. Adorei as dicas de leitura... ainda não li nenhum deles, mas O Garoto Atropelado chamou minha atenção.
    Bom setembro para nós!
    Beijos!

    SUA ESTANTE
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  14. Títulos me atraem de uma forma que não consigo explicar. Este "Eu odeio te amar", me atraiu muito.

    devoradores2livros.blogspot.com.br

    Um xero.

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem? Ainda não li nenhum deles mas me interessei pela sua lista!
    Bom setembro de ótimas leituras
    Beijos!

    http://meusdespropositos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oie,
    desde que vi a capa do Eu odeio te amar já fiquei curiosa e quero muito o livro. Deve ser muito bom!!

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oiiii!!
    Esse Odeio te Amar me interessou, sou fã desse tipo de livro, mesmo que alguns acabem sendo meio clichê. Impossível fugir sempre deles né? kkk
    Beeijos
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi Di!!
    Quero muuuito ler Eu Odeio te Amar. Adoro chick-lits e espero que ele esteja com um preço bom na Bienal!!! :D
    Tenha um ótimo mês de Setembro e boas leituras!!!
    Beijos,

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Ola, amei o blog você esta de parabéns, boas dicas de leitura não conhecia ainda e ja escolhi um pars minha lustinha bjks
    www.leituraecia.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oi
    muitos livros desejados e interessante.
    quero ler 3 desses e espero que consiga comprar eles.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Seu mês teve ótimas leituras, e dos que você citou o que mais me chama atenção é do garoto quase atropelado. Esses nomes peculiares sempre me chamam atenção, além da capa ser bem bonita né?

    www.booksever.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oi, Diego! Tudo bem? Adorei o post! :) Dos livros que você citou, o que mais tenho vontade de ler é "O Garoto Quase Atropelado"! O livro parece ser ótimo! :)

    PS: Aguardando ansiosamente a tua entrevista com o Vinícius Grossos!

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/2015/08/resenha-premiada-johnny-bleas-um-novo.html <- Tá rolando promoção do livro "Johnny Bleas - Um Novo Mundo" lá no blog! ;)

    ResponderExcluir
  23. Heey, Di!
    Quantos livros interessantes, os que mais quero da sua lista são "O Jogo da Amarelinha" e "Estação Onze".
    Abraços!!
    Blog - Desbravando o Infinito

    ResponderExcluir
  24. Hey.
    Ahhh, todo mundo fala mal de agosto mas eu o amo. Rsrs
    Adorei a coluna, louca para as procimas novidades

    www.notamentaal.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  25. Oi, tudo bem?
    Realmente, agosto demorou pra passar.
    Acredita que não tinha ouvido falar de nenhum desses livros? Que vergonha! O Garoto Quase Atropelado me chamou bastante atenção, a capa é muito cute ><
    Beijos, lendocomabianca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Oi Diego! Tudo bem?
    Então, concordo com vc e sua amiga. Agosto é tipo um século! Que mês imensoooooo! Meu Deus!
    Eu também adoro setembro! Acho um mês super agradável, mesmo preferindo o frio ao calor. Mas, ver as flores desabrochando e os passarinhos cantando com aquela alegria típica de primavera me alegra muito!

    Também estou doidaaaa pra comprar O jogo da amarelinha!
    Me disseram que é um livro incrível! Poder lê-lo de trás pra frente... Um capítulo independente do outro... Ai, isso deve ser lindo!!!!

    Essa é a minha primeira visita ao seu blog, mas adorei! Voltarei mais vezes!

    Aproveitando a oportunidade, gostaria de convidá-lo a nos fazer uma visita!
    Acabamos de ingressar no mundo "bloguístico literário" e adoraria saber sua opinião sobre nosso blog! E, melhor, adoraria que nos visitasse sempre! Espero por você! Vem dar pitaco com a gente! :D

    http://pausaparapitacos.blogspot.com.br/

    Beijos!
    Bom feriado!
    Fabíola Carvalhais.

    ResponderExcluir
  27. Oiie Di!
    Amei o post, acho que não conhecia nenhum desse livros e o que eu mais fiquei com vontade ler foi "Eu Odeio te Amar".

    Abraço!
    http://meumundoraay.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Oi,
    Não conhecia nenhum desses livros e não fazem muito o meu estilo.
    http://viciadaporlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Não conhecia, mas gostei dos livros. Parecem ser ótimos, amei as resenhas <3

    http://o-hyeah.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Oii Diih, tudo bem??? Ah e esses desejados que nunca acabam e a lista só cresce hein???? hehehhe. Eu Odeio te amar é um que quero muito ler. Mas por um motivo especial, hehehhe. A moça que vai casar é a mesma menina do livro O Diário de Débora que é um livro que eu amava quando menina <3 Então claro que quero conhecer o casamento dela, hahahhaha
    O Menino quase atropelado também quero conhecer, mas não estou tão desesperada quanto pelo outro, hehehhe
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Oi Di!
    Sua atração literária não me atraiu taaaanto esse mês, viu? Maaaaas, teve um desses aí que eu curti: Odeio te amar. Esse me pareceu bem interessante!
    Bjs*.*
    MaH

    O que disse, Alice?

    ResponderExcluir
  32. MUITA CAPA LINDA PRA POUCO EU. HAHAHAHA. Sobre Estação Onze: amor à primeira vista, pena que 90% de quem lê fala que é paradão. Também quero muito ler O Garoto Quase Atropelado!

    Abraços,

    http://paginou.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

"Agora que você já leu, que tal participar deixando seu comentário?"

© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger